Foram encontrados 1852 registros para a palavra: Univasf

Estudante da Univasf é premiada na Jornada de Iniciação Científica da Facepe

A Iniciação Científica (IC) é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento, muitos estudantes vêm nessa oportunidade uma forma de se tornar pesquisadores. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) investe em IC e muitos estudantes da instituição recebem prêmios pelas pesquisas. É o caso da aluna de Ciências Farmacêuticas, Victória Laysna dos Anjos Santos que foi premiada na 20ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe).


A Jornada de IC da Facepe foi realizada entre os dias 13 e 17 de julho, em Recife (PE), com o tema “Saúde no século XXI: Avanços e Desafios em Pernambuco” e contou com a participação de diversos estudantes de todo o estado de Pernambuco. A estudante Victória Laysna ganhou o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista na categoria Ciências Exatas, com o trabalho orientado pela professora do colegiado de Ciências Farmacêuticas, Cleônia Araujo. A pesquisa é intitulada “Semissíntese De 1,4 – Naftalenodiona, 1 – (Hidrazona) Com Potencial Antitumoral”. 

A orientadora reforça a importância da Univasf investir em pesquisa, mesmo sendo uma universidade nova. “Conquistar um prêmio desse mostra o potencial da Univasf de competir em igualdade com universidades tradicionais, como as da capital de Pernambuco”, observa Cleônia Araujo.

A professora Cleônia aponta a disposição da aluna Victória Laysna. “A sintetização de compostos é um trabalho é muito difícil, mas a estudante Victória conseguiu superar as dificuldades”. A pesquisa faz parte do grupo de química aplicada à Farmácia com menos de cinco anos. Em 2014, a aluna Delis Galvão recebeu o mesmo prêmio. “São dois trabalhos de relevância cientifica, mostrando o potencial do grupo de pesquisa”, aponta.  ..

Lançamento de livro gratuito sobre esquizofrenia acontecerá nesta sexta-feira (5) em Petrolina

Permitir o conhecimento aprofundado sobre a esquizofrenia para facilitar a sua compreensão, diagnóstico e tratamento. Esta é a proposta do livro “Você sabe o que é esquizofrenia?”, que será lançado e distribuído gratuitamente nesta sexta-feira (5), às 19h, na III Feira de Livros do Vale do São Francisco, localizada no Centro de Convenções, em Petrolina (PE). A obra é fruto da dissertação elaborada no Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB), o primeiro programa interdisciplinar da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).


O livro é realizado pela discente do programa de mestrado e assistente em administração da Univasf, Nancy Freire Cavalcante, orientada pelos professores do PPGCSB da Univasf, Jackson Roberto Guedes e Márcia Bento Moreira. Para facilitar a compreensão do tema, o livro foi dividido em oito capítulos, que abordam vários aspectos como a definição da esquizofrenia, suas possíveis causas, o diagnóstico, os tratamentos, papel da família e a legislação brasileira no quesito saúde mental.

Após o lançamento, o livro poderá ser adquirido entrando em contato por meio do site do Programa sobre Esquizofrenia. Segundo Nancy, a obra será utilizada no Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Univasf no intuito da difusão deste conhecimento para as comunidades interna e externas em benefício de todos os envolvidos, tanto no acompanhamento quanto no tratamento do paciente esquizofrênico.

De acordo com Nancy, o livro auxiliará o paciente, independente de ele ter sido diagnosticado há pouco ou muito tempo. “Será útil para a família ou para o cuidador, seja no início ou no cuidado diário e para os profissionais de saúde, desde os atendimentos iniciais, os de triagem, até o diagnóstico, tratamento e acompanhamento”, destaca.

Do mesmo trabalho, surgiram dois e-books: “Guia de instruções para a família no cuidado do outro – Volume 1” e “Guia de instruções para a família no seu próprio cuidado – Volume 2”, que podem ser baixados gratuitamente no site do Programa sobre Esquizofrenia. Além disso, o trabalho resultou em um curso online e gratuito com a mesma temática, com o intuito de aumentar a visibilidade e permitir maior acesso da população ao conteúdo. O curso dá direito a certificado e está disponível no site do Learncafe.  ..

