Foram encontrados 1098 registros para a palavra: cHUVA

Verão começa e previsão no sertão é temperatura máxima de 38ºC neste início da estação

O verão começou neste sábado (21), às 6h20 (horário de Brasília), em todo o Hemisfério Sul do planeta com mudanças rápidas nas condições do tempo, caracterizadas por chuvas intensas e ventos fortes. A posição da Terra mais perto do Sol também torna os dias mais longos que a noite e traz temperaturas elevadas em todo o país.

Segundo o Prognóstico Climático de Verão, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta estação o fenômeno La Niña, que costuma causar fortes chuvas no Norte e Nordeste do Brasil e secas no Sul, terá duração mais curta. A probabilidade dessas condições prevalecerem é de 60% entre janeiro e março e cai progressivamente para 40% entre fevereiro a abril de 2025...

Chuvas intensas devem atingir 46 cidades baianas; confira a lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 46 cidades da Bahia. O alerta é de nível amarelo, indicando baixo risco de cortes de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

 A população das cidades em alerta deve ficar evitar áreas abertas durante chuvas e ventos fortes, procurar abrigo seguro e evitar o contato com estruturas metálicas durante tempestades...

Artigo: chuva é benção. É encontrar felicidade

Oi, tudo bem? Espero que sim!

Às vezes, a gente vem aqui, posta algo, compartilha uma alegria ou até uma tristeza, e não sei por quê, mas parece que sempre existe aquela vontade de passar algo bom, de deixar uma mensagem que faça bem a quem vê, lê ou ouve, sabe?..

Após gastarem milhões com shows, cidades pedem ajuda contra chuva

"O quintal foi todo quebrado. Caiu tudo no rio. Agora, o medo é a casa da minha mãe terminar de cair".

O depoimento é de uma moradora de São Geraldo do Baixio, no Vale do Rio Doce, que preferiu não se identificar. No último dia 14, a cidade teve decretada situação de emergência por conta da combinação entre as chuvas intensas do verão e a falta de infraestrutura...

Meteorologia prevê chuvas intensas nos sertões

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de tempestade para sete estados: Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. O alerta tem grau de severidade classificado como perigo e segue em vigência até as 10h desta quarta-feira (4).

A previsão é de chuva entre 30 milímetros e 60 milímetros por hora (mm/h) ou entre 50 milímetros e 100 milímetros por dia (mm/dia), além de ventos intensos que podem variar de 60 quilômetros a 100 quilômetros por hora (km/h) e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos...

Governador lamenta mortes de jovens após fortes chuvas em Salvador e Dias D'Ávila

Após a confirmação, nesta sexta-feira (29), das mortes dos jovens Amanda Teles e Paulo Andrade, vítimas de ocorrências decorrentes das últimas chuvas, em Dias D'Ávila e Salvador, respectivamente, o governador Jerônimo Rodrigues se manifestou nas redes sociais. "Recebi com muita tristeza a confirmação das mortes. Presto minha solidariedade aos amigos e familiares neste momento de profunda dor", lamentou.
 
O governador afirmou que a parceria com as prefeituras municipais tem sido fundamental neste momento, e revelou ter mantido contato com os prefeitos de Salvador, Bruno Reis, e de Dias D'Ávila, Alberto Castro, "para garantirmos que todos os esforços sejam empregados no amparo àqueles que mais precisam".
 
Ainda na publicação, Jerônimo destacou a atuação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) nas buscas pelas vítimas. "Agradeço todo esforço e empenho ininterruptos dos Bombeiros, nos últimos dias, não só nestas duas ocorrências, como em todas as cidades - impactadas pelas fortes chuvas - onde tem sido necessária a sua atuação", e completou: "ressalto também o apoio da comunidade e o trabalho decisivo da Defesa Civil estadual e da Secretaria de Saúde do Estado para garantir o suporte necessário aos baianos e baianas de alguma forma afetados pelas chuvas". ..

Chuvas Salvador: dois corpos continuam desaparecidos. Vítimas têm 12 e 18 anos

As buscas pela menina de 12 anos que despareceu após cair em um bueiro em Dias D'Ávila, na região metropolitana, e pelo jovem de 18 anos soterrado após um deslizamento de terra em Salvador seguem nesta quinta-feira (28). Ambos os casos foram registrados durante as fortes chuvas que atingiram a capital baiana e cidades próximas na quarta-feira (27).

Em Dias D'Ávila, a adolescente retornava da escola quando caiu no bueiro. O acidente aconteceu no bairro Urbes, às 12h20. As buscas já ultrapassaram 18h...

Governador se solidariza com população baiana e familiares de vítimas em Salvador devido às fortes chuvas

Em agenda institucional no interior do estado, na manhã desta quarta-feira (27), o governador Jerônimo Rodrigues fez uma pausa para acompanhar as ações em apoio à população baiana atingida pelas fortes chuvas, e se solidarizou com as vítimas de desabamentos na capital baiana, onde o índice de chuva já é três vezes maior que o esperado para o mês de novembro. "Quero deixar uma mensagem de solidariedade às famílias e às pessoas que estão, nesse momento, sofrendo com as chuvas em toda a Bahia, em especial, hoje, em Salvador".

