Foram encontrados 1746 registros para a palavra: na Bahia

Encontro com líder nacional do MST movimenta lideranças e políticos na Bahia

O encontro com o líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, em Salvador, neste sábado (9), será mais que um momento para debater a atuação situação política, econômica e social do país. Será o ponta pé inicial para a militância de partidos de esquerda montarem novas estratégias para o ano de 2016. "A ideia é ampliar os debates em todos os campos para criar unidade política dos setores da esquerda baiana e brasileira", revela o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que estará no debate de Stédile, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, a partir das 19h.

Com o tema 'Derrotar o golpe e avançar na pauta popular', o líder nacional do MST debaterá com o público de jovens membros de partidos, representantes de movimentos sociais, do movimento negro, mulheres, membros de ONGs e de direitos humanos e de fóruns de debates dos direitos LGBTs. Stédile ainda fará um breve histórico da atual situação agrária do país, da estagnação da reforma agrária e de como os movimentos sociais vão se comportar na atual conjuntura política...

Grupo vai investir R$ 18 milhões em fábrica na Bahia

 
Fundado há 23 anos, o Grupo Cicopal vai investir R$ 18 milhões e gerar 225 empregos diretos na produção de salgadinho de milho, bebida mista, refrigerante e pipoca doce no município de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O protocolo de intenções para implantação da segunda unidade fabril da empresa na Bahia foi assinado entre o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Jorge Hereda, e o diretor da Cicopal, Rondinely Leal, na manhã desta quarta-feira (6). 
 
A outra unidade do grupo fica em Camaçari, que produz toda a linha de Salgadinhos Mico’s e Sullper. De acordo com Leal, a decisão de investir na Bahia foi tomada como uma ampliação de investimentos já existente no estado. “Aqui já temos toda a logística organizada para atender o Norte e Nordeste. Queremos terminar a construção da unidade em tempo recorde. A previsão é que dentro de 4 a 6 meses, a fábrica já esteja em funcionamento e produzindo 400 toneladas de produto pronto por mês”, afirmou o diretor.  
 
Segundo Leal, toda mão de obra da fábrica será preferencialmente local. A novidade é que essa nova unidade vai produzir a primeira linha de pipoca doce do grupo. Também será produzido o refrigerante Mico’s. “Já solicitamos a análise da água do município e a resposta foi muito positiva. A qualidade da água é muito boa para a fabricação de refrigerante”, acrescentou. 
 
Para Hereda, a instalação da unidade e os empregos gerados “são muito significativos para o município de São Sebastião do Passé, principalmente por ser a primeira indústria de alimentos do município, que vive basicamente da extração de petróleo. A indústria alimentícia vai fomentar a cadeia agroindustrial, permitindo o crescimento dos agricultores, em especial no cultivo de batata e milho”.  
..

Universidades públicas oferecem mais de 13 mil vagas na Bahia através do Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai abrir mais de 13 mil vagas em universidades federais e estaduais na Bahia entre a próxima segunda (11) e quarta-feira (13), quando os estudantes poderão usar a sua nota do Enem para se candidatar a até duas opções de curso. Segundo levantamento feito pelo jornal Correio, a instituição de ensino com mais oportunidades é a Universidade Federal da Bahia (Ufba), que tem 4.442 vagas em 89 cursos nos campi de Salvador e de Vitória da Conquista, mais que o dobro da segunda colocada, a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que tem 1.676. Outras três instituições oferecem mais de mil vagas no estado: a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), com 1.490; a Universidade Federal do Recôncavo (URFB), com 1.455; e a Universidade do Estado da Bahia (Uesb), com 1.441. Também oferecem oportunidades a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), com 964 vagas; o Instituto Federal da Bahia (Ifba), com 716; a Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), com 599; e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com 480. Em todo o Brasil, o Sisu vai colocar à disposição 228 mil vagas em 131 instituições públicas. ..

