Foram encontrados 51 registros para a palavra: Forças de segurança

20ª edição do Forró do Vaqueiro de Sobradinho: Forças de segurança já estão mobilizadas para garantir a tranquilidade da festa que começa na próxima sexta-feira (8)

Começa na próxima sexta-feira (8) e vai até o domingo (10), a 20ª edição do Forró do Vaqueiro, uma realização da Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.

O evento contará com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e Guarda Municipal, que garantirão a segurança durante os três dias de festa...

Em reunião com forças de Segurança, Simão Durando anuncia medidas para fortalecer a segurança em Petrolina

Nesta terça-feira (29), o prefeito de Petrolina Simão Durando anunciou em seu perfil no Instagram novas estratégias para conter a violência em Petrolina. Em reunião com autoridades de segurança, o prefeito pontuou a necessidade de se discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da segurança pública no município e avaliar medidas para conter a violência. A reunião contou com a presença de representantes da Polícia Militar, Biesp, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Segurança, e Ammpla, órgãos responsáveis pela segurança na região.

Durante o encontro, foram abordados dados sobre a criminalidade, especialmente em áreas onde têm ocorrido mais incidências de crimes, como furtos, homicídios, roubos e tráfico de drogas. O prefeito anunciou a aquisição de 60 novas câmeras para o monitoramento da cidade, instaladas em pontos estratégicos, incluindo as vias de entrada e saída do município. ..

Bahia: Governador reúne chefes e comandantes das forças de segurança para avaliação e balanço de ações

O governador Jerônimo Rodrigues reuniu chefes e comandantes das forças de segurança da Bahia para avaliar o andamento de ações realizadas no estado e fazer um balanço de resultados. Estiveram presentes representantes das Polícias Civil, Militar e Penal, Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros. O encontro ocorreu no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador.

"Todos nós, juntos, estamos buscando o que a Bahia espera, sem medir qualquer tipo de sacrifício para que os investimentos aconteçam. Investimentos em armamento, viaturas, equipamento de proteção, construção de delegacia, de pelotões, presídios. Todo mundo imbuído para que a gente possa seguir com as ações e operações em todo o estado", pontuou o governador...

De janeiro a setembro de 2024, forças de segurança da Bahia já apreenderam 55 fuzis

Operações das Forças da Segurança da Bahia contra facções, realizadas entre os meses de janeiro e setembro de 2024, apreenderam 55 fuzis, igualando o número de todo o ano de 2023. O dado foi apresentado durante a coletiva de Balanço da Segurança Pública, promovida nesta segunda-feira (16).
 
O número total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) apresentou um aumento de 7%, na comparação com o mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado. Em números absolutos, a Polícia retirou das ruas 3.971 armas de fogo este ano, contra 3.710 exemplares em 2023.
 
"São 16 armas apreendidas por dias em ações ordinárias e integradas das Forças Estaduais e Federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas, entre outros armamentos", destacou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner, que acrescentou ainda que a DESARME, unidade criada pela Polícia Civil, investigará a origem, rotas e comércio ilegal de armas no estado.
 
Para a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira "a apreensão de armas, de drogas e de outros materiais passa por exames periciais para comprovar o crime nos laudos. Temos muito orgulho de fazer parte desse trabalho conjunto. É um esforço conjunto de todas as forças, cada uma desempenhando seu papel, que tem contribuído para esses resultados significativos, demonstrando o avanço no planejamento e no combate ao crime organizado".
 
Combate a incêndios florestais
 
Bombeiros empregados na Operação Florestal 2024 debelaram 422 incêndios em áreas ambientais nos últimos dois meses, na Bahia. O total de 59 municípios foram atendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
 
Divididas em cinco Bases Florestais, as equipes realizam o enfrentamento ao fogo em áreas de mata para preservação da fauna e da flora. Além do combate, 720 orientações preventivas foram promovidas para a população.
 
As equipes estão empregadas nas cidades de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e em Vitória da Conquista (Base Sudoeste).
 
Os profissionais utilizam a Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, para monitorar as áreas do estado com maior foco de calor e riscos de incêndios florestais. O coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, explicou que o mês de setembro é um período crítico, com maior possibilidade de ocorrências.
 