Jerônimo ressaltou a mobilização dos órgãos do Governo do Estado no atendimento às demandas de emergência. "Nós estamos com a presença firme do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e toda a minha equipe, incluindo a de Saúde e a de Segurança Pública, atuando junto com a Prefeitura, junto com a comunidade, junto com as igrejas, para que a gente possa dar este apoio"...

Chuvas: 20 pessoas foram desalojadas e encaminhadas para casas de familiares e amigos em Petrolina

Diante do volume de chuva registrado na última segunda-feira (25) e a  previsão para os próximos dias, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, irá ampliar o horário da equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, que irá trabalhar em regime de plantão esta semana. Essa iniciativa tem o objetivo de monitorar as regiões mais atingidas pelas chuvas.
 
A equipe de Abordagem Social está atuando em parceria com a Defesa Civil, visitando os lugares que foram mais atingidos com os alagamentos. Até o momento 15 comunidades foram visitadas: Dom Avelar, João de Deus, Antônio Cassimiro, Jardim São Paulo, Rio Corrente, Jardim Petrópolis, Vila Dilma, Vila Chocolate, Henrique Leite, Vila Vitória, Jatobá, e as Ocupações Lagoa do Dom Avelar, Buraco da Vaca, Pomares, e Salinas. Até agora, 58 famílias seguem sendo acompanhadas.
 
Por questões de segurança, 20 pessoas foram desalojadas e encaminhadas para casas de familiares e amigos. O Abrigo Municipal de Petrolina está à disposição e equipado para acolher, em caso de desabrigados.
 
As famílias que precisarem de alojamento podem entrar em contato com a equipe da Defesa Civil, que pode ser acionada através do número de Whatsapp: (87) 99132-9568, que funciona 24h. ..

Órgãos estaduais se reúnem para avaliar situação de municípios baianos afetados pela chuva

Representantes de diversos órgãos estaduais se reuniram na tarde desta segunda-feira (25) para avaliar a situação de municípios baianos afetados pelas chuvas e alinhar esforços para mitigar os impactos e apoiar as populações afetadas.

Na ocasião, a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) apresentou o balanço atualizado, sinalizando que a situação deve continuar até terça-feira (26), conforme previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)...

Petrolina: Defesa Civil registra 60 milímetros de chuva na área urbana

Com alerta de chuva que varia entre moderada a forte até quarta-feira (27), a Prefeitura de Petrolina mantém equipes em atenção para atendimento às demandas da população. Nesta segunda-feira (25), até o meio dia, o volume acumulado de chuva foi de 60 milímetros. A Defesa Civil atendeu três chamados, que foram registrados através da central de atendimento, de situações sem gravidade.

As ocorrências atendidas são relacionadas a alagamentos e problemas de drenagem nos bairros Dom Avelar e Vila Eulália. Até o momento não houve registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Os pluviômetros da cidade registraram maior incidência de precipitações no bairro Cohab Massangano...

Prefeitura de Juazeiro age rápido para minimizar impactos das fortes chuvas na manhã desta segunda-feira, diz assessoria

Na manhã desta segunda-feira (25), Juazeiro foi atingida por uma forte chuva num curto espaço de tempo. De acordo com a estação de meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foram 31 milímetros de chuva esta manhã.
Diante da situação, a Prefeitura Municipal mobilizou suas equipes em uma ação emergencial para minimizar os possíveis transtornos e garantir a segurança da população.

Desde as primeiras horas do dia, equipes da Defesa Civil Municipal, Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), Serviços Públicos (Sesp), Serviço de Água e Saneamento Ambiental (Saae), e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), estão nas ruas monitorando áreas de risco, desobstruindo vias e prestando o apoio necessário...

Chuva volta a mostrar a falta de infraestrutura em Juazeiro e Petrolina: "Socorro autoridades", clama morador

A falta de infraestrutura volta a causar transtornos em vários bairros de Juazeiro, Bahia.Bairro Monte Castelo a rua Saramandaia é uma das mais caóticas. No bairro Novo Encontro, Rua Lírio da Paz, a REDEGN recebeu video mostrando a situação de calamidade, "desesperadora" devido as chuvas caídas na manhã desta segunda-feira, 25

"Não é a primeira vez e certamente não será certamente a última. A água está invandindo nossa casa. Socoro, que o próximo gestor olha aqui para a rua"..

Defesa Civil do Estado da Bahia alerta sobre os riscos de fortes chuvas nos próximos dias 

A previsão do tempo sinaliza que, a partir deste sábado (23), até a próxima terça-feira (26), o estado da Bahia será atingido por fortes chuvas. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Inema) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), cenário este que se tornará mais ameno a partir do próximo domingo (1/12), quando as chuvas podem variar de fracas a moderadas.

