RedeGN - Sempre ligado.

Foram encontrados 13268 registros para a palavra: de Juazeiro

Novos membros das Comissões são definidos na Câmara de Juazeiro

Em reunião na tarde de ontem (15), os vereadores de Juazeiro decidiram a nova composição das comissões permanentes da Casa Aprígio Duarte. Todos os vereadores da atua legislatura estão inserido nas seguintes comissões: Justiça e Redação; Finanças, Orçamento e Fiscalização; Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente; Defesa do Consumidor; Urbanismo e Infraestrutura; Direitos humanos e Cidadania da Mulher. Conheça a estrutura da cada comissão: 

Justiça e Redação..

Prefeito faz lançamento da construção da primeira UPA de Juazeiro

O lançamento da obra de construção da primeira Unidade de ProntoAtendimento 24 horas (UPA) de Juazeiro acontece nesta sexta-feira (18), às 9h, às margens da BR 407, ao lado do 3º BPM, no bairro Castelo Branco. O ato contará com as presenças do prefeito Isaac Carvalho, da diretora Executiva e de Humanização, Eliete Castro, representando o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, além da equipe do governo.

A UPA funcionará na BR 407 como mais um serviço de referência em urgência, dando mais suporte aos atendimentos no município, oferecendo qualidade em estrutura e atendimento. A unidade está prevista para ser inaugurada daqui a seis meses, quando começará a prestar assistência com atendimentos de média complexidade, como procedimentos de pequenas cirurgias, nebulização, observação e medicação...

DEFINIDOS OS BLOCOS PARTIDÁRIOS DA CÂMARA DE VEREADORES DE JUAZEIRO

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro nesta quarta-feira (16), foi apresentada a nova composição dos blocos parlamentares que irão compor a Casa Legislativa Aprígio Duarte.

 Os vereadores, Pedro Filho (PR), Jane (PSL), Damião Medrado (PMDB) e Bené Marques (PSDB) irão compor o bloco ‘Compromisso e Seriedade’ que terá Pedro Filho como líder...

Prefeitura de Juazeiro amplia acesso dos pacientes ao Tratamento Fora de Domicílio

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, continua investindo na melhoria dos serviços. As pessoas que necessitam se dirigir à Salvador para realizar os cuidados devidos com a saúde também já podem sentir as mudanças. O acesso dos usuários ao Tratamento Fora de Domicílio (TFD) aumentou nos últimos dois anos, além de garantir um atendimento diferenciado e de qualidade para a população. No ano passado (2010), foram realizados em Salvador 8.715 atendimentos, sendo destes 40% oncológicos, 25% cardíacos, 10% otorrino, 10% ortopedia e 15% outras patologias.  

O número de viagens de Juazeiro a capital baiana de 2009 a 2010 quase dobrou. Em 2009, o município agilizou a assistência médica para 5.159 pacientes. Em 2008 o acesso foi bem inferior comparado aos últimos dois anos, sendo 1.429 pessoas atendidas pelo serviço. Além da rapidez na oferta do atendimento, a Secretaria de Saúde também qualificou o acolhimento dado ao usuário e ao acompanhante.  ..

BLOCOS DE TRIO E CORDA E PREFEITURA MUNICIPAL ANUNCIAM "NOVO CARNAVAL DE JUAZEIRO"

Após a grande polêmica que repercutiu em torno do cancelamento do carnaval 2011 de Juazeiro, Isaac Carvalho, prefeito da cidade, mudou de ideia e decidiu que o evento vai acontecer este ano.

Em coletiva de imprensa realizada em seu gabinete, Isaac ratificou as dificuldades que a Prefeitura vem enfrentando: "Tínhamos que dar prioridade às comunidades periféricas e rurais, por exemplo, e outras questões que merecem atenção. O propósito não foi cortar o carnaval simplesmente por cortar. O racionamento de custos continua, mas agora há um novo formato de carnaval", disse. É que agora o evento será realizado pela Associação de Blocos de Juazeiro com o apoio da Prefeitura. "No ano passado fizemos um carnaval de grande porte e o custo foi em torno dos 2 milhões de reais. Desta vez entraremos com cerca de 250 mil apenas"...

COM NOVO FORMATO PREFEITO ANUNCIA CARNAVAL DE JUAZEIRO EM 2011

O Prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho e a Associação dos Blocos de Trio e Corda convocaram a imprensa vão conceder entrevista agora às 17:30, no Paço Municipal. Na pauta, o novo formato para o Carnaval de Juazeiro. Detalhes em instantes. ..

