Foram encontrados 1818 registros para a palavra: univasf

XI Mostra de Extensão da Univasf será realizada em Paulo Afonso a partir de sexta-feira (17)

Com o tema “Universidade e Desenvolvimento Socioambiental”, terá início na próxima sexta-feira (17) a XI Mostra Anual de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promovida por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O evento será realizado até domingo (19) no Campus Paulo Afonso (BA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e terá a apresentação de trabalhos de estudantes bolsistas dos programas de extensão Proext e Pibex da Univasf e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

Serão apresentados 22 trabalhos na categoria apresentação oral e 95 trabalhos em banner. A relação com o resultado final dos trabalhos aprovados e a lista de ouvintes com inscrição deferida estão disponíveis no site do evento. Devido à grande quantidade de trabalhos inscritos e à logística da Mostra, foram aprovados aqueles trabalhos que possuem obrigatoriedade de apresentação, bolsistas ativos Pibex e Proext no ano de 2016 e trabalhos de estudantes da Uneb. 

O tempo total de apresentação de cada trabalho oral será de 15 minutos, assim distribuídos: 10 minutos para exposição oral e 5 para discussão do trabalho. A Comissão Científica fixará as listagens e a ordem de apresentação dos trabalhos orais em cada sala reservada e o número de identificação do expositor do trabalho em pôster, de acordo o número de inscrição do trabalho gerado no site de Processos Seletivos (PS). 

Serão oferecidos transporte, hospedagem e alimentação aos bolsistas aprovados do Proext e Pibex de outros campi da Univasf. Haverá ônibus saindo do Campus Petrolina Sede para Paulo Afonso, no dia 17 de fevereiro, às 11h da manhã. O ônibus estará concentrado no portão de entrada da Univasf, próximo ao Parque Josefa Coelho. Será necessária, antes do embarque, a entrega dos Termos de Responsabilidade (uso dos ônibus) e do Termo de Permissão (alojamento) devidamente preenchidos e assinados (serão enviados por e-mail aos participantes). O retorno para Petrolina será em 19 de fevereiro, às 14h. 

O alojamento dos participantes será na Casa de Hóspedes da Univasf, em Paulo Afonso. Aqueles que irão para o alojamento deverão levar colchonete, travesseiro e roupa de cama individual e respeitar a distribuição e organização dos locais de alojamento. A cerimônia de abertura ocorrerá às 20h da sexta-feira, no auditório do IFBA. Durante o evento, haverá atividades acadêmicas, palestras, tertúlia e atividades de arte e cultura, envolvendo alunos das instituições de ensino superior, a população em geral e os artistas locais. A programação completa do evento está disponível no link abaixo. 

A XI Mostra de Extensão da Univasf conta com o apoio do IFBA, da Uneb, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e da Prefeitura de Paulo Afonso. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na Diretoria de Extensão (Direx) da Proex pelo telefone (87) 2101-6773, pelo e-mail [email protected] e no site do evento. 

 Programação da XI Mostra de Extensão
..

Pacientes do HU-Univasf participam de prática de ioga

A atividade faz parte de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido no hospital

A ioga envolve mente e corpo e tem um papel importante na obtenção de relaxamento e condicionamento físico. Pensando nos benefícios físicos e emocionais que esta prática pode proporcionar, diversas unidades de saúde, inclusive públicas, vêm utilizando a ioga como método complementar aos tratamentos médicos convencionais. No Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) os pacientes e seus acompanhantes podem participar de práticas com ioga desenvolvidas através do projeto de extensão “Cuidado além da biomedicina”...

Univasf: Vacinação contra febre amarela é recomendada na região do Campus Serra da Capivara

Este ano, diversos casos de febre amarela já foram notificados no Brasil, nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. Há também registros de casos ainda considerados suspeitos nestes estados, na Bahia e em Tocantins, de acordo com o Ministério da Saúde (MS). Entre as cidades onde estão localizados os campi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a única a ter recomendação de vacinação por parte do MS é São Raimundo Nonato (PI), onde está situado o Campus Serra da Capivara. O Ministério recomenda a vacinação para a população local e para visitantes que se dirijam àquela área. 

