RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 114 registros para a palavra: saneamento basico

Juazeiro: Diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado ao Comitê Organizador

No final da semana passada, a empresa Saneando, responsável pelo Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Juazeiro, apresentou o diagnóstico ao Comitê Organizador e Executivo do PMSB. O parecer é resultado das plenárias públicas realizadas em abril deste ano.

O engenheiro sanitarista ambiental, Ricardo Oliveira, apresentou o diagnóstico sobre o Abastecimento de Água Potável e o Esgotamento Sanitário do município. Os participantes do Comitê, formado por representantes das secretarias municipais e da sociedade civil, fizeram questionamentos e sugestões. Na próxima reunião, os técnicos da Saneando apresentarão a análise sobre a Limpeza Pública e Manejo de Resíduos Sólidos e Drenagem das Águas Pluviais. ..

Juazeiro: Distrito de Irrigação de Maniçoba é contemplado com obras de saneamento Básico

Encontram-se em fase final as obras de saneamento básico do Distrito Irrigação de Maniçoba que contemplam 10 ruas beneficiando a comunidade. O saneamento básico de Maniçoba está sendo concretizado, após parceria entre o Distrito de Irrigação de Maniçoba, Prefeitura Municipal de Juazeiro e da comunidade. “Este é um grande sonho dos moradores e nosso que fazemos o Distrito de Irrigação de Maniçoba, pois com a vinda do saneamento, alguns casos de doença poderão ser minimizados, como doenças de pele, verminoses, poluição do rio, entupimentos e refluxo das fossas. Por anos, inúmeros trabalhadores precisam se afastar de suas atividades devido a problemas ligados à falta de saneamento. Estamos muito felizes por realizar em parceria esta grande obra de impacto social” afirma Valter Matias, gerente executivo do Distrito de Irrigação de Maniçoba.

Como surgiu a Ideia..

Espaço do Leitor - SANEAMENTO BÁSICO ALTO DO CRUZEIRO

   

Caro Geraldo,

Gostaria de mostrar o descaso do SAAE com a  Rua 5, do Alto do Cruzeiro. Há mais de um mês estamos sofrendo com o mal cheiro, devido a essa água suja passando em nossas portas. Aqui tem uma caixa do saneamento entupida na calçada da casa de nº 851, e sem falar que na travessa, da rua próximo ao bar, a caixa também está entupida. Peço que a equipe do SAAE que venha nos atender o mais rápido possível. O mal cheiro é insuportável. ..

Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)

Roberto Malvezzi (Gogó)

Foi prorrogado para 2015 o prazo de entrega dos Planos Municipais de Saneamento Básico. O prazo final era agora em 2014, mas teve que ser prorrogado pelos simples fato que 90% dos municípios não conseguiram elaborar seu plano. O Decreto nº 8.211/2014 altera o artigo 26 do Decreto nº 7.217/2010, que regulamenta a Lei do Saneamento Básico (Lei nº 11.445/2007), prorrogando o prazo para 2015...

Espaço do Leitor - Obra de Saneamento Básico se arrasta há anos no bairro João Paulo II

Caro Geraldo, 

No próximo mês de Maio, o bairro João Paulo II completará mais um ano de existência, e como nos anos anteriores não receberá a obra do saneamento básico concluída, isso porque a tão esperada obra se arrasta há anos e não tem previsão de termino. A obra não evolui vive paralisada e quando recomeça anda a passos de tartaruga. Gostaríamos de saber do poder publico quando de FATO a obras será concluída pois a população não aguenta mais viver com esgotos a céu aberto e com o mau cheiro...

Oficina do Plano de Saneamento Básico de Juazeiro acontece no bairro São Geraldo

Foi realizada, quarta-feira (16), mais uma oficina de diagnóstico técnico-participativo do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Juazeiro. Participaram do evento o secretário municipal, João Pedro da Silva Neto, da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC), o assistente de projetos sociais da Caixa Econômica Federal (CEF), Cristiano Aparecido dos Reis, e o Assessor Especial, Carlos Neiva. A oficina ocorreu na Escola Polivalente Américo Tanuri, no bairro São Geraldo, e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.

O professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Vanderlei Souza Carvalho, participou da oficina na condição de pesquisador. Carvalho, que está estudando sobre as políticas ambientais participativas de Juazeiro e Petrolina, salientou a importância da participação popular na construção do PMSB: “O envolvimento do cidadão garante que ele se eduque, que ele traga sua contribuição, e que ele se torne alguém capaz de fiscalizar”, ressaltou...

Prefeito Isaac Carvalho prestigia oficina do Plano Municipal de Saneamento Básico de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC), realizou na noite desta terça-feira (08), mais uma oficina de diagnóstico técnico-participativo, que faz parte da 2ª fase do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). A oficina aconteceu no Colégio Bolívar Santana, no Projeto Mandacaru I, e contou com a presença do Prefeito Isaac Carvalho, acompanhado dos secretários municipais João Pedro da Silva Neto, Cássio Garcia e Paulo Bonfim, do diretor do SAAE, Joaquim Neto, do ex-deputado e médico Pedro Alcântara e outras representações políticas. Cerca de 100 moradores participaram do evento.

A assistente social, Joice Moraes, representante da empresa licitada Saneando, explicou que o objetivo do PMSB é fazer um planejamento das quatro diretrizes que envolvem o saneamento básico: Abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem das águas pluviais e manejo dos resíduos sólidos. Joice enfatizou que esse plano é para um horizonte de 20 anos e que vai virar Lei Municipal, por isso, a participação da sociedade é extremamente importante. O engenheiro sanitarista ambiental, Ricardo Oliveira, apresentou o diagnóstico elaborado a partir dos problemas enumerados pela população na 1ª fase do Plano de Saneamento. Em seguida, o engenheiro explicou sobre as possíveis soluções, a maioria delas, de caráter sustentável. A população teve o papel de escolher qual a tecnologia que gostariam que fosse implantada na comunidade...

Segunda fase do Plano Municipal de Saneamento Básico começou no último sábado

Teve início no último sábado (05), a 2ª fase do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Juazeiro. O Plano é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC). A primeira oficina de diagnóstico técnico-participativa aconteceu na Escola Santa Inês, no distrito de Maniçoba. Mais de 60 comunitários compareceram ao encontro.

Nesta 2ª fase, a empresa licitada Saneando, vai apresentar para a população os diagnósticos setoriais, feitos a partir dos questionários respondidos na 1ª fase. O engenheiro sanitarista ambiental, Ricardo Oliveira, fez uma explanação sobre as possíveis soluções para os problemas levantados pelos comunitários e explicou o funcionamento de cada uma delas. Em seguida, os moradores de Maniçoba e localidades circunvizinhas, se reuniram em grupos, divididos por comunidades, para apontarem quais as melhores soluções dentre as apresentadas pelo engenheiro Ricardo Oliveira. É através das sugestões da população que a Saneando vai elaborar o prognóstico para o saneamento de cada bairro/distrito...

SEPLAC convida para audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC), promove, nesta sexta-feira (04), às 19h, na Escola Polivalente Américo Tanuri, audiência pública para o setor de mobilização 05, referente à 1ª fase do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O objetivo dessa audiência é fazer um levantamento das principais necessidades referentes ao saneamento do Município e conscientizar a população da importância de participar da construção do Plano de Saneamento. Estão convidados para esse encontro os moradores dos bairros Parque Centenário, Jardim Universitário, Centenário, Vila Jacaré (Coréia), Cajueiro, Lomanto Júnior, Jardim Novo Encontro e São Geraldo. Os residentes dos demais bairros também podem participar...

