Foram encontrados 1429 registros para a palavra: RUI

Pelo Twitter, Rui anuncia lançamento de edital de duas policlínicas

Um importante passo para a implantação dos Consórcios de Saúde do Estado da Bahia foi dado nesta sexta-feira (22), com o lançamento do edital para construção das duas primeiras policlínicas, em Jequié e Teixeira de Freitas, conforme anunciou o governador Rui Costa por meio de seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui). "A saúde precisa ser pensada regionalmente, porque um município sozinho não tem condições de bancar todos os custos. Trabalho conjunto é a solução", registrou o governador na rede social. 

Os editais foram lançados pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que prevê um prazo de 10 meses para a construção de cada um desses equipamentos, a partir do início das obras. As policlínicas são unidades de cuidado especializado, integrados à rede de atenção à saúde, vão atuar como elo da rede de assistência, se constituindo como um ponto de atenção de média complexidade, ligando a atenção primária aos serviços de maiores complexidades.
 
Os Consórcios de Saúde, que tem nas policlínicas um dos mais importantes equipamentos, são voltados para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e o reequilíbrio financeiro dos municípios. No modelo proposta pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os consórcios envolvem os municípios, que terão a participação do Estado, passando a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais, e eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais municipais.
 
"Os consórcios  se constituem na união de entes federativos. Neste caso, Estado e municípios se consorciam  para o desenvolvimento de ações conjuntas e regionalizadas de saúde", explica o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acrescentando que "os consórcios  são instrumentos que possibilitam uma nova perspectiva de gestão pública, sobretudo, em um cenário de subfinanciamento da saúde, onde a cooperação interfederativa é uma necessidade".
 
Policlínicas..

Rui se reúne com prefeitos para acelerar instalação de creches na Bahia

Cinquenta e seis prefeituras baianas estarão reunidas, na quinta e sexta-feira (21 e 22), com uma equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão ligado ao Ministério da Educação, para tratar, principalmente, de pendências em relação à construção de creches naqueles municípios. O encontro será aberto às 9h desta quinta, na sede da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), no Centro Administrativo. O governador Rui Costa participará do evento a partir das 10h  Também estarão presentes o presidente do FNDE, Antônio Idilvan, e o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto. 

A iniciativa da reunião de trabalho foi tomada pela Secretaria da Educação do Estado, através do programa Educar para Transformar, com o objetivo de promover o fortalecimento da educação infantil na Bahia. Responsável pela execução das políticas educacionais do Ministério da Educação, através do financiamento de programas que visam à melhoria da qualidade da educação, o FNDE irá atender, nos dois dias do encontro, aos prefeitos e suas assessorias técnicas para resolver pendências envolvendo prestação de contas, obras e dúvidas em relação às ações desenvolvidas pelo Fundo. 

Na oportunidade, os técnicos também vão realizar palestra e oficinas sobre implantação de creches, reformulação de obras e Planos de Ações Articuladas. O PAR consiste no planejamento multidimensional da política de educação que os municípios, os estados e o Distrito Federal devem fazer para um período de quatro. Envolve gestão educacional, formação de profissionais de educação, práticas pedagógicas e avaliação, e infraestrutura e recursos pedagógicos. É coordenado pelas secretarias municipais e/ou estadual de educação, mas deve ser elaborado com a participação de gestores, de professores e da comunidade local.

O FNDE é responsável por diversos programas na área de educação, a exemplo do Brasil Carinhoso, Brasil Profissionalizado, Caminho da Escola, transporte e merenda escolar, biblioteca, Proinfância, Proinfo, livro didático, dentre outros. ..

Rui Costa entregou 381 casas, trator, praça e títulos de terra em Bonfim

O governador Rui Costa esteve nesta quarta-feira (13) em Senhor do Bonfim, onde fez a entrega da casa própria para mais 381 famílias do município. O Residencial Cidade Nova III foi construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, considerado pelo gestor como um dos mais importantes do governo federal. Com este novo empreendimento, o programa já entregou 1.572 moradias na cidade.

No evento, estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo; os secretários estaduais Carlos Martins (Desenvolvimento Urbano) e Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural); deputados estaduais; o ex-secretário e ex-deputado Carlos Brasileiro; prefeitos e vereadores da região; lideranças sociais e a população em geral...

Rui entrega imóveis e autoriza obras de abastecimento de água em Senhor do Bonfim

Moradores dos municípios de Andorinha, Senhor do Bonfim e Jaguarari serão beneficiados com Sistema de Abastecimento de Água. A ordem de serviço que autoriza o início das obras será assinada pelo governador Rui Costa nesta quarta-feira (13), às 9h30, em Senhor do Bonfim, na Fazenda Lagoa Grande, BR-407.

No mesmo evento, o governador também fará a entrega do Residencial Cidade Nova III, onde foram investidos R$ 22,8 milhões, com 381 unidades habitacionais, beneficiando mais de 1.500 pessoas.

No mesmo local, Rui também assinará convênios com entidades de apoio aos agricultores familiares. Antes, o governador inaugura a Praça da Ciência, localizada no Conjunto Residencial Dr. José Gonçalves, bairro Bonfim I, finalizando a viagem com a visita, às 11h, ao Colégio Estadual Senhor do Bonfim. ..

Governador Rui Costa recebe o atleta Allan do Carmo

O governador Rui Costa recebeu, na tarde desta segunda-feira (11), o nadador Allan do Carmo, no prédio da Governadoria em Salvador. O jovem baiano, que tem apoio do Governo do Estado através do FazAtleta, conquistou no último sábado (9), o sexto título de campeão da Travessia Mar Grande/Salvador. Com o hexacampeonato, Allan se torna o atleta com mais títulos na prova, que também é um treinamento para a disputa da maratona nos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto deste ano. 

