RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 2013 registros para a palavra: educação

MEC lança jogo virtual para ajudar na alfabetização de crianças

Ajudar o processo de alfabetização de crianças entre 4 e 9 anos de idade, de forma lúdica, é o objetivo do Graphogame. Lançado pelo Ministério da Educação nesta sexta-feira (27), em Brasília, o jogo para celulares, tablets ou computadores, desenvolvido por pesquisadores finlandeses, já é utilizado por 30 países e foi traduzido para 25 línguas.

No Brasil, o projeto foi adaptado pelo Instituto de Cérebro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Na prática, o aplicativo usa uma metodologia que estimula o desenvolvimento da consciência dos sons da língua oral e sua relação com figuras, em um processo chamado de instrução fônica...

Educação tem novas conquistas da gestão do prefeito Vilmar Cappellaro

A secretaria de Educação de Lagoa Grande – SEDUC inova em tempos de Pandemia e mais uma vez larga na frente usando a internet como o melhor e mais potente veículo na disseminação do conhecimento.

Durante esta semana, toda equipe da secretaria da Educação de Lagoa Grande, PE, está participando de mais um curso de formação técnica para atuação no gerenciamento da plataforma Google Education que atenderá todos os estudantes e profissionais do magistério da rede municipal...

Pernambuco: Ato no Palácio do Campo das Princesas às 9h


Nesta quinta-feira, 26 de novembro, professores e professoras, analistas, administrativos e demais trabalhadores e trabalhadoras da educação pública estadual vão novamente paralisar suas atividades por 24h. A categoria também fará um Ato Público em frente ao Palácio do Campo das Princesas, às 9h.

A paralisação será tanto nas atividades e aulas presenciais, quanto nas atividades remotas como as aulas online. O protesto é realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) que reivindica ao Governo do Estado o pagamento do Piso Salarial do Magistério com repercussão na carreira de toda a educação. ..

Artigo - Cotidiano familiar e a pandemia

31 de dezembro de 2019, comemorações, bons sentimentos, abraços e desejos de saúde e paz. É assim que a maior parte dos brasileiros vivenciou essa data. Como em todos os anos, fazemos novos planos, reorganizamos metas e acreditamos que as oportunidades nos serão postas para que consigamos atingir nossos desejos.

O que ninguém esperava era uma condição mundial que viesse como um grito de parada, um freio, um obstáculo. Paramos muitos objetivos, desejos, sonhos e metas e precisamos reorganizar a vida para nos mantermos dentro da realidade social e econômica, da melhor maneira possível. Nesse contexto há pais, mães, filhos e há escolas...

Inscrições abertas para o Seminário de Extensão Rural de Pernambuco

Estão abertas as inscrições para o VIII Seminário de Extensão Rural de Pernambuco. O evento é gratuito e aberto ao público.  Em razão da pandemia, o evento será realizado online com a programação dividida em dois momentos.

O primeiro será um bate-papo com Lives, na semana Pré-Seminário, desta segunda (23) até a sexta-feira (27). De 1º a 06 de dezembro ocorre o VIII Seminário de Extensão Rural de Pernambuco, com o tema "Ater Pública: Novos tempos, Novos Desafios". Inscrição e mais informações: www.even3.com.br/8seminariodextensaoruralpe...

Prefeito reeleito de Lagoa Grande, PE, Vilmar Cappellaro, intensifica rotina de monitoramento de ações nas secretarias

Além de visitar as dezenas de obras que estão em andamento, tem monitorado todas as ações das secretarias e departamentos para supervisionar cada procedimento.

Ontem, bem cedo o prefeito despachou na secretaria da Saúde, com o secretário Claudeval Galvão. De lá seguiu para a secretaria da Educação, onde se reuniu com a secretária da Educação, Fabiana Ribeiro e o colegiado de Gestores e Coordenadores para mais um alinhamento de registros pedagógicos e administrativos...

Progressão ou retenção do ano letivo: cada caso é um caso

Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias locais, o retorno gradual das atividades presenciais nas escolas vem acontecendo e, junto com ele, surgem as dúvidas de pais e professores sobre como o ano letivo de 2020 terminará, se os estudantes poderão ser reprovados caso não tenham bom desempenho ou frequência suficiente, além de como será organizado 2021.

