Foram encontrados 3 registros para a palavra: clarao

Repercute o clarão visto no céu em diversas cidades da Bahia e pesquisadores apontam queda dos restos de foguete chinês

Vídeos feitos pela equipe da REDEGN e por moradores do residencial Baraúna que compartilharam com nossa redação, mostram a passagem de objetos não identificados, possivelmente "meteoros" no céu em Juazeiro nesta sexta-feira (22).

O assunto continua sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais...

Clarão é visto no céu da Bahia e fato é registrado por juazeirense; Veja o vídeo

Um clarão no céu chamou atenção de moradores de várias cidades da Bahia, no final da tarde desta segunda-feira (23). A situação foi gravada e divulgada nas redes sociais. 

Segundo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), o clarão é a pluma de combustível de um dos estágios do foguete "Longa Marcha 5". Ainda de acordo com Marcelo, o foguete foi lançado pela China, nesta segunda, para coletar amostras de rochas da lua...

Clarão no céu visto na Bahia foi causado por meteoro, dizem astrônomos amadores

O astrônomo amador Fernando Munaretto atribuiu o clarão visto em Salvador, região metropolitana e algumas cidades no interior a um provável meteoro. Em entrevista à TV Bahia, o estudioso, que viu o incidente meteorológico, afirma que o corpo que cruzou a atmosfera fez uma trajetória de oeste para leste sobre o mar, apresentando uma coloração laranja no final de sua passagem. “O que dá a coloração é a composição química do corpo”, afirmou Munaretto, citando que o objeto pode ser rochoso, metálico ou ainda ter outras características. Munaretto mencionou ainda relatos do litoral sul da Bahia sobre o avistamento do meteoro, o que indica um “raio bastante amplo”. A comunidade de observação de meteoros Bramon (do inglês, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros) também aposta em um meteoro, e cita Sergipe também como um dos pontos de observação do fenômeno. “O meteoro, que foi visto em Salvador, toda a costa leste além de Sergipe, entrou na atmosfera terrestre às 22:27:52, horário local  no sentido nordeste para sudeste e explodiu sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 83Km da Praia de Garajuba e aproximadamente 29 Km de altitude.

As informações foram coletadas e analisadas por uma equipe da BRAMON nessa noite entre 20 e 21 de fevereiro”, analisou o astrônomo amador. Nenhum órgão oficial ainda se pronunciou sobre o caso...