Foram encontrados 1770 registros para a palavra: vacinação

Aproximadamente 500 animais já foram vacinados contra a raiva em Petrolina

Dentro das ações de estratégias de imunização para cães e gatos, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue vacinando os animais na Praça da Sementeira na cidade até sexta-feira (21). A vacinação está sendo ofertada no turno da tarde, das 14h às 17h. Devem ser imunizados os bichos que tem idade igual ou superior a quatro meses, o responsável precisa se dirigir ao local com o cartão de vacina do animal, caso não possua, um novo é confeccionado na hora. Até o momento, cerca de 500 animais já foram vacinados.  

A dona de casa Helena Maria Lopes, levou seus animais até a praça e descreve como é satisfatória a ação desenvolvida pelo município. "Eu estou achando muito boa essa iniciativa. A praça é um lugar aberto, amplo, e vacinar os nossos bichinhos é proteger tanto eles quanto nós. Só tenho a agradecer por esta ação, estou levando Lua e o Sansão para casa mais protegidos do que quando saíram", descreveu.  ..

Campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos vai ser iniciada em 31 de julho 

A Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), por meio da diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) lança, neste mês de julho, a Campanha de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos 2023, que acontecerá entre os dias 31 de julho e 9 de setembro, com o dia D em 1º de setembro. A campanha ocorrerá nos 417 municípios do Estado, com estratégias de vacinação que se adequarão a cada território. A expectativa da Coordenação de Imunizações e Vigilância Epidemiológica das Doenças Imunopreveníveis (CIVEDI) é vacinar cerca de 2,5 milhões de animais.

O Grupo Técnico Raiva, responsável pela organização da campanha, ressalta que a raiva é uma doença muito grave, com letalidade aproximada de 100% e que, para manter a doença controlada no Estado é necessário o alcance de coberturas vacinais elevadas em cães e gatos, reduzindo o risco de casos humanos. A Campanha de Vacinação contemplará todos os cães e gatos a partir dos três meses de idade e os mesmos devem continuar sendo vacinados anualmente por toda a vida...

Secretaria de Saúde oferta vacinação em horário especial na UBS Atrás da Banca

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem elaborando diversas estratégias para facilitar o acesso da população aos serviços das Unidades Básicas de Saúde. Nessa sexta-feira (7) a UBS Atrás da Banca vai disponibilizar vacinação em horário estendido, das 17h às 19h.  

  Nesse período, serão ofertadas todas as vacinas que compõe o calendário básico para crianças, adolescentes e adultos. Para se imunizar, basta levar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacina. Para a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, essa é uma ótima oportunidade para quem não tem tempo de ir durante o dia.  ..

Conferência Nacional de Saúde chega ao fim com destaque para iniciativas de vacinação na Bahia

Aumentar as coberturas vacinais em toda a Bahia é o objetivo do Governo do Estado com o Programa Vacina Bahia, lançado este ano, e que ganhou destaque durante a Conferência Nacional de Saúde, realizada em Brasília desde o último domingo (2) e que chegou ao fim nesta quarta-feira (5).

A iniciativa baiana foi apresentada no estande da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a fim de compartilhar a experiência em curso, que prevê, prioritariamente, elevar a cobertura das vacinas contra a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral...

Prefeitura de Juazeiro realizou mutirão de vacinação no Mercado Joca de Souza Oliveira nesta segunda-feira (03)

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população prevenindo as formas graves da Covid-19 e da Influenza, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou um mutirão de vacinação na manhã desta segunda-feira (03) no Mercado Joca de Souza Oliveira. Além das vacinas, a população também teve acesso a testes rápidos para identificar Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.

A enfermeira da Rede Frio da Secretaria de Saúde, Renata Moreira, informou que foram aplicadas 85 doses da vacina Influenza e 52 doses da Pfizer bivalente contra a Covid-19. Foram realizados também mais de 150 testes para detecção das ISTs. "Estamos dando continuidade aos mutirões de vacinação com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no município. Assim, estamos prevenindo os casos mais graves das duas doenças além de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis", reforçou...

Baixa vacinação de idosos acende alerta para casos de gripe

Dados do Ministério da Saúde referentes ao período de março a maio revelam que somente 55% dos idosos foram vacinados neste ano na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em comparação com o mesmo período de 2022 ano passado.

“Os números estão abaixo do estimado como nunca estiveram”, disse nesta sexta-feira (30) à Agência Brasil a médica Rosana Richtmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. “Este é o recorde de baixa cobertura desde que começaram as campanhas de vacinação contra a gripe”, afirmou a infectologista. A vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999...

Secretaria de Saúde oferta dia D de vacinação contra a BCG no sábado, em Petrolina

Nesse sábado (1) é comemorado o 'Dia da Vacina BCG' que protege contra formas graves da tuberculose como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar, sendo considerado um dos imunizantes mais importantes para o recém-nascido. Para comemorar a data, a Secretaria de Saúde vai ofertar um dia 'D' de vacinação contra BCG.  

A vacina será disponibilizada no Parque Municipal Josepha Coelho, na sede do Transforma Petrolina, das 8h às 12h. