Secretaria de Saúde esclarece informações sobre denúncia feita por leitora no blog de Geraldo José

A Secretaria Municipal da Saúde/SESAU após denúncia de leitora do blog sobre atendimento em postos de saúde em Juazeiro (VEJA AQUI), informa que a distribuição de medicamentos e material curativo para as 63 Equipes de Saúde da Família do município já está sendo regularizada, para que o atendimento nas unidades siga normalmente. Sobre a questão da falta do receituário, a SESAU esclarece que a entrega do material já foi normalizada nas unidades do município. Sobre a falta de material de limpeza, a Secretaria afirma que entregou kits de limpeza a todas as unidades da sede e do interior, na primeira semana de julho e que, nos próximos dias, estará enviando a segunda remessa de material, aguardando apenas a chegada de alguns produtos.

A Secretaria esclarece também que, a sede da SESAU não é local de entrega de medicamentos e insumos. Para esse serviço, que é gratuito, o paciente pode se encaminhar para as quatro unidades de Farmácia da Família do município.

A SESAU informa ainda que a Unidade de Pronto Atendimento/UPA, não é uma unidade de saúde executora e sim, porta de entrada para pacientes em situação de urgência. Após receber atendimento adequado e caso precise de um tratamento específico, o paciente é encaminhado às unidades de saúde especializadas. Sobre o comportamento dos funcionários da UPA, a secretaria afirma que vai averiguar essa situação.

Sobre a Caravana da Saúde, afirma que o programa foi criado há três anos para desafogar a demanda reprimida de pacientes nas Unidades Básicas do município, e que neste tempo já fez mais de 38 mil atendimentos a população. Esclarece ainda que marcação de exame não é feita durante o programa, o paciente deve procurar a unidade de saúde competente.

O município de Juazeiro conta com 59 prédios de Unidades de Saúde, sendo 63 Equipes de Saúde da Família. A secretária Fabíola Ribeiro está atenta às necessidades e, junto com sua equipe, vem trabalhando para a melhorar a qualidade e garantir conforto aos pacientes durante os atendimentos nas unidades de saúde do município.

Quem precisar entrar em contato com a Ouvidoria da SESAU pode vir até a sede da Secretaria, localizada na Avenida Adolfo Viana, s/n, no Shopping Águas Center, no Centro da cidade. Também é possível obter informações, tirar dúvidas e, também, realizar denúncias por meio dos telefones: 3613-8305 / 3613-8306, pelo endereço de e-mail: [email protected], ou ainda pelo WhatsApp da Ouvidoria, no número (74) 98833-4638.

Priscila Guedes/ SESAU