Foram encontrados 2812 registros para a palavra: sao francisco

Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco entregou medalha Velho Chico ao Juazeirense Edson Duarte

Pensando na contribuição para a Bacia do São Francisco, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) criou a Medalha Velho Chico e prestou homenagens a pessoas que tem atuado e se destacaram em ações de preservação e revitalização do rio.

Um dos homenageados com a medalha foi o baiano, de Juazeiro, Edson Duarte, que recebeu a premiação no estande do comitê, no estádio Mané Garrincha, durante atividades do 8º Fórum Mundial das Águas, em Brasília...

UNINASSAU reúne personalidades da educação do Vale do São Francisco

Com a proposta de reconhecer o trabalho dos profissionais da educação e incentivar sua continuidade, a Faculdade UNINASSAU Petrolina realizará o II Encontro de Personalidades da Educação do Vale do São Francisco. O evento acontecerá no dia 22 de março, às 19h30, no auditório da Instituição.

Na ocasião, serão homenageados os professores e as escolas com o prêmio Destaque na Educação 2017. A diretora da UNINASSAU Petrolina, Anna Cristina, externa a satisfação em realizar a segunda edição do evento. "É um grande prazer proporcionar o reconhecimento do trabalho dos profissionais e instituições. A UNINASSAU tem o objetivo de contribuir sempre para a educação de qualidade na região", frisou...

O Rio São Francisco será tema de audiência pública na câmara de vereadores de Petrolina na sexta-feira (23)

A audiência proposta pelo vereador Gilmar Santos acontecerá nesta sexta-feira, 23, às 9h, na casa Plínio Amorim e contará com participação de agentes do poder público e movimentos sociais ligados ao debate em torno da preservação do Rio São Francisco. A audiência para debater sobre as políticas públicas de preservação e revitalização do Rio São Francisco será realizada na próxima sexta-feira, 23, na câmara de vereadores de Petrolina, a partir da 9h. O evento contará com a participação de representantes de diversos setores da sociedade ligados ao rio e suas questões. 

Diante do cenário de visível degradação do Rio São Francisco, das denúncias de lançamento de esgoto nos canais fluviais e da ameaça de privatização dos serviços ligados à gestão da água e sua capacidade geradora de energia, o vereador Gilmar Santos articula, através da audiência aprovada na câmara por todos os vereadores, uma interlocução entre agentes públicos, movimentos sociais e sociedade civil sobre ações devem ser prioritárias em um projeto de preservação e democratização do Rio São Francisco e suas riquezas. ..

Barragem de Sobradinho deve atingir o volume de água de 30,28% até a próxima sexta-feira (23)

Sob a pior seca na Bahia das últimas sete décadas, o reservatório de Sobradinho, chega atinge nesta terça-feira (20), o volume em torno de 28,84%. Estes dados do Sistema Nacional Elétrico e  fazem parte das previsões de cotas e vazões do volume de água compreendidos entre os dias 16 a 23 de março de 2018.  

As chuvas que cairam na Bacia do Rio São Francisco nos últimos dias, no norte de Minas Gerais, contribuem positivamente com o nível das águas da barragem entre Três Marias(MG) e Sobradinho/Bahia. Ainda em alerta máximo, a região que envolve o reservatório está no período de chuva, que deve durar até maio de 2018...

PAULO AFONSO: Mais de 400 toneladas de baronesas são retiradas de prainhas e deixam alerta sobre poluição do Rio São Francisco

Mais de 400 toneladas de baronesas foram retiradas de três prainhas do município de Paulo Afonso, no norte do estado. Segundo especialistas, as plantas aquáticas se alimentam de matéria orgânica dos esgotos, deixando um alerta sobre a poluição do Rio São Francisco.

As baronesas começaram a se espalhar pelas prainhas de Ayrton Sena, Candeeiro e do Balneário semana passada. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente disse que as plantas foram arrastadas para as margens de cidades ribeirinhas, por causa do aumento no volume de chuvas nas cabeceiras e afluentes do Rio São Francisco...