Facape e Univasf alinham parceria para oferta de residência em Serviço Social

Os estudantes de Serviço Social da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) poderão continuar seus estudos mesmo após a graduação. Uma parceria entre a faculdade e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) prevê a implantação de uma residência multiprofissional no Hospital Universitário (HU), localizado em Petrolina e gerido atualmente pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Para discutir os detalhes da parceria entre as três instituições, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, visitou nesta segunda-feira (1º) o presidente da Facape, Rinaldo Remígio. Os gestores destacaram a importância da iniciativa. “Essa parceria proporciona ganhos as três partes: à Univasf, porque nós estamos fomentando ainda mais a parceria institucional com a Facape, à Ebserh - porque faz a gestão dos serviços de saúde com esses profissionais integrados no processo de formação, com o atendimento acontecendo dentro do hospital - e para Facape, que tem a continuidade do período de formação das pessoas que aqui iniciaram a graduação”, explicou Julianeli...

Univasf promove exposição “Poéticas do Vidro”, workshops e palestras em parceria com a Uporto

O grupo de Pesquisa Multi, Inter e Trans em Artes (Mita-CNPQ) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover, entre os dias 2 e 12 de agosto, a exposição “Poéticas do Vidro”, bem como workshops e palestras. A programação é aberta à comunidade e os participantes receberão certificado. Para participar dos workshops é necessário fazer inscrição gratuita, até esta segunda-feira (1). 

Serão ofertados os workshops “Arte fragmentada: o mosaico no espaço escolar” e “Técnicas de fusão em vidro”; além das palestras “O mosaico na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto”; “O vidro na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto”; e “Vida de professor/artista/pesquisador: contextos e câmbios”. As inscrições para os workshops devem ser feitas através de formulário online . Serão emitidos certificados de participação de 40h para os workshops e de 4h para as palestras. Os horários e locais estão disponíveis no cronograma disponível abaixo. 

As atividades integram o projeto de extensão Desenho e Arte Contemporânea no campo expandido: da universidade à comunidade, do Colegiado de Artes Visuais (Cartes). As atividades iniciarão com a exposição “Poéticas do vidro”, da professora da Universidade do Porto (Uporto), Teresa Almeida, que acontecerá no dia 2 de agosto, no hall da Reitoria, Campus Petrolina Centro, a partir das 14h. A exposição traz 18 fotografias impressas que registram o vidro e sua luminescência. 

O diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Univasf, Fulvio Torres Flores, destaca a importância da exposição. “O vidro entra em cena não expondo sua fragilidade, mas sua tenacidade, resistência, leveza e presença resiliente e ecológica”, destaca. Já a coordenadora do Mita-CNPQ, Flávia Pedrosa, ressalta que o objetivo das atividades é “oferecer a comunidade uma discussão sobre a arte contemporânea em diversas expressões”, afirma. 

Flávia Pedrosa destaca ainda, que esta é a primeira parceria de apoio ao pesquisador visitante, entre a Univasf e a Uporto. A exposição “Poéticas do Vidro” acontece com o apoio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex). 

 Cronograma Worshops e Palestras..

Palestra sobre economia circular será realizada hoje (29) no Campus Petrolina Centro da Univasf

O modelo econômico “extrair, transformar, descartar” da atualidade depende de grandes quantidades de materiais. Esse modelo está atingindo seus limites. Uma economia circular é uma alternativa atraente e viável que as empresas já começaram a explorar. Para discutir essa forma de economia será realizada na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) uma palestra sobre Economia Circular com Ana Rúbia Torres, Promotora de Justiça do Estado de Pernambuco, titular da Promotoria com atribuição em Meio Ambiente. O evento ocorrerá hoje (29), às 18h30, na sala do Núcleo Temático 1, no Campus Petrolina Centro e é aberto ao público. 

Para a professora da Univasf e organizadora da palestra, Alvany Santiago a palestra é importante, pois sustentabilidade é um tema que está sendo discutido principalmente no meio corporativo. “A palestra configura-se de interesse geral, por tratar a questão do consumo e do lixo que muito tem causado degradação ambiental e impactado a saúde”, observa.

A palestrante Ana Rúbia Torres, fala da importância de se discutir a economia circular. “É uma forma econômica que produz como a natureza produz, do berço ao berço. É importante que os acadêmicos conheçam nossa caatinga, conhecer e escrever, começar a produzir e discutir sobre nossa realidade”, observa. 

