Foram encontrados 630 registros para a palavra: dose

Ministério da Saúde permite ampliação de faixa etária para vacina da dengue em doses prestes a vencer

A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de vacinas com vencimento próximo.

As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de quatro a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

Uma nota técnica será enviada aos estados com a nova orientação...

Brasil passa a adotar esquema de dose única contra o HPV

A vacinação contra o HPV no Brasil, a partir de agora, passa a ser feita em dose única. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, na noite dessa segunda-feira (1º). Até então, o país utilizava um esquema de duas doses para combater a infecção, principal causadora do câncer de colo de útero.

“Uma só vacina vai nos proteger a vida toda contra vários tipos de doença e de câncer causados pelo HPV, como o câncer de colo de útero. Não vamos deixar que crianças e jovens corram esse risco quando crescerem”, escreveu a ministra em seu perfil na rede social X, antigo Twitter...

Pancada em dose dupla: Pré-candidata a prefeita de Juazeiro reafirma inelegibilidade de Isaac e bate no governo de Suzana

A pré-candidata a prefeita de Juazeiro, Célia Regina, participou do Programa Geraldo José, nesta terça-feira (12), e por telefone, direto de Salvador, teceu comentários a respeito de um vídeo publicado nas suas redes sociais, com repercussão na região, em que avalia negativamente a gestão da prefeita Suzana Ramos, que qualifica como “sem projetos para Juazeiro”, além de mirar o ex-prefeito Isaac carvalho com a pecha de “inelegível”.

“Nós temos dois pré-candidatos em Juazeiro que pontuam nas pesquisas: Temos a candidata  que é a atual prefeita, é legítima a  reeleição dela”, pontuou, afirmando no entanto que projetos anunciados pelo governo dela datam da época em que foi secretária municipal no município: “desconheço projetos novos que tenham vindo para Juazeiro, muito diferente da época em que atuamos na prefeitura e que até hoje estão sendo executados, com recursos deixados nos anos de 2011 e 2013 no PAC  2, na gestão  de Dilma. Diante disso, quando ela tinha o presidente anterior (Bolsonaro) não foi apresentado qualquer projeto, pois o da Travessia Urbana foi aprovado  na nossa gestão, inclusive com a equipe que trabalhava comigo, que desenvolveu o projeto.  É preciso que a população lembre-se que o PAC 1 e 2 foi do tempo de Lula e Dilma, pensado pelo partido dos trabalhadores e com recursos alocados”, disse...

Bahia recebe as primeiras doses da vacina contra influenza; saiba quem pode ser vacinado

A Bahia recebeu, nesta quarta-feira (6), os primeiros lotes da vacina contra o vírus da Influenza. Neste primeiro momento, o Ministério da Saúde vai destinar cerca de 1,5 milhão de doses que vão contemplar os 417 municípios baianos.

As doses serão distribuídas de acordo com critérios populacionais, considerando os grupos a serem imunizados...

Vacina Dengue: Municípios na expectativa de receberem doses até a primeira quinzena de março

A vacinação contra a dengue já começou em pelo menos seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses. A distribuição das vacinas contra a dengue para 315 municípios iniciou no dia 8 de fevereiro.

Segundo levantamento da Agência Brasil, a vacinação foi iniciada no Distrito Federal e em Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, e também nas capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC). Em Natal (RN) e João Pessoa (PB), a previsão de início da vacinação é na próxima segunda-feira (19). Os estados de São Paulo e Amazonas ainda não têm data para começar a imunização...

Bahia recebe as primeiras doses da vacina contra dengue

A Bahia recebeu, nesta sexta-feira (9), a primeira remessa da vacina contra a dengue. Nesse primeiro momento, as 70.368 mil doses serão destinadas aos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Itaparica, Candeias, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara.

A previsão é de que a Bahia receba mais 49.740 doses na próxima segunda-feira (12). Dessas, 32.290 doses para os municípios da região de Feira de Santana e 17.450 para os municípios da região de Camaçari...

Infogripe alerta para crescimento de casos de Covid-19; cobertura vacinal da dose bivalente é de 16%

Dor de cabeça e no corpo, congestionamento nasal e sintomas que se assemelham aos de uma gripe forte. Foi isso que a aposentada Beatriz de Fátima, de 58 anos, sentiu ao ser infectada com covid-19 por volta do dia 9 deste mês.

Moradora de Brasília, ela engrossa os dados do último boletim InfoGripe, publicado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que alerta para o crescimento de casos de Covid-19. ..

