RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2072 registros para a palavra: educação

REUNIÃO DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco - CONSTESF, realizou no do dia 9 de Novembro, a segunda reunião de planejamento das ações de formação dos profissionais da rede pública de ensino da Bahia por meio do Programa Plataforma Freire e em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, Secretária de Educação do Estado da Bahia, Instituto Anísio Teixeira e DIREC 15, e em conjunto com os secretários municipais de educação dos municípios consorciados. 

Os secretários também visitaram o Projeto Teatro Escola, da Cia. 1º Ato de Teatro, com o Espetáculo “O Natal dos Meninos Perdidos”, texto adaptado pelo grupo e inspirado nos mais variados clássicos infantis, e que atende a ensino infantil e fundamental I das escolas públicas e privadas de Juazeiro e Petrolina. O objetivo da visita foi a apresentação do novo projeto do Consórcio sobre Preservação do Meio Ambiente voltado a resíduos sólidos, em parceria com a Companhia e o Projeto Gibi da Macaca Seca. ..

ACONTECE A 2ª REUNIÃO DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sertão do São Francisco - CONSTESF, realizou na manhã do dia 9 de Novembro, a 2º reunião de planejamento das ações de formação dos profissionais da rede pública de ensino da Bahia por meio do Programa Plataforma Freire e em parceria com o Ministério da Educação, Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, Secretária de Educação do Estado da Bahia, Instituto Anísio Teixeira e DIREC 15, e em conjunto com os secretários municipais de educação dos municípios consorciados.

Os secretários também visitaram o Projeto Teatro Escola, da Cia. 1º Ato de Teatro, com o Espetáculo “O Natal dos Meninos Perdidos”, texto adaptado pelo grupo e inspirado nos mais variados clássicos infantis, e que atende a ensino infantil e fundamental I das escolas públicas e privadas de Juazeiro e Petrolina. O objetivo da visita foi à apresentação do novo projeto do Consórcio sobre Preservação do Meio Ambiente voltado a resíduos sólidos, em parceria com a Companhia e o Projeto Gibí da Macaca Seca.

Discutiu-se a possibilidade no inicio de 2011, realização do Workshop de Formação de Gestores para Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar para a Merenda Escolar, em parceria com a Organização italiana COSPE - Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes. O evento estará embasado na Lei 11.947/2009, que incentiva a cota de 30% da merenda escolar ser originada da agricultura familiar. ..

Gestores da educação recebem treinamentos sobre deveres e proibições do servidor público

As atribuições dos gestores escolares, as infrações disciplinares mais frequentes e os deveres e proibições do servidor público, são alguns dos temas que serão discutidos no curso Controle disciplinar dos servidores públicos da Bahia, que acontece nesta terça-feira (9/11), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), e transmitido para os 40 auditórios de videoconferência da Rede Educação distribuídos no estado. O curso, realizado pela Secretaria da Educação em parceria com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), é voltado para diretores de escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), além dos membros de comissões de sindicância da Secretaria da Educação.

O curso tem como propósito garantir a otimização de pessoal e a boa prestação do serviço pelo servidor público. “À medida que o servidor conhece seus deveres, inclusive as proibições, ele consegue prestar um serviço com mais qualidade. Cabe ao superior hierárquico ter este conhecimento para poder gerir as unidades. Se ele não conhece a lei, não pode cobrar dos subalternos que a cumpram”, explica a procuradora-assistente do Núcleo de Controle Disciplinar da PGE, Fabiana Barreto.

Segundo a procuradora, durante o curso, os gestores serão orientados sobre assuntos como a organização da carga-horária de professores e o tipo de atividades pode e deve ser gasto o tempo destinado às atividades complementares. “É muito comum, hoje, o caso de professores que cumprem processo administrativo por desconhecimento. Há situações em que o professor pede licença e se afasta da atividade por não saber que tem que aguardar a publicação. A proposta desse curso é esclarecer os gestores para que eles possam gerir melhor o pessoal nas unidades”, acrescenta a procuradora Fabiana Barreto...

