Foram encontrados 166 registros para a palavra: negro

População Negra representa 54% dos brasileiros em situação de vulnerabilidade as doenças crônicas

Para marcar o Dia da Consciência Negra, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília uma nova campanha publicitária voltada para a população negra. Com o slogan "O SUS está de braços abertos para a saúde da população negra”, a iniciativa visa a garantir o atendimento ético a pessoas pretas e pardas.

A população negra representa 54% dos brasileiros e detém indicadores que demostram situações de vulnerabilidade no que diz respeito às doenças crônicas e infecciosas, tais como a anemia falciforme, o diabetes mellitus (tipo 3), a hipertensão arterial e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase...

Marcha e desfile foram destaques na programação do Novembro Negro

A I Marcha do Povo Negro de Juazeiro abriu as atividades que trouxeram momentos de reflexão e conscientização acerca das políticas públicas voltadas para o negro. Os grupos ‘Encrespa’ e ‘Quidé Falaê’ animaram a marcha com músicas representativas da cultura negra. “Essa marcha demonstra o esforço coletivo de diversas entidades que diariamente lutam pela afirmação do negro na sociedade. É momento de nos reunirmos e refletirmos sobre os avanços das políticas públicas voltadas para nós negros”, destacou o gerente de Cultura, Ramon Raniere.

Para a secretária Cida Gama, a marcha representa um marco de luta para o povo negro de Juazeiro, que hoje corresponde a 73% da população na cidade. “Somos agentes públicos e temos obrigação de lutar pelo direito do outro. Viemos para as ruas para mostrar que somos todos iguais e que o respeito será sempre o melhor caminho”, afirmou...

Consciência Negra será celebrada em Juazeiro com Marcha

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza nesta segunda-feira (20) a I Marcha do Povo Negro de Juazeiro. O evento  é uma parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). O evento faz parte da programação do Novembro Negro e tem como tema “Respeita as pretas” e celebra o Dia da Consciência Negra.

O evento terá concentração na Praça Dedé Caxias, a partir 15h, participação do grupo Quidé e o apoio de diversas entidades representativas da população negra, universidades, sindicatos e associações. O encerramento será na Praça Santiago Maior com o desfile de modelos negros e negras. ..

"Povo negro deve lutar por empoderamento e contra o racismo neste país", diz Valmir

O Dia da Consciência Negra é celebrado nesta segunda-feira (20), mas as homenagens ao povo afrodescendente já acontecem durante todo mês de novembro na Bahia e reúne diferentes frentes e movimentos sociais que lutam contra o racismo, a violência e a intolerância religiosa. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), presente em evento na Concha Acústica, em Salvador, no último sábado (18), os investimentos do governo de Rui Costa na valorização da cultura negra do estado foi importante para a implementação de parte do Estatuto da Igualdade Racial. De autoria do parlamentar petista, o estatuto cria uma série de ações para exaltar as culturas de matrizes africanas, como ações afirmativas em diferentes setores da sociedade. "É fundamental, por exemplo, ter o Ilê Aiyê em um projeto que transforma um espaço como a Concha do Teatro Castro Alves em um espaço para a negrada curtir o som dos tambores do bloco sem ser no carnaval", frisa. Assunção também lembra das atividades da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), com a titular Fabya Reis reforçando as instituições com programas e projetos para o povo negro. 

Neste domingo (19), vésperas do Dia da Consciência Negra, Assunção também lembrou do seu projeto que torna a data de 20 de novembro feriado nacional. A peça foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue para apreciação no plenário da Câmara Federal. "É uma importante referência ao povo negro que ajudou a construir este país e ajuda no desenvolvimento dele", diz. Valmir foi secretário de estado no primeiro governo de Jaques Wagner e criou uma série de ações para a juventude negra, como o projeto 'Jovens Baianos' e as políticas de segurança alimentar, assistência social e investiu na cadeia produtiva dos povos indígenas e quilombolas. "Em qualquer espaço de poder que eu estiver defenderei o povo negro e os povos originários deste país. Não acho justo os inúmeros cortes do governo de Temer no orçamento, principalmente por serem nas políticas agrárias e sociais. Isso emperrou o desenvolvimento dos agricultores familiares e de quem realmente produz alimento neste país". ..

SEDES promove mais um “Cine Diversidade” dentro da programação do Novembro Negro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) promoveu nesta sexta-feira (20) no Centro Pop Dom José Rodrigues de Souza mais uma sessão do Cine Diversidade, dessa vez dentro da programação do Novembro Negro que este ano traz como tema “Respeita as pretas”.