USP firma convênio com Moscamed de Juazeiro para desenvolvimento de pesquisas com o mosquito Aedes aegypti

A Universidade de São Paulo (USP) firmou convênio de cooperação técnica e administrativa com a Moscamed, visando o estudo da biologia, ecologia e controle de Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus dengue. As pesquisas desenvolvidas pelas instituições têm o objetivo de bloquear e reduzir a transmissão dessa patologia, através da libração planejada no ambiente de mosquitos geneticamente modificados. 

Para viabilizar a aplicação prática dos conhecimentos técnico-científicos foi instalado na Moscamed, no município de Juazeiro - BA, o laboratório de campo de insetos transgênicos, extensão do Departamento de Parasitologia do ICB da USP. Neste laboratório, reconhecido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), serão realizados ensaios de campo, como dispersão, liberação e compatibilidade da linhagem OX513A de Aedes aegypti RIDL (Release of Insect Carrying Dominant Lethal Gene), com a linhagem selvagem. 

Compete à USP disponibilizar sua infra-estrutura e apoio técnico, estabelecer a cria inicial do Aedes aegypti RIDL no laboratório, coordenar os ensaios de campo e elaborar os relatórios técnicos. A Moscamed deverá envidar esforços para a obtenção de recursos financeiros junto a entidades públicas ou privadas, destinados a incrementar a execução deste convênio. Além dessas obrigações, as duas instituições devem, especialmente,prover todaa estrutura adequada para o desenvolvimento dos trabalhos, seja espaço físico, equipamentos, máquinas, insumos e demais recursos técnicos e administrativos. ..

Novos voluntários chegam ao Hospital Regional de Juazeiro

A última quinta-feira, 11, foi um dia mais que especial para o voluntariado do Hospital Regional de Juazeiro, que ganhou sete novos integrantes. Na ocasião, os novos voluntários receberam um treinamento ministrado pela coordenadora geral do programa de voluntariado do IMIP, Reijane Leão Rocha, e pela voluntária do IMIP em Recife, Sandra Ramos. 

Além de receberem noções sobre o que é ser um voluntário, os novos membros da equipe também foram informados acerca das normas do hospital e de como se portar numa unidade de saúde. O encontro foi marcado, ainda, pela posse do novo coordenador do voluntariado do HRJ, padre Paulo Roberto de Oliveira.   

Com a chegada dos novos voluntários, a equipe passou a ser composta por 54 pessoas, que contribuem para humanizar a unidade de saúde e ajudam a tornar o ambiente hospitalar mais agradável. Os novos membros do voluntariado do HRJ já estão entregando suas documentações, e deverão começar a atuar já na próxima semana, quando estiverem de posse dos seus crachás de identificação...

76,5 % DAS PANIFICADORAS DE JUAZEIRO FEREM NORMAS DA ANVISA

A Vigilância Sanitária de Juazeiro vem fazendo, desde o segundo semestre de 2010, inspeções regulares nas padarias e panificadoras do município. Sem ainda ter concluído 100% dos estabelecimentos cadastrados, a quantidade de panificadoras que se encontram em situação irregular é preocupante: 76,5 %. 

Entenda-se por irregular as infrações à RDC/ANVISA* 216, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. As mais comuns foram: sanitários com comunicação direta com a área de produção e sem elementos para higienização e secagem das mãos, falta de fardamento (avental, gorro, calçado fechado), desorganização e sujeira de utensílios, ausência de forro na área de produção... ..

EX-PREFEITO DE JUAZEIRO JOSEPH BANDEIRA VAI A JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, TERÇA-FEIRA (15)

O ex-prefeito de Juazeiro e ex-deputado federal Joseph Bandeira (PT) está mesmo numa maré de azar. Não se elegeu deputado no último pleito, mesmo com os 55 mil votos e ainda não conseguiu emplacar o seu nome para o primeiro escalão do governo Wagner.

Para desespero dos bandeiristas foi publicado ontem (11) no jornal do Diário Oficial da Bahia, caderno do Tribunal de Justiça, a pauta de julgamento da 1ª sessão extraordinária e ordinária da 1ª turma julgadora da primeira câmara criminal de um dos processos movido contra Joseph Bandeira. O julgamento será terça-feira, dia 15, às 08 e 30 hs, na sala do Tribunal Pleno, terceiro andar..

VEREADOR FLAGRA PREPOSTOS DA SSP APREENDENDO MERCADORIAS E VEÍCULOS NO CENTRO DE JUAZEIRO

..