Saúde e Educação concluem mais uma turma de PSE

Saúde e Educação juntas na prevenção da violência sexual e de gênero, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, e gravidez precoce. Essa é a proposta do projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas - PSE”, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, que em dois anos já atingiu 40 escolas da Rede Municipal e dezenas de Unidades de Saúde da Família. Ontem (05) foi realizado o encerramento da quarta turma, no Centro de Saúde III, no Angari.

Segundo a técnica do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola, Rosinéia Rodrigues de Oliveira, são oferecidas sete oficinas por semestre, onde são utilizadas metodologias específicas para auxiliar no diálogo com os adolescentes. “Os profissionais que por aqui já passaram se tornaram multiplicadores em suas comunidades, atingindo um bom número de pessoas. Os resultados têm sido muito positivos”, explicou.  Para a coordenadora do Núcleo DST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, Zilene Alves de Castro, o mais importante do projeto é o fortalecimento de parcerias...

Secretarias da Saúde e Educação juntas promovendo atividades educativas para estudantes

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, através da equipe do Núcleo de Educação e Comunicação em Saúde (Necom), continua promovendo ações educativas e de promoção à saúde na cidade. Nesta sexta-feira (29), foi a vez dos alunos da Escola Municipal Judite Leal Costa, no bairro Coréia, aprenderem um pouco mais sobre respeito, solidariedade, educação, paz, amizade, amor, e tantos outros sentimentos, através da apresentação da peça “Valores para a Vida”, numa forma também de prevenção da dengue e de outras doenças, que necessitam do apoio da comunidade em parceria com a prefeitura. O trabalho vem sendo fortalecido nas escolas através do esforço da equipe da Secretaria de Educação.
 
Segundo o coordenador de Educação em Saúde, Francisco de Assis, o objetivo da peça é resgatar valores que faltam na comunidade e que são importantes para que muitas doenças sejam prevenidas. “A dengue, por exemplo, é uma doença que se o governo não tiver o apoio das pessoas e estes dos seus vizinhos, a proliferação do mosquito pode acontecer e a qualidade de vida no município diminuir. Devemos respeitar o próximo. O trabalho de combate à dengue está sendo feito, mas precisa da ajuda da população. As pessoas ainda não entenderam o real valor da vida e da saúde”, citou.
 
Os estudantes com faixa-etária de 06 a 12 anos elogiaram a atividade, sorriram e de maneira animada receberam os profissionais durante todo o dia. “Gostei muito da peça. Aprendi que devo ter amor ao próximo, educação para ter uma vida de paz, além de respeitar os professores e meus colegas”, falou sorrindo Eric Eduardo Santos Souza, 10 anos.
 
Segundo informações da diretora da escola, Josefa Cristina Teodoro, o trabalho de resgate dos valores vem sendo feito numa parceria com a prefeitura e já está apresentado resultados positivos. “A escola percebeu que os alunos estavam usando muitos palavrões e desrespeitando os colegas de sala, por essa razão fortalecemos a ação, pois os valores para a vida não podem se perder e podemos ser melhores a cada dia. Já estamos muito felizes, pois temos observado mudanças no comportamento da turminha e as agressões diminuíram”, considerou. ..

Educação alimentar é tema de palestra no HRJ

Funcionários do Hospital Regional de Juazeiro / Gestão IMIP participaram de uma palestra sobre alimentação saudável na manhã desta quinta-feira (21). O evento faz parte do Projeto de Reeducação Alimentar iniciado no início do ano e que visa melhorar a qualidade de vida dos funcionários do hospital através da educação nutricional. A palestra aconteceu no auditório do HRJ se repetirá na quinta a tarde e nesta sexta-feira, pela manhã.

A palestra ministrada pela coordenadora de nutrição do HRJ, Manuela Dias, enfatizou a importância do consumo de alimentos saudáveis como fibras, azeite, frutas e verduras e o perigo do consumo em excesso de carne vermelha e gordura. A nutricionista apresentou gráficos com informações colhidas após exames realizados no mês de abril, com 209 funcionários do HRJ. “Percebemos que 55% dos funcionários avaliados estão ou com sobrepeso ou com perigo de adquirirem doenças cardiovasculares”, revelou...

