Foram encontrados 15 registros para a palavra: romance

Livro romance “S. Bernardo” de Graciliano Ramos completa 90 anos

O biênio 2023/2024 marca importantes efemérides de um dos mais importantes escritores brasileiros, o alagoano Graciliano Ramos (1892-1953).

São os 90 anos do lançamento do primeiro romance, “Caetés” (1933), e de “S. Bernardo” (1934) – sua primeira obra de sucesso –, os 80 anos do folclórico infantojuvenil “Histórias de Alexandre” (1944), os 70 anos do autobiográfico “Memórias do cárcere” (1933) e os 70 anos de sua morte, em 20 de março de 1953, o que deixa toda a sua obra em domínio público...

Clima de romance e cumplicidade invadiu as ruas de Petrolina na Corrida dos Namorados

Celebrar o Dia dos Namorados é muito importância, afinal é o momento de espalhar o amor e festejar com quem se ama! Em Petrolina, muitos casais anteciparam as comemorações do dia mais romântico do ano para este domingo (11), onde participaram da tradicional 'Corrida dos Namorados'. Criatividade, empenho e um clima romântico marcaram a 5ª edição do evento esportivo que integra o calendário junino do município. Os atletas colocaram o tênis pra jogo e mostraram que competir junto com o parceiro, troca todo tipo de motivação para ultrapassar qualquer obstáculo. Os casais suaram a camisa, ou melhor a fantasia, queimaram calorias e declararam na pista toda a sua paixão pelo companheiro, num percurso de cinco quilômetros.  

As duplas que participaram da competição cumpriram o percurso caracterizados com a temática junina e de mãos dadas nos primeiros e nos últimos 50 metros, além de terem que cruzar a linha de chegada juntos. Teve até pedido de casamento após a prova e o momento foi de pura emoção. O atleta Alex Moreira fez a surpresa para sua namorada Gal Macêdo, que aceitou o pedido e comemorou o ato inusitado junto com o noivo.  ..

Palestra transmidialidade na literatura e Lançamento do romance histórico acontecem dia 04 de abril

Na próxima segunda (03/04), às 19h, ocorrerá, na Biblioteca da UPE (Campus Petrolina), uma palestra em torno da transmidialidade na literatura ("Romance ou Chronica na transmidialidade? - o futuro da prosa contemporânea.) que será proferida pelo professor doutor Peterson Martins Alves Araújo (professor de literatura da UPE - Campus Petrolina).

Logo após esse momento, ocorrerá o lançamento do romance histórico transmidiático "CHRONICAS ERRANTES: arbitrium sagrado das sombras malditas" resultado de uma pesquisa histórica de quase 10 anos (entre Brasil e Portugal), explorando o período entre guerras do Estado de Pernambuco em uma saga que faz um movimento dialético do litoral ao sertão (e do sertão ao litoral) - perpassando culturas dos povos originários, o cancioneiro de Lampião, o auge das viagens da Great Western e dos dirigíveis ; e a estruturação do sistema de espionagem nazista na cidade de Recife nos anos 30 (precisamente, no ano de 1936). ..

Queria Contar um Segredo: Banda pernambucana, Tio Zé Bá, lança single abordando romance virtual

Após realizar uma turnê na Itália, a banda pernambucana Tio Zé Bá, fecha o ano de 2022 com chave de ouro ao lançar o single "Queria Contar um Segredo", um blues que vem para ampliar ainda mais o repertório do grupo musical que, apesar de ter como principal base o reggae, promove diálogos e fusões com a musicalidade de todo o mundo. 

A canção, que foi ao ar em dezembro e que já está disponível em plataformas de streaming (youtube, spotify e deezer), fala de um casal de web-namorados que em meio à correria do dia a dia, em seus respectivos trabalhos, trocam mensagens e imagens quentes, criando um mundo paralelo onde imaginam estarem juntos em seus quartos como verdadeiros amantes. A história cantada lembra o quão apaixonantes, provocantes e comuns podem ser as relações afetivas no mundo virtual, destacando as sensações genuínas entre pessoas com sentimentos e amores reais que buscam, acima de tudo, a felicidade. ..

Professora da Facape lança livro literário com temas ligados ao Direito e liberdade religiosa

A professora da Faculdade de Petrolina (Facape), Jaiza Sammara vai lançar na próxima sexta-feira (9) mais um livro da sua carreira. Desta vez, trata-se do romance 'Dunon Nemeton' que conta a história de uma sacerdotisa celta que luta pelos seus direitos após ter o seu reino usurpado.

Jaiza Sammara é professora universitária e doutoranda em Direito penal pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. Sua história com a literatura começou quando a autora escreveu várias histórias em seus cadernos que deram origem ao livro, em 2013 publicou o seu primeiro romance, a trilogia Draguta e em 2018, seu primeiro livro técnico: Serial Killers...

Espaço do Leitor: Romance histórico retrata a fragilidade humana na sangrenta Guerra de Canudos

Na aridez do sertão baiano, com armas em punho sob o sol escaldante, tropas avançam prontas para dizimar civis e enfrentar jagunços que têm como trunfo o conhecimento geográfico - e a capacidade de sobreviver em situação miserável.

A fome, a desidratação, as feridas abertas, as privações de sono e descanso rondam ambos os lados, assim como os urubus se aglomeram ansiosos pelas sobras dos embates...

Com forró pé-de-serra e romance, Prefeitura de Juazeiro continua resgate da tradição junina com Santo Antônio na Orla II

A segunda noite do Santo Antônio das Tradições, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, foi um verdadeiro sucesso. Com muito forró pé-de-serra, quem estava sozinho ou acompanhado no pátio da Orla II aproveitou pra dançar aquele xote e ainda se apaixonar pelo show romântico de Léo Magalhães.