A palestra integra as atividades da disciplina Ética e Responsabilidade Social do curso de Administração da Univasf, e da ação "Como está a Responsabilidade Social na sua empresa?" do projeto de pesquisa Estudo Comparativo das práticas de responsabilidade social em empresas brasileiras e inglesas. 

..

Projeto do HU-Univasf promove melhoria na qualidade de vida de pacientes

Prevenir doenças e promover qualidade de vida é o objetivo do projeto desenvolvido pela Unidade de Reabilitação do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf). A unidade desenvolveu um programa multiprofissional que propõe a mudança de hábitos, através da prática de atividades físicas aliada a uma alimentação saudável.

O projeto selecionou 10 pacientes do Ambulatório do hospital que apresentavam algum fator de risco para doenças cardiovasculares como: hipertensão, dislipidemia, obesidade, diabetes ou sedentarismo. O grupo passou por avaliações cardiológicas, antropométricas, de anamnese e realizou exames laboratoriais. A partir dos resultados foram prescritos os treinos físicos individualizados...

Univasf: Alunos dos cursos de Engenharia de Produção e de Administração lançam E-book sobre o Agronegócio Brasileiro

Alunos dos cursos de Engenharia da Produção e de Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançarão, no dia 29 de julho de 2016, um E-book, livro em formato digital, abordando o tema agronegócio no âmbito nacional, estadual e local no Vale do São Francisco. O livro digital tem como proposta apresentar a visão dos autores sobre o estágio atual do agronegócio brasileiro, através de cartas endereçadas a diferentes autoridades brasileiras, nas três esferas administrativas: municipal, estadual e federal, com vista à proposição de medidas para a melhoria do setor, bem como para a sensibilização dos tomadores de decisão para deste setor.

Os textos foram elaborados a partir das discussões realizadas  pelos alunos e fomentadas pelo professor doutor Francisco Ricardo Duarte, na disciplina "Agronegócio", do Curso de Bacharelado em Engenharia de Produção da Univasf. O formato de cartas, endereçadas principalmente aos que possuem afinidade com a temática, tenta resgatar um hábito preterido, diante do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, ao mesmo tempo em que conduz o aluno a meditar nas construções linguísticas de nossa língua portuguesa; isto porque o entendimento é que se trata de uma importante forma de comunicação e transmissão de conhecimentos, o qual não deve ser esquecido...

Reitoria recebe representantes do MEC em reunião e agenda visita do ministro Mendonça Filho à Univasf

Assessores do ministro da Educação Mendonça Filho estiveram na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na última sexta-feira (22), para reunião com a Reitoria. O chefe de Gabinete Raphael Callou e a assessora Marina de Alencar vieram a Petrolina (PE) para discutir a viabilidade de execução de projetos prioritários para a Univasf. Entre as demandas, destacam-se obras que estão paralisadas em virtude das restrições orçamentárias, pauta que motivou audiência do reitor Julianeli Tolentino e do vice-reitor Telio Leite com o ministro Mendonça Filho, no último dia 6 de julho, em Brasília. Um novo encontro com o ministro está programado para o próximo mês de agosto, desta vez em Petrolina. A data ainda será informada pelo MEC.

Durante a reunião com os assessores do ministro, a Reitoria detalhou os projetos, em apresentação elaborada pela Assessoria de Infraestrutura da Univasf, e planilhas com a projeção do aporte financeiro necessário para sua execução, citados no documento entregue a Mendonça Filho. Os investimentos solicitados ao MEC objetivam a finalização das obras da Policlínica e do auditório do Campus Sede; complementação do Hospital Veterinário com a edificação da unidade para Grandes Animais, no Câmpus de Ciências Agrárias; construção do prédio administrativo e de salas de aula do Câmpus de Paulo Afonso, na Bahia, que funciona em instalações provisórias cedidas pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). Outras demandas incluem conclusão da nova sede do Espaço de Arte Ciência e Cultura (EACC), localizado na orla de Petrolina, além de recursos para aquisição de equipamentos acadêmicos, administrativos e de infraestrutura para os campi.