Segunda fase do Plano Municipal de Saneamento Básico começa amanhã (05)

Acontece neste sábado (05), a partir das 9h, na Escola Santa Inês, no distrito de Maniçoba, a primeira oficina de diagnóstico técnico-participativa, que faz parte da 2ª fase do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Juazeiro. O encontro é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPLAC).

O Plano de Saneamento é uma determinação do Ministério das Cidades, estabelecido pela Lei nº 11.445/2007, que determina que os Municípios precisam elaborar o PMSB para terem direito aos recursos federais destinados a projetos de saneamento. ..

ESPAÇO DO LEITOR: SANEAMENTO BÁSICO - DESCASO COM A POPULAÇÃO

..

Iniciadas as audiências públicas para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Juazeiro

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da empresa licitada Saneando – que está sendo acompanhada pela Secretaria de Planejamento e Aceleração do Crescimento (SEPAC) –, iniciou na noite desta segunda-feira (13), na Escola Graciosa Xavier Ramos Gomes, localizada no distrito de Carnaíba do Sertão, as audiências públicas que irão discutir com a comunidade a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Juazeiro (PMSB). Na mesma noite também foi realizada a plenária do distrito de Juremal.

O engenheiro sanitarista ambiental, Ricardo Oliveira, representando a empresa Saneando, explicou a importância da participação popular na elaboração do PMSB. “Essa contribuição é fundamental para que o Plano atinja os anseios reais do município. A cidade que não tiver o PMSB concluído ou executado ficará impossibilitada de receber recursos para investimentos em abastecimento de água, tratamento e coleta de esgotos”, concluiu Ricardo.

A moradora do distrito de Carnaíba, Albertina Oliveira Melo, que reside há 43 anos na localidade, falou na noite de ontem sobre a satisfação de poder participar da elaboração do Plano Municipal: “acho muito importante identificar os verdadeiros problemas da nossa comunidade. É nessa hora que devemos expor as dificuldades para que o governo possa resolvê-las definitivamente”...

Obras de Saneamento Básico seguem em andamento em Juazeiro

As obras de Saneamento Básico seguem na sede do município com a construção das estações elevatórias de esgoto, construção de linhas de recalques e redes condominiais. Desde esta quinta-feira (12) as equipes da construtora MRM vencedora do processo licitatório estão trabalhando nas estações elevatórias número quatro (que fica em frente ao bairro Dom José Rodrigues) e a número cinco (localizada no bairro Antônio Conselheiro).

De acordo com o engenheiro do SAAE, Edson Ruas, as equipes já lançaram a primeira camada de concreto e agora vão colocar o anel. “Serão construídas no total 20 estações elevatórias de esgoto, três delas já está com a parte da construção civil toda concluída, indo para a nova fase que é a montagem dos equipamentos. Os trabalhos seguem em ritmo acelerado”, explicou Edson.  ..

Prefeito de Uauá busca saneamento básico para o município

O Prefeito, Olímpio Cardoso Filho se reuniu com representantes do Crea-BA para tratar das demandas de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município.

De acordo com a Lei 11.445, os recursos federais para a área de saneamento serão liberados apenas com a elaboração por parte dos municípios dos referidos Planos de Saneamento. O presidente do Crea, engenheiro mecânico Marco Amigo, falou da modelagem do projeto Sanear + Bahia em parceria com a Funasa. “Nosso propósito é garantir celeridade e eficiência a esse processo. Quanto mais cedo os recursos estiverem disponíveis, os municípios terão meios de garantir a captação recursos para a contratação de empresas e de profissionais de engenharia para a realização dos Planos”, disse Amigo...

Gestores municipais participam da Oficina sobre Política e Plano Municipal de Saneamento Básico em Juazeiro

Encerra nesta sexta-feira (30) no auditório da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, a Oficina sobre Política e Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), promovida pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Técnicos, gestores e profissionais ligados ao saneamento básico do município participam do momento, entre eles o diretor do SAAE, Joaquim Neto e o secretário de Planejamento e Aceleração do Crescimento, João Pedro.

