Gonzaga Patriota homenageia o Coronel Veremundo Soares e destaca os 100 anos do Chalé Vila Maria de Salgueiro

Em pronunciamento, na última terça-feira (26), na Câmara dos Deputados, Gonzaga Patriota homenageou o Coronel Veremundo Soares. O socialista resgatou a história do Coronel e destacou a importância dele para o desenvolvimento de Salgueiro.

"Veremundo trabalhou pela valorização do homem, sua terra e por melhores condições de vida para os salgueirenses. Gerou empregos através da indústria com o curtume, com a empresa geradora de energia elétrica, com fábricas de beneficiamento de algodão, de óleo vegetal e de saboaria. No comércio, a farmácia, o armazém de estivas e a loja de tecidos. E, na agricultura, implantou na fazenda Monte Alegre, a irrigação. Perfurou poços artesianos, construiu açudes e trouxe a eletrificação para as propriedades rurais", afirmou o deputado.

Patriota destacou ainda os 100 anos do Chalé Vila Maria, criado pelo Coronel Veremundo Soares. "Parabéns a todos os descendentes de Veremundo Soares e aos Salgueirenses, por mais uma marca na Encruzilhada do Sertão, 100 anos do Chalé Villa Maria".

Confira o discurso na integra:

Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputados,

CHALÉ DE VEREMUNDO -VILLA MARIA COMPLETA 100 ANOS

Salgueiro, no alto sertão pernambucano, no início do século passado, em 1918, há exatamente 100 anos, recebeu do Coronel Veremundo Soares, o Chalé Villa Maria, nome dado por ele para homenagear a sua saudosa esposa Maria.

Veremundo trabalhou pela valorização do homem, sua terra e por melhores condições de vida para os salgueirenses. Gerou empregos através da indústria com o curtume, com a empresa geradora de energia elétrica, com fábricas de beneficiamento de algodão, de óleo vegetal e de saboaria. No comércio, a farmácia, o armazém de estivas e a loja de tecidos. E, na agricultura, implantou na fazenda Monte Alegre, a irrigação. Perfurou poços artesianos, construiu açudes e trouxe a eletrificação para as propriedades rurais.

Veremundo Soares era adepto das novas tecnologias na área agrícola e as utilizou no cultivo de plantações, em suas propriedades rurais, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

O Chalé de Veremundo, Villa Maria, sempre reuniu muitos amigos e familiares para grandes comemorações. Nas campanhas eleitorais recebia renomados políticos em busca de votos locais e conselhos do Coronel Veremundo Soares, dentre eles Agamenon Magalhães, Juscelino Kubitschek e muitos outros que passaram pela história do Chalé de Veremundo.

Como telegrafista da Rede Ferroviária Federal, nos anos sessenta, tive a honra de conhecer o Coronel Veremundo Soares, em sua loja de tecidos, a quem entregava os telegramas e a mercadoria transportada pelo trem. Conheci os seus descendestes, filhos, netos e bisnetos, dentre eles, Erika Soares, minha nora, que na sexta-feira, dia 22 de junho, comemoraram juntos o aniversário do Chalé de Veremundo – Villa Maria, na minha querida Salgueiro.

Parabéns a todos os descendentes de Veremundo Soares e aos Salgueirenses, por mais uma marca na Encruzilhada do Sertão, 100 anos do Chalé Villa Maria.

Deputado GONZAGA PATRIOTA - PSB/PE

Ascom Dep. Gonzaga Patriota