De acordo com Raphael Callou, a proposta do MEC é ampliar o acesso dos jovens à educação superior, indicativo de uma agenda de expansão para as universidades federais que vem sendo anunciada pelo Ministério. Confira, abaixo, entrevista realizada com Raphael Callou, representante do MEC na reunião com a Reitoria.


Como o MEC pretende conciliar uma agenda de expansão para as universidades e a demanda dos reitores no sentido de recomposição do orçamento? 

Raphael Callou - A gente tem um quadro, no Brasil, onde há uma diferença muito grande entre os demais países da América Latina, da proporção de jovens em idade universitária que estão fora da universidade. Temos um gargalo aí a dar conta e é significativo, ou seja, um universo de estudantes em idade universitária que está fora da universidade, então um primeiro desafio é dar espaços para que essas pessoas tenham acesso à universidade, esse é um compromisso importante que está no Plano Nacional de Educação e que a gente está disposto a trabalhar para cumprir; um outro ponto é também dar conta do passivo. São dois desafios simultâneos que temos que tocar com muito cuidado para que consigamos compatibilizar a necessidade que está hoje presente, a partir dos projetos que foram iniciados em outros momentos, e para isso o MEC deverá fazer uma liberação robusta de recursos, para sanar o que está em execução, mas sem também perder de vista o nosso objetivo principal que é trazer oportunidades e mais vagas nas universidades públicas do país para quem mais precisa. 

A recomposição do orçamento sobre os recursos de custeio, como foi colocado nesta reunião, poderá ser integralizada, atingindo 100%, e qual a perspectiva sobre a demanda de recomposição dos recursos de capital? 

Raphael Callou - O ideal seria que tivéssemos condições de dar conta e viabilizar a execução de todos os projetos mas, naturalmente, numa época de crise e de contingenciamento orçamentário todas as áreas são impactadas e infelizmente a educação e a saúde também têm os seus impactos que são menos significativos que em outras áreas que não têm garantia constitucional de recursos, mas ainda assim têm algumas dificuldades. É natural que em momentos de crise essas circunstâncias aconteçam, contudo, há uma determinação do presidente e também do ministro (Mendonça Filho) para de maneira muito cuidadosa priorizar aquelas obras e iniciativas que tenham relevância forte para a comunidade como aqui, por exemplo, a Policlínica que já está na fase final de execução. Obras como a Policlínica, como o Espaço de Arte, Educação e Cultura que também é importante e que tem uma interseção e uma interação entre a universidade e a sociedade. 

Qual a programação para essas agendas? 

Raphael Callou – Desde maio houve um descontingenciamento da ordem de R$ 5 bilhões, aproximadamente, para a educação, que tem um impacto direto na educação superior. Há também do ponto de vista de programação para o orçamento do ano que vem um foco especial na saúde e na educação para que a gente não sofra dificuldades. Há uma situação muito melhor nesses últimos três meses do que a média de janeiro a maio deste ano. Neste período, a gestão tinha como média de repasse para as instituições e universidades do País, algo em torno de R$ 500 milhões, hoje atingimos uma média de R$ 1 milhão por mês, um salto significativo. É natural que as dificuldades ainda tragam alguns problemas pontuais de obras que ainda precisam ser aceleradas para que não tenhamos obras paralisadas no País, em volume superior ao que encontramos em maio, mas é também importante salientar que o esforço está sendo muito forte para que consigamos sanar as dificuldades. O resultado, pragmaticamente, é visível a partir da apreciação do volume de recursos repassados que já dobrou nesse período que estamos na gestão administrativa da educação. ..

PRIMEIRO DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITO DE PETROLINA

O primeiro debate nas eleições de 2016 entre os candidatos a prefeito do município de Petrolina, no Sertão pernambucano, deverá ocorrer no Auditório da Biblioteca do Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no dia 18/08/2016, a partir das 8 horas da manhã.

O debate, que tem como temas centrais "Educação e Meio Ambiente", está sendo organizado pelo Programa Escola Verde, da Univasf, e deverá contar com seis blocos: 1) formação da mesa e abertura, 2) apresentação dos candidatos, 3) perguntas da mesa e de instituições presentes, 4) perguntas entre os candidatos, 5) considerações finais dos candidatos, e 6) assinatura pelo candidatos do Termo de Compromisso em desenvolver a Educação Ambiental no municipio caso seja eleito...