Depois de uma conversa sobre a preparação para as Olimpíadas e as expectativas do atleta para as próximas provas, o governador falou sobre o exemplo que Allan do Carmo é para os baianos. "Eu espero que o exemplo dele possa incentivar milhares de jovens à prática esportiva, a todas modalidades e espero continuar implementando e ampliando o patrocínio do Governo do Estado, através do FazAtleta, ressaltando o papel da Bahiagás também como incentivadora. Nossa torcida agora é pelas Olimpíadas, e, independente do resultado e de medalhas, ele já é um vitorioso", comemorou o governador. ..

Aleluia: ˜Rui Costa banca propaganda contra a PM"

 
"Enquanto a Policia Militar está sem dinheiro pra gasolina, o governador Rui Costa gasta o nosso imposto, fazendo campanha publicitária contra a corporação que ele devia comandar", diz o deputado federal José Carlos Aleluia, criticando os outdoors de um projeto cultural do governo, nos quais a PM é tachada de assassina.
 
"Esse tipo de comportamento só poderia partir de um governante do PT, que segue a cartilha esquerdista de enfraquecer as nossas instituições, usando verba pública para atacar o próprio estado", assinala o presidente estadual do Democratas.
 
"Em vez de financiar ataques gratuitos a PM, o governador Rui Costa deveria estar investindo na corporação, dando-lhe condições de combater a violência avassaladora que toma conta de todo o estado. Esse tipo de propaganda que ele está fazendo só baixa o moral da tropa", assevera Aleluia, que aprendeu em casa com o pai, oficial da PM, a admirar a instituição militar.
..

Aleluia: “Compositor Wagner e parceiro Rui privatizam Casa Civil na Bahia”

"O ex Jaques Wagner e o atual governador Rui Costa ‘privatizaram’ a Casa Civil do governo baiano. Submeteram um órgão vital do estado aos interesses privados. O compositor e seu parceiro são autores de uma verdadeira ópera tragicômica na Bahia”, diz o deputado federal José Carlos Aleluia sobre as novas revelações feitas em reportagem do jornal Estado de São Paulo, neste sábado, a respeito da etapa baiana da operação Lava Jato.

Depois da divulgação das declarações do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, nas quais é dito que Jaques Wagner teria recebido um grande aporte de recursos para sua campanha a governo em 2006 com valores desviados da petroleira, Aleluia assinala que veio à tona as relações perigosas do atual ministro de Dilma Rousseff e seu afilhado Rui Costa com uma empreiteira...

Hildécio Meireles diz que Rui Costa admite falhas de Wagner, mas continua persistindo no erro

Após tomar conhecimento das declaracões do governador Rui Costa (PT) que a gestão do seu antecessor, Jaques Wagner (PT), apresentou "falhas" na gestão patrimonial, contábil, orçamentária e financeira e que fará o máximo para corrigi-las, o deputado Hildécio Meireles destaca que Rui admite falha tardiamente e que há muito já deveria ter corrigido, mas continua persistindo no erro.

Confome o deputado, mesmo em meio a crise, o Governo do Estado aumentou a conta de pessoal em 22,8%, apesar de ter concedido um reajuste salarial aos servidores de apenas 3,5%. "Com isso, de acordo com palavras do próprio secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, a Bahia tendia a ultrapassar o limite prudencial de R$ 46, 55% com despesa de pessoal em 2014. Aliado a isso, conforme Hildécio Meireles alertou,  as despesas com exercícios anteriores também estavam muito além do razoável. ..

Rui Costa participa da cerimônia de posse da Mesa Diretora do TCE

Em cerimônia na tarde desta terça-feira (5), com a presença do governador Rui Costa, tomou posse a Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE), que foi reconduzida para o biênio 2016/2017. Os conselheiros Inaldo da Paixão Santos Araújo, Gildásio Penedo Filho e Antonio Honorato Castro Neto assumiram os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor do órgão, respectivamente.

Durante a solenidade, realizada no Auditório Lafayette Pondé, na sede do TCE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, Rui foi homenageado com a Medalha Jorge Calmon, conferida a personalidades que, de alguma forma, contribuíram com a história do Tribunal e para o fortalecimento do controle das contas públicas.

Ao receber a comenda, o governador destacou a importância da relação harmônica e independente entre o TCE e o Estado. “Eu me pautei pelas notificações do TCE para corrigir erros, distorções, ilegalidades, desvios nos órgãos do Estado. Pretendo seguir assim, em um diálogo maduro, que tem como resultado a economia do dinheiro público que pertence à população. Nós temos que cuidar de cada centavo que o povo paga de imposto”.

Aumento da produtividade

Segundo o presidente Inaldo da Paixão, “o tribunal [...] presta um trabalho cada vez mais efetivo e de qualidade. Tanto em 2014 como em 2015 o TCE superou suas metas. Até 2013, o tribunal julgava algo em torno de 80 processos [anualmente] e, em 2014 e 2015, nós julgamos a média de 200 processos por ano. Isso significa uma participação cada vez maior dos servidores [e] dos próprios conselheiros. A proposta para 2016/2017 vai nessa mesma linha. O tribunal estará cada vez mais presente e célere”.

Os conselheiros foram reconduzidos aos cargos no dia 17 de dezembro de 2015, em votação do plenário do TCE, como reconhecimento ao trabalho desenvolvido entre 2014 e 2015. O presidente Inaldo da Paixão Santos Araújo integra o quadro efetivo do Tribunal, no qual entrou por concurso público, tendo sido o primeiro auditor do TCE a chegar à presidência do órgão. Para ele, “não adianta fortalecer os controles interno e externo se o tribunal não tiver o apoio da sociedade”.  ..