Foram encontrados 2651 registros para a palavra: escola

Aluna do SESI Petrolina é promessa de medalha de ouro nos 60º Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs)

Petrolina tem esperança de conquistar uma medalha de ouro na natação nos 60º Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs), que acontecem agora em outubro no Recife. É a aluna do 8º ano do SESI, Lorena Valença, que vem brilhando nas piscinas regionais com 42 medalhas obtidas nas modalidades crawl, peito, borboleta e costas. Medalhista de ouro nos 200 e 400 metros nos Jogos Estudantis de Petrolina, realizados em julho último no município, Lorena viaja, no próximo dia 17/10, à capital pernambucana e no dia 19 participa, no Sport Clube do Recife, da competição que pode ser o trampolim para uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude, que serão realizados em novembro na cidade de Blumenau (SC).

Parte da delegação petrolinense – que viaja com 168 atletas em oito modalidades, a exemplo de xadrez, judô e atletismo – a estudante de 14 anos está muito otimista com relação a competição no Recife. “Os Jogos Escolares é o maior evento esportivo educacional do estado e já revelou diversos nomes no cenário esportivo nacional e mundial. Tenho consciência de que vou encontrar fortes competidores e que estou saindo de uma lesão no tornozelo direito, mas com a fisioterapia e o treinamento diário vamos trazer para Petrolina a medalha de ouro nos 200 e 400 metros crawl”, garantiu...

Prefeito entrega kits pedagógicos para as escolas da rede municipal em Juazeiro

Nesta terça-feira (01), o prefeito Paulo Bomfim e a secretária de Educação e Juventude – SEDUC Lucinete Alves apresentaram os kits pedagógicos que serão disponibilizados para as escolas da rede municipal de ensino, beneficiando milhares de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e da Educação Inclusiva, em Juazeiro. O evento aconteceu no auditório da SEDUC e reuniu as equipes gestoras das unidades escolares, da secretaria e vereadores do município.

“É um momento de muita alegria. Os kits contêm ferramentas que vão auxiliar ainda mais a aprendizagem dos alunos e alunas da nossa rede, e assim incentivá-los a desenvolver habilidades de leitura e também na produção de texto. A Educação de Juazeiro conquistou o maior IDEB entre as 10 maiores cidades da Bahia e somos referência para o Estado e o Brasil. Quero parabenizar as equipes gestoras, professores e profissionais da rede pelo excelente trabalho que desenvolvem nas escolas, a secretária Lucinete e sua equipe pela competência e amor dedicados a Educação do município. Vamos continuar investindo ainda mais nas nossas crianças e jovens”, afirmou o prefeito...

Bahia e Pernambuco não adotaram modelo de escolas cívico-militares, diz MEC

O estado de Pernambuco e Bahia ficaram de fora do modelo de militarização das escolas. Na região Nordeste, apenas o Ceará foi contemplado com o nova medida do Ministério da Educação. Abraham Weintraub anunciou, a adesão de 54 escolas de 15 estados mais o Distrito Federal. O orçamento, neste primeiro momento, é de R$ 54 milhões. 

A pasta ainda abrirá um novo período de adesão, desta vez contemplando os municípios, dos dias 4 a 11 de outubro. O objetivo do MEC é de militarizar 216 escolas públicas até 2023. “As pesquisas mostram que mais de 80% das famílias querem que os filhos estudem em uma escola cívico-militar”, disse o ministro...

Cine Educador reúne e homenageia secretários escolares da rede municipal de ensino de Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude preparou, na segunda-feira (30) - Dia do Secretário, uma homenagem aos secretários escolares da rede municipal de ensino com a realização do projeto Cine Educador, no auditório da SEDUC, em Juazeiro. O auditório se transformou em uma sala de cinema e foi exibido o filme ‘Extraordinário’, uma produção norte-americana, que passa diversas lições e retrata a importância da família e da escola na vida das pessoas. Com cenas leves e até mesmo cômicas, o filme consegue tratar de temas complexos, sem entrar em uma atmosfera melodramática, diverte e emociona, abordando temas como superação, bullying, preconceito e família.