Univasf está com inscrições abertas para vagas de estágio na Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas, a partir de hoje (25), para seleção de dois estagiários para atuar na Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As vagas são para estudantes dos cursos da área de Comunicação e Informática, matriculados entre o 3° e o 6° período de cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (29).

Para se inscrever, os interessados devem enviar para o e-mail [email protected] com os seguintes documentos anexados em formato PDF: ficha de inscrição (anexo I do Edital Nº 1/2016, disponível abaixo) devidamente preenchida e currículo atualizado.

A seleção será composta pelas seguintes etapas: análise curricular, prova escrita e prática e entrevista individual com os candidatos que passaram nas duas primeiras etapas, que são de caráter classificatório. Será cumprida uma jornada de estágio de 20 horas semanais com duração de seis meses, podendo ser prorrogado. O estagiário receberá uma bolsa de R$ 364,00 e auxílio transporte de R$ 132,00. 

Os candidatos serão convocados a realizar a entrevista por meio de e-mail e publicação no site da Proex. As entrevistas serão realizadas no dia 2 de agosto, a partir das 9h, na DACC, localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, Campus Centro, em Petrolina (PE). O resultado final será divulgado no dia 5 de agosto. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (87) 2101-6770 ou pelo e-mail: [email protected]. ..

HU-Univasf participa de projeto que leva atendimento de saúde a bairros de Juazeiro

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), através do projeto Consultórios Itinerantes, participou de mais uma edição do Caravanas da Saúde, programa da Secretária Municipal de Saúde de Juazeiro-BA que leva serviços de saúde aos bairros e aos distritos. Os moradores do Projeto NH2 foram atendidos na manhã de ontem (21).

A Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf firmou uma parceria com a Prefeitura de Juazeiro e desde o início do ano de 2016 a equipe dos Consultórios Itinerantes vem participando das ações da Caravana. Somente no mês de junho, foram realizadas 182 consultas oftalmológicas, 125 odontológicas e 135 atendimentos de escovação supervisionada com flúor...

Univasf seleciona professores para atuarem nas Licenciaturas em Ciências Sociais e História do Pronera

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu hoje (18) inscrições para o processo seletivo simplificado para professores que atuarão no Programa Nacional de Educação para a Reforma Agrária (Pronera). As vagas são destinadas às Licenciaturas em Ciências Sociais e História, e as inscrições podem ser realizadas até dia 22 de julho.

São disponibilizadas 12 vagas para cada curso. Entre os requisitos para concorrer às vagas para a Licenciatura em Sociais, está ser professor efetivo ou substituto da Univasf. Já para a Licenciatura em História, podem participar do processo seletivo professores efetivos ou temporários de instituições públicas de ensino superior. Os docentes poderão inscrever-se em mais de uma disciplina, desde que em etapas diferentes. 

As inscrições são realizadas na Diretoria de Extensão (Direx), 1º andar do bloco administrativo, Prédio da Reitoria, Campus Petrolina Centro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os documentos necessários para realizar a inscrição são a Ficha de Inscrição (Disponível nos Editais, links abaixo); cópia do documento de identificação oficial com foto que contenha CPF; cópia do título de pós-graduação ou a vinculação em programa de pós-graduação de mestrado ou doutorado; comprovante de vínculo com a Instituição de Ensino Superior (IES) em que trabalha, currículo lattes e comprovação dos títulos a serem pontuados, na sequência do barema (Disponível nos Editais). 

Os processos seletivos são compostos por análise curricular que vale 100 pontos. O resultado final do processo para a Licenciatura em História será divulgado no dia 27 de julho e para Ciências Sociais será publicado no dia 29. As aulas dos cursos serão ministradas no Espaço Plural, localizado na Rodovia BA-210, Km 4, bairro Malhada da Areia, Juazeiro (BA). O pagamento será realizado através de bolsa, com hora-aula no valor de R$ 44,00. Mais informações através do e-mail [email protected].

 edital nº 10. PROEX Seleção para História
 edital nº 11. PROEX Seleção para Ciências Sociais
..