O Cine Diversidade, lançado em maio, tem o objetivo de utilizar a linguagem de cinema para difundir as principais ideias relacionadas a gênero, raça, identidade de gênero e sexualidade. A sessão de cinema desta sexta trouxe um dos episódios da minissérie documental “Travessias Negras” que apresenta histórias de vida de jovens negros, que ingressaram através das Políticas de Cotas à Universidade Federal da Bahia. “A receptividade foi muito boa e escolhemos este filme para mostrar a realidade da população negra no país e assim provocar um debate construtivo sobre o tema”, declarou a supervisora da Diversidade da SEDES, Mycaella Bezerra...

Juazeiro realiza I edição da Marcha do Povo Negro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) realiza na próxima segunda-feira (20) a I Marcha do Povo Negro de Juazeiro. O evento realizado em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) está dentro da programação do Novembro Negro, que este ano tem como tema “Respeita as pretas” e celebra o Dia da Consciência Negra.

A Marcha, que tem o apoio de diversas entidades representativas da população negra, universidades, sindicatos e associações, terá concentração na Praça Dedé Caxias, a partir 15h e animação do grupo Quidé Falaê. O cortejo segue pela Adolfo Viana, orla, encerrando-se na Praça Santiago Maior com o desfile de modelos negros e negras.  ..

Exposição fotográfica abre programação do Novembro Negro em Juazeiro

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) deu início na noite desta quarta-feira (08) à programação alusiva ao ‘Novembro Negro’, realizada com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). A exposição fotográfica “Candaces: Guerreiras Negras do São Francisco” abriu a programação que segue durante todo o mês.

A exposição que conta com a coordenação da professora da Uneb Márcia Gena ficará no Centro de Cultura João Gilberto até o dia 30 e apresenta 33 imagens de importantes lideranças femininas negras da região que têm influenciado e construído novas formas de ver o mundo a partir de seus lugares.  “Nosso objetivo é atualizar as memórias da população e demonstrar que não existem mais amas de leite ou mulher subserviente. O racismo não é possibilidade, ele existe, é premissa e cada um de nós sabe. Cada mulher precisa romper essa estrutura racista que carrega e isso acontecendo já é um passo grande para fortalecer o combate e a luta por igualdade”, ressaltou uma das curadoras da exposição e professora da Uneb, Gabriela Sá...

Programação alusiva ao Novembro Negro terá início nesta quarta-feira, 08

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) inicia na próxima quarta-feira (08) a programação alusiva ao ‘Novembro Negro’, realizada com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR). A abertura será às 19h no Centro de Cultura João Gilberto com a exposição fotográfica “Candaces: Guerreiras Negras do São Francisco”.

Também nesta quarta-feira terão início as inscrições para a seleção de modelos negros e negras que participarão de um desfile dentro da programação do Novembro Negro, que acontece no dia 20, Dia da Consciência Negra. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de novembro na sede dos cinco CRAS da cidade, respectivamente, nos bairros Quidé, João Paulo II, Malhada da Areia, Tabuleiro e Itaberaba...

Espetáculo no Teatro Castro Alves e Ações educativas no Trânsito marcarão novembro negro

A abertura oficial do Novembro Negro será realizada na quarta-feira (8), às 19h, no Teatro Castro Alves (TCA) com apresentações do Bando de Teatro Olodum e das cantoras baianas Juliana Ribeiro, Marcia Short, Wil Carvalho, Larissa Luz, dentre outras atrações. O mês marca o período emblemático de mobilizações pelo combate ao racismo, garantia e ampliação dos direitos da população negra.

Ao longo do mês o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e demais órgãos estaduais, realiza e apoia diversas atividades, tendo como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra. Na programação de abertura haverá, ainda, assinatura dos termos de colaboração do edital Novembro Negro 2017, que viabilizará projetos da sociedade civil a serem desenvolvidos na capital e no interior, com investimento total de R$ 500 mil...

Racismo e xenofobia são crimes e não brincadeiras, afirma vereador sobre ataque a torcedora do Bahia

Uma imagem repugnante de racismo se espalhou por grupos de WhatsApp na última semana: uma montagem com a foto de duas torcedoras negras do Bahia acima de outra com cinco torcedoras brancas do Grêmio, com a legenda “Ainda tem gente que acha que time é tudo igual”. Edna Matos, a torcedora do Bahia que aparece ao lado da filha nas arquibancadas da Fonte Nova, tomou conhecimento do fato e denunciou o crime. Segundo ela, as torcedoras gremistas também foram vítimas de discriminação. “A montagem contém três preconceitos: racial, regional e o machismo.”

