Foram encontrados 18 registros para a palavra: Coleta Seletiva

Coleta Seletiva na Feira Baiana da Agricultura Familiar reforça compromisso com práticas sustentáveis

No período de 11 a 15 de dezembro, o Parque Costa Azul, em Salvador, se tornará um ponto de encontro não apenas para a agricultura familiar, mas também para a sustentabilidade e a inclusão social.

A Coleta Seletiva Solidária, que já brilhou na edição anterior, retorna com força total à 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, reforçando o compromisso com práticas que promovam impactos positivos para a sociedade e para o meio ambiente...

Reciclômetro: Coleta Seletiva Solidária destinou para reciclagem mais de 1 tonelada de materiais recicláveis

O projeto Nossa Feira tem Coleta Seletiva Solidária realizado pela ONG CAMA, junto com os catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados que integram os seguintes empreendimentos econômicos solidários: Canore, Camapet, Cooperes, Cooperbari, Crun, Coopebrava, Coocreja, Caec, Cooperguary, Cooperlix, Canarecicla e Coleta Cidadã, uniu esses profissionais pela primeira vez, para a promoção de ação socioambiental, em um grande evento.

Para a realização da coleta seletiva solidária, os catadores(as) de materiais recicláveis utilizaram um ecobag (sacola sustentável) produzidas pelas costureiras do Costura Solidária Sustentável, a partir da reutilização de banners, o empreendimento econômico solidário está localizado na capital baiana, sendo fomentado e apoiado pelo CAMA. Também desenvolveram ações de educação socioambiental para orientação do público sobre a importância da reciclagem...

Petrolina Sustentável: coleta seletiva e responsabilidade ambiental são temas de encontros

O diálogo entre os mais diversos setores da sociedade é fundamental para o fortalecimento de ações da gestão municipal. Nesta semana, em Petrolina, duas importantes reuniões sobre sustentabilidade foram realizadas com a participação de representantes da prefeitura, do Ministério Público, instituições de ensino e comerciantes. Os encontros fazem parte das atividades do programa "Petrolina Sustentável".  

Na reunião com os representantes de escolas particulares da cidade, o tema abordado foi a coleta seletiva e as possíveis soluções para otimizar o descarte de materiais recicláveis dos não recicláveis. Através de um trabalho conjunto com cooperativas de catadores, a partir do mês de maio, ações efetivas já serão iniciadas por parte das instituições de ensino.  ..

Retorno das atividades do PEV IFSERTÃO Petrolina mobiliza para coleta seletiva e horta agroecológica

Com o retorno das atividades acadêmicas no IFSertãoPE-Campus Petrolina, houve também a retomada das ações do Programa Escola Verde (PEV) no Campus, sob coordenação das professoras Leila Viegas e Luciana Cavalcanti. As ações iniciais estão voltadas para: o levantamento de resíduos dos laboratórios para uma correta destinação final, a recolocação dos coletores de pilha e a limpeza/organização do canteiro onde será implantada a horta agroecológica.

Até o momento já foram contabilizados 22,5Kg de luvas cirúrgicas e 1.751 lâmpadas fluorescentes. Foram identificados também outros resíduos que precisam de descarte: vidraria quebrada, solventes e reagentes. Os primeiros contatos com empresas especializadas na coleta desses resíduos já foram feitos. Após a identificação em todos os laboratórios, será realizado processo de conscientização de descarte correto...

Targino Gondim pretende fortalecer e ampliar associações de coleta seletiva na Bahia

O candidato a deputado federal Targino Gondim (Republicanos) pretende fortalecer as associações de coleta seletiva que já existem e ajudar a criar outras em municípios baianos.

"Tem muita gente catando e vendendo lixo por qualquer coisa e não há condições adequadas para o trabalho. E não há capacitação adequada. Esses profissionais que fazem a coleta seletiva tem um trabalho  importante para o meio ambiente e precisam ser tratados pela sociedade com dignidade", disse Gondim...

Pré candidato a vereador de Curaçá, Júlio Cézar se reúne com trabalhadores/as de coleta seletiva, apresenta projetos e firma compromissos

O engenheiro agrônomo e pré-candidato a vereador, Júlio Cézar, se reuniu no último sábado, 08, com os trabalhadores/as da Cooperativa de Trabalho em Coletiva Seletiva e Reciclagem de Curaçá-BA (COOPARC), quando apresentou projetos para o setor e firmou compromisso com o segmento para ampliação desta atividade no município.

Atualmente, em Curaçá não há pela gestão nenhum projeto da área ambiental para tratar desta demanda. “A nossa cidade não tem um aterro sanitário, e nem se ouve falar que terá um tão cedo. Estas pessoas, por iniciativa própria, realizam esta ação, que de forma direta contribuem com o meio ambiente da cidade e ainda tiram o sustento das suas famílias. É viável que possamos ampliar o número de trabalhadores nesta área, mas é preciso incentivo do poder público. E aqui eu me comprometo a buscar parcerias com o governo do estado para ampliação da atividade e melhorar o trabalho já realizado”, garantiu...

Coleta seletiva: Prefeitura de Petrolina troca experiência em uma das cidades mais limpas do mundo   

Considerada uma das cidades mais limpas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU), Curitiba, no Paraná, é conhecida por conseguir realizar a coleta de lixo em 100% dos domicílios da cidade. Para conhecer essa experiência, a Prefeitura de Petrolina enviou ao município um representante da gestão para avaliar a ampliação das ações de coleta seletiva na Capital do Sertão.

A visita do secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, possibilitou conhecer projetos consolidados na capital paranaense, como a exemplo do Câmbio Verde. O projeto acontece entre a prefeitura e produtores locais e atua há mais de 25 anos da seguinte maneira: a cada 4 quilos de materiais recicláveis levados pela comunidade, os moradores podem trocar por um quilo de produtos de hortifruti. A ideia é incentivar a população cada vez mais a criar o hábito de separarem o lixo reciclável. ..

Coleta seletiva: prefeitura e instituições parceiras traçam metas para implantação de novos serviços de limpeza

A Prefeitura de Petrolina se uniu a diversas cooperativas, instituições de ensino e empresas para fazer um planejamento colaborativo para expandir a coleta seletiva na cidade. Numa reunião ocorrida na terça-feira (06), no IF Sertão, foram traçadas as primeiras metas, cronograma de lançamento e o bairro da Areia Branca como local para implantar o serviço de recolhimento de material reciclável.

A previsão é começar a expansão da coleta seletiva na segunda quinzena de setembro. A Areia Branca será um bairro piloto para a inclusão do recolhimento periódico dos recicláveis com a prefeitura e catadores. Antes disso, será feita uma sensibilização nas ruas beneficiadas para informar sobre os dias de coleta seletiva e a importância de separar os resíduos...

Encontro discute ações de modernização da coleta seletiva de lixo em Petrolina

Um encontro convocado pela Prefeitura de Petrolina se propôs a debater o futuro da coleta seletiva de lixo no município. Por isso, diversas instituições foram convidadas a participar de um debate para discutir ações que possam contribuir com o processo de modernização da coleta seletiva de lixo no município. O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA).

Durante o encontro, realizado na terça-feira (26) no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV), os cuidados com o meio ambiente e a conscientização ambiental junto à população nortearam a exposição de ideias. O objetivo é elaborar um plano-piloto de um novo modelo de coleta seletiva de lixo, melhor, mais eficiente e que contemple também os catadores de materiais recicláveis que atuam em Petrolina...

Meio Ambiente: Em semana de conscientização, prefeitura valoriza profissionais da coleta seletiva em Petrolina

Como forma de valorizar os profissionais que atuam na coleta seletiva  na cidade, a Prefeitura de Petrolina entregou nesta segunda-feira (4), 20 kits de calçados e luvas para os membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Raso da Catarina (COOMARCA), uma das duas instituições que realizam a atividade no município. A entrega dos equipamentos de proteção individual, foi realizada no galpão de coleta seletiva de lixo da prefeitura, que fica no Loteamento Recife, na zona leste.

O presidente da COOMARCA, José Ivo dos Santos, recebeu o material das mãos do secretário-executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira, que representou o prefeito Miguel Coelho na ocasião. De acordo com ele, uma ato simples, mas extremamente importante para os trabalhadores. ..

Sorteada a primeira bicicleta da Coleta Seletiva em Maniçoba

O agricultor José Francisco da Silva Sousa (Zé Boieiro) foi o ganhador do primeiro sorteio de uma bicicleta, promovido pelo Distrito de Irrigação de Maniçoba (DIM) que, em parceria com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro está incentivando a coleta seletiva na comunidade.  O morador, colono ou comerciante que levar materiais como papelão, saco plástico, cano, mangueira, jornais, garrafas plásticas e outros produtos recicláveis até o antigo galpão da UOD, recebe um cupom e toda ultima sexta-feira do mês participa do sorteio de uma bicicleta feito pelo Programa do DIM na Rádio Comunitária Liberdade, da comunidade de Campos.

O ganhador do prêmio disse que agora, além de arrecadar mais materiais vai também usar a bicicleta para atividade física. “Uma iniciativa bastante louvável, pois antes, todos os colonos queimavam o lixo no próprio lote agredindo o meio ambiente. Com essa idéia do SAAE e do DIM em promover a coleta seletiva, além de manter nossa comunidade e os lotes mais limpos estamos sendo contemplados com este sorteio. Agora todo dia vou levar o lixo lá no galpão para quem sabe ganhar outra bicicleta”, disse José Boieiro...

SAAE leva coleta seletiva para o Distrito de Maniçoba

Desde que assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro vem incentivando a coleta seletiva no município em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro – COOPERFITZ.  O trabalho que já foi iniciado na cidade, com a implantação dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV), colocação de lixeiras para produtos recicláveis, palestras em escolas e associações de moradores e parceria com os condomínios, se estende agora para o interior do município.   

A primeira comunidade do interior beneficiada com o programa coleta e destino final dos resíduos sólidos foi o Distrito de Maniçoba que teve disponibilizado o galpão da antiga UOD para o recebimento de todo lixo reciclável sempre às segundas e quintas-feiras das 8h às 12 horas...

SAAE instala lixeiras para coleta seletiva no centro da cidade

A coleta seletiva é uma alternativa para minimizar o impacto da produção de lixo que é jogado diretamente na natureza. Estima-se que Juazeiro produza 170 toneladas de lixo por dia e, deste volume, cerca de 50% poderia ser reaproveitado. O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, que já havia colocado 20 pontos de entrega voluntária (PEV) instalou nessa segunda-feira (24) oito conjuntos de lixeiras para material reciclável visando estimular ainda mais a coleta seletiva na cidade. Além de ser uma alternativa voltada para o desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva gera renda para dezenas de pessoas da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Juazeiro que, depois da triagem comercializa todo o material coletado.

O mototaxista Eliel dos Santos aprovou a iniciativa e garantiu que a partir de agora será uma pessoa mais consciente. “Antes procurava uma lixeira aqui perto e não tinha. Agora, além de fazer a minha parte vou orientar as demais pessoas a colocarem o lixo no lugar certo”, pontuou. Já a estudante Ana Carolina de Menezes reconheceu que ainda falta educação no trato com o meio ambiente. Segundo ela, as lixeiras devem contribuir para a mudança de hábitos de muitas pessoas. “Todos devemos nos conscientizar da importância que é a preservação do nosso rio e a coleta seletiva, certamente vai evitar que parte deste lixo acabe poluindo ainda mais as águas do Velho Chico. Gostei da idéia e espero que os outros façam também a sua parte”, sintetizou...

