Foram encontrados 626 registros para a palavra: violência

Escolas devem desenvolver protocolos e promover debates sobre a violência

Falta uma política pública forte e sólida para frear a onda de ataques e manifestações de ódio nas escolas e creches que tomou conta do País nas últimas semanas, gerando preocupação, principalmente, em pais, alunos e professores, disse o professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da USP, em entrevista à Rádio USP.

“O mundo sempre conviveu com a violência nas escolas, aquela que ocorre dentro do ambiente escolar e que, muitas vezes, é até promovida pela instituição escolar”, destaca o professor, doutor em Educação, mestre em Ciência Política pela USP e dono de um extenso currículo e atividades nessas áreas...

"A Violência nas escolas precisa ser tratada também como questão de saúde", reforça Conselho Estadual de Saúde da Bahia

Diante das últimas notícias do momento sobre os tristes casos de violências e ataques que estão acontecendo em unidades escolares do país, demonstrando um quadro de agravamento que já vem sendo contabilizado nos últimos anos. O conselho Estadual de Saúde da Bahia sugere ao Governo do Estado que inclua Secretarias e Conselhos no Comitê Intersetorial de combate a ameaças em escolas na Bahia, para que essas ações sejam analisadas e planejadas por diversas vias.

"É preciso que haja um alinhamento do governo do estado com os conselhos e as diversas secretarias sendo elas: de Educação; Saúde; Promoção da Igualdade Racial; Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, entre outras. Para que sejam criadas alternativas de combate a violência analisando os diversos fatores que interferem nessas ocorrências", afirma o presidente do CES-BA, Marcos Sampaio...

Ministério da Justiça obriga redes sociais a retirar conteúdo com apologia à violência

Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública estabeleceu as medidas administrativas a serem adotadas para prevenir a disseminação de conteúdos ilícitos, prejudiciais ou danosos em plataformas de redes sociais.  

O texto publicado hoje (13) no Diário Oficial da União prevê que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) instaure processo administrativo para apurar e responsabilizar as plataformas diante da propagação de conteúdos que incentivem ataques contra o ambiente escolar ou que façam apologia e incitação a esses crimes e seus perpetradores.  ..

Ondas de Ameaças: Secretarias de Educação e Defesa Social se reúnem com gestores para discutir violência nas escolas

Após unidades escolares de Palmares, Arcoverde e do Recife sofrerem intimidações desde domingo (9), representantes das secretarias de Educação e Esportes e de Defesa Social de Pernambuco vão se reunir com os gestores das Gerências Regionais de Educação nesta terça-feira (11).

O horário não foi divulgado. A SDS deve ouvir o que está sendo disseminado, e posteriormente adotar ações para o emprego nas escolas...

Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola reforça importância de prevenção nas escolas

Embora seja uma prática violenta, nem sempre falar de violência é falar sobre bullying. Isso porque, de acordo com a psicóloga educacional do SESI Pernambuco, Daniella Menezes, não é possível dizer que uma criança ou adolescente está cometendo bullying quando ela é violenta por um único evento.

A especialista explica que o bullying é um ato de intimidação sistemática, ou seja, é uma violência que ocorre de forma recorrente, acarretando prejuízo físico ou emocional para o outro. Celebrado no dia 7 de abril, o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola existe para que escola e família reflitam, em conjunto, maneiras de combater esses comportamentos violentos...

Combate à violência passa por convivência democrática nas escolas

O país se deparou nesta quarta-feira (5) com um mais ataque a escolas. Em Blumenau, um homem invadiu uma creche em Blumenau (SC) e matou e feriu crianças. A Agência Brasil entrevistou especialistas para entender os motivos que levam à violência contra as escolas.

Para as pesquisadoras, a percepção equivocada da violência como solução para problemas e a falta de políticas de incentivo ao diálogo podem ser encaradas como gênese desses problemas. Além disso, a falta de respeito à diversidade e a propagação de grupos de ódio também estão entre fatores que compõem o panorama brasileiro. A prevenção e o controle desses atos passam pela adoção de programas que promovam a convivência ética e democrática dentro e fora das escolas. ..