Covid-19: só 11% das crianças até 5 anos tomaram duas doses da vacina

O boletim Observa Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase), da Faculdade de Medicina de Petrópolis, divulgado nesta sexta-feira (11), mostra que foi reduzido o número de crianças com até 5 anos tomaram pelo menos duas doses da vacina contra a covid-19.

Dados do Ministério da Saúde, usados para análise da pesquisa, indicam que apenas 11,4% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, foram imunizadas com duas doses da vacina. ..

Covid-19: capitais alegam falta de doses da vacina bivalente

Apesar de o Ministério da Saúde ter ampliado a dose de reforço de vacinas bivalentes contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos, algumas unidades da Federação alegaram falta de imunizantes para a cobertura de toda a população. Capitais como Rio de Janeiro, Recife e Salvador iniciaram, ontem, a aplicação. Outras prefeituras, como Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba, aguardam o envio de mais doses.

O ministério, porém, assegurou que há estoques suficientes para abastecer estados e municípios. De acordo com a pasta, a distribuição está sendo feita de maneira "reativa" — mediante solicitações por parte dos estados, que, por sua vez, repassam aos municípios...

Covid-19: Prefeitura de Juazeiro alerta sobre a importância da dose de reforço para grupos prioritários

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), faz um alerta para que as pessoas que estão incluídas nos grupos prioritários tomem a dose de reforço contra a Covid-19. A vacina é um meio eficaz para conter os casos graves da doença. Juazeiro já está imunizando com a vacina bivalente todos os públicos prioritários descritos pelo Ministério da Saúde.

Devem tomar a vacina bivalente pessoas que vivem ou que trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, pessoas imunocomprometidas, todos estes a partir de 12 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade, adolescente em medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade...

Primeiras doses de vacina contra a Mpox chegam em Petrolina  

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, informa que já recebeu o primeiro lote, com 28 doses, das vacinas Jynneos destinada a imunização contra a varíola causada pelo vírus Mpox. O esquema será composto de duas doses, com intervalo mínimo de 28 dias em grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.  

O público-alvo para imunização, de acordo com o Ministério da Saúde, são pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA): que tenham idade igual ou superior a 18 anos e status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células, nos últimos seis meses. O objetivo da imunização é interromper o surto nos diversos países, interrompendo a transmissão pessoa a pessoa, e manter a proteção de grupos vulneráveis com risco de desenvolver as formas graves da doença e minimizar a transmissão zoonótica do vírus. A proteção é uma das estratégias complementares de intervenções primárias em saúde pública. ..

Com 2 milhões de doses já aplicadas, movimento pela vacinação entra em nova fase

Com aproximadamente 2 milhões de doses da vacina bivalente contra Covid-19 já aplicadas em dez dias, o Movimento Nacional pela Vacinação ganhou um novo reforço de mobilização.

Na sequência da campanha que tem como embaixadores Xuxa Meneghel, Margareth Dalcolmo (médica e cientista) e Ivan Baron (influenciador e ativista PcD), mais 17 celebridades vão aderir à causa para elevar os índices de vacinação do país...

Bahia recebe doses da vacina Pfizer baby

A Bahia recebeu neste sábado 300 mil novas doses da vacina Pfizer baby. Este imunizante contra a Covid-19 é destinado ao público da faixa etária de 6 meses até menores de 5 anos. As vacinas começam a ser distribuídas ainda hoje, conforme critério populacional.

Anteriormente havia sido entregue uma única remessa da Pfizer baby com 70 mil doses. Este lote chegou ao estado em 10 de novembro de 2022...

Petrolina: Secretaria de Saúde disponibiliza 50 doses da vacina Pfizer Pediátrica  

Com o objetivo de reduzir as perdas das vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Petrolina passa a centralizar a aplicação das doses do imunizante Pfizer Pediátrica. A partir dessa segunda-feira (30), nas Unidades Básicas de Saúde Bernardino Campos Coelho, na Vila Eduardo, e na Lorival Rodrigues, no Mandacaru, vão ser aplicadas 50 doses da vacina, para realização da segunda dose e dose de reforço nas crianças com 5 a 11 anos.

Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem buscar essas unidades das 8h às 12h e das 14h às 16h45, levando documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.  ..

Petrolina recebe Coronavac para aplicação da segunda dose em crianças

A Secretaria de Saúde recebeu pouco mais de 1.600 doses da vacina Coronavac para ser utilizada na segunda dose em crianças de 3 e 4 anos. Para esse público estar imune é necessário esquema completo, feito com as duas doses da vacina.