Vale do São Francisco vai exportar manga para a África do Sul

O Vale do São Francisco, que movimentou no ano passado US$ 213 milhões com a exportação de 150 mil toneladas de manga para países como a Holanda, Estados Unidos e Espanha, vai ampliar esses números muito em breve com a conquista do mercado da África do Sul.

Encerrou-se ontem sexta-feira (16), em Petrolina – PE, a visita de uma missão sul-africana que veio avaliar o sistema de produção e cuidados fitossanitários para estabelecer a importação da fruta até o final desse ano. Desde a última segunda-feira (12), os inspetores federais do Ministério da Agricultura da África do Sul, Nkeetula Abram e Godfrey Markhu Bele, conheceram de perto os pomares e os packing house de seis fazendas produtoras de manga, entre Pernambuco e Bahia...

Deputado estadual Zó defende Rio São Francisco e é CONTRA a privatização da Eletrobras/Chesf

Na manhã da última quinta-feira (15 ), No Encontro Internacional Parlamentar, no Fórum Social Mundial, realizado na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Zó ( PCdoB), acompanhado do Deputado Federal, Daniel Almeida ( PCdoB) e o Senador Roberto Requião (MDB) fizeram um vídeo criticando o Projeto de Lei ( PL) 9463/18, que propõe a venda da Eletrobras/ Chesf.

Assista o vídeo:..

ARTISTA FLÁVIO BAIÃO DENUNCIA CRIME AMBIENTAL CONTRA O RIO SÃO FRANCISCO

Morador da Ilha de Nossa Senhora, que fica nas proximidades do bairro Tabuleiro, onde estão localizadas as lagoas de decantação do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro), o cantor e forrozeiro Flávio Baião resolveu na última terça-feira, dia 13, gravar um vídeo e denunciar o crime ambiental que está sendo praticado contra o rio São Francisco.

No vídeo, Flávio Baião declara que os dejetos fecais oriundos das residências dos juazeirenses estão sendo despejados no leito do “Velho Chico” sem qualquer tratamento “in natura” provocando grave crime contra o rio da Integração Nacional...

Prefeito Paulo Bomfim participou de reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco

No início da manhã desta quinta-feira, 15, na sede da OAB Seccional Juazeiro, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, participou da 1ª reunião ordinária da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco/CCRSMSF – que faz parte do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco – à qual tem assento como representante do município nas discussões para a busca de soluções em prol da preservação do Velho Chico.

O prefeito lembrou as ações ambientais que Juazeiro já realizou. “Ainda na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, à qual tive a honra de participar como secretário, nós transformamos o antigo lixão em aterro sanitário, essa que era uma antiga reivindicação dos juazeirenses. Além disso, através do SAAE, também construímos as estações de tratamento e de estabilização, consideradas uma das técnicas mais simples e eficazes no tratamento de esgotos”. ..

Associações comunitárias do Médio São Francisco baiano recebem cerca de 25 mil alevinos de tambaqui

Três associações comunitárias dos municípios de Candiba, Paratinga e Serra do Ramalho – no Médio São Francisco baiano – receberam cerca de 25 mil alevinos de tambaqui produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, unidade ligada à 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA). A ação deve atender diretamente a cerca de 90 famílias.

Os peixes reforçarão a produção em lagoas, represas, tanques-rede e tanques escavados dos três municípios. Em Candiba, os alevinos foram distribuídos em Lagoa do Mosquito, Barragem Poço Magro, Lagoa das Pedrinhas, Lagoa das Flores, Lagoa das Pedras I e II, Fazenda Jatobá I e II, Lagoa Felipe, Poço das Mulheres e Lagoa Grande...