Edna Matos é diretora do Instituto Federal da Bahia, em Santo Antônio de Jesus (BA), torcedora do Esporte Clube Bahia, e sua filha, Dandara Zunduri Matos, mestranda em estudos africanos no Instituto Universitário de Lisboa,  tiveram a sua privacidade e direito à imagem violados. ..

MERCADO NEGRO: Feira da ressignificação comemora 1 ano de OCUPA PRETO

Em parceria com o SLAM da Quadra, o Ocupa Pret@, inicia seu projeto “Mercado Negro” - Feira da ressignificação, que busca dialogar com empreendedores negros e negras, por meio de uma feira multicultural, onde se debaterá estratégias de driblar o racismo e as diversas identidades. O evento acontecerá na quadra do São Caetano, dia 25 de maio (quinta-feira), a partir das 14 horas, em Salvador-BA.

..

54ª CIPM DESARTICULA QUADRILHA DE ROUBO À VEÍCULOS QUE OPERAVA NA CIDADE DE FEIRA DE SANTANA E REGIÃO DE LAGE DOS NEGROS EM CAMPO FORMOSO

Por volta das 04:30h desta quarta-feira (12), a Polícia Militar iniciou mais uma fase da Operação Rural com a finalidade de dar maior sensação de segurança durante o período da Semana Santa no interior da cidade de Campo Formoso. Duas Guarnições seguiram efetuando abordagens a partir do levantamento realizado pelo Setor de Inteligência da 54 ª CIPM. Segundo informações da PM, a quadrilha operava em Feira de Santana e levava os veículos para região de Lage dos Negros, em Campo Formoso.

Após 07 horas de Operação, foram presos em flagrante delito os seguintes nacionais:..

Avião russo com 92 pessoas a bordo cai no Mar Negro

Um avião Tu-154 do Ministério da Defesa russo caiu no mar Negro, a 1,5 km de distância da zona costeira, com 92 pessoas a bordo (84 passageiros e 8 membros da tripulação), diz uma fonte nas forças de segurança russas. Destroços do avião foram encontrados a 1,5 km da costa do mar Negro na profundidade de 50-70 metros, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

O presidente do comitê do Conselho da Federação para a defesa e segurança, Viktor Ozerov, afirma que não há nenhuma hipótese de ter sido um atentado, apontando para uma falha técnica ou erro de pilotagem como causas do acidente. "Eu nem considero a hipótese de um atentado. É um avião do Ministério da Defesa, estava no espaço aéreo da Federação da Rússia, tal cenário não é possível ", afirmou Ozerov.

O representante oficial do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, disse que uma comissão encabeçada pelo vice-ministro da Defesa russo, general Pavel Popov. partiu para Adler (região na cidade de Sochi de onde partiu o avião) para acompanhar a investigação do caso. O Comitê de Inquérito russo, representado pela chefe em exercício da direção para cooperação com a mídia, Svetlana Petrenko, comunicou que, na sequência da tragédia, será aberto um processo penal em conformidade com o artigo sobre a violação das regras da realização dos voos.

Entre os passageiros a bordo estava um grupo de músicos que planejava felicitar os militares russos na Síria pelo Ano Novo e vários jornalistas dos principais canais de TV, tais como o Pervy (Primeiro Canal em russo). A assessoria de imprensa do canal já comunicou os nomes dos jornalistas que seguiam no avião: o correspondente Dmitry Runkov, o operador Vadim Denisov e o operador de som Aleksandr Soydov. Outro canal russo, Zvezda (Estrela) também afirmou que a bordo viajavam um grupo de filmagem composto por três pessoas, além dos músicos do Ensemble Aleksandrov, um coro militar das Forças Armadas Russas fundado ainda na época da União Soviética...

Réveillon de Juazeiro terá o pagode de "Oz Bambaz" e o reggae do Adão Negro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Superintendência de Eventos, está preparando um réveillon inesquecível para os juazeirenses comemorarem a chegada do Ano Novo. E desta vez com uma grande novidade. A festa terá início no dia 30, sexta-feira, a partir das 19 horas, no bairro Piranga, com trio elétrico animado pelo pagode do grupo "Oz Bambaz", de Salvador, mais uma atração local...