 “A nossa ideia é criar momentos de entretenimento e de reflexões com os educadores da nossa rede e hoje em especial, prestar uma homenagem aos secretários escolares, além de aproximar ainda mais as equipes da SEDUC e das escolas. Para isso nada melhor que o cinema por ser um ambiente favorável para estes momentos especiais e nos emocionar com histórias de vidas inspiradoras. Quero agradecer e parabenizar estes profissionais maravilhosos que são essenciais para o atendimento e funcionamento das nossas escolas”, ressaltou a secretária da SEDUC, Lucinete Alves...

Escolas municipais realizam a 18ª Ação Cidadania no bairro Jardim Primavera em Juazeiro

Centenas de alunos, pais e moradores do bairro Jardim Primavera e das Vilas do entorno participaram neste domingo (29), da 18ª Ação Cidadania, promovida pelas escolas municipais Mandacaru, Caxangá e EMEI Primavera, em Juazeiro. Com o tema ‘Minha escola meu lugar, minha comunidade e suas raízes’, o evento este ano ofereceu serviços de saúde, beleza, educação e social, além de apresentações culturais.

A gestora das escolas Mandacaru, Maria Maciel agradeceu às gestoras, professores, coordenadores e equipes das unidades escolares, além da secretária de Educação e Juventude (SEDUC), Lucinete Alves. “Nosso objetivo é despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando posicionamento de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária junto às comunidades carentes mais próximas. Já são 18 anos deste evento e a cada ano conseguimos mais parceiros para que os resultados sejam melhores”, comemorou...

Atletas de Juazeiro intensificam os treinos para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude em Santa Catarina

Os 32 atletas de Juazeiro classificados para a etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, intensificam os treinos para competir com atletas de todo o país, no período de 16 a 30 de novembro em Blumenau, Santa Catarina. A secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, acompanhou os treinos no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.

“Estamos muito felizes com os resultados dos nossos atletas, todos aqui foram campeões na etapa Estadual em Salvador e agora vão representar a Juazeiro e a Bahia no sul do país. No ano passado levamos 18 atletas esse ano serão 32 para a etapa nacional. O prefeito Paulo Bomfim tem apoiado muito a prática do esporte no município e os resultados estão aí. Agora é torcer para que eles consigam trazer mais medalhas. Parabéns aos professores, gestores, pais e aos nossos campeões”, comemorou a secretária Lucinete...

Prefeitura de Petrolina inicia diálogo com gestores escolares com foco no ano letivo de 2020

A pouco mais de três meses para o fim do ano, a Prefeitura de Petrolina já começou a intensificar o planejamento escolar para 2020.  Para isso, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Margareth Costa, está realizando reuniões individualizadas com os gestores escolares da rede municipal, com a finalidade de organizar o quadro de pessoal de cada unidade de ensino e receber as demandas para o planejamento do próximo ano letivo.

Entre as ações prioritárias da pasta estão: garantir a presença dos professores em sala de aula durante todo o ano letivo, sem interrupções nas sequências didáticas; assegurar o fornecimento dos materiais de suporte ao estudante; continuar com as ações de manutenção, ampliação de salas, revisão da rede elétrica e ampliação da instalação de ares-condicionados. Bem como, garantir o número suficiente dos técnicos administrativos e equipe de apoio, mantendo o bom funcionamento do ambiente escolar...

Prazo para estados aderirem ao modelo de escolas cívico-militares termina nesta sexta, 27

Termina nesta sexta-feira, 27 de setembro, o prazo para os estados manifestarem interesse em aderir, já em 2020, ao modelo de escola cívico-militar proposto pelo governo federal. Serão, ao todo, 54 escolas — duas de cada unidade da Federação (UF) — sob a forma de gestão híbrida entre civis e militares no primeiro ano de programa. O processo de adesão é voluntário e são os estados que definem quais escolas devem fazer parte do programa.

Na edição piloto, em 2020, as instituições de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social, em comparação com outras escolas do mesmo estado, têm preferência para a adequação. Cabe ao governador enviar ofício ao ministro da Educação com os nomes das instituições de seu estado (ou do Distrito Federal) que vão aderir ao programa. A partir da vontade de cada UF é que o MEC estabelecerá o modelo nos colégios.

