Foram encontrados 13 registros para a palavra: Abstenção

Eleições 2022: Abstenção em Sento Sé superou média nacional. Lula e Jerônimo foram majoritários. Veja os números

Com uma abstenção superior à média nacional, chegando a 26,64% de ausências, Sento Sé (BA) fechou as urnas neste domingo (30) com Lula (PT) vencendo com ampla folga no município.

O candidato do PT, eleito, teve 16.304 votos (74,95%), contra 5.448 (25,05%) creditados a Jair Bolsonaro, do PL...

Com uma abstenção e 17 votos favoráveis, vereadores de Petrolina aprovam moção de aplausos à Bolsonaro por liberar recursos por conta das chuvas no PE

Sem que houvesse qualquer tipo de discussão, a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou nesta quinta-feira (9), uma moção de aplausos ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). O requerimento n° 320/2022, de autoria dos vereadores Alex de Jesus (Republicanos), Capitão Alencar (Patriota), Diogo Hoffmann (PSC) e Ruy Wanderley (PSC), foi aprovado por 17 votos a favor.

Os parlamentares justificaram que a moção de aplauso é motivada pelo presidente Bolsonaro ter liberarado recursos para ajudar as famílias desabrigadas pelas chuvas no Recife e Região Metropolitana, que deixou mais de 129 pessoas mortas. O que chamou atnção, entretanto, é que nenhum dos autores defendeu o requerimento...

Em meio à crise, Primeiro dia de provas do Enem 2021 tem 26% de abstenção

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 digital e impresso teve 26% de abstenção. Do total de 3,1 milhões de candidatos inscritos, cerca de 2,3 milhões compareceram às provas de hoje (21), em mais de 1,7 mil municípios.

Os números foram divulgados nesta noite pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).   ..

Enem digital tem 68,1% de abstenção

O primeiro dia de aplicação da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou a ausência de 68,1% dos 93 mil candidatos inscritos. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ao todo, 34.590 candidatos fizeram as provas.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, atribui as faltas principalmente à pandemia do novo coronavírus. “O índice de abstenção continua alto, como também teve no Enem impresso. A gente entende que isso é muito em função da pandemia. Alguns locais estão em lockdown, as pessoas não saíram de suas casas para fazer as provas”, diz...

Segundo dia de Enem tem abstenção de 55,3%

O segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 teve 55,3% de faltas, abstenção recorde no exame, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Do total de 5.523.029 inscritos no exame, menos da metade, 2.470.396, compareceu aos locais de prova. O índice foi maior que no primeiro dia, quando 51,5% dos inscritos não compareceram às provas. ..

Barroso diz que abstenção de eleitores foi maior que o desejável

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse hoje (29) que a abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais foi maior que o desejável pela Justiça Eleitoral. Durante a apresentação do balanço das eleições, Barroso afirmou que a pandemia da covid-19 fez com que parte do eleitorado deixasse de comparecer às urnas por medo de contaminação pelo novo coronavírus.

Com 100% das seções eleitorais apuradas, a abstenção dos eleitores foi de 29,50%, equivalente a 11,1 milhões de pessoas. Nas eleições de 2018, 2016 e 2014, o índice de eleitores faltosos ficou em torno de 21%...

Eleições municipais: Os impactos da esperada abstenção recorde devido à pandemia

A pandemia de coronavírus tem afastado mais eleitores das urnas em todo mundo, um cenário que tende se repetir nas eleições municipais brasileiras, marcadas para 15 de novembro, segundo cientistas políticos consultados pela BBC News Brasil.

Monitoramento do Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral (Idea, na sigla em inglês), mostra que, de 41 eleições realizadas neste ano em diferentes países, 26 (63% do total) registraram aumento na abstenção na comparação com pleitos anteriores...

BOLETIM DE URNA: Mesmo com pequena extensão territorial, Sobradinho registra abstenção acima dos 20%

Com 17.590 eleitores aptos para votar nas eleições deste ano, o município de Sobradinho-Ba, embora tenha uma extensão territorial considerada pequena, ultrapassou os 20 pontos percentuais de abstenção no último domingo (28). Em termos comparativos, Juazeiro teve uma abstenção de 12,80% e Petrolina 15,44%, mesmo tendo áreas territoriais mais extensas, que poderia resultar em maiores dificuldades para o eleitor chegar às urnas. 13.938 eleitores compareceram às urnas, deixando um saldo de 3.652 ausentes e pouco mais de 800 votos distribuídos entre brancos e nulos.