O monitoramento das regiões com maior índice de calor auxilia na preparação das equipes empregadas no enfrentamento. Aeronaves remotamente tripuladas também são utilizadas e o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) foi empregado para transportar equipes.
 
Risco
 
O oficial do CBM lembrou que mais de 90% dos incêndios florestais são causados pelos humanos, durante queimas de lixo e vegetação, ou até mesmo no descarte incorreto de cigarro.
 
"Quando a vegetação está muito seca, qualquer coisa é capaz de gerar uma situação sem controle", frisou o coronel Jadson, acrescentando que autores de crimes ambientais poderão ser responsabilizados com base na Lei 9.605/98.
  ..

Forças de segurança deflagram operação conjunta contra tráfico de drogas em Cruz das Almas

Com o objetivo de combater os crimes de roubo e tráfico de drogas em Cruz das Almas, as polícias Civil e Militar deflagram uma ação conjunta para cumprimento de mandados de busca e apreensão, na manhã deste sábado (31). Um adolescente foi apreendido e está à disposição da Vara da Infância e da Juventude. As informações são do Bahia Notícias, parceiro RedeGN.

Durante a ação nesta manhã, foram apreendidos 60 aparelhos celulares de origem duvidosa, porções de maconha e cocaína prontas para comercialização, câmeras de segurança utilizadas para monitorar a circulação das forças policiais, instaladas clandestinamente nos postes de iluminação pública e um rádio comunicador com o símbolo de um grupo criminoso foram apreendidos durante a ação...

Com 51 prisões por dia, Polícia baiana registra marca de 11 mil criminosos capturados em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, cerca de 11 mil pessoas foram capturadas pelas Forças da Segurança da Bahia, uma média de 51 prisões realizadas por dia. O número é 3,5% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 10.556 capturas foram realizadas.

Entre os presos estão lideranças de grupos criminosos especializados em homicídios, tráfico de drogas e armas, além de feminicidas, assaltantes de bancos e integrantes do Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Alguns foram localizados em outros estados...

Forças de segurança da Bahia já alcançaram 65 líderes de facções em 2024

Ações de inteligência das Forças da Segurança da Bahia alcançaram 65 líderes de facções em 2024. O dado foi apresentado na manhã desta segunda-feira (19), durante coletiva no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública.

Os criminosos localizados possuem envolvimento com tráficos de drogas e armas, homicídios, lavagem de dinheiro, roubo, porte ilegal de arma de fogo e corrupção de menores...

Forças de Segurança apontam dados de redução nos índices de violência doméstica e familiar contra mulheres, diz assessoria

Pelo quarto mês consecutivo, as ações integradas das Forças de Segurança de Pernambuco resultaram em uma redução significativa nos índices de violência doméstica e familiar contra mulheres. Segundo a Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGACE) da Secretaria de Defesa Social (SDS), a queda de casos superou os 6% na comparação de julho de 2023 com julho de 2024.

No levantamento feito, a análise comparou os números de julho de 2023 e julho de 2024, revelando uma diferença de aproximadamente 278 casos a menos. Em julho de 2023, foram registradas 4.152 mulheres vítimas de violência doméstica/familiar, enquanto em julho deste ano, o número caiu para 3.874. Em destaque, a Capital apresentou uma redução de 15%, reduzindo de 761 (jul/2023) para 647 (jul/2024), seguida pelo Agreste pernambucano, que registrou uma redução de 14,7%, caindo de 884 (jul/2023) para 754 (jul/2024). A Zona da Mata e o Sertão também apresentaram redução de 4,9% e 2,3%, respectivamente. Caindo de 427 (jul/2023) para 406 (jul/2024) na Zona da Mata e 840 (jul/2023) para 821 (jul/2024) no Sertão...

Forças de segurança da Bahia prendem mais de 400 pessoas na 13ª Fase da Operação Unum Corpus

A Secretaria da Segurança Pública apresentou, nesta terça-feira (18), o balanço parcial da 13ª fase da Operação Unum Corpus, deflagrada em toda a Bahia.  Com 424 prisões, as ações foram realizadas no interior do estado, em Salvador e na Região Metropolitana. 
 
O secretário Marcelo Werner, destacou a importância dessa fase da Unum Corpus ocorrer no período junino com o objetivo de reduzir a atuação dos grupos criminosos na capital e no interior do estado. "É uma operação importante, que vem em um momento muito propício, na prévia do São João, para que toda população baiana e os turistas que chegam, tenham um São João de paz e tranqüilidade", disse Werner.
 