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) da Univasf orienta a comunidade universitária residente em São Raimundo Nonato e os servidores da instituição que irão se deslocar para esse campus a tomar a vacina, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de saúde municipais. O Siass lançou um informativo com orientações aos servidores da instituição sobre a febre amarela, disponível no link abaixo. 

Para as pessoas que irão se deslocar para cidades com recomendação de vacinação o MS orienta que o viajante procure se imunizar com antecedência de dez dias em relação à data da viagem, caso seja a primeira vacinação. Esse prazo não se aplica à vacinação de reforço, que deve acontecer dez anos após a primeira dose. A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente. O professor do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rodrigo Videres, esclarece que não há motivos para pânico. 

A doença não é contagiosa, ou seja, não há transmissão de pessoa a pessoa. E todos os casos que foram confirmados são no ciclo rural, através da febre amarela silvestre, em fazendas e matas. “Em cidades, não há riscos. Não há necessidade de correr para se vacinar. Esta vacina como todas as outras pode acarretar efeitos colaterais”, diz o médico infectologista. 

Sintomas - Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e na área branca dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. “É uma doença grave, com nível de mortalidade muito grande. O paciente não pode ficar em casa se automedicando. Assim que surgirem possíveis sintomas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde”, frisa Rodrigo Videres. 

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem a doença podem morrer. O MS lançou um site com informações sobre a febre amarela, orientações à população relativas a sintomas, áreas de risco e como proceder em casos de suspeita da doença, além de perguntas mais frequentes para esclarecer as possíveis dúvidas da população.  ..

Opinião sobre morte de gestante no hospital Dom Malan e a Assistencia Obstetetrica

Qual é o Modelo de Atenção à Saúde das Mulheres que nós queremos?

Repercute nas redes sociais o óbito de gestante de 17 anos no Hospital Dom Malan- IMIP em Petrolina, o qual é atribuído, segundo conhecido Blog local, à “não realização de parto cesariano que teria sido solicitada pela paciente pois a mesma estava com pressão alta e com dor”...

Espaço do Leitor - Indignação no ônibus da UNIVASF

Caro Geraldo,

Venho ao seu blog expressar minha completa indignação e sensação de humilhação em relação ao constrangimento sofrido no início da noite desta quinta-feira, 09/02. Sou estudante do curso de Ciências Biológicas da UNIVASF, mas moro e trabalho em Juazeiro. Apesar das dificuldades decorrentes da tentativa de concilar trabalho e estudo faço o possível para conseguir "dar conta" dessas duas atividades...

Univasf seleciona estagiário da área de Direito

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) oferta uma vaga para estagiário para atuar na Coordenação de Revisão de Normas Institucionais do Gabinete da Reitoria (CRNI/GR). Podem participar do processo seletivo estudantes matriculados a partir do 3º período do curso de Direito, com frequência efetiva em instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas presencialmente no período de 7 a 21 de fevereiro. 

Os interessados devem se inscrever de segunda a sexta-feira, na CRNI/GR, localizada no 2º andar do Prédio da Reitoria, Campus Petrolina Sede, das 9h às 11h30 ou das 15h às 17h30. Para efetuar a inscrição é necessário apresentar a cópia impressa do Curriculum Vitae, Histórico Escolar e do Horário do semestre no qual o estudante está matriculado e Ficha de Inscrição, disponível no Anexo I do Edital Nº1/2017 (link abaixo). 

O Edital também prevê a formação de cadastro de reserva. O processo seletivo será composto por análise curricular, a ser realizada no dia 1 º de março, e entrevista, que ocorrerá nos dias 2 e 3. Durante a etapa da entrevista, o candidato deverá entregar o documento original do Histórico Escolar. O resultado final será divulgado a partir do dia 7 de março. 

O estagiário cumprirá jornada semanal de 20h e receberá bolsa mensal no valor de R$ 364,00, além de auxílio transporte de R$132,00. O contrato tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. 

Cronograma:..

Univasf divulga datas de matrículas para aprovados na chamada do Sisu

As matrículas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para os classificados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ocorrem nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. A lista com o nome dos aprovados para os 28 cursos de graduação presencial disponibilizados pela Univasf pode ser consultado no site do Sisu.