Novos pontos de coleta seletiva são ofertados aos juazeirenses

Desde que assumiu a coleta e destino final dos resíduos sólidos que o Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro vem incentivando a coleta seletiva na cidade e apoiando os associados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis – COOPERFITZ, com a colocação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e capacitação para os mesmos.

Dez novos pontos estratégicos de PEVs foram instalados, totalizando 20, contribuindo para uma cidade cada vez mais limpa. Os associados da  COOPERFITZ juntamente com as assistentes sociais do SAAE estão visitando o comércio local, mostrando a importância da coleta seletiva como contribuição para um meio ambiente mais saudável...

Violência contra a mulher, coleta seletiva e parque de diversões viram tema de curtas em Juazeiro

Já imaginou o que a poluição do rio São Francisco, o calçadão de Juazeiro e a vida de quem trabalha na coleta seletiva tem em comum? Todos eles viraram temas de curta-metragens. No próximo dia 4 de Maio a Universidade do Estado da Bahia apresenta o VII Curta na Uneb. A mostra de vídeo-documentário do Departamento de Ciências Humanas acontecerá no anfiteatro Canto de Tudo, a partir das 18h. A entrada é gratuita. Na 7ª edição do evento, o público assistirá 5 curta-metragens feitos na região do Vale do São Francisco.

A proposta é expor filmes com duração média de 10 minutos, produzidos pelos alunos do curso de Jornalismo em Multimeios, na disciplina Laboratório de Vídeo-Arte, ministrada pela professora Fabíola Moura. Os temas variam de violência contra a Mulher, como documentário Marcas, a magia que envolve os parques de diversões em Diversão e o descaso com o Rio São Francisco em Pode Morrer...

Jeremoabo inicia projeto de coleta seletiva com parceria do DNIT

O projeto do município baiano contempla a instalação do primeiro aterro sanitário da região.

A prefeitura de Jeremoabo, em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-235/BA – executada pela Universidade Federal de viçosa (UFV), deu início, nesta quarta-feira (01), ao projeto que pretende instalar o aterro sanitário municipal. Atualmente, o município descarta os resíduos sólidos produzidos pela população em Lixão, forma considerada inadequada de disposição final do lixo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública...

UTILIDADE PÚBLICA: SERVIÇO DE AMPLIAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM PETROLINA

Atenção moradores dos bairros Cohab IV, Cohab V, Jatobá ll, Novo Horizonte, Idalino Bezerra, Vila Geovana, Rio Jordão, Henrique Leite, Cosme e Damião, Residencial Novo Tempo, Residencial Novo Tempo lI, São José, Maria Auxiliadora, Centro e Orla, Loteamento Vale Dourado, Pedra linda, Dom Avelar e Padre Cicero.

A Prefeitura de Petrolina Juntamente com a Ecovale e as Cooperativas Coomarca e Renascer estarão ampliando o atendimento da coleta seletiva na cidade. O serviço chegará em mais 16 bairros e dois residenciais na cidade. Desde a sexta-feira, 26,  estão sendo distribuídos nos bairros beneficiados material impresso como folders e calendários informativos esclarecendo os dias e horários do serviço aos moradores. Os respectivos bairros passarão a receber o serviço na próxima quinta-feira, 01...

Prefeitura de Petrolina inicia coleta seletiva no bairro José e Maria

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Infraestrutura,  juntamente com a Cooperativa Coomarca e com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), dará inicio, nesta segunda-feira (18),  a coleta seletiva no bairro José e Maria. A equipe percorrerá  as principais avenidas do bairro onde fará uma mobilização realizando um trabalho junto à comunidade,  com a entrega de um folder explicativo sobre o projeto e com o cadastramento das empresas interessadas em participar da Coleta Seletiva.

Nesse primeiro dia, os cooperados  farão o trabalho educativo nos estabelecimentos comerciais, posteriormente esse mesmo trabalho será feito nas residências. Os cidadãos estão sendo orientados a separarem embalagens ou produtos de plástico, metal, vidro, papel e papelão, caixa de leite, jornais, revistas e óleo de cozinha usado.  ..