Atração de Salvador vai animar o Reveillon em Juazeiro

O tradicional Reveillon de Juazeiro, realizado na Orla da cidade, terá uma atração pra lá de especial este ano. Trata-se de Adão Negro, grupo de reggae de Salvador que já se apresentou diversas vezes em nossa região e agradou em todas as oportunidades.

O reveillon da cidade baiana acontecerá na Orla, num palco montado próximo ao antigo Vaporzinho. A expectativa é grande para mais uma passagem de ano em grande estilo em Juazeiro. ..

Percentual de negros em universidades dobra, mas é inferior ao de brancos

O percentual de negros no nível superior deu um salto e quase dobrou entre 2005 e 2015.  Em 2005, um ano após a implementação de ações afirmativas, como as cotas, apenas 5,5% dos jovens pretos ou pardos na classificação do IBGE e em idade universitária frequentavam uma faculdade. Em 2015, 12,8% dos negros entre 18 e 24 anos chegaram ao nível superior, segundo pesquisa divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Comparado com os brancos, no entanto, o número equivale a menos da metade dos jovens brancos com a mesma oportunidade, que eram 26,5% em 2015 e 17,8% em 2005. Os dados foram constatados pela Síntese de Indicadores Sociais - Uma análise das condições de vida da população brasileira. A pesquisa também mostra que os anos de ensino influenciam no salário: quanto maior a escolaridade, maior o rendimento do trabalhador...

Artigo: Combate ao tráfico de drogas e o genocídio da juventude negra

Se há um consenso na política de combate ao tráfico de drogas é que ela é de alto custo e absolutamente inócua. Longas matérias conversando com gente do BOPE, especialistas no assunto e mesmo pessoas ligadas ao tráfico, tem esse ponto em comum.

Entretanto, dos 30 mil jovens mortos por homicídio a cada ano no Brasil, 77% são negros (https://anistia.org.br/campanhas/jovemnegrovivo/)...

Galo: Querem reescrever a história, mas o povo negro não vai permitir

O mandato do Deputado Estadual Marcelino Galo esteve presente nas comemorações do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, tanto na 16ª Caminhada da Liberdade (Curuzu-Liberdade), quanto na 37ª Marcha Zumbi dos Palmares (Campo Grande).

"Vivemos um momento em que é preciso, mais do que nunca, reafirmar a luta do povo negro. Vemos com preocupação as tentativas de desqualificar o Dia da Consciência Negra e acabar com as cotas em concursos públicos, além de tentarem classificar de "vitimismo" o que é, na verdade, uma luta por reparação. Querem reescrever a história, mas o povo negro não vai permitir", afirmou Marcelino Galo...

Programação do Novembro Negro tem Fórum de Promoção à Igualdade Racial a partir do dia 17

O Novembro Negro, uma realização da Gerência de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS) de Juazeiro foi lançado na última semana durante a exposição “Negros e Negras, Juazeiro 73% da População Negra (Pretos e Pardos)”, no Centro de Cultura João Gilberto. Na próxima quarta-feira, 17, até 15 de dezembro na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), acontece o Fórum de Promoção da Igualdade Racial em um novo formato.

O Novembro Negro tem a parceria do Conselho de Promoção e Igualdade Racial já em seu quarto ano consecutivo. "Só a partir desse governo do Prefeito Isaac Carvalho é que se tornou possível o diálogo e políticas públicas para a promoção da igualdade racial. Desde 2014 nós criamos um calendário municipal e o I Fórum de Promoção da Igualdade Racial. De lá saíram vários encaminhamentos e nós estamos dando sequência ao que a comunidade negra de Juazeiro deu como prioridade, é um trabalho contínuo”, afirma a Gerente de Diversidade, Luana Rodrigues...

Novembro Negro da Bahia é reforçado com lançamento de edital

Estão abertas as inscrições para o edital Novembro Negro 2016, lançado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). O objetivo é apoiar até 12 projetos com foco na valorização do mês da Consciência Negra, contando com recurso total estimado em R$ 300 mil. O prazo para envio das propostas termina no dia 17 de outubro, conforme calendário publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta (16) e disponível no www.sepromi.ba.gov.br.

Esta edição tem como tema “As Lutas de Dandara e Zumbi pela Promoção da Igualdade Racial”, trazendo estas personalidades históricas como referências da resistência dos negros escravizados no país, além de dar visibilidade ao protagonismo das mulheres na luta pela liberdade. A chamada pública destina-se a atividades pela defesa dos direitos da população negra e dos povos e comunidades tradicionais, visando reduzir a pobreza e as vulnerabilidades sociais acometidas pela discriminação racial e intolerância religiosa...