A matrícula ocorre de forma presencial, das 8h às 11h e das 14h às 17h, no campus onde é ofertado o curso selecionado pelo candidato. Para os estudantes convocados para os cursos disponibilizados em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, as matrículas devem ser feitas no campi de Juazeiro, na Bahia. No ato da matrícula é obrigatório apresentar os documentos exigidos no edital...

Previsão de chuva para os próximos dias, diz Mario Miranda. Confira.

O programa Café com o Blog, transmitido Ao Vivo na página oficial do Blog Geraldo José no Facebook, nesta quarta-feira (01) contou com a participação do meteorologista e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Mário Miranda.

O assunto da entrevista foi a crise hídrica que atinge a região do Vale do São Francisco. De acordo com o professor Mário Miranda há previsão de chuva para esta quinta-feira (02) e os estudos meteorológicos mostram ainda ocorrências de chuvas na região a partir do dia 08 ou 09, antecedendo ao Carnaval de Juazeiro...

Matrículas dos aprovados no Sisu 2017 para Univasf acontecem em 3, 6 e 7 de fevereiro

As matrículas dos candidatos aprovados na Chamada Regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2017 para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) serão realizadas nas próximas sexta (3), segunda (6) e terça-feira (7), conforme cronograma do Sisu. A relação de aprovados para os 28 cursos de graduação presenciais ofertados pela Univasf está disponível para acesso no site do Sisu

Os candidatos que concorreram às vagas reservadas para pessoas com renda per capita de até 1,5 salário mínimo (Grupos L1 e L2) devem obrigatoriamente comprovar a renda pelo Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase). No entanto, o questionário socioeconômico ainda não está disponível no Sase, pois a Univasf não recebeu a relação oficial de candidatos aprovados na Chamada Regular do Sisu, com os dados necessários para a inserção no sistema. A expectativa é que até amanhã (1º) o formulário esteja disponível para preenchimento. O questionário poderá ser preenchido até as 16h do último dia de matrícula.

Matrículas - As matrículas serão realizadas presencialmente no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, no campus onde é ofertado o curso selecionado pelo candidato (exceto os convocados para os cursos ofertados nos campi de Petrolina e Juazeiro, cujas matrículas serão concentradas no Campus Juazeiro), com a documentação exigida no Edital N° 1 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2017. Os locais de matrícula por curso/campus estão disponíveis abaixo. 

Lista de Espera - Aqueles que não se classificaram na Chamada Regular do Sisu 2017 precisam declarar interesse em participar da Lista de Espera do curso de sua primeira opção. O prazo para participar da Lista de Espera vai até as 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 10 de fevereiro, através do site do Sisu. Outras informações sobre o processo seletivo da Univasf podem ser consultadas no Edital do Processo Seletivo (PS-ICG) 2017, disponível no Portal do Processo Seletivo, ou podem ser obtidas pelo telefone: (87) 2101-6764 e pelo e-mail: [email protected]

Locais de Matrícula: 
Convocados para os cursos ofertados nos campi Sede e Ciências Agrárias, em Petrolina (PE); e Juazeiro (BA) – (Administração, Artes Visuais, Ciências Sociais – Bacharelado e Licenciatura, Ciências Biológicas, Ciências Farmacêuticas, Educação Física – Bacharelado e Licenciatura, Enfermagem, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia) - Matrículas serão realizadas no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, localizado na Avenida Antônio Carlos Magalhães, 510, Santo Antonio – Juazeiro/BA. 

Convocados para os cursos de Ciências da Natureza, Ecologia e Geografia ofertados no Campus Senhor do Bonfim (BA) – Matrículas serão realizadas no Campus Senhor do Bonfim, situado na Rua Tomaz Guimarães, S/N, bairro Santos Dumont. 

Convocados para o curso de Medicina, ofertado no Campus Paulo Afonso (BA) – Matrículas serão realizadas no Campus Paulo Afonso, situado no Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), Rua da Aurora, S/N, Quadra 27, Lote 3, bairro Alves de Souza, Paulo Afonso (BA). 