Sinjorba e ABI lançam Rede de Combate à Violência Contra a Imprensa na 6° Edição do Abril do Jornalista

Abrindo a programação da 6° Edição do Abril do Jornalista, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) lançaram dia (4) a Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa.

A criação do coletivo foi anunciada em 31 de janeiro, durante audiência pública que debateu o avanço dos ataques contra a categoria na Bahia. O lançamento acontece no Auditório Samuel Celestino, no edifício-sede da ABI...

Mulheres vítimas de violência: veja lista com serviços de apoio jurídico e psicológico gratuitos oferecidos na Bahia

As mulheres vítimas de violência doméstica e familiar contam com serviços que prestam apoio jurídico e psicológico gratuitamente em Salvador e cidades do interior baiano.

O g1 listou ações do governo e de prefeituras, além de coletivos e organizações femininas, que atuam para auxiliar as vítimas. Veja a lista abaixo:..

Mulher em situação de violência terá atendimento prioritário no Sine

Mulheres em situação de violência doméstica terão prioridade no atendimento pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). A medida foi publicada nesta terça-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU), que também traz lei para instituir programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública.

A Lei nº 14.542, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a reserva de 10% das vagas ofertadas. Se não houver preenchimento das vagas reservadas, por ausência de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por mulheres e, se não houver, pelo público em geral...

Mulher em situação de violência terá atendimento prioritário no Sine

Mulheres em situação de violência doméstica terão prioridade no atendimento pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). A medida foi publicada nesta terça-feira (4), no Diário Oficial da União (DOU), que também traz lei para instituir programa de prevenção e enfrentamento ao assédio sexual na administração pública.

A Lei nº 14.542, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece a reserva de 10% das vagas ofertadas. Se não houver preenchimento das vagas reservadas, por ausência de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, as vagas remanescentes poderão ser preenchidas por mulheres e, se não houver, pelo público em geral...

Governo da Bahia aprova Plano de Enfrentamento à Violência contra Povos Tradicionais

Para desenvolver ações preventivas e repressivas a fim de manter a integridade de pessoas e patrimônio em áreas de conflitos decorrentes de disputas de terra, a Secretaria da Segurança Pública publicou, na edição desta terça-feira (28), no Diário Oficial do Estado, em portaria conjunta, a aprovação do Plano de Atuação Integrada de Enfrentamento à Violência contra Povos e Comunidades Tradicionais.

O documento tem vigência até 2026 e foi criado em união com as Secretarias de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Justiça e Direitos Humanos, de Desenvolvimento Rural, além das Polícia Militar, Civil , Técnica e do Corpo de Bombeiros Militar. ..

UNEB realiza roda de conversa sobre violência contra mulher, nesta sexta (24), em Juazeiro

O Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro realiza na próxima sexta-feira (24), a terceira roda de conversa do Projeto Mulher Solte o Verbo que vai debater o tema: violência contra a mulher.

O encontro será realizado às 14h30 no Auditório Antônio Carlos Magalhães que fica no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) na Avenida Edgard Chastinet, s/n, no bairro São Geraldo, em Juazeiro (BA).  ..

Em Juazeiro, vítimas de violência doméstica encontram apoio na Rede de Proteção à Mulher

Para apoiar e acolher as mulheres vítimas de violência doméstica, uma rede de instituições prontas para o enfrentamento faz a diferença em Juazeiro. A Rede de Proteção à Mulher do município atua desde o atendimento inicial da vítima e dos seus filhos, até o acompanhamento do agressor, a fim de interromper o ciclo de violência.

Fazem parte da Rede, a Prefeitura de Juazeiro, através do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciam) e da Patrulha Maria da Penha (Guarda Civil Municipal), a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Ronda Maria da Penha (Polícia Militar/BA), Casa Abrigo Regional, 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Juazeiro e Defensoria Pública da Bahia...

Prefeitura de Juazeiro encerra programação da Semana Escolar de Combate à violência contra a Mulher

Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através de uma iniciativa do Espaço Humanizar, da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a Semana Escolar de Combate à violência contra a Mulher, que encerrou sua programação nesta sexta-feira (17), promoveu rodas de diálogos e oficinas sobre prevenção para os diferentes tipos de violência contra a mulher e seus direitos.