“Nós só podemos seguir adiante com a implementação do modelo cívico-militar a partir da adesão dos estados. Primeiro temos que ter conhecimento de quais irão aderir e de suas respectivas escolas indicadas”, explicou o secretário de Educação Básica, Janio Macedo. Nas unidades da federação em que não houver interesse, as tratativas podem ser realizadas diretamente com municípios.

Os colégios devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio. A comunidade escolar deverá aceitar a mudança. Uma das condições fixadas pelo MEC é que estados e municípios apliquem uma consulta pública para esse fim, afinal a adesão ao programa é voluntária. Essa ação por ser, por exemplo, uma audiência pública ou uma votação. Leia o passo a passo preparado pelo MEC.

A escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para melhorar a educação básica do país. Para isso, será construído um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes e até mesmo pais e responsáveis. “A premissa básica é que o modelo cívico-militar proposto traz mais eficácia para a educação”, ressaltou Macedo.

O modelo de excelência vai abranger as áreas:..

CSTT finaliza Semana Nacional de Trânsito em escolas do interior

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) encerrou a Semana Nacional de Trânsito nas escolas Bom Jesus (Projeto Nh2, Itamotinga) e Santo Antônio (Projeto Nh3, Itamotinga). Os estudantes tiveram palestra com o animador da CSTT, o Palhaço Pouquinho, sobre os itens obrigatórios utilizados para um trânsito seguro e a importância da travessia correta na faixa de pedestre. Em seguida, assistiram as apresentações teatrais da ‘Trupe Eduke’, que abordou temas como: uso do capacete, respeito ao pedestre, travessia na faixa, o respeito às indicações do semáforo e não beber ao dirigir.

Josivan Duarte Santos, gestor da Escola Bom Jesus, parabenizou a equipe da CSTT pelo trabalho desenvolvido. “Vocês passaram as informações de uma forma muito lúdica e diversificada e essa é a melhor maneira para um aprendizado eficaz. A CSTT está de parabéns por desenvolver esse projeto. Espero que esse trabalho seja contínuo, principalmente nas escolas”, disse...

Seduc realiza formação do programa Gestão em Alfabetização e SAEB para coordenadores e professores das escolas municipais de Juazeiro

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25, respectivamente), o Programa de Gestão em Alfabetização e o SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica), da Secretaria da Educação e Juventude, reuniram coordenadores pedagógicos e o professores, na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro – EFEJ, sendo esta mais uma formação continuada da Rede Municipal de Ensino realizada no mês de setembro.

Os professores do 5º e 9º anos (Português e Matemática) participaram da Formação Saeb, que tem o objetivo de prepará-los para melhorar a aprendizagem dos alunos e atingir resultados positivos, a exemplo da meta de 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira...

Sobradinho: Secretaria de Educação realiza Encontro Formativo do Conselho de Alimentação Escolar

Com o objetivo de promover a melhoria da gestão da alimentação escolar, a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (25) no plenário da Câmara Municipal, o Encontro Formativo do Conselho de Alimentação Escolar – CAE. O encontro contou com a presença da Secretária de Educação Ducilene Kestering, da presidente do Conselho de Alimentação Escolar Queila Patrícia Alves, da nutricionista Keila Mendes Ferreira, do responsável pela prestação de contas dos programas federais da Secretaria de Educação, Antônio Líbano de Amorim, gestores, coordenadores, professores, estudantes e pais de alunos.

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento. Isso significa dizer que é um órgão que toma decisões em grupo, é independente da Secretaria de Educação (o que garante isenção na análise da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE), funciona durante todo o ano por tempo indeterminado, tem competência para deliberar sobre a instância final como na elaboração do parecer conclusivo do PNAE , órgão de atribuição deliberativa, e presta assessoramento, fornecendo informações e relatórios acerca do acompanhamento da execução do PNAE...