Durante as ações na capital baiana, as equipes policiais, com o apoio da Coordenação de Operação e Recursos Especiais (Core), apreenderam 85 quilos de maconha, 15 quilos de cocaína e crack, um revólver calibre 38, um celular, insumos para refinamento de cocaína e embalagens para acondicionar drogas.
 
Entre as prisões no interior da Bahia, 80 pessoas foram autuadas em flagrante e 290 por força de mandado. Dos alvos alcançados, 142 são acusados de crimes contra a vida, 100 por tráfico de drogas e 73 por crimes contra o patrimônio.
 
A diretora do Departamento de Polícia do Interior, delegada Rogéria Araújo, pontuou a importância das prisões, que são prioridade para operação. "A Polícia Civil da Bahia hoje deflagra mais uma fase da operação, a segunda deste ano, com o foco em combater os crimes pela vida, o tráfico de drogas e as organizações criminosas", disse.
 
As diligências estão em andamento, com medidas judiciais contra internos de unidades do sistema prisional, suspeitos de influenciar ações criminosas nas ruas. ..

35 presos na Operação Divisa Integrada PE/PB mostra importância da ação conjunta entre os estados

A partir da parceria entre as Forças de Segurança, a Operação Divisa Integrada, coordenada pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e pela Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, demonstrou a eficácia que uma integração é capaz. O balanço das ações realizadas nos dias 24, 25 e 26 de maio apresenta um avanço no combate à criminalidade da região.

Juntas as polícias Militar e Civil, de Pernambuco e da Paraíba, realizaram: 21 prisões em flagrante; 14 mandados de prisão cumpridos; totalizando 35 prisões; 29 mandados de busca e apreensão; 06 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs), além de 16 celulares apreendidos. Nove armas de fogo e duas armas brancas foram retiradas de circulação. Nos três dias de operação 7,3 kg de entorpecentes foram apreendidos nos dois Estados...

Forças de Segurança Pública de Petrolina prendem suspeito por homicídio na Praça Dom Malan

As forças de Segurança Pública, através da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC), prenderam na noite dessa terça-feira (30), o suspeito de participar do homicídio que ocorreu na Praça Dom Malan. A informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública de Petrolina (SEMUSP).

Guardas que faziam a ronda do Centro da cidade, receberam a denúncia de que uma mulher tinha sido alvo de disparos de arma de fogo na praça Dom Malan. Ao chegar ao local, a equipe constatou que a informação era verdadeira e encontrou uma mulher caída no chão com marca de tiro. De imediato, o SAMU foi acionado para prestar socorro a vítima. Ainda enquanto estavam na Praça, os Guardas Municipais receberam informações de testemunhas que passaram detalhes sobre o que aconteceu e o caminho percorrido pelos suspeitos...

Suspeito de participação na morte de policial federal é morto em confronto com forças de segurança em Salvador

Um homem morreu na manhã desta quarta-feira (29), durante uma operação realizada por policiais federais, militares e civis contra membros da facção criminosa "Bonde do Maluco", conhecida como "BDM", que participaram diretamente do homicídio do agente federal, Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos.

A operação acontece em Salvador e região metropolitana. O grupo também é suspeito de praticar diversos crimes na Bahia...

Governador destaca trabalho de inteligência das forças de segurança após operação que desarticulou laboratório de drogas em Salvador

Nesta quinta-feira (19), o governador Jerônimo Rodrigues destacou o trabalho da Polícia Civil que resultou na desarticulação de um laboratório de entorpecentes que funcionava dentro do quarto de um hotel, localizado na Avenida Tancredo Neves, em Salvador. A ação aconteceu após dois meses de apurações. Foram apreendidas porções de maconha, haxixe, pó branco e pasta base semelhantes à cocaína, drogas sintéticas, carregadores de pistola, munições, maquinário para a produção, embalagens para o acondicionamento das drogas e três cobras.  

"As ações policiais não acontecem somente em bairros da periferia. A operação de hoje, por exemplo, que apreendeu uma tonelada de drogas, foi realizada num bairro nobre de Salvador, em um hotel de luxo. Quem iria imaginar que um laboratório de drogas estaria instalado em um hotel ao lado de um shopping? Esse é o resultado do trabalho de inteligência feito pelas forças de segurança em todo o estado. Acredito que a sociedade baiana reconhece o empenho e o esforço da Polícia Civil e da Polícia Militar", destacou Jerônimo.  ..