Ouvidoria da Secretaria da Educação apresenta queda no número de denúncias e reclamações

A Ouvidoria da Secretaria da Educação da Bahia registrou diminuição no número de denúncias e reclamações entre os meses de janeiro e setembro de 2010 em comparação ao mesmo período do ano passado. As reclamações apresentaram queda de 5,17%, enquanto que as denúncias foram reduzidas em 2,2%. O número total de atendimentos também caiu, sendo que a ouvidoria atingiu a marca de 91,6% de registros com a devida resposta ao cidadão. 

De acordo com Francisco Neto, ouvidor-geral da Secretaria da Educação, a diminuição nos índices está ligada às ações desenvolvidas para servidores e para o público em geral. “Os números representam os avanços e mudanças que ocorreram na gestão, como os mutirões de aposentadoria, publicações de todos os pagamentos de gratificação e a contribuição dada pelo Portal da Educação, que foi porta de entrada para 33% das nossas solicitações. Este fato mostra o quanto o nosso portal está bem visitado“, afirma. 

Entre os pontos fortes apontados pela Ouvidoria estão, ainda, elogios e sugestões sobre o funcionamento do SAC Educação. Cerca de 90% dos usuários do serviço avaliaram a atividade como boa ou eficiente. Já com relação ao perfil dos usuários da ouvidoria, existe destaque para o sexo feminino (69,9%). “A maioria dos nossos registros são feitos por demanda de servidores. E as mulheres são predominantes no quadro de servidores da Secretaria da Educação”, avalia Francisco Neto. ..

II Fórum de Educação movimenta escolas na Comunidade do Angico

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) realiza entre os dias 19 e 22 de outubro o II Fórum de Educação das Escolas Antonila da França Cardoso e Pedro Raimundo Rodrigues Rego, na Fazenda Angico, no distrito de Juremal.

O evento vai abordar o tema “Educando para a aprendizagem e prática da leitura escrita” e tem como objetivo promover a fluência e a compreensão no processo de aprendizagem. As atividades do fórum terão inicio às 14h do dia 19 com o pronunciamento do secretário de educação, Plínio Amorim e segue com palestras, oficinas e encerramento com apresentação dos trabalhos produzidos, tendo como públicoalvo professores e alunos do ensino fundamental I e II e ensino médio, além da comunidade local. ..

Projeto promove educação ambiental durante viagens pelo "Velho Chico"

Fruto das ações do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Bacia do Rio São Francisco, foi lançado semana passada, em Juazeiro, o projeto piloto de educação ambiental “Navegando no Velho Chico”, que tem como objetivo compartilhar, durante viagens de barco pelo Rio São Francisco, conhecimentos sobre educação socioambiental com os alunos do ensino fundamental de escolas municipais, bem como com lideranças comunitárias (pescadores, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, dentre outros). O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Estado da Bahia, através do Núcleo de Defesa do São Francisco (Nusf), o Instituto Regional Agropecuária Apropriada (IRPAA), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Secretária de Educação do Município de Juazeiro. A primeira viagem foi realizada com uma turma de alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Argemiro José da Cruz.

O projeto – que deve ser expandido para outros municípios da Bacia do São Francisco, no sentido de promover a sensibilização dos diversos atores sociais da região para a importância da educação ambiental – está sendo custeado através de recursos provenientes das transações penais efetuadas pela Promotoria de Justiça de Juazeiro, em decorrência da prática de crimes ambientais constatados por técnicos de fiscalização ambiental durante a 21ª etapa da FPI, realizada entre os dias 2 e 15 de maio últimos...

SR. DO BONFIM: JUDICIÁRIO REFORÇA CUIDADOS DO MUNICÍPIO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Frente a frente, no decorrer do 1º Fórum Comunitário – Selo UNICF 2009/2012, realizado dia (29), no auditório da Câmara de Vereadores, alunos, pais de alunos e profissionais do ensino médio e fundamental tiveram a oportunidade de trocar idéias com autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo Municipal sobre a educação infantil em Senhor do Bonfim.