Convocados para os cursos de Antropologia, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências da Natureza e Química, ofertados no Campus Serra da Capivara (PI) – Matrículas serão realizadas no Campus Serra da Capivara, situado na Rua João Ferreira dos Santos, S/N, bairro Campestre, em São Raimundo Nonato (PI) - próximo à Fundação Museu do Homem Americano - FUNDHAM - Centro Cultural Sergio Motta.  ..

HU-Univasf apresenta dados e índices do hospital em 2016

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), com o objetivo de compartilhar os resultados setoriais do Planejamento Estratégico de 2016, promoveu uma série de apresentações entre os dias 25 e 26 de janeiro no auditório da biblioteca da Univasf, campus de Petrolina-PE.

Seguindo as orientações da Unidade de Planejamento do hospital, cada setor estabeleceu metas e ações estratégicas que deveriam ser desenvolvidas no decorrer do ano. Os indicadores gerados pelos departamentos foram monitorados pela Unidade, que gerou um relatório final demonstrando o desempenho do HU-Univasf em diversas áreas e ainda faz um comparativo com os índices de 2015...

Paulo Bomfim se reúne com reitor da Univasf e reafirma parceria com município de Juazeiro

Nesta sexta-feira, 26, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu no Paço Municipal com o reitor da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), professor doutor Julianeli Tolentino, para tratar de demandas comuns às instituições e a manutenção da parceria exitosa, nas áreas da Educação e Saúde, principalmente, com o município.

“Iniciamos esta parceria na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho e felizmente hoje tivemos a oportunidade de discutir vários aspectos dessa relação que se iniciou num passado recente. Certamente, com a gestão do prefeito Paulo Bomfim nós poderemos ampliar as ações que vêm sendo executadas. Apresentamos algumas propostas para otimizar a rede PE-BA de Atenção à Saúde e também vamos discutir a inserção de nossos profissionais e residentes no sistema”, declarou  o reitor ressaltando a possibilidade de ampliar a participação de professores e técnicos na administração direta...

Univasf oferta 1.530 vagas pelo Sisu 2017, cujas inscrições acontecem até sexta-feira (27)

O Ministério da Educação (MEC) deu início hoje (24) ao período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para os cursos presenciais de graduação em 131 Instituições de Ensino Superior, entre as quais a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Este ano, a Univasf tem 1.530 vagas disponíveis em 28 cursos, que são ofertados nos seis campi, localizados nos municípios de Petrolina, em Pernambuco; Juazeiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso, na Bahia; e São Raimundo Nonato, no Piauí. 

O Edital N° 1/2017 do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação (PS-ICG) 2017 da Univasf, lançado ontem (23), contém todas as informações necessárias para auxiliar o candidato na hora da escolha do curso e da modalidade de concorrência. A novidade este ano é o curso de Licenciatura em Química, que será ofertado no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), e tem 40 vagas com ingresso no segundo semestre letivo de 2017. O curso será noturno e terá duração de quatro anos. 

As inscrições no Sisu poderão ser realizadas até as 23h59 desta sexta-feira (27) por candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 e não tenham tirado zero na prova de Redação. Nesta primeira edição do ano do Sisu, a Univasf irá preencher todas as vagas ofertadas para os dois semestres letivos de 2017. Podem concorrer às vagas candidatos que já concluíram ou irão concluir o ensino médio até a data prevista para entrega dos documentos exigidos para efetivação da matrícula. Confira no site do Sisu o cronograma completo. 

Para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas a Univasf reserva 50% das vagas de cada curso de graduação para atender ao disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Já os candidatos que cursaram o Ensino Médio nas demais instituições de ensino participarão por meio da Ampla Concorrência. 

Como consta no edital, todos os candidatos classificados dentro do número de vagas deverão realizar os procedimentos de matrícula presencial, sob pena de perder o direito à vaga. Somente no caso de impedimento do candidato realizar a matrícula um representante legal deverá ser instituído por meio de procuração simples com firma reconhecida. Mais informações podem ser obtidas através do Edital Nº 1/2017 ou conferidas na página do processo seletivo disponível no Portal de Processo Seletivo de Ingresso Discente. 