Acesso de estudantes da Univasf aos Restaurantes Universitários será feito exclusivamente com cartão

A partir da próxima sexta-feira (22), os estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) que utilizam os Restaurantes Universitários (RUs) da instituição só poderão utilizar o serviço mediante apresentação do cartão de acesso. As listas utilizadas atualmente serão extintas. Para solicitar o cartão de acesso, o estudante deverá dirigir-se a um dos RUs em horário de funcionamento, munido de documento de identificação. Mais informações através do e-mail [email protected] ou [email protected] ou dos telefones abaixo: 

RU Campus Petrolina Centro – (87) 2101 -6746
RU Campus Ciências Agrárias - (87) 2101 -4864
RU Campus Juazeiro - (74) 2101- 7633
Proae - (87) 2101 - 6874

..

HU-Univasf alcança número recorde de procedimentos cirúrgicos

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem aumentando gradativamente o número de cirurgias realizadas mensalmente, graças a uma série de medidas tomadas pela superintendência do HU-Univasf junto com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Além da contratação de novos profissionais, o hospital também adquiriu equipamentos cirúrgicos de ponta.

De janeiro a junho deste ano foram realizados 2.116 procedimentos cirúrgicos de diversas especialidades, apenas as ortopédicas somaram 1.081. Comparando ao mesmo período do ano passado, ocorreu um aumento de 95,7%, quando foram realizadas 1.794 cirurgias no primeiro semestre de 2015. Outro dado importante é o número de consultas realizadas pelo Ambulatório. Entre janeiro e maio deste ano foram mais de 9 mil consultas que, somadas aos pacientes recebidos na emergência e urgência, totalizam o número de 31.494 atendimentos.  ..

Assessoria de Relações Internacionais da Univasf realiza seleção com uma vaga para estagiário

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de um estagiário para atuar na Assessoria de Relações Internacionais (ARI). Podem participar do processo seletivo estudantes matriculados em cursos de graduação da Univasf que sejam egressos de programas de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) e tenham proficiência em língua francesa. As inscrições podem ser realizadas até sexta-feira (15). 

Para se inscrever, os interessados devem enviar por e-mail a ficha de inscrição (disponível no Edital Nº2/2016, no link abaixo); comprovante de matrícula do semestre 2016.1; histórico escolar atualizado; e comprovante de competência linguística em francês, emitido pela instituição de ensino estrangeira quando da realização do MEI, ou DELF/DALF. Todos os documentos devem ser enviados em formato PDF, com o assunto “Estágio em RI”, para o endereço eletrônico [email protected]

Entre os requisitos para participar da seleção estão: ter cumprido, no mínimo, 40% dos créditos do curso; ser egresso de um dos programas de MEI promovidos pelas agências oficiais de fomento (CAPES/ CNPq) ou agência estrangeira, e comprovar proficiência em língua francesa. O estagiário cumprirá jornada semanal de 20h e receberá bolsa mensal no valor de R$364,00, além do auxílio transporte de R$ 132,00. O processo seletivo é composto por análise dos documentos e entrevista individual, que acontecerá no dia 18 de julho, das 10h às 12h, na sala da ARI, prédio da Reitoria, Campus Petrolina Centro. O resultado final será divulgado dia 20 de julho. 

Cronograma: 

Inscrições: até 15 de julho
Análise do histórico escolar e dos certificados de proficiência no idioma Francês: 16 de julho
Entrevista: 18 de julho
Resultado final: 20 de julho
Convocação do estudante para informação sobre o início das atividades: 21 de julho..

I Colóquio Saúde em Debate será realizado na UNIVASF

Acontecerá na próxima terça-feira (12), das 14h às 18h, no auditório da biblioteca da Univasf - campus Petrolina- o I Colóquio Saúde em Debate: Discussões Acerca dos Rumos do SUS”.

O evento é promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco por meio do Núcleo de Telessaúde (NUTESVASF) e das Residências em Saúde...

Univasf realiza seleção de estágio para estudantes de Administração e Computação

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para seleção de dois estagiários para atuar na Diretoria de Extensão (Direx), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). As vagas são para estudantes dos cursos de Administração, Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Tecnologia da Informação. As inscrições são realizadas exclusivamente através da internet e podem ser feitas até o dia 13 de julho. 