O encontro articulado por diversas secretarias faz parte de um esforço concentrado do governo para elevar as condições de escolaridade dos adolescentes municipais. A prefeitura tem também como objetivo a formação de uma vida social para a juventude que combine com a necessidade de desenvolvimento e atendam às metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas...

PRIMEIRO BLOCO: SEGURANÇA PÚBLICA, INFRA-ESTRUTURA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, EMPREGO, RENDA E TURISMO

O candidato a deputado federal Cabo Tanuri (PT) na sua primeira participação no debate comentou sobre segurança pública. Reconheceu que houve uma série de avanços no setor, porém, entende que algumas questões ainda precisam ser levadas em consideração e prometeu apresentar sugestões ao longo da sua participação nesta segunda-feira...

UNITECS seleciona profissionais para atuar na área de educação contábil

Com objetivo de oferecer a comunidade de toda a região um Curso Inovador de Auxiliar de Contabilidade, A UNITECS – UNIDADE INTEGRADA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E SERVIÇOS LTDA, está selecionando profissionais na área contábil para ministrar aulas no curso. A iniciativa visa formar profissionais para auxiliar os escritórios do gênero no vale do São Francisco, possibilitando assim a geração de emprego e melhor atuação desses profissionais no mercado de trabalho. O curso deste segmento foi extinto na região e hoje há uma grande demanda do profissional da área no mercado de trabalho. Interessados devem enviar as informações para:Cadastro de Currículos: www.unitecs.com.br

Dicas para o curso de Auxiliar de Contabilidade: Mercado de trabalho promissor e boas perspectivas para o futuro desta profissão. A demanda destes profissionais está aumentando, devido à necessidade cada vez maior de controle e fiscalização, tanto por parte do governo quanto por acionistas de empresas. O Profissional capacitado encontra trabalho em vários tipos de empresas. 

MAIORES INFORMAÇÕES: 087 3861- 3921..

Sr. Bonfim: Educação formatou plano para 10 anos de escola municipal qualificada

A Secretaria de Educação do governo de Senhor do Bonfim reuniu, ontem, no Centro Cultural mais de 300 profissionais para a elaboração terminativa do seu Plano Municipal de Educação (PME), no qual consignando bases e modelos para atender demandas de qualidade para os próximos 10 anos. Prevendo Uma nova etapa para educação municipal, o PME não é só um projeto da Secretaria de Educação. Veio da sociedade como um todo, como resultado de um processo democrático para longo prazo, que há muito vem obtendo a participação de entidades dos setores públicos e segmentos da sociedade civil organizada. 

Visto como um “plano arrojado” também pela diretora da Direc-28 professora Rita Braz, sua construção contou com a ex-secretária Líliam Teixeira que, presente ao encontro, o aprovou sem restrições. A secretária Maria das Neves se disse privilegiada por ver consumado em sua gestão o que chamou de “marco histórico”, por ter o município concluído o seu planejamento educacional estratégico: “Temos o PNE, que é o plano nacional; temos o PEE que é plano estadual; e agora construímos o PME que é o nosso plano municipal”...

Núcleo de Educação Inclusiva Univasf e Diversidade promove oficina de Libras‏

Professores, técnicos-administrativos e estudantes da Univasf que tenham interesse de conhecer as estratégias iniciais de comunicação com a pessoa surda poderão participar gratuitamente da Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras) que será realizada este mês pelo recém-criado Núcleo de Educação Inclusiva Univasf e Diversidade, vinculado à Pró-reitoria de Ensino (Proen). As inscrições estarão abertas a partir desta quarta-feira (15) no Núcleo de Atendimento ao Discente (NAD-Petrolina), em horário comercial, até o dia 27, às 12h.

