Secretaria de Saúde qualifica profissionais de farmácia e implanta Sistema Hórus em Juazeiro

Nesta quinta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde através da Superintendência de Ações e Insumos Estratégicos com Ênfase na Atenção Primária e de Gestão Pessoas realizou a entrega dos certificados Hórus do Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica para os atendentes de farmácias e farmacêuticos.

Através do Sistema Hórus todos os profissionais capacitados poderão contribuir para a ampliação do acesso aos medicamentos e da atenção a saúde prestada à população, uma vez que todo o processo desde o estoque até a destinação final será controlada pelo sistema, com isso será possível identificar além de datar a entrega de cada medicamento aos usuários.

Mais de 35 atendentes e farmacêuticos participaram de um curso com duração de 10 horas. Para a farmacêutica sanitarista Carolina Marçal foi um momento de grande aprendizado e o sistema irá auxiliar nos serviços desenvolvidos. “Foi um prazer muito grande participar desse curso, aprendemos muito e temos a certeza que a partir da implantação e gerenciamento através do sistema teremos um melhor atendimento e também controle de toda a rede de abastecimento”, explicou.

O Sistema Hórus já está implantado em Juazeiro, inicialmente na Central de Abastecimento e o segundo passo será a implantação nas quatro farmácias da família e na farmácia do CAPS AD. “Para o usuário ter acesso aos medicamentos ele necessita realizar o cadastro na unidade. Inicialmente será feita a implantação do Sistema Hórus na Farmácia da Família da unidade do Bairro Argemiro, como piloto, para termos conhecimento de todas as demandas e em seguida nas demais unidades. Através desse sistema poderemos controlar toda a entrada e saída de medicamento”, pontuou Sara Raquel Saraiva, diretora da Assistência Farmacêutica de Juazeiro.

A Secretaria de Saúde solicita aos usuários do bairro Argemiro a localidade a presença na unidade para fazer o cadastramento mediante apresentação de RG e cartão do SUS além da receita médica para atendimentos na farmácia. A unidade do bairro terpa o sistema Hórus implantado a parti do dia 07 de Maio.

Débora Sousa/ SESAU