Transposição do Rio São Francisco leva água a 1 milhão de pessoas de Pernambuco e Paraíba

Foi aos 45 minutos do segundo tempo. Após seis anos de seca, o açude Boqueirão, única fonte de abastecimento de Campina Grande (Paraíba), registrava apenas 2,9% de sua capacidade -o nível mais baixo desde a inauguração, em 1957, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. "Só tinha água duas vezes por semana. Enchia uns bocados de baldinho, porque não podia comprar a caixa-d'água", lembra a pensionista Teresinha Peres, 77. "E cheirava horrível, tinha um mau gosto."

À beira do abismo, a ansiedade dos campinenses era enorme quando a água do São Francisco chegou ao Boqueirão, em 18 de abril de 2017. Levou 38 dias para encher os 110 km de leito seco do rio Paraíba entre o açude e o final do canal da transposição do Eixo Leste, inaugurado um ano atrás. Não havia plano B. "É quase impossível imaginar o atendimento de Campina Grande com carro-pipa", diz Ronaldo Meneses, gerente regional da Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba). "Teria sido o caos. A transposição chegou no momento do quase colapso."..

Crimes ambientais: Seleção pública para projetos nas bacias do Rio São Francisco e do Parnaíba foi realizada no Palácio do Planalto

O primeiro chamamento público para seleção de projetos do programa de conversão de multas ambientais foi assinado ontem  (13) no Palácio do Planalto. Ao ressaltar a importância da medida, que substitui multas pela prestação de serviços de recuperação e preservação, o presidente da República, Michel Temer, disse que o seu governo tem feito muito pelo meio ambiente.

“Reduzimos o desmatamento, criamos Alcatrazes (unidade de conservação no litoral de São Paulo), ampliamos Veadeiros (parque nacional em Goiás), vamos criar as unidades marinhas (APAs e monumentos naturais de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco, e Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo), que garantirão a proteção de 25% do nosso oceano”, afirmou o presidente, ao listar algumas conquistas...

Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco/CBHSF realizará reunião ordinária em Juazeiro

A Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai realizar a primeira reunião ordinária de 2018 na próxima quinta-feira (15) na cidade de Juazeiro, localizada no norte do Estado da Bahia. As reuniões fazem parte do cronograma das CCRs e visam atender as demandas internas, além de aproximar o CBHSF da população apresentando as principais ações e debates sobre a preservação e revitalização do Rio São Francisco.

A reunião será realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade a partir das 8h às 17h pautando a realização do Fórum Mundial das Águas e o Fórum Alternativo Mundial das Águas – FAMA que acontecem nesta semana, a partir do dia 18, em Brasília. Além disso, serão abordados temas sobre a cobrança da Agência Nacional de Águas (ANA) pelo uso da água; programas de monitoramento de processos erosivos e projetos de conservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente – APP na Bacia do Rio São Francisco...

SAAE comunica falta de água nesta quarta-feira (14) nos residenciais Mairi e São Francisco

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro em novo email ao Blog comunica os moradores dos Residenciais São Francisco e Mairi, que a ação que seria realizada nesta terça feira (13) com a interrupção do abastecimento de água nestas comunidades foi adiada para a quarta-feira (14), bem como no prédio do IFBA, das 8h às 13h, para o entroncamento de uma rede visando à melhoria do serviço naquela área. Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto o abastecimento voltará à normalidade. ..

Operação apreende R$ 500 mil em maconha em Belém do São Francisco

Uma operação do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), em Belém do São Francisco, no Sertão do Estado, localizou 2.200 pés de maconha e quatro sementeiras com 10.600 mudas. O entorpecente estava em 440 covas no complexo de ilhas localizado no rio São Francisco.

A ação aconteceu após dois dias de incursões e abordagens do efetivo e buscas por plantios de maconha na região. Toda a droga foi erradicada e incinerada. Uma amostra foi separada e enviada para a Delegacia de Polícia Civil de Belém do São Francisco...

