17 bolsistas e voluntários apresentaram seus trabalhos de pesquisa, com temas diversos, desenvolvidos ao longo do ano, com o objetivo de discuti-los junto ao público presente na sexta edição do 'Simpósio de iniciação científica do NEMA' que aconteceu na quinta (21) e sexta-feira (22) passadas, no auditório do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA) e do Centro de Estudos em Biodiversidade Vegetal (CEBIVE), ambos com sede no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento contou ainda com a participação de pesquisadores e analistas ambientais.
Essa iniciativa buscou intensificar a colaboração entre o NEMA e o CEBIVE, promovendo a troca de conhecimentos entre seus integrantes e fortalecendo debates e ações voltadas à conservação da biodiversidade vegetal da Caatinga. O foco principal recaiu sobre a flora das áreas impactadas pelas obras do canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), conduzidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
O professor Renato Garcia, coordenador do NEMA, destacou a relevância do Simpósio, destacando que o NEMA e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) enquanto programas ambientais do PISF, com bases instaladas na Univasf, aportam cerca de 21% das bolsas de iniciação científica do PIBIC ofertadas dentro da universidade. "Este evento é fundamental porque, primeiramente, nós acompanhamos o desenvolvimento dos estudantes que se tornam mais rápidos e com melhor oratória para apresentarem seus trabalhos em outros congressos e eventos como o SCIENTEX que é promovido pela Univasf. É também uma oportunidade de conhecermos os trabalhos deles, discutir junto aos pesquisadores, gerentes e analistas ambientais que temos na base para fortalecer essa formação da iniciação científica dos nossos estudantes", destacou o professor Renato. ..