Projeto de Lei torna obrigatória apresentação da Carteira de Vacinação em creches e escolas na Bahia

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Alba) aprovou um Projeto de Lei que torna obrigatória, em todo o estado, a apresentação da Carteira de Vacinação de crianças e de adolescentes, em todas as creches e escolas da rede pública, que ofereçam educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, durante o ato da matrícula.

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, ressalta que "a aprovação desta Lei Estadual, reforça a luta da gestão do governador Rui Costa na defesa do aumento da cobertura vacinal. Aproveito para lembrar que seguir rigorosamente o calendário vacinal e manter a carteira de vacinação atualizada é muito importante em todas as idades, não só para se proteger de doenças que são facilmente evitáveis, mas também para prevenir aquelas que são consideradas graves e podem levar à morte", comemorou Vilas-Boas ao visitar a Assembleia após a votação...

Escolas municipais incentivam a leitura dos alunos na 5ª edição do Piquenique Literário em Juazeiro

As escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro que possuem as turmas dos programas ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’ iniciaram este mês, a 5ª edição do Piquenique Literário, um projeto que desperta nos alunos o gosto pela leitura, compartilha histórias e realiza momentos de brincadeiras educativas, apresentações teatrais e musicais.

Nesta terça-feira (24), a secretária de Educação e Juventude – SEDUC, Lucinete Alves participou do Piquenique Literário na Escola Ludgero de Souza, no bairro Lomanto Júnior. “A partir dos resultados do Se Liga e Acelera, uma parceria com Instituto Ayrton Senna, os estudantes alcançam resultados que antes não conseguiam, com autonomia na leitura, na escrita e nos conteúdos que não aprenderam na idade certa. Este ano Juazeiro ficou em primeiro lugar na pesquisa que o Instituto realizou entre cinco grandes cidades brasileiras e o impacto do Se Liga na vida escolar dos nossos alunos foi de 80% na aprendizagem, além das habilidades socioemocionais, que só Juazeiro pontuou. Nós só temos que agradecer aos nossos educadores, comemorar os inúmeros avanços e continuar trabalhando pela Educação”, pontou...

Rui inaugura escola e quadra em Maraú

No distrito de Barra Grande, em Maraú, o governador Rui Costa vai inaugurar o Colégio Estadual Antônio Ribeiro Rocha, com seis salas de aula, nesta segunda-feira (23), a partir das 9h30. Esta unidade escolar é o antigo anexo do Colégio Estadual Clemente Mariane.

Ainda na localidade, o governador inaugura uma quadra poliesportiva, entrega uma viatura para a Polícia Militar e autoriza a celebração de três convênios no âmbito do projeto Bahia Produtiva...

Cohab VI ganhará primeira escola de educação infantil para atender mais de 450 alunos

No mês de aniversário dos 124 anos de Petrolina, o bairro Cohab VI conquista um importante equipamento público de ensino. Nesta quarta-feira (18), a partir das 9h30, o prefeito Miguel Coelho entregará  a primeira escola de educação infantil para a comunidade. Com capacidade para mais de 450 alunos e seis salas, a unidade vai contemplar crianças dos bairros: Cohab VI, Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Rio Corrente, Park Massangano, Colinas do Rio, Condomínio São Rafael, Vale das Mangueiras e Vale dos Coqueiros.

Com a entrega da sede própria da Escola Municipal Ariano Suassuna, localizada na Rua das Acerolas, S/N, a prefeitura atenderá uma antiga reivindicação da comunidade. É que a escola de origem, criada em 2015, para atender a 806 alunos, distribuídos em três prédios alugados, sem adequada infraestrutura, agora, funcionará em um espaço amplo, aconchegante, propício ao convívio social e pedagógico, onde os estudantes possam se sentir confortáveis e consigam atuar como protagonistas de um lugar que lhes pertence...

Miguel inaugura escola com capacidade para 450 alunos na Cohab VI

Antes abrigadas num anexo de uma escola, crianças da COHAB VI e bairros vizinhos terão agora um prédio exclusivo para aprender matemática, português e outras disciplinas. Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito Miguel Coelho inaugurou uma nova escola na comunidade. A unidade vai funcionar em dois turnos, beneficiando mais de 450 estudantes.