Prefeitura de Juazeiro constrói banheiros e executa limpeza no Cemitério Central

A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) iniciou, nesta semana, serviço de limpeza no Cemitério Central, localizado no bairro Santo Antônio. Está sendo executada a capina de toda área interna e externa do cemitério. Seguindo as medidas de melhorias da área, a Prefeitura de Juazeiro iniciou também a construção de dois banheiros públicos no local para atender os visitantes e funcionários.
 
“Pela primeira vez, a Prefeitura está construindo estes equipamentos, oferecendo maior conforto aos visitantes e também aos trabalhadores. Estão sendo executados um banheiro masculino e um feminino, além da limpeza da área”, informou o secretário de serviços públicos, Aurélio Cavalcante. Aberto ao público durante toda a semana, o Cemitério Central está em funcionamento há mais de cem anos e possui três hectares de área. ..

ÔNIBUS ATOLA NO ASFALTO EM PLENO CENTRO DE JUAZEIRO

 

Uma cena inusitada no centro da cidade. O ônibus do IF Baiano – Instituto Federal Baiano, Campus de Senhor do Bonfim, atolou no centro de Juazeiro na manhã desta sexta-feira (11), em pleno asfalto.

O veículo ao passar sobre uma subestação da rede de esgotos da rua Alto Cheiroso, bairro Santo Antonio, ao lado do Hospital Regional, afundou o eixo e a roda dianteira traseira, bloqueando o trânsito nos dois sentidos: em direção ao cemitério e também a pista que segue em direção ao centro da cidade...

IMIP divulga classificados no Processo Seletivo Externo Simplificado do Hospital Regional de Juazeiro

O IMIP - Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Filgueira divulgou a relaçãp dos classificados no Processo Seletivo Externo Simplificado do Hospital Regional de Juazeiro. Confira abaixo a lista dos classificados em cada segmento:

Nível Elementar

Nível Médio - Auxiliar de Laboratório

Nível Médio - Auxiliar de Nutrição

Nível Médio - Faturista

Nível Médio - Telefonista

Nível Técnico - Técnico de Laboratório

Nível Técnico - Técnico em Enfermagem

Nível Técnico - Técnico em Segurança do Trabalho

Nível Superior - Psicólogo

Nível Superior - Enfermeiro

Nível Superior - Assistente Social

Nível Superior - Bioquímico

Nível Superior - Fisioterapeuta

Nível Superior - Médico-Clínica

Nível Superior - Nutricionista ..

Prefeitura de Juazeiro inicia drenagem e recuperação de asfalto na Rua da Estação em Piranga

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) iniciou, nesta semana, o serviço de drenagem e recuperação da pavimentação na Rua da Estação, localizada no bairro Piranga. O projeto, desenvolvido pela equipe técnica do município, consiste na drenagem das águas que concorrem para o talvegue (ponto de menor cota) e desviá-las para o Riacho Malhada da Areia, informou o engenheiro civil da Prefeitura, Alberto Gaspar.  

“O ponto de acúmulo de água nesta área gerava a instabilidade do asfalto que não suportava e cedia. Simultaneamente ao serviço de drenagem, vai ser executada a substituição da pavimentação no trecho entre o Posto Vip e Amorim Metais. Para tanto, será construída uma nova base e, sobre ela, placas de concreto armado serão instaladas”, esclareceu Gaspar. ..

PT DE JUAZEIRO COMEMORA OS 31 ANOS DA LEGENDA EM NÍVEL NACIONAL

Nesta quinta-feira (10), o PT – Partido dos Trabalhadores comemora 31 anos, e Lula volta a receber o título de presidente de honra da legenda em um ato político em Brasília. Ele foi um dos fundadores do partido em 1980 e ocupou sua presidência até 1994.

Em Juazeiro, a legenda que atualmente é presidida por Josimeire Pinheiro, reúne-se logo mais às 16 horas, no auditório do Círculo Operário, localizado na Praça Imaculada Conceição. Os petistas irão comemorar o aniversário do partido e abrir as discussões sobre as eleições de 2012. O PT é aliado do governo Isaac Carvalho e ainda não está claro se mantém esta aliança ou se lança candidatura própria na próxima eleição...

Secretário de Comunicação de Juazeiro realiza palestra na UNEB

 
A utilização das pesquisas de opinião pública, os bastidores das campanhas eleitorais e a importância da interpretação do jornalísta na avaliação de dados foram temas da palestra do Secretário de Comunicação de Juazeiro, Fernando Veloso, ontem (08) no curso de Comunicação Social habilitação Jornalismo em Multimeios, do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia. Veloso compartilhou com os estudantes a experiência de mais de 20 anos dedicados ao jornalismo e a sua participação em campanhas políticas em diversas regiões do país. Jornalista por formação, com experiência como repórter em rádio, jornal e TV, Veloso foi professor da comunicação da Universidade Católica de Pernambuco, atuou como presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e há 20 anos trabalha com comunicação política.