O candidato Fernando Haddad, no segundo turno, obteve 10.296 votos, contra 2.811 de Jair Bolsonaro (PSL). Em termos percentuais o candidato do PT teve 78,55% dos votos válidos e Bolsonaro 21,45%. Os dois grupos políticos de maior expressão no município assumem a paternidade dos votos de Haddad, já que tanto a situação, como a oposição, estavam no palanque de Rui Costa (PT)...

Boletim de Urna: Número de abstenção em Uauá superou a marca nacional e dobrou em relação à Juazeiro

O boletim de urna, no segundo turno das eleições presidenciais, em Uauá, no sertão da Bahia, ultrapassou em muito a média nacional, que foi de pouco mais de 21%. Na terra do bode 27,76% deixaram de ir às urnas no último dia 28 de outubro. Num comparativo com Juazeiro, que teve uma abstenção de pouco mais de 12%, a diferença ultrapassou a casa dos 50%, na totalização.

Em Uauá o candidato Haddad teve 12.716 votos, um percentual de 88,14%, contra 1.711 de Bolsonaro, o que corresponde a 11,86% dos votos válidos. Brancos e nulos ficaram abaixo de 6% e 15.212 eleitores compareceram ás urnas, no segundo turno. O percentual de comparecimento e abstenção do primeiro para o segundo turno não teve diferença substancial, mantendo praticamente os mesmos números...

BOLETIM DE URNA: Com 7,41% a mais que no primeiro turno, Haddad venceu com folga em Curaçá. Abstenção ficou acima da média nacional.


Num universo de 25.069 de eleitores cadastrados em Curaçá, 18.712 pessoas compareceram às urnas no segundo turno da eleição presidencial, 281 votantes a menos que no primeiro turno, que teve 18.993 de comparecimento. A abstenção no segundo turno ficou na casa dos 25,36%,.

Em relação aos votos nominais o Candidato Fernando Haddad (PT) obteve no segundo turno 15.160 votos e um percentual de 85,92% dos votos válidos. Em relação ao primeiro turno o crescimento de Haddad foi de 7,41%. ..

TSE faz campanha contra voto em branco e abstenção nas eleições 2018

Diante do desencanto com a política que vem sendo manifestado pelos eleitores brasileiros em pesquisas de opinião, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha para incentivar o voto nas eleições de outubro. "Quando você deixa de votar, são os outros que acabam escolhendo por você", diz o locutor sobre imagens de pessoas com dificuldade para fazer escolhas simples, como quais frutas comprar. "Votar é decidir você mesmo o que é melhor para o futuro", conclui a narração.

Segundo o TSE, a campanha veiculada em emissoras de rádio e televisão, bem como nas mídias sociais, visa a "sensibilizar os eleitores para a importância do voto como instrumento de participação do cidadão na definição do destino do país". A ação alerta que quem não vota ou vota em branco contribui para a escolha de governantes e parlamentares "com legitimidade reduzida e baixa representatividade"...

Artigo - Abstenção não é solução

*Luiz Carlos Borges da Silveira 

A situação política brasileira continua complicada e mesmo sendo ano de eleições majoritárias e proporcionais não há expectativa de melhora a curto prazo, porque não se visualiza efetivo aceno de mudança pela urna, que é o caminho na democracia.   ..

Abstenção no primeiro turno das eleições municipais supera 17,5%

Mais de 25 milhões de eleitores (17,58%) não compareceram às urnas para votar no primeiro turno das eleições municipais em todo o país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de faltosos totalizou 25.330.431. No total, 118.755.019 eleitores foram às urnas no dia 2 de outubro.O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, considerou normal o percentual de abstenção, apesar de o número ter sido superior aos pleitos municipais de 2012 e de 2008.

“Agora, tivemos uma abstenção de 17,5%, um índice relativamente baixo se levarmos em conta as eleições de 2014 [para presidente e governador], quando tivemos quase 20% de abstenção. Um pouco maior esse índice, todavia, em relação a 2012, quando tivemos abstenção de 16,41%”, afirmou...