A oficina ocorrerá no auditório da biblioteca do campus Petrolina Sede, no dia 27, das 14h às 18h, tendo como ministrantes Joyce de Alencar e Hellayne Cardoso com a colaboração das intérpretes Socorro Freitas e Rosenilda Amariz. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva Univasf e Diversidade, professora Daniele Maciel, a oficina abordará a cultura surda, sinais e alfabeto manual em Libras. Daniele destaca que todo o conteúdo será ministrado por instrutoras surdas, em conformidade com as políticas atuais de inclusão da pessoa com deficiência.

Serão oferecidas 50 vagas e os participantes receberão certificado. A ação é voltada à comunidade universitária e tem como marco o Dia do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro em todo o Brasil. ..

Educação é uma das prioridades de Osvaldo Coelho

A educação tem sido uma das bandeiras do candidato a deputado federal Osvaldo Coelho(DEM). Ao longo dos 40 anos de sua vida parlamentar a preocupação com a qualificação das pessoas do Vale do São Francisco através do conhecimento foi incessante. Osvaldo conseguiu trazer duas unidades do CEFET, hoje denominado IF Sertão, para Petrolina e intercedeu em favor da implantação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. “Todas as Universidades do Norte-Nordeste eram localizadas no litoral e a oportunidade de conhecimento recentemente chegou ao semi-árido”, registrou.

Para ele o mais importante é possibilitar a igualdade de oportunidades. “Com a Univasf, a universidade é que veio ao encontro dos alunos, que antes tinham que buscar o conhecimento nas capitais. Além da universidade federal, o nosso lado político trouxe a Facape e a UPE”, ressaltou.  O candidato acredita que o grande desafio das pessoas envolvidas com política
educacional é garantir que nas sociedades marcadas por grandes desigualdades sociais, crianças mais carentes tenham as mesmas oportunidades de acesso a educação do que as crianças de famílias mais ricas.

A preocupação maior do candidato agora é facilitar o acesso dos jovens do Vale a universidade. “A Univasf veio para os jovens do Vale. Antes da adoção do Enem só no curso de medicina tínhamos 41 alunos aprovados no vestibular, depois do Enem apenas um. Esse modelo é perverso para a nossa região e para os jovens. Muitas universidades não aceitaram o Enem e isso que eu gostaria que a Univasf fizesse”, relatou. Outra meta de Osvaldo no que concerne a educação é a melhoria do ensino das escolas públicas, para facilitar o ingresso dos jovens na universidade. “a educação básica pública ainda é muito ruim. Precisamos melhorá-la, essa será uma das nossas prioridades”, completou. ..

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO CONTESTA ATRASO SALARIAL DENUNCIADO POR PROFESSORA DO PAULO VI

O secretário municipal de Educação Plínio Amorim contestou a denúncia da professora Lindaraci Cavalcante Alcântara sobre atraso salarial, mesmo dos readaptados. “Nós temos até o quinto dia útil para efetivar o pagamento. Nós só atrasamos quando atrasa o repasse do Fundeb 60, mas nesse caso, recebemos o repasse hoje e hoje mesmo estamos pagando. Quem quiser comprovar é só acessar o site do Ministério da Educação”, explicou o secretário.

“Quero me solidarizar com a professora, mas não temos interesse nenhum de prejudicar o professor. Repito, quando há atraso do repasse automaticamente passamos este atraso para o servidor, no entanto, esclarecemos mais uma vez que isso não está ocorrendo”, finalizou Plínio Amorim...

“Mais Educação” inicia suas atividades em Juazeiro

Trinta escolas da Rede Municipal de Educação de Juazeiro deram início nesta segunda-feira (30) ao programa “Mais Educação”, que tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, através de ações integradas que qualificam o processo educacional e melhoram o aprendizado dos alunos. Durante todo o dia, as unidades de ensino contempladas realizaram aberturas oficiais, com apresentações dos alunos e explanações sobre as atividades que serão desenvolvidas no contraturno de aulas.

O projeto de tempo integral é uma iniciativa do governo federal em parceria com os municípios, e articula uma grande rede de atendimentos sociais, garantindo a inclusão e a participação dos estudantes nos diversos espaços educativos. Organiza conhecimentos e saberes de forma aberta e plural, sensível a diversidade cultural, e dialoga com as linguagens artísticas, literária, estética e digital, além de ampliar e enriquecer os processos de letramento e condições de aprendizagem...