Assim, o município convida os pais e responsáveis a buscarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa ou o Agente Comunitário de Saúde de sua área e informar o nome completo da crainça e telefone para contato com o objetivo de articular a vacinação desse público sem perda de doses.  ..

Prefeitura de Juazeiro disponibiliza dose de reforço da vacina contra Covid-19 para crianças a partir dos cinco anos

Os pais já podem levar as crianças com idade entre cinco e onze anos de idade para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 no município de Juazeiro. A vacina já vinha sendo aplicada em crianças a partir dos 12 anos. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aguardava a chegada de mais doses para ampliar a vacinação para esta faixa etária.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes, os casos de mortes ou de sequelas graves causadas pela Covid-19 em crianças justificam a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado. "Dados do Ministério da Saúde apontam a soma de 1.449 mortes de meninos e meninas de até 11 anos em decorrência da doença. Os pais precisam estar atentos e manter o cartão de vacinação em dia. Vacinar é um gesto de amor e cuidado", disse...

Saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (19), o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.

Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos...

Bahia completa dois anos de vacinação contra Covid-19 com 35 milhões de doses aplicadas e queda de mais de 66% no número de mortes

Há exatos dois anos, a Bahia aplicava as primeiras doses da vacina contra o Coronavírus. Em 19 de janeiro de 2021, uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena foram imunizados com a Coronavac, dando início a uma longa caminhada contra o tempo para salvar vidas. Desde então, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mobilizou uma verdadeira operação de guerra contra o vírus, para garantir que as doses de esperança chegassem a todos os 417 municípios em tempo hábil.

E os dados mostram que a força-tarefa cumpriu sua missão: em 2020, a Bahia registrou 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%. Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana destaca que a queda só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado desde os primeiros dias da pandemia. "Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável", analisa...

Bahia completa dois anos de vacinação Covid com 35 milhões de doses aplicadas e queda de mais de 66% no número de mortes

Há exatos dois anos, a Bahia aplicava as primeiras doses da vacina contra o Coronavírus. Em 19 de janeiro de 2021, uma enfermeira, uma idosa, um médico e uma indígena foram imunizados com a Coronavac, dando início a uma longa caminhada contra o tempo para salvar vidas. Desde então, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mobilizou uma verdadeira operação de guerra contra o vírus, para garantir que as doses de esperança chegassem a todos os 417 municípios em tempo hábil.

E os dados mostram que a força-tarefa cumpriu sua missão: em 2020, a Bahia registrou 10.287 mortes, enquanto em 2022, após o avanço da vacinação, o número caiu para 3.487 óbitos, representando uma redução superior a 66%. Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana destaca que a queda só foi possível graças à massificação da imunização, aliada às medidas de enfrentamento adotadas pelo Governo do Estado desde os primeiros dias da pandemia. "Investimos mais de R$ 2,2 bilhões durante a pandemia para garantir a estrutura necessária para salvar a vida de milhares de baianos, com ampliação e reforma de unidades de saúde, instalação de um hospital de campanha na Arena Fonte Nova, além do Hospital Metropolitano. Isso tudo exemplifica a grande reunião de esforços em prol de salvar vidas. Hoje, não temos dúvidas sobre a eficácia da vacinação nesse controle. Desde quando as doses começaram a ser aplicadas, as taxas de internações e mortes decorrentes de complicações da Covid-19 caíram de forma considerável", analisa...

COVID-19: Petrolina disponibiliza novas doses da Pfizer baby e centraliza Pfizer pediátrica

Com o foco na prevenção e imunização das crianças, a partir desta quarta-feira (18), a Secretaria de Saúde irá disponibilizar na Unidade Básica de Saúde Amália Granja, no bairro Vila Mocó, 40 doses da vacina Pfizer baby para o público de seis meses a dois anos. Outra novidade é sobre a centralização em oito UBS da vacina Pfizer pediátrica, destinada para 3º dose do público de 5 a 11 anos.

As ações desenvolvidas têm como objetivo evitar perda dos imunos, uma vez que as doses enviadas estão sendo insuficientes para atender a demanda do município na zona urbana e rural. Sobre a centralização das doses de reforço para as crianças de 5 a 11 anos, as unidades que disponibilizarão a vacina são: UBS Amália Granja, Vila Mocó; UBS Roza Maria, Gercino Coelho; UBS Bernardino Campos, Vila Eduardo; UBS Ricardo Soares, Cohab Massangano; UBS Lourival Rodrigues,  Terras do Sul; UBS Lia Bezerra, José e Maria; UBS Anália Batista, Cosme e Damião e UBS Josefa de Souza, Pedra Linda...