A festa deste sábado (11) foi iniciada pelo forrozeiro Franklin Castro, seguido do show de Ney Alves. Logo depois, foi a vez de Léo Magalhães subir ao palco...

Artigo:Raimundo Carrero, o baiano Jorge Amado e o romance Capitães de Areia

Ao ler as primeiras páginas de Estão matando os meninos, livro mais recente do escritor Raimundo Carrero, Editora Iluminuras, acabei lembrando do romance  Capitães de Areias, de Jorge Amado, publicado lá no início da segunda fase do Modernismo, a fase que deu um caráter mais regionalista do Movimento. Não que eu esteja comparando as duas obras, claro.

Ali é um romance e outra é uma coletânea de contos. Mas ambos os livros partem do mesmo tema para a construção ficcional: a violência contra os jovens, contra os meninos. Principalmente  os pobres...

Maviael Melo lança O Espelho Girassóis, seu primeiro romance

Uma viagem aos labirintos do passado, do presente e do futuro, com um grupo de personagens marcantes, onde uma mulher entra no corredor de um espelho e depois disso os novelos do tempo se emaranham, assim é O Espelhos Girassóis, primeiro romance de Maviael Melo, poeta, cordelista, cantador, que agora se aventura pelos romances.

"O livro adentra no mais resguardado dos nossos sentidos e nos chama a encarar os espelhos de nós mesmos, os reflexos da nossa existência, o bolor que rouba a nitidez da face real da história do país", conta o autor. A publicação será lançada no dia 20 de março, com um lançamento virtual no canal do Youtube do autor e presença de convidados. O livro tem ilustrações de Cau Gomez, cartunista premiado por diversos trabalhos no mundo e que assina a concepção da capa da publicação...

Andrezza Santos lança clipe de música nova inspirada nos romances de point popular de Juazeiro

Quando o assunto é romance, todo mundo tem uma história que aconteceu na mesa de um bar para contar. Uma paixão à primeira vista ou não correspondida, ou até mesmo um primeiro encontro. Existe amor de todo tipo, inclusive, amor de bar. Esse é o tema do novo clipe da cantora Andrezza Santos, “Amor de Portelinha”, lançado na quinta-feira (23) no Youtube.

A música relata uma paixão à primeira vista e brinca com as relações dos encontros casuais que podem acontecer numa mesa de bar. De autoria do jornalista Pablo Luan e musicada pela artista, que está radicada no Vale do São Francisco há cerca de 5 anos, a canção foi inspirada em uma história real que ocorreu em um point popular de Juazeiro-BA...

Professora da UPE de Petrolina lança Laurus, romance sobre memórias de família

Será lançado no dia 20 de março no espaço "Jardim de Yolanda", do Campus Petrolina da Universidade de Pernambuco (UPE), a obra Laurus, da escritora e professora Clarissa Loureiro. O livro é um misto entre ficção e biografia familiar da autora. O lançamento será às 19 horas.

Laurus é um romance sobre memória, mitologia e identidade, que envolve temas polêmicos vivenciados pela sua família como aborto, homossexualidade, ditadura e mães solteiras. "São temas contemplados na memórias dos ancestrais, que nós não estamos sabendo viver hoje em dia", disse...

Cultura: Professora e escritora Clarissa Loureiro lançará livro romance Laurus no sábado (20)

No dia 20 de março, ás 19h30, no “Jardim de Yollanda” da Upe (Campus Petrolina), haverá o lançamento do romance “Laurus”, da professora e escritora Clarissa Loureiro. 

No evento, ainda haverá a exposição de cenas do livro pelo artista Bruno, uma palestra dos acadêmicos Vlader Nobre e Simão Pedro e a apresentação da banda “A terceira margem”. ..

Romance toma ruas de Petrolina durante Corrida dos Namorados

Criatividade, empenho e um clima romântico marcaram a 2ª edição da Corrida dos Namorados promovida, neste domingo (10), pela Prefeitura de Petrolina. O evento esportivo integra o calendário junino do município e recebeu, este ano, 140 inscrições.

Durante o evento, coordenado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, os apaixonados deram um show de criatividade ao longo do percurso de 5 quilômetros. Os casais que participaram da competição cumpriram o percurso caracterizados com a temática junina e de mãos dadas nos primeiros e nos últimos 50 metros, além de cruzar a linha de chegada juntos...

ROMANCE É COMBUSTÍVEL PARA O SABER

Romance (do latim Romanice). “Por que vigário não casou Lolita Karoline?” é uma modesta obra literária escrita com espírito cultural; não é um livro qualquer, sim, uma composição literária contendo 420 páginas e 35 capítulos em papel especial, couchê.

Uma edição sem patrocínio público ou privado. O autor procurou trabalhar com esmero, carinho, enfim, um legado para os juazeirenses, sendo o primeiro romance escrito nesta cidade. Faz gosto volver suas folhas cor de ouro e sentir a macieza; uma construção da nova regra ortográfica...

ROMANCE É COMBUSTÍVEL PARA O SABER

Romance (do latim romanice). “Por que vigário não casou Lolita Karoline?” É uma modesta obra literária escrita com espírito cultural; não é um livro qualquer, sim, uma composição literária contendo 420 páginas e 35 capítulos em papel especial, couchê.

Uma edição sem patrocínio público ou privado. O autor procurou trabalhar com esmero, carinho, enfim, um legado para os juazeirenses, sendo o primeiro romance escrito nesta cidade. Faz gosto volver suas folhas cor de ouro e sentir a macieza; uma construção dentro da nova regra ortográfica...