Diante da situação atípica do processo de ensino na pandemia, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) é de que se evite a reprovação escolar. Em documento oficial, o órgão do MEC aconselha que os métodos de avaliação sejam revistos e se adotem medidas que minimizem a retenção escolar...

UNEB convoca para matrícula aprovados em 1ª chamada do Vestibular de Agroecologia  em Irêce

A UNEB divulga a lista de convocados, pela primeira chamada do Vestibular Agroecologia 2020, para os processos de validação para acesso ao Sistema de Cotas e de matrícula.

O certame prevê a oferta de 80 vagas, distribuídas igualmente entre o Departamento de Educação (DEDC) do Campus XIV da UNEB, em Conceição do Coité, e o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da Campus XVI, em Irecê. ..

Com mandato aprovado em Curaçá, Pedro Oliveira quer manter política exitosa na saúde e educação e reforçar ações em infraestrutura 

O prefeito de Curaçá, Pedro Oliveira (PSC), foi um dos prefeitos da região norte da Bahia, que renovou o mandato com expressiva aprovação popular. A base da aprovação do mandato foi o trabalho realizado na saúde e educação, pilares da gestão nos primeiros quatro anos da gestão:"Na saúde e educação Curaçá teve um tempo antes e depois do nosso  mandato, isso é fato e a população reconheceu", disse.

Pedro Oliveira foi um dos primeiros prefeitos na região a ser anunciado como reeleito e terminou a votação com aproximadamente 44% dos votos válidos no município, bem à frente dos candidatos Murilo Bonfim, do PT, e Flamber Feitosa, do PSD, os concorrentes...

MEC quer ampliar oferta de cursos na área de energia renovável

O Ministério da Educação (MEC) institui um programa para ampliar a oferta de cursos e de profissionais nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. A Portaria nº 941/2020 foi publicada ontem (12) no Diário Oficial da União e traz as diretrizes do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Programa EnergIF).

Ele abrangerá as áreas de energia eólica; energia solar fotovoltaica; eficiência energética na indústria e nas edificações; biogás e biometano; biocombustíveis; e hidrogênio renovável e mobilidade elétrica. Um outro ato da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC deverá tratar sobre as modalidades de ensino, os tipos de curso e os tipos de oferta...

Breno Rainan assina termo de compromisso com a APLB pela educação pública de Juazeiro

O candidato à prefeitura de Juazeiro, Breno Rainan, assinou, nesta quarta-feira (11), um termo de compromisso pela educação pública. A assinatura foi um convite da Associação dos Professores Licenciados da Bahia, a APLB.

“Estamos reafirmando aquilo que a gente já estabeleceu no nosso programa de governo: uma educação crítica, libertadora, que possa trazer emancipação para a classe trabalhadora. Isso é possível através de um programa intersetorial, que priorize, na educação também, saúde, lazer, esporte, geração de emprego e renda, e que não faça só uma educação que sirva de mão de obra barata”, afirma Breno...

Paulo Bomfim assina termo de compromisso em prol da Educação Pública

Nesta terça-feira (10), o prefeito e candidato à reeleição pela coligação “Pra Juazeiro Seguir em Frente”, Paulo Bomfim (PT) participou de uma reunião à convite da APLB Sindicato, que convocou todos os candidatos ao cargo de Prefeito de Juazeiro para assinarem um termo de compromisso para promoção de avanços na Educação Pública.  

De acordo com Gilmar Nery, Diretor da APLB, o termo de compromisso contém propostas para o fortalecimento de políticas públicas para a educação. “Ao assinar o termo, o candidato assumiu o compromisso de cumprir as propostas estabelecidas, como por exemplo, o piso nacional para os professores, o Plano Nacional de Educação (PNE), a reestruturação das escolas para o retorno seguro pós pandemia, entre outras propostas”, explicou...

Iniciadas as inscrições para Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da UNEB em Juazeiro

Foram iniciadas nesta segunda dia 09 e seguem até 23/11, as inscrições da seleção para aluno regular do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) ofertado pelo Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (DCH III/UNEB), campus de Juazeiro.  

Ao todo são 20 vagas distribuídas nas três linhas de pesquisa do programa: Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido; Educação, Comunicação e Interculturalidade; Campo Educacional, Cultura Escolar e Currículo. ..