Souto quer vacina gratuita contra a dengue na Bahia

Aprovada recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina que combate à dengue levará pelo menos três meses para ser comercializada nos laboratórios particulares. Como o Governo Federal ainda não definiu o preço, e nem confirmou se disponibilizará de graça no Sistema Único de Saúde (SUS), o deputado estadual Fábio Souto (DEM) apresentou uma Indicação ao governador Rui Costa e ao secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, ressaltando a necessidade da vacinação gratuita contra a dengue em postos de saúde para a população com idade entre 9 e 45 anos, no estado da Bahia.

"Os casos de dengue estão espalhados em mais da metade dos municípios baianos, destacando a cidade de Itabuna, no Sul do Estado, com mais 3.837 ocorrências. Em seguida, aparece Ilhéus (3.198 casos), Jequié (1.316), Salvador (832) e Jeremoabo (528). Considero extremamente importante imunizarmos a população, dentro da faixa etária correlacionada, ao tempo em que sugiro ao Governo do Estado que estude todos os pontos e vetores viáveis e necessários para que este ônus não seja repassado, em hipótese alguma, aos baianos", destacou Souto...

Fogo florestal recomeça na região da Chapada Diamantina, na Bahia

A trégua foi curta e os antigos focos de incêndios na Chapada Diamantina e no seu entorno reapareceram na virada do ano e nesse domingo (3) ameaçavam cidades como Ibicoara e Mucugê, no Parque Nacional. Áreas de vegetação ressequida próxima às cidade da região movimentaram brigadistas, bombeiros e aeronaves no combate às chamas, que também ocorrem em outras áreas do Estado. Em Iguaí, por exemplo, na região Sudoeste, próximo à Vitória da Conquista, um grande incêndio na vegetação próxima à cidade assustou os moradores na véspera do Ano Novo, tendo sido debelado ontem. A situação também é de alerta, conforme explicou o secretário estadual de meio Ambiente, Eugênio Spengler.

Na última sexta-feira, Dia de Ano Novo, segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, surgiram focos de incêndios nos arredores das cidades de Ibicoara e Mucugê. “A área que mais preocupa é Ibicoara porque é onde há uma situação muito insistente do fogo, que no sábado assumiu proporções maiores”, disse o secretário. Quatro aviões e um helicóptero, além de bombeiros e brigadistas voluntários estão envolvidos no combate às chamas na região...

Seca se espalha e afeta quase 3 milhões de pessoas na Bahia

Pela primeira vez o Rio Almada, na região Sul da Bahia, entre os municípios de Coaraçi, Almadina e Itajuípe secou. Na próxima semana, o Governo do estado, através da Defesa Civil, deve incluir à lista de 223 municípios em situação de emergência, outros 30 municípios que enfrentam problemas no abastecimento de página por causa da seca. O diferencial em relação aos decretos anteriores, é que serão municípios das regiões Sul e extremo Sul, que vivem situações semelhantes àqueles localizados no Semiárido Baiano. Técnicos da Defesa Civil estão “in loco”, verificando a situação de diversos municípios e deverão elaborar, até o próximo dia 7, as bases técnicas para que sejam assinados pelo governador Rui Costa, os decretos incluindo esses municípios na relação dos que estão em situação de emergência.

Atualmente o estado tem 223 municípios com decretos que os colocam em situação de emergência por causa da seca. Na próxima semana 106 desses decretos assinados há 180 dias, deverão ser revogados. Outros 30 municípios deverão ser incluídos nessa lista, aumentando para mais de 250 as localidades afetadas. Pelos cálculos da Defesa Civil, a seca afeta a vida de 2,79 milhões de habitantes em praticamente todas as regiões do Estado. Conforme explicou o coordenador de Assuntos Estratégicos da Defesa Civil do Estado, Paulo Sérgio Menezes, não apenas o Semiárido, mas parte do litoral, e as regiões Sul e Extremo Sul enfrentam os mesmos problemas causados pela estiagem. Os técnicos da Defesa Civis que estão em campo nos municípios das regiões Sul e Extremos Sul deparam-se com uma situação inusitada, pois essas localidades jamais passaram por quadros só comuns aos do Semiárido...