Convidado pela professora Andréa Cristiana Santos, da disciplina Seminários Avançados, do curso de Comunicação Social, para falar da metodologia de pesquisa de opinião, Veloso falou sobre a relevância das pesquisas para avaliar a audiência dos meios de comunicação e para a verificação da aceitabilidade de produtos. Ele abordou as novas tecnologias utilizadas nesse tipo de técnicas científicas para aferir a percepção da população. Atualmente, para o lançamento de produtos midiáticos ou de consumo, desde a marca do sabonete à escolha do apresentador de telejornal, são realizados métodos qualitativos. “O sucesso de um produto é atender ao desejo do consumidor”, disse Veloso, ressaltando a importância desses instrumentos de pesquisa.

O jornalista deu uma “aula” sobre o uso de pesquisa de opinião e explicou a origem dos métodos quantitativos e qualitativos, como devem ser feitos os questionários e a importância da interpretação do profissional de comunicação neste para entender estes instrumentos. Sobre o uso recorrente de pesquisas de opinião para acompanhar o desempenho dos candidatos divulgadas nos meios jornalísticos, Veloso recomenda aos jornalistas avaliar a sequência dos dados para que haja uma interpretação correta, evitando análise equivocadas. Durante o evento, os professores e estudantes do Curso de Jornalismo em Multimeios puderam fazer perguntas ao convidado e esclarecer dúvidas sobre a temática.
..

Câmara de Juazeiro oferece curso de Práticas do Processo Legislativo para assessores parlamentares

Webster Moraes - Assessor Legislativo da CMJ

Com o objetivo de melhorar o trabalho desenvolvido pelos gabinetes dos vereadores, a Câmara de Juazeiro vai realizar hoje, amanhã e sexta, dias 09,10 e 11 de fevereiro, o curso de Práticas do Processo Legislativo destinado aos assessores parlamentares da Casa Aprígio Duarte. O curso, ministrado pelo assessor legislativo, Webster Morais Ribeiro, vai abordar temas que fazem parte do cotidiano do trabalho dos representantes do povo...

Secretaria de Saúde de Juazeiro amplia projeto ‘Maternidade Saudável’

Desde o último dia 27 de janeiro que a Maternidade Municipal de Juazeiro iniciou o funcionamento do Ambulatório Clínico para assistência médica dos funcionários. Os atendimentos são oferecidos gratuitamente e o trabalhador interessado deve procurar a recepção da unidade e marcar a consulta com o clínico-geral, que atende quinzenalmente. Até o momento, nove trabalhadores já receberam assistência e orientação médica.

A ação faz parte do projeto “Maternidade Saudável”, que no inicio de janeiro disponibilizou para a equipe funcional trabalho de “Ginástica Laboral”, com ações de atividades físicas gratuitas e realizadas dentro da unidade. O projeto vem sendo colocado em prática pela prefeitura na Maternidade seguindo a política de humanização e valorização do servidor.

O objetivo é tratar bem os funcionários e identificar possíveis problemas na saúde, garantindo mais qualidade de vida, segundo informou a coordenadora administrativa da unidade, Rivaércia Espínola. “O serviço está sendo oferecido através de um olhar diferenciado dado ao trabalhador, melhorando a relação com todos que fazem a Maternidade. Não queremos assumir a postura exigente: faça seu trabalho e eu pago o salário. A intenção é cuidar bem de quem cuida do paciente, que receberá consequentemente atendimentos mais dedicados e atenciosos”, garantiu. ..

Hospital Regional de Juazeiro e colegiado de enfermagem da Univasf fazem planejamento

Uma reunião na manhã desta terça-feira (8), no Hospital Regional de Juazeiro entre a superintendência do hospital, a superintendência de interiorização do IMIP e a coordenação do curso de enfermagem da UNIVASF  marcou mais um passo na integração entre o HRJ e a Universidade. 

Durante o encontro, foi elaborada a programação de rodízio dos 80 alunos de graduação e pós - graduação do curso de enfermagem da UNIVASF que farão residência multidisciplinar no HRJ no segundo semestre desse ano. Com essa parceria, os alunos do 2º ano de residência em enfermagem da Universidade poderão atuar no HRJ, principalmente na emergência. “Essa parceria é muito importante tanto para o hospital quanto para universidade, pois assim colaboramos com a qualificação do aluno e o aluno contribui com uma melhor qualidade no atendimento oferecido ao usuário do hospital”, afirmou a superintentende de interiorização do IMIP, Ana Maria Albuquerque...