Foram encontrados 4 registros para a palavra: frequência escolar

Ações de incentivo a frequência escolar são realizadas na Rede de Petrolina

Fomentar a permanência dos alunos na Escola, acolhê-los e fortalecer esse vínculo, é um dos principais objetivos da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce). A gestão tem incentivado as Escolas Municipais a reunir pais e responsáveis dos alunos, para apresentar o funcionamento das unidades de ensino, as atividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo e a importância do cuidado com a frequência escolar, que é um forte instrumento de combate à evasão e realização de sonhos. 

O primeiro encontro aconteceu na Escola Luiz de Souza, localizada no Serrote do Urubu, e que atende 600 alunos do pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião, a coordenadora dos programas Bolsa Família na Educação e Busca Ativa Escolar, Nara Amando, falou sobre o acompanhamento e registro da frequência para evitar advertência, bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício. Desde 2021, as crianças de 4 e 5 anos da rede pública precisam cumprir um mínimo de 60% de frequência escolar. Já o público de 6 a 17 anos, o percentual mínimo exigido é de 75%.  ..

Bolsa Família voltará a exigir frequência escolar e vacinação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (15) que o novo Bolsa Família será anunciado na semana que vem. Com ele, o governo deve retomar as contrapartidas das famílias beneficiárias, como a manutenção da frequência escolar das crianças e a atualização da caderneta de vacinação.

Durante o governo de Jair Bolsonaro, o programa foi substituído pelo Auxílio Brasil, que não exigia as contrapartidas. O novo Bolsa Família também deve ter o foco na atualização do Cadastro Único e integração com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a busca ativa para incluir quem está fora do programa e a revisão de benefícios com indícios de irregularidades...

Prefeitura de Sento-Sé adere a descentralização do ‘Sistema Presença’ do Programa Auxílio Brasil

Com o objetivo de otimizar a coleta de dados referente a frequência escolar de crianças cujos pais estão sendo beneficiados pelo Programa Auxilio Brasil, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), está realizando a descentralização do 'Sistema Presença Auxilio Brasil'.

Antes da descentralização toda a coleta e inserção dos dados no sistema eram feitos na SME, com a descentralização cada unidade escolar passa a fazer a inserção dos dados diretamente no Sistema, explica o Coordenador Municipal do Programa Auxílio Brasil na Educação, Héber Thadeu Ferreira...

Vara da Infância e Juventude de Petrolina realiza audiência concentrada para combater evasão e infrequência escolar

Nesta sexta-feira (01), a Vara da Infância e Juventude de Petrolina promoverá audiência pública concentrada, que atenderá a um total de mais de 800 alunos de escolas públicas estaduais e municipais da Comarca, com foco no combate à evasão e à infrequência escolar. Foram convocados 460 alunos de 21 escolas municipais, e outros 383 de 10 escolas estaduais envolvidos em situações de infrequência ou evasão escolar; os quais deverão comparecer à audiência acompanhados de seus responsáveis. O evento ocorrerá de 08:00h as 12:00h, no Ginásio de Esportes Osvaldo do Flamengo, em Petrolina.

Além do Juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar; da Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Tanúsia Santana, e da Defensora Pública, Karina Campelo; a audiência contará com a participação de profissionais que ministrarão palestras sobre a temática, para a conscientização dos responsáveis e dos próprios alunos a respeito da importância da frequência escolar. Os pais e os estudantes assinarão ata de audiência, comprometendo-se a regularizar a situação. Os casos reincidentes serão encaminhados para a Promotora de Justiça para as medidas cabíveis.

Para o juiz da Vara Regional da Infância e Juventude, o evento tem a intenção de diminuir os índices de evasão no contexto das escolas públicas da Comarca, orientando alunos e responsáveis sobre a importância da boa conduta discente e da continuidade nos estudos. "As audiências concentradas servem para fortalecer o laço entre justiça, escola e família. Com essa atuação conjunta, pode-se melhorar a qualidade do ensino na cidade", explica o juiz...