Políticas Afirmativas – Conforme a Lei de Cotas (Lei 12.711 de 29 de agosto de 2012), regulamentada pelo Decreto 7.824/2012, e a Portaria Normativa nº 18/2012 do Ministério da Educação (MEC), que regulamentam a implantação do sistema de cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a Univasf reserva 50% das vagas de graduação para cotistas. A lei abrange estudantes de escolas públicas, e entre estes, aqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio; negros, pardos e indígenas. 

Cursos - No site institucional, os candidatos podem encontrar informações sobre os cursos da Univasf, ao acessar as páginas dos colegiados acadêmicos no link Ensino. Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pela Universidade, o candidato também pode assistir ao Quero Ser, uma série de programas produzida pela TV Caatinga, WebTV da instituição, com o objetivo de auxiliar os interessados na escolha por uma profissão. São 25 programas que trazem informações sobre os cursos e discute aspectos da profissão. Os programas contam com a participação de professores e estudantes de cada área.  ..

UNIVASF EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE ESTUDANTE DE MEDICINA

É com grande pesar que a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comunica a morte de Fabiana Araújo Miranda, ocorrida na noite de ontem (21), na cidade de Salvador (BA). Fabiana, aluna da Univasf, graduanda do curso de Medicina estava hospitalizada desde o último dia 8 em decorrência de acidente automobilístico em viagem a Juazeiro (BA), onde iria participar da cerimônia de colação de grau no dia 12 deste mês. No veículo estavam os seus pais, Augusto de Jesus Miranda que permanece internado em unidade hospitalar em Feira de Santana (BA) e Heloísa Miranda de Araújo que faleceu imediatamente após o acidente. Neste momento de consternação para toda a comunidade acadêmica, a Reitoria se solidariza com familiares e amigos pelas vidas ceifadas neste triste episódio. Fabiana Araújo Miranda também será lembrada pela sua dedicação e importantes conquistas durante sua trajetória acadêmica na Univasf, pela sua motivação e alegria partilhadas com todos no convívio diário. A Reitoria está em contato com a família de Fabiana para obter informações de horário e local do velório e sepultamento.

Reitoria da Univasf|Reitor Julianeli Tolentino de Lima - Vice-reitor Telio Nobre Leite ..

Farmacêutico do HU-Univasf alerta sobre os riscos da automedicação

A automedicação é um hábito bastante comum entre os brasileiros. Dores de cabeça, febre, entre outros problemas, são tratados com doses de “remedinhos” indicados por parentes ou amigos sem qualquer orientação médica. O que pouca gente sabe é dos riscos que essa prática pode trazer à saúde.

Segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz, os medicamentos são a principal causa de intoxicação no Brasil. No Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), a maior parte dos casos de intoxicação é causada por medicamentos ou envenenamento por produtos químicos...

Univasf oferta duas vagas para estagiário da área de Administração

A Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está ofertando duas vagas para estagiário na área de Administração. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até 30 de janeiro. Podem participar do processo seletivo estudantes regularmente matriculados entre o 2º e 6º períodos do curso de Administração, de instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). 

O estagiário receberá bolsa mensal no valor de R$364,00 e auxílio transporte de R$132,00. Entre os requisitos para seleção estão: capacidade de redação e de comunicação oral; conhecimentos e facilidade com computação em sistemas como editores de texto e planilhas, Internet e facilidade para o trabalho em equipe multidisciplinar. 

Os documentos necessários para a inscrição são o Requerimento de Inscrição, histórico escolar original, declaração de vínculo ou declaração de matrícula com informação do semestre e horário de aula, e o currículo atualizado. Todos os documentos citados devem ser entregues no setor de atendimento da SGP, localizado no campus Petrolina Centro, no período das 8h às 11h ou das 14h às 17h. 

O processo seletivo será composto por análise curricular e entrevistas, realizadas nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, respectivamente. O resultado final será divulgado no dia 2 de fevereiro e o início das atividades, a partir do dia 16. Mais informações podem ser consultadas no Edital Nº 1/2017.  ..

Técnicos do MEC e da Univasf visitam Salgueiro e estudam implantação de campus universitário

Uma comissão de técnicos do Ministério da Educação e da Univasf (Universidade Federal do Vale do São Francisco), estiveram no município de Salgueiro na manhã desta segunda-feira (16), para conhecerem a infraestrutura de espaços onde deverá ser implantado um campus daquela instituição superior de ensino.