A Programação foi voltada para os alunos do ensino fundamental II – 8º e 9º anos, para as famílias e para os educadores das quatro escolas da rede municipal: Escolas Anália Barbosa, José Pereira da Silva, Mandacarú e E.M.E.I Maria Helena...

Prefeitura de Juazeiro inicia Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher e tem aprovação dos alunos e professores

Em alusão ao mês da Mulher, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (13), a 'Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher', que tem uma programação voltada para estudantes do ensino fundamental II, com rodas de diálogo, sobre o tema.

A ação conta com a parceria do Cento Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e da Ronda Maria da Penha, da Polícia Militar (PM). O primeiro dia de trabalho, aconteceu nas escolas Anália Barbosa, no João Paulo II e na Escola Mandacaru, no Jardim Primavera...

Programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher realizada pela Prefeitura de Juazeiro realiza roda de conversa sobre conscientização pelo fim da violência contra a mulher

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), realizou na tarde desta segunda-feira (13), no auditório da Seduc, uma mesa redonda com o tema: "Tinha que ser mulher", mediada pelas representantes da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Licelma Bomfim e Rosineide Motta, delegadas da Deam, Thaís Benevides, coordenadora do serviço de investigação da Deam, Taciana Albuquerque, psicóloga do Centro de Atendimento Psicossocial - Espaço Humanizar/NAPSI, e a fonoaudióloga, Clara Alves.

A iniciativa faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, e reuniu estudantes da rede municipal de ensino para um bate papo, com o objetivo de trazer reflexões para a sensibilização e conscientização no combate à violência contra a mulher, divulgando os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes, além de trazer de forma lúdica, situações cotidianas onde as diversas formas de violência se manifestam, deixando o alerta para uma identificação desses episódios...

Patrulha da Mulher prende homem por violência doméstica no Residencial Monsenhor Bernardino 

A Patrulha da Mulher da Guarda Civil Municipal (GCM), em Petrolina, entrou mais uma vez em ação e prendeu em flagrante, nesse final de semana, um homem por ameaçar e tentar agredir sua companheira com uma faca. A tentativa ocorreu no Residencial Monsenhor Bernardino. 

Equipes da Patrulha receberam o chamado pela Central de Atendimento da GCM, quando foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica. Ao chegar ao endereço informado, a equipe constatou que a vítima estava na rua com o filho e o neto e ao subir no apartamento o acusado apresentava sinais de embriaguez. Quando foi dada a voz de prisão o homem resistiu e foi imobilizado. Os dois foram conduzidos para delegacia de Polícia Civil (PC) para que fossem tomadas as medidas cabíveis. ..

 Prevenção à violência contra a mulher precisa ser abordada na escola

Combater o ciclo da violência contra a mulher vai além da penalização criminal. Trabalhar no âmbito da educação desde a infância é um dos fatores cruciais no enfrentamento a esse tipo de crime. 

Tema central do primeiro painel do seminário "Combate ao feminicídio: uma responsabilidade de todos", promovido pelo Correio, as convidadas Rejane Jungbluth Suxberger, juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios ((TJDFT) e especialista em gênero; Lia Zanotta Machado, antropóloga, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB); Valéria Brito, psicóloga da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde; e Rose Rainha, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF) falaram sobre o caminho da mudança...

No Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas

O boletim Elas vivem: dados que não se calam, lançado nesta segunda-feira (06) pela Rede de Observatórios da Segurança, registrou 2.423 casos de violência contra a mulher em 2022, 495 deles feminicídios.

São Paulo e Rio de Janeiro têm os números mais preocupantes, concentrando quase 60% do total de casos. Essa foi a terceira edição da pesquisa feita em sete estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí, os dois últimos monitorados pela primeira vez...

Projeto permite saque de FGTS por mulher vítima de violência

Foi apresentado nesta semana ao Senado o projeto de lei (PL 807/2023) que permite o saque do FGTS por trabalhadoras vítimas de violência doméstica.

De autoria da senadora Jussara Lima (PSD-PI), o projeto altera a Lei 8.036, de 1990, para determinar que a mulher em situação de vulnerabilidade em razão de violência doméstica, física ou psicológica, possa movimentar livremente sua conta no fundo de garantia...