Senhor do Bonfim: Alto da Maravilha terá Centro de Educação Infantil

A população do bairro do Alto da Maravilha em Senhor do Bonfim será beneficiada com a implantação de um Centro de Educação Infantil. A obra começou esta semana e o prefeito Paulo Machado acredita quea unidade já esteja em funcionamento em 2011.

O Centro atenderá, em tempo integral, cerca de 150 crianças da região. “O Alto da Maravilha foi escolhido por ser o bairro de maior densidade habitacional de Senhor do Bonfim. Além disso, ele ainda não possuía uma escola de educação infantil de grande porte”, afirmou o prefeito Paulo Machado. Os estudantes da pré-escola, com idades entre dois a cinco anos, receberão café-da-manhã, dois lanches e almoço...

Educação no Trânsito será trabalhada em Petrolina para evitar acidentes

 
A Secretaria de Saúde promoveu sexta-feira (27), o segundo encontro realizado para discutir estratégias de prevenção da violência e acidentes de trânsito em Petrolina. Durante a reunião com as instituições públicas e privadas, foi apresentado o projeto construído pelo Núcleo de Prevenção da Violência, Promoção de Saúde e Cultura de Paz da SMS. Propostas e ideias apresentadas pelos participantes também farão parte do plano de ação, que será colocado em prática para diminuir os acidentes de trânsito na região. O foco inicial será os motociclistas e pedestres. 

Na proposta apresentada pelo Núcleo de Prevenção, constam ações organizadas para incluir conteúdos de saúde no planejamento pedagógico participativo das escolas e comunidades, promover a capacitação para as categorias de motociclistas, com informações sobre comportamento seguro no trânsito, e cursos de capacitação em direção defensiva. As atividades educativas de sensibilização contarão com a integração de todos os setores envolvidos, que irão trabalhar com crianças, jovens, pedestres e condutores de todas as idades.  

A primeira ação trabalhada pela equipe será a educação para o trânsito, que contará com o apoio das Secretarias de Educação e Segurança Cidadã, da EPTTC, Samu, Hospital de Urgências e Traumas (HUT), Univasf e 5º BPM.  ..

“Mais Educação” começa segunda-feira (30), em Juazeiro.

Segunda-feira (30), começam as atividades do programa “Mais Educação” em Juazeiro. Lançado oficialmente no dia 11 de agosto, o projeto tem como objetivo contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, através de ações integradas de esporte, cultura, educação, e lazer, entre outras atividades educativas que qualificam o processo educacional e melhoram o aprendizado dos alunos. Trinta escolas da Rede Municipal de Educação aderem ao programa, beneficiando diretamente 5 mil alunos, e 17 mil indiretamente. Estão sendo investidos R$ R$ 1.220.000,00, sendo que deste valor R$ 272.116,00 foram gastos no comércio local para compra de kits que serão utilizados nas atividades do contraturno.  

O projeto de tempo integral é uma iniciativa do governo federal em parceria com os municípios, e articula uma grande rede de atendimentos sociais, garantindo a inclusão e a participação dos estudantes nos diversos espaços educativos distribuídos pelos bairros. Organiza conhecimentos e saberes de forma aberta e plural, sensível a diversidade cultural, e dialoga com as linguagens artísticas, literária, estética e digital, além de ampliar e enriquecer os processos de letramento e condições de aprendizagem.  

As ações são coordenadas por um professor articulador, vinculado à escola, como contrapartida do município, e supervisionadas pela Secretaria de Educação (SEDUC). Semanalmente cada aluno vivenciará cinco atividades, que não obrigatoriamente acontecerão na escola, utilizando através de parcerias estabelecidas com a comunidade, outros espaços. Cada unidade de ensino optou por seis, das 44 modalidades oferecidas, variando entre acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; cultura e artes; inclusão digital; prevenção e promoção da saúde; e educomunicação. ..