Operação Paz reúne forças de segurança em Pernambuco

Pernambuco é um dos 12 estados da federação que integram a Operação Paz, iniciativa de âmbito nacional de combate à criminalidade, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Nesta quinta-feira (14), as forças de segurança pública do Estado estiveram reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), sob coordenação do novo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, com intuito de articular e planejar ações que garantam a eficiência da operação em todo o território pernambucano, contando também com a parceria do Poder Judiciário.

A SDS e as operativas (Polícias Militar, Civil, Científica e Corpo de Bombeiros) estão concentrando esforços em ações coordenadas de inteligência, investigação, cumprimentos de mandados de prisão, repressão e prevenção à criminalidade, com foco na redução dos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), bem como no combate ao tráfico de armas e de entorpecentes...

SDS reforça presença das forças de segurança na 31ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns

A Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas já estão a postos para garantir a segurança dos participantes de um dos maiores festivais multiculturais do País, o Festival de Inverno de Garanhuns - FIG.

Até o dia 30 de julho, a charmosa cidade do Agreste pernambucano vai sediar a 31ª edição do evento, unindo o clima frio a uma programação diversificada e gratuita num total de 20 polos...

Forças de segurança apreenderam 36 fuzis no primeiro semestre de 2023 na Bahia, aponta balanço da SSP

No primeiro semestre de 2023 ações das forças de segurança apreenderam 36 fuzis no estado da Bahia. O número é maior que o encontrado em todo o ano de 2022, quando 22 armas desse tipo foram localizadas.

O número foi apresentado durante balanço semestral da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no Centro de Operações e Inteligência, na manhã desta quarta-feira (19)...

Comandante do 9º GBM participa de Reunião Integrada de Forças de Segurança em Juazeiro

Na tarde desta segunda-feira (17), o Comandante do 9º GBM, o Senhor Ten Cel BM Nelzito, participou de uma Reunião Integrada de Forças de Segurança ocorrida no Paço Municipal da cidade de Juazeiro/Bahia. 

O objetivo do encontro foi a discussão para o alinhamento de estratégias envolvendo diferentes intituições, buscando a segurança das escolas públicas de nosso município. ..

Com Bahia figurando em primeiro lugar no ranking de mortes de LGBTQIA+, forças de segurança afirmam capacitar agentes para coibir crimes

Dados do Grupo Gay da Bahia (GGB) apontam para a Bahia como o estado com o maior número de mortes vioentas de pessoas LGBTQIA+ no último ano. Somente no estado, 27 pessoas do segmento foram vítimas desse tipo de violência.

Questionada sobre a atuação das forças de segurança no trabalho de repressão a crimes contra a comunidade, a Secretaria da Segurança Pública, através da Superintendência de Prevenção a Violência (Sprev), afirmou entender a necessidade de atuar em conjunto com outras instituições para ampliar as ações de proteção e acolhimento voltadas ao público. A reportagem é do site Bahia Notícias..

Fenaj e Sindicatos repudiam agressão a jornalistas em Brasília e responsabilizam as forças de segurança por escalada de violência

O Brasil assistiu neste domingo (08/01) a lamentáveis ataques à democracia brasileira, promovidos por bolsonaristas que não aceitam o resultado das eleições.

O Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos, depredados e saqueados por terroristas a serviço de uma força política fascista, que tem como principal líder o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)...

Prefeitura de Juazeiro se reúne com forças de segurança que vão participar do tradicional desfile de 7 de Setembro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue organizando o desfile de Sete de Setembro, que, este ano, leva o tema "Juazeiro tem história e memória: um recomeçar em um novo tempo". Nesta terça-feira (19), a Seduc se reuniu com representantes da Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica, Marinha do Brasil, agentes de trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) e Guarda Municipal, com o objetivo de alinhar estratégias com as forças de segurança que estarão presentes no evento.

Carla Luz, diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, explicou a importância da reunião. "Reforçando as informações da logística com estes grupos, nós organizamos a entrada de cada pelotão na avenida, para que tudo esteja ordenado de forma segura", salientou...