Inicialmente, eles se reuniram no gabinete do prefeito Clebel Cordeiro, ocasião em que também estiveram presentes os prefeitos de Serrita (Erivaldo Oliveira), Cedro (Antonio Leite), Mirandiba (Rose Cleia) e o secretário de governo de Verdejante, Héder Bezerra. São municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central (Cindesc), e que deverão ser beneficiados com a universidade do sertão em Salgueiro...

Inscrições para minicursos oferecidos pelo Profmat e PEMD da Univasf terminam nesta segunda-feira (16)

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) e o Programa de Elaboração de Material Didático (PEMD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizam atividades no período de férias de janeiro. Serão ofertados a disciplina Resolução de Problemas para alunos do Profmat e os minicursos “Introdução ao Scilab” e “Introdução ao LaTeX”, abertos a comunidade. Os interessados nos minicursos podem se inscrever até esta segunda-feira (16), através de formulário eletrônico

No minicurso de Introdução ao Scilab, serão apresentados os recursos básicos do software, suas potencialidades para a realização de cálculos numéricos e noções básicas de linguagens de programação de computadores. São ofertadas 25 vagas. O curso será ministrado por Gislanio Bezerra, aluno do curso de Engenharia Elétrica, e voluntários do PEMD, nos dias 19, 20, 23, 24 e 25 de janeiro, das 14h às 18h, no Laboratório de Informática 2, Campus Juazeiro (BA). O curso tem carga horária de 20 horas 

Já no minicurso de Introdução ao LaTeX, serão apresentadas as ferramentas básicas do programa com enfoque na redação de textos acadêmicos e científicos. São oferecidas 20 vagas. Os participantes deverão levar Notebook, pendrive, extensão e adaptador de tomadas. O curso, com carga horária de 10 horas, será ministrado pelo professor do Profmat, Carlos Antônio de Freitas, nos dias 19, 20, 23, 24 e 25 de janeiro, das 09h30 às 11h30, na sala do PEMD, Campus Juazeiro (BA). 

Também será ministrada a disciplina Resolução de Problemas, pelo professor da Univasf, Lino Marcos da Silva, no período 18 a 28 de Janeiro (manhã e tarde), na sala 40, Campus Juazeiro, com carga horária de 60h. São ofertadas 15 vagas para estudantes do Profmat.  ..

Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido abre inscrições para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) abriu inscrições para o processo seletivo de estudantes para ingresso no mestrado em 2017. As inscrições serão realizadas até 23 de janeiro. Podem participar da seleção os portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde. 

São nove vagas para ampla concorrência e uma vaga exclusivamente para o ingresso de servidor da carreira Técnico-Administrativo em Educação (TAE) da Univasf. As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração específica no Colegiado do PPGCVS, localizado no Campus Ciências Agrárias (Lote 543 – Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho) em Petrolina (PE). As inscrições, ainda, podem ser efetuadas via postal, conforme determina o Edital N° 22/2016, onde constam os documentos necessários para se inscrever. 

O processo seletivo acontecerá entre os dias 15 e 16 de fevereiro e será composto por prova escrita, análise do currículo e histórico, e arguição do currículo e defesa da proposta simples do projeto de dissertação. O resultado final será divulgado no dia 20 de fevereiro e as matrículas estão previstas para 6 e 7 de março. Outras informações sobre o Programa podem ser obtidas no site.  ..

Reitor da Univasf presta Solidariedade à estudante Fabiana Araújo Miranda

A Univasf manifesta publicamente o desejo de recuperação plena e imediata do estado de saúde de Fabiana Araújo Miranda. Em deslocamento para Petrolina-PE, onde iria participar da solenidade de colação de grau da turma de medicina a qual pertence, envolveu-se em um acidente no município de Tanquinho, no Centro Norte baiano, por volta das 7h de domingo (8). 

O acidente deixou gravemente feridos Fabiana e seu pai, Sr. Augusto de Jesus Miranda, e vitimou fatalmente a sua mãe, Sra. Heloísa Miranda de Araújo, além de dois ocupantes do outro veículo envolvido no acidente. 