O prédio construído conta com seis salas de aula, banheiros, sala de professores, secretaria, pátio coberto, estacionamento, cozinha e estruturas para acessibilidade. A sede representa uma melhoria no ensino e convívio pedagógico das crianças que antes ficavam em um dos anexos da Escola Ariano Suassuna. Além da Cohab VI, a escola atende crianças do Jardim Guararapes, Jardim Guanabara, Rio Corrente, Park Massangano, Colinas do Rio, Condomínio São Rafael, Vale das Mangueiras e Vale dos Coqueiros...

Delegação baiana pronta para a Etapa Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude

Tudo pronto para o embarque da delegação baiana – com cerca de 170 pessoas, entre alunos, técnicos e dirigentes –, que vai disputar em Natal (RN), entre os dias 21 e 24 de setembro, a etapa Regional Nordeste dos Jogos Escolares da Juventude, modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete, nas faixas-etárias de 12 a 14 e de 15 a 17 anos.

Antes do embarque, agendado para a noite de sexta (20), alunos, pais e professores participarão de um encontro, no auditório do Centro Pan-Americano de Judô (CPJ), em Lauro de Freitas, a partir das 14h30. Na oportunidade, serão passadas orientações técnicas a toda a delegação, como questões relacionadas à competição, funcionamento da hospedagem e dos voos de ida e volta, dentre outras regras que precisam ser seguidas por todos.  ..

Secretaria de Educação e Juventude promove ‘Encontro do Programa Busca Ativa Escolar’ em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) realizou na última sexta-feira (13), o Encontro do Programa Busca Ativa Escolar, que é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a evasão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e os municípios.

De acordo com a gerente de Programas da SEDUC, Débora Coelho, no início deste ano foi montado um Comitê Intersetorial e os encontros de formação foram acontecendo com os técnicos verificadores e agentes comunitários, responsáveis pelo trabalho. “A rede municipal de ensino de Juazeiro já realiza esse trabalho desde 2014, através do Projeto Educação Nota 10. O Busca Ativa Escolar vem para fortalecer essas ações, contribuindo com dados que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam ainda mais para a inclusão escolar”, explicou...

MEC repassa verba para alfabetização, mas depois diz para escolas não usarem

Em tempos de restrições orçamentárias, o Ministério da Educação enviou a municípios de todo o país uma aguardada verba de R$ 149,6 milhões para ações de alfabetização. Dias depois, porém, as escolas tiveram uma surpresa: a pasta pediu que elas não usassem o dinheiro.

O valor era destinado ao programa Mais Alfabetização, criado no governo Michel Temer (MDB) para apoiar ações nas escolas para ensinar as crianças a ler e escrever.

A verba poderia ser usada para o pagamento de auxílio transporte e alimentação para assistentes de alfabetização e para bancar outras despesas de serviços e materiais de consumo.



Escolas do estado de São Paulo relatam que começaram a receber os depósitos no dia 20 de agosto. No dia 6 de setembro, porém, o MEC enviou um ofício a secretários e diretores de todo o país, com o assunto "URGENTE - Programa Mais Alfabetização - PMALFA. Recursos 2019".

O documento citava "discrepâncias nos valores repassados" e dizia: "orientamos a todas as escolas participantes do Programa que NÃO executem os recursos recebidos". Na quarta-feira (11), a orientação foi reiterada em novo ofício...

JUAZEIRO: ÔNIBUS DO TRANSPORTE ESCOLAR ATOLA EM AVENIDA DO BAIRRO ITABERABA; VEJA O VÍDEO

Um ônibus que faz o transporte escolar atolou na Avenida São Francisco, bairro Itaberaba, na tarde desta sexta-feira (13) carregado de crianças. Um morador que gravou o vídeo destacou que a avenida está cheia de buracos por conta de uma ação do SAAE (Serviço de Água e Saneamento Ambiental).

“Todos os dias os canos estouram aqui e os moradores têm que improvisar o acesso às suas residências porque o SAAE não conclui a obra. Eles não botam uma sinalização se quer. Esta é a avenida do descaso, avenida da lama, dos esgotos. Por pouco o ônibus não vira carregado de crianças” revelou o popular...