Foram encontrados 5 registros para a palavra: Yoga

Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando

Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando. Não há como alcançar verdadeira saúde interior em um mundo em colapso.  De que adianta correr para se manter em forma se o ar está poluído? Como encontrar paz mental quando enfrentamos ondas de calor extremo em cidades desprovidas de árvores, infraestrutura adequada ou quando muitos sequer têm condições de comprar e manter um ar-condicionado? Como manter a estabilidade emocional diante da devastação frequente das enchentes, que destroem vidas, lares e memórias ao redor do mundo? Nossa saúde individual está também na  saúde do planeta. Confira análises: 

As palavras do ano de 2024 revelam uma tendência preocupante sobre nossa saúde mental coletiva. No Brasil, “ansiedade” foi escolhida como a palavra que melhor representa o zeitgeist nacional, enquanto globalmente, o termo “brain rot” (deterioração cerebral) ganhou destaque. Essas escolhas são um reflexo alarmante do estado de nossa saúde mental e bem-estar emocional, indicando um mal-estar generalizado que transcende fronteiras e culturas...

A Yoga como prática que reconhece a potência do corpo e traz autoestima

Corpo rígido, postura retraída, era assim que andava antes de fazer a prática de yoga na Universidade do Estado da Bahia. Essa postura era resultante de uma mecanização do sistema médio de educação que supervaloriza o intelecto e esquece o corpo. Quando estudava para o vestibular, não tinha consciência que vivia em uma rotina que prejudicava meu corpo. Ficava muitas horas sentado lendo e respondendo questões sem se preocupar com a saúde, era praticamente o dia todo sem me alongar e desaprendendo a respirar saudavelmente, quase entrando em uma depressão do corpo perdendo forças e com uma coordenação péssima que me fazia ter uma autoestima baixa e prejudicava o meu relacionamento com as pessoas. Também sentia dores nas costas e juntas, mesmo com pouca idade.

Acordava cinco e meia para ir até o cursinho, sentava-me para assistir aula das setes as dozes horas, ficava cerca de cinco horas sentado numa mesma posição, carregava livros pesados, saia para almoçar na casa de minha tia que morava perto de onde estudava e voltava a estudar na biblioteca próxima. Depois, retornava para casa para estudar de novo até onze horas da noite. No dia seguinte, repetia o mesmo ciclo que me fez recuperar anos de estudo que na escola não pude apreender mesmo com dedicação. Foi uma fase confusa de descobertas, mas agradeço aos meus pais, tias, tios, primos, professores, escola e amigos por ter me ajudado, pois aprendi bastante, contudo não tinha a consciência de como o meu corpo sofria...

Cuidando do Mestre: projeto da prefeitura leva oficina de yoga a professores de Petrolina

Os profissionais do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Edith Bezerra, localizado no bairro Alto da Boa Vista, em Petrolina, participaram de mais uma ação do projeto 'Cuidando do Mestre'. A iniciativa faz parte de uma atenção voltada ao autocuidado dos professores da Rede municipal que é realizada pela Secretaria de Educação (Sedu), em parceria com a Univasf.

No último sábado (28), a oficina ministrada foi de yoga. Conduzida por Theodora Mendes, os participantes tiveram a oportunidade de fazer exercícios corpóreos e de respiração. Para a professora, a realização da oficina é importante, pois a prática do yoga possui uma grande no comportamento de autocuidado, aliando posturas corporais, meditação, respiração e pensamentos éticos com o próprio corpo, 'levando as pessoas a estarem mais conectadas consigo mesmas'...

IV Jornada de Yoga na Educação será realizada em Juazeiro

O grupo de pesquisa "Corpoética: Estudos interdisciplinares em Corpo, Comunicação e Saúde", da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), irá promover a IV Jornada de Yoga na Educação. O evento ocorrerá em Juazeiro, entre os dias 28 de abril e 01 de maio, e contará com a participação da professora de yoga Ana Maria Magalhães, cuja formação ocorreu em países como França, Estados Unidos e Índia.

Atuante desde o início dos anos 70, quando praticava yoga com D. Lucy, na Associação de Yoga da Bahia (AYABA), em Salvador, Ana Maria residiu em Paris, França, e se formou como professora de yoga pelo Institut Eva Ruchpaul, em 1981. No ano de 2011, participou de formação para ensinar o método Vinyasa Krama, como discípula de Srivatsa Ramaswami, no (LMU) Loyola Marimount University, Los Angeles – CA, Estados Unidos. Já em 2012, formou-se com A.G. Mohan, em Mahalipuram, India. Além disso, a professora ministrou diversas aulas e cursos para formação de professor de yoga, no Brasil e no exterior, dirigindo também retiros na natureza, com práticas yóguicas e alimentação viva...

Documentário e livro sobre Yoga nas escolas serão lançados na UNEB-Juazeiro

Nesta sexta-feira (23), será realizada mais uma edição do Pesquisa em Debate. O evento acontecerá no Auditório Multimídia, do Departamento de Ciências Humanas (DCH), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, às 17h.

Na ocasião, serão lançados o documentário e o e-book do grupo de estudos "Comunicação, corpo e saúde (Corpoética), relacionados ao tema "Corporeidade e Educação: desvelando os sentidos do Yoga nas escolas".  ..