Em contato com a Assessoria de Comunicação do hospital onde ela está internada, fomos informados que os dados a respeito do estado de saúde de Fabiana só podem ser entregues aos familiares, conforme postura ética e administrativa da instituição. 

Nesse momento de tristeza e esperança, a Univasf se solidariza com os familiares e amigos de todas as pessoas envolvidas no acidente, reiterando o desejo de restabelecimento da saúde de Fabiana e seu pai. 

Julianeli Tolentino de Lima
Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ..

Médica Veterinária do Hospital Veterinário Universitário da Univasf alerta para alguns cuidados com os pets durante as férias de verão

Com a chegada do verão e das férias, muitas famílias aproveitam para viajar. Nesse momento, surgem dúvidas em relação aos pets, animais de estimação. Nessa época, eles ficam mais suscetíveis a doenças, bem como sofrem com estresses das viagens ou dos locais que ficarão hospedados, caso não seja possível viajar com o dono. A médica veterinária do Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Cássia Regina Oliveira Santos, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados pelos seus responsáveis.

Antes de decidir levar o animal na viagem, é importante se informar sobre o local e como os pets serão transportados, pois a depender do meio de transporte algumas recomendações precisam ser seguidas. Se a viagem for de carro, é indicado o uso de gaiolas, caixa de viagem, jaulas e cintos de segurança adequados para deslocar o animal de forma segura. Não há obrigatoriedade do uso desses equipamentos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas são itens essenciais para manter os animais protegidos.

O CTB apenas proíbe que os donos levem seus pets no colo ou nas partes externas do veículo, como caçambas. Nas viagens através de empresas aéreas e rodoviárias, é obrigatório levar um atestado de saúde emitido por um veterinário. Os responsáveis pelos animais também precisam averiguar, com antecedência, as normas e condições de transporte oferecidas pelas empresas.

Durante o itinerário, a alimentação requer atenção. A veterinária do HVU recomenda fazer um jejum do animal e alimentá-lo com comida sólida apenas quando chegar ao local de destino. Além disso, a saúde do pet precisa ser avaliada antes da viagem, independente do meio de transporte. Cássia alerta que é importante que os proprietários levem os animais ao veterinário para que o profissional possa dar um parecer de que o pet está apto para viajar. “O ideal é que o proprietário leve a carteirinha de vacinação e vermifugação atualizados e sempre anote se é feito o controle de ectoparasitas, principalmente carrapato e pulga”, destaca Cássia.

Mas, nem sempre é possível viajar com o animal e outras alternativas para manter o bem-estar do pet durante as férias são consideradas pelos donos. Solicitar a ajuda de amigos, diárias em hotelzinho animal e contratação de empresas de serviço a domicílio são algumas opções. Porém, alguns cuidados devem ser tomados antes de adotar alguma medida. “É bom verificar se esse serviço é seguro e quem são as pessoas que vão cuidar do seu animal. Eles têm um período de adaptação, e alguns animais precisam disso. A mudança é brusca e pode ser que não se adaptem, baixem a imunidade e contraiam alguma doença”, explica Cássia. Animais filhotes exigem mais atenção, pois necessitam de áreas reservadas.

Os passeios com os pets também são bastante comuns durante o verão e muitos proprietários escolhem horários errados para sair com o animal. Durante esta época, o HVU Univasf recebe muitos animais com queimadura nas patas e coxas, bem como animais com fraturas e traumas, devido ao abandono nas estradas. “Esquecemos que nós usamos calçados, mas eles não. Embora tenham uma proteção natural, existem faixas de temperaturas muito altas que nem mesmo essa proteção vai ser suficiente para protegê-los”, afirma Cássia. Os horários mais indicados pela veterinária são os períodos mais frescos do dia, como início da manhã, fim de tarde e noite.

Cássia Oliveira explica, ainda, que alguns animais possuem predisposição a ter aumento de temperatura. As raças de pelo longo e escuro são as que mais sofrem com o calor. “É importante saber se a raça que cria é predisposta a ter hipertermia. Os cães da raça starfordshire bull terrier são animais que podem ter esse estresse térmico”, explica a veterinária. Independente de viagens, cuidados com vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas devem ser tomados regularmente para manter a saúde e o bem-estar dos pets. ..