A Oficina foi aberta no dia 26 e durante toda a semana serão abordados os princípios e elementos para a realização do Plano Municipal de Saneamento Básico – sendo apresentado o termo de referência para a contratação do Plano e procedimentos relativos a convênio a ser firmado com a Funasa, elementos para a realização do PMSB, e mobilização da população e de controle social...

Espaço do Leitor: Até quando o João Paulo II terá que conviver com a falta de saneamento básico?

Prezado Geraldo,

Moro há mais de 25 anos no bairro João Paulo II, este é o maior e mais populoso bairro desta cidade e é também o mais abandonado pelo poder publico...

Assinatura da ordem de serviço de obras de saneamento básico em Chorrochó

O governador Jaques Wagner e o presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Elmo Vaz. assinaram sábado, 17, a ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Chorrochó.

A obra do Sistema de Esgotamento Sanitário na sede do município de Chorrochó vai ser realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), através da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa), em parceria com a Codevasf, Com investimentos de R$ 8 milhões, a obra consiste em uma estação elevatória (final) e uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE)...

Wagner viaja ao interior nos próximos dias para inaugurar obras e autorizar execução de serviços de saneamento básico

O governador Jaques Wagner viaja de amanhã (15) a sábado (17) ao interior baiano para inaugurar obras e assinar ordens de serviço para implantação de ações na área de saneamento básico. Amanhã, quinta-feira (15), às 10 horas, em Jacobina, Wagner assina ordem de serviço para implantação do sistema de esgotamento sanitário, com investimento da ordem de R$ 50,6 milhões. Também inaugura o sistema integrado de abastecimento de água dos municípios de Jacobina, Saúde e Caem, beneficiando mais de 118 mil habitantes.

Na sexta-feira (16), às 10 horas, o governador vai a Morro do Chapéu, onde participa do lançamento do Projeto da Sociedade Vinícola da Chapada Diamantina e inaugura a Unidade de Cultivo Protegido de Tomates da empresa Ban Tomates. Na oportunidade, acompanhará o início da colheita de uvas da safra atual e fará a degustação de vinhos da safra 2012...

Deputada Isabel Cristina de Oliveira empenha-se pela conclusão do saneamento básico dos bairros Parque São Paulo e Henrique Leite

O Alto do Cocar, bairro localizado na zona Oeste de Petrolina, já com seu saneamento concluído, tem sua caixa de esgoto a, exatamente, 50 metros de distância do Parque São Paulo, que ainda luta por serviço de saneamento básico. Preocupada com a condição de vida dos comunitários daquela localidade, a deputada Isabel Cristina de Oliveira aprovou indicação na Assembleia Legislativa, cobrando a extensão do serviço do bairro Alto do cocar até o Parque São Paulo, numa distância tão pequena. A questão do bairro Henrique Leite, na verdade, se prende na condução de um serviço já iniciado, necessitando de sua continuidade para seu término o mais rápido possível, a fim de promover  melhor qualidade de vida aos moradores. Para a Isabel Cristina, a conclusão dos processos é necessária para a universalização do serviço de saneamento básico, tão fundamental na vida de todo ser humano. ..

Espaço do Leitor: Entra prefeito e sai prefeito e o João Paulo II continua sem saneamento básico.

Prezado,

“Gostaria de parabenizar o governo municipal por ter concluído antes do prazo a obra de saneamento básico do João Paulo II". Minha vontade neste momento era de estar parabenizando o governo municipal, mas infelizmente a realidade é muito diferente, o bairro João Paulo II é o mais populoso de Juazeiro, e é também o mais abandonado pelo Poder Público. A obra de saneamento básico se arrasta há anos, as fotos estão ai para comprovar o que estou falando. A obra teve seu reinicio no período eleitoral, e logo depois parou, e até hoje continua parada...