Mestrado em Educação Física da Univasf está com inscrições abertas para turma 2021.1

O Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de discentes para a turma 2021.1.

São oferecidas 31 vagas, das quais duas se destinam a servidores da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Univasf e seis são reservadas para políticas de ações afirmativas. As inscrições podem ser feitas até 20 de novembro...

Com o projeto Caminhos do Saber, Julio Lossio Filho defende uma educação sem fronteiras informa assessoria

O candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lossio Filho (PSD), em uma de suas propostas para a educação, apresentou o   projeto Caminhos do Saber, que tem o objetivo de disponibilizar transporte gratuito para que jovens do interior possam frequentar as universidades e cursos técnicos da cidade. 

A falta de acesso é um problema constante na vida dos jovens que moram no interior da cidade. Muitos querem ingressar em uma universidade e ter a oportunidade de estudar, mas o incentivo é mínimo por parte do poder público. Pensando nisso, Julio propôs o programa Caminhos do Saber para que  esses jovens não desistam de seus sonhos e possam ter o direito de escolher o caminho que querem seguir...

Artigo - Os desafios da comunicação afe(a)tiva na educação durante a pandemia

Vivemos um momento bastante atípico. Instituições de ensino do mundo inteiro enfrentam os desafios da educação frente a uma pandemia que impôs novos paradigmas para educadores - não apenas sobre o conteúdo, mas também sobre a forma de construção dos conceitos.

Não falo apenas das mudanças de calendário e adequações no planejamento pedagógico; esta nova realidade impacta o papel do educador, que passou a entrar dentro da casa de cada um de seus alunos e, consequentemente, na rotina das famílias, para tentar constituir relações educacionais, e também afetivas, por meio da comunicação e da virtualidade...

Sertão e Agreste contabilizam avanços na educação, saúde e infraestrutura através de Fernando Monteiro

Os últimos dias levam a marca de grandes conquistas para Pernambuco viabilizadas pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE), que passou por diversas cidades do Interior não só para levar seu apoio aos aliados, mas para acompanhar obras em andamento e mostrar resultados concretos de seu trabalho junto às esferas federais e ao Governo do Estado.

Desta vez, as ações foram registradas em Serra Talhada, Exu, Santa Filomena, Afrânio, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista e Limoeiro, com recursos para educação, infraestrutura e saúde...

Em live, Miguel garante que Educação terá mais investimentos e propõe abrir quatro bibliotecas

Com a suspensão da campanha de rua, o candidato à reeleição de prefeito pelo MDB, Miguel Coelho, iniciou uma série de conversas pelo Instagram, a Live 15, com o objetivo de apresentar suas propostas para a comunidade por meio das redes sociais.

Nesta quarta-feira (04), o candidato escolheu o tema Educação para debater e garantiu mais investimentos para o setor no segundo mandato, com a abertura de quatro novas bibliotecas no município entre outras ações. ..

Aula virtual inaugura nesta quinta (5) parceria entre Câmara e Instituto Palavra Aberta para educação midiática

A Câmara dos Deputados promove, nesta quinta-feira (5), a aulive “Suporte suas decisões – Câmara dos Deputados e Instituto Palavra Aberta pela informação responsável”.

O evento celebra o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições, com o objetivo de realizar eventos, estudos, pesquisas e produção de conteúdos relacionados à educação midiática, às competências digitais e ao combate à desinformação, especialmente às fake news. A aulive será às 19h30, com transmissão pelo canal da Câmara no YouTube. ..

Estudo aponta os gastos com educação em 2019 em cidades do Nordeste e cita Petrolina

O anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios da Brasil, lançado em outubro pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), aponta que as cidades selecionadas da Região Nordeste ampliaram os recursos aplicados em educação em 2019. Dos 25 municípios analisados, oito registraram retração nos gastos da pasta, entre eles uma capital.

As sete maiores despesas são de capitais. Sendo, respectivamente, Fortaleza (CE) com R$ 1,48 bilhão; Salvador (BA) com R$ 1,29 bilhão; Recife (PE) com R$ 1 bilhão; São Luís (MA) com R$ 669,5 milhões; Teresina (PI) com R$ 566,6 milhões; Natal (RN) com R$ 424,4 milhões; e João Pessoa (PB) com 423,6 milhões. Os valores são corrigidos pelo IPCA médio de 2019...