Os estudantes do curso de Administração devem estar matriculados entre o 3º e 6º períodos para concorrer à vaga para Coordenação de Projetos Especiais. Já os estudantes dos cursos de Engenharia da Computação, Ciências da Computação e Tecnologia da Informação devem estar no 3º período para concorrer à vaga de web designer. Para efetuar a inscrição, os interessados devem enviar a ficha de inscrição (disponível no Edital Nº 9/2016) e o currículo atualizado para o e-mail [email protected]

Os candidatos selecionados terão uma jornada de 20 horas semanais, receberão bolsa mensal de R$ 364,00 e auxílio transporte no valor de R$ 132,00. O contrato de estágio terá validade de seis meses, podendo ser prorrogado até o limite estabelecido pela Lei Nº 11.788/2008.

O processo seletivo é composto por análise curricular de caráter eliminatório e entrevista individual de caráter classificatório. A Convocação dos candidatos aprovados para a entrevista acontecerá por e-mail, e a entrevista será realizada dia 15 de julho a partir das 8h, na Direx, prédio da Reitoria, Campus Petrolina Centro. O resultado final será divulgado dia 18 de julho e o início das atividades está previsto para o dia 19 de julho.

Cronograma: 
Inscrições: até dia 13 de julho
Análise curricular: 14 de julho
Entrevistas: 15 de julho
Resultado final: 18 de julho
Início das atividades: a partir de 19 de julho

 Edital N° 9/2016 - Estágio Direx/Proex
..

HU-Univasf adotará novo sistema de classificação para atendimentos

O hospital implementará o Protocolo de Manchester, sistema de classificação de risco que promoverá mudanças importantes no atendimento de urgência e emergência.

A partir do próximo domingo (10) o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) adotará um novo sistema de classificação de risco para os atendimentos de urgência e emergência, o Protocolo de Manchester. Os pacientes não serão mais atendidos somente de acordo com a ordem de chegada ao hospital e sim segundo a gravidade de cada caso...

Dirigentes da Univasf têm audiência com ministro da Educação nesta quinta-feira (7)

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima e o vice-reitor Telio Nobre Leite estarão nesta quinta-feira (7), no Ministério da Educação (MEC) para audiência, às 15h, com o ministro Mendonça Filho. A iniciativa reforça as ações da Reitoria para a retomada de projetos e obras e manutenção da universidade, cuja base de financiamento abrange recursos de capital e custeio que foram contingenciados. De acordo com a Reitoria, a expectativa é que o MEC sinalize uma agenda positiva e estabeleça a regularização dos repasses financeiros no atual exercício.

“As universidades federais têm enfrentado grandes dificuldades financeiras, algumas instituições estão na iminência de paralisar suas atividades, e a Univasf mesmo tendo adotado medidas de ajustes orçamentários desde 2015 está com sua capacidade de investimento muito reduzida, o que inviabiliza a continuidade de projetos e obras importantes para a região”, afirma Julianeli Tolentino. “Os cortes na educação impactam não apenas a comunidade acadêmica, a comunidade científica, mas o conjunto da sociedade que depende dos nossos serviços”, enfatiza.

Conforme relatório da Pró-reitoria de Gestão e Orçamento (Progest), o volume de recursos contingenciados atinge mais 30% do orçamento da Univasf do total aprovado pela Lei Orçamentária Anual (LOA). No documento que será entregue ao ministro Mendonça Filho são citados projetos e estimativas de recursos para a execução das atividades básicas da universidade. “É grande a nossa expectativa de recomposição do orçamento e esta reunião vai nos possibilitar expor as nossas dificuldades e necessidades, mas também a dimensão de nosso trabalho na região do Vale do São Francisco”, ressalta Telio Leite. ..

HU-Univasf recebe equipe do Instituto Sírio Libanês

Profissionais do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) se reuniram com equipe do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) entre os dias 04 e 05 de julho. A visita faz parte do cronograma do Programa de Desenvolvimento de Competências e Planos Diretores para os Hospitais Universitários Federais, desenvolvido pela Ebserh em parceria com o IEP/HSL.

O objetivo do programa é aperfeiçoar a gestão dos hospitais, com melhoria no atendimento aos pacientes, a partir da elaboração de um Plano Diretor Estratégico (PDE) a ser implantando nas unidades. Uma equipe de 09 profissionais do hospital está participando do programa. Mensalmente são promovidos encontros entre os colaboradores dos hospitais da rede EBSERH no próprio Instituto Sírio-Libanês na cidade de São Paulo-SP...