Alerta laranja-Também, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), existe a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa no extremo sul da Bahia. A previsão indica elevados acumulados no decorrer do dia de amanhã (23), que podem acontecer na forma de pancadas de chuva de alta intensidade. Neste cenário, existe o risco de deslizamento de terras, especialmente em encostas urbanas, e eventuais "quedas de barreira" às margens de rodovias...

Defesa Civil de Juazeiro emite alerta de chuva entre os dias 23 e 26 de novembro

A Defesa Civil de Juazeiro alerta sobre a previsão de chuvas, de 23 a 26 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100mm/h, com ventos intensos de 60-100 km/h e risco de corte de energia elétrica. Em Juazeiro, a temperatura pode chegar a mínima de 20°C, na segunda e na terça-feira, com ventos moderados e possibilidade de chuva e trovoada.

As equipes da Prefeitura de Juazeiro seguem em prontidão. O coordenador da Defesa Civil, Ramiro Cordeiro, está acompanhando as ações e alerta sobre os cuidados que devem ser tomados durante esse período. "Com a chegada da chuva, há o risco de queda de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Então é importante que a população fique em alerta a esses sinais. É necessário também desligar os aparelhos das tomadas e não ficar próximo às árvores, por exemplo", disse Ramiro Cordeiro.

A Prefeitura de Juazeiro segue com trabalho preventivo para garantir a segurança da população. Em caso de emergência, entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone (74) 98836-8272 (WhatsApp)...

Meteorologia prevê chuvas para Juazeiro e Petrolina neste final de semana

A formação de um ciclone próximo à Bahia deve intensificar as chuvas no Estado e afetar várias regiões do Brasil, como Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Esse fenômeno deve provocar mudanças no clima para o fim de semana. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta quinta-feira, 21.

De acordo com reportagem da Revista Oeste, com o ciclone próximo a Bahia, mudanças significativas podem ocorrer no final de semana, entre sábado 24 e segunda-feira 25. A previsão é que a chuva atinga 100mm, o que pode provocar transtornos...

Defesa Civil de Petrolina alerta para possibilidade de chuvas durante o final de semana

Um novo período de chuva se aproxima na região do Vale do São Francisco.

Com base na Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria de Segurança Pública, faz um alerta para a possibilidade de chuva fraca a moderada, entre esta sexta-feira (22) até a próxima terça-feira (26)...

Confira previsões de chuva para Juazeiro e Petrolina

 As previsões para o Vale do São Francisco, incluindo Petrolina, Juazeiro e regiões vizinhas, indicam que, entre domingo e segunda-feira (24 e 25 de novembro de 2024), a região estará sob influência de intensa instabilidade, com possibilidade de pancadas de chuva e tempestades.

A expectativa é do setor de Meteoroloogia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. "Ressalta-se que a previsão numérica, feita com alguns dias de antecedência, aponta os sinais de instabilidade, tornando o monitoramento por satélite, radar e dados de estações meteorológicas essencial para confirmar, ou não, a ocorrência dos eventos previstos", diz o doutor em Meteorologia  Emerson Damasceno de Oliveira...

Projeto testa plasticultura para reduzir impacto das chuvas na viticultura do Semiárido; Dia de Campo acontecerá em Petrolina na próxima segunda-feira (25)

Nos últimos anos, as mudanças climáticas tem transformado as condições de cultivo na viticultura do Semiárido brasileiro. Em uma região onde as chuvas sempre foram concentradas em quatro meses, as precipitações passaram a ocorrer ao longo do ano, afetando diretamente a fruticultura irrigada, especialmente a uva. Esse cenário levou a Embrapa Semiárido a desenvolver um projeto que estuda o uso da plasticultura para mitigar os efeitos adversos das chuvas, além de promover benefícios no desenvolvimento das videiras, produtividade e qualidade dos frutos.

No Brasil esta técnica já é adotada em regiões vitivinícolas com altos índices de precipitação, como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a cobertura dos vinhedos com filmes plásticos ou ráfia cria uma barreira física que reduz a presença de água livre nas folhas. A pesquisadora e coordenadora do projeto, Patrícia Coelho de Souza Leão, explica que as precipitações mais intensas aumentam os riscos de doenças, exigindo um manejo mais intensivo, o que eleva os custos de produção...

Chuva de novembro chegou com força nesta segunda (11) em Juazeiro e Petrolina. Confira previsão para os próximos dias

Em que pese as previsões indicassem chuvas de pouca intensidade para esta segunda-feira (11) em Juazeiro e Petrolina, com o Climatempo apontando algo em torno de 7mm, dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) registraram 52,4 mm de chuvas no período da tarde e início de noite.

A chuva, que durou cerca de duas horas, causou transtornos em várias áreas das duas cidades, principalmente em trechos onde estão sendo realizadas obras de pavimentação, nas duas cidades...