CHESF mantém vazão mínima autorizada de 550 metros cúbicos por segundo, a partir do Reservatório de Sobradinho

Desde o período úmido 2012/2013, a Bacia do Rio São Francisco vem vivenciando longa estiagem, o que motivou a Agência Nacional de Águas - ANA e o IBAMA autorizarem a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em abril de 2013, a reduzir, gradativamente, em caráter temporário, a vazão de restrição mínima dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, de 1.300 metros cúbicos por segundo (m3/s) para 550 m3/s.

Em maio do ano passado, a ANA e o Ibama autorizaram a Chesf a reduzir a vazão dos reservatórios de 600 m³/s para 550 m³/s. A Companhia faz essa operação de forma a adequar as necessidades dos múltiplos usos. Todas as empresas de abastecimento de água estão informadas da vazão atual autorizada...

Agência Municipal do Meio Ambiente alerta para impactos ambientais com baixa vazão do Rio São Francisco

O maior reservatório do Nordeste, o lago de Sobradinho, na Bahia, teve a vazão reduzida para 550 metros cúbicos de água por segundo. Com um menor volume de água sendo liberado, pesquisadores da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Marinha do Brasil, estão fazendo uma análise sobre os impactos que essa redução pode ocasionar no Rio São Francisco. A ação faz parte do Projeto Orla Nossa, desenvolvido pela Prefeitura de Petrolina.

Ao percorrerem todos os trechos da Orla I e II, as equipes perceberam a extensão dos impactos ambientais e na navegabilidade nessas áreas causados pela baixa vazão. De acordo com diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores, quem navega pelo Velho Chico deve redobrar a atenção. "Nossa análise visa, também, averiguar como está o assoreamento nessas áreas. Há locais no meio do Rio São Francisco que a profundidade chega a 50 cm. Quem navega por aqui, deve prestar mais atenção para riscos de acidentes, até que a vazão aumente", alerta...

Previsão de Chuva anima os agricultores da região do Vale do São Francisco

O laboratório de meteorologia da Univasf-Universidade Federal do Vale do São Francisco, prevê possibilidade de chuvas fortes entre os dias 09 e 10 de março. Também, segundo as previsões há possibilidade de ocorrência de chuvas  isoladas e tempestades esparsas em outras cidades do Nordeste, entre elas: Ouricuri e Santa Maria da Boa vista, Curaçá e Senhor do Bonfim. A esperança de chuva anima os agricultores da região.  ..

Governo do Estado anuncia mais de R$ 900 mil para  Agricultura Familiar do Sertão do São Francisco

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), anunciou investimentos de R$ 902,4 mil para a agricultura familiar do Território de Identidade Sertão do São Francisco, no município de Juazeiro. 

Dois convênios do projeto Pró-Semiárido foram assinados, na terça-feira (6), com a Associação Cultural e Artística de Radiofusão Comunitária Sertaneja e a Associação de Mulheres Produtoras de Doces e Massas de Laginha. Por meio do projeto Bahia Produtiva, com a Associação Comunitária Agropastoril de Cachoeirinha. ..

Produtores do Vale do São Francisco se adaptam ao mercado e aumenta movimento da economia

Fruta de grande destaque no Vale do São Francisco, a uva gerou um montante de US$ 93,6 milhões no ano passado a partir de uma exportação de 43.370 toneladas. Dentro desses números, estão as novas variedades de uva que foram desenvolvidas na região. Após alguns tipos da fruta perderem resistência diante de pragas e da chuva, os produtores investiram em variedades que pudessem se adaptar ao mercado e movimentar a economia.

Com as novas produções, foram retomadas duas safras de uva na região do São Francisco, de acordo com o gerente executivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Flávio Diniz. “Há 15 e 20 anos atrás se plantavam uvas sem caroço, mas ao longo dos anos elas foram perdendo a resistência e ficando vulneráveis, com rachaduras. Então foi preciso desenvolver novas variedades, mais resistentes e com formatos exóticos”, explicou Diniz, acrescentando que são 11 novos tipos que estão sendo utilizados em escalas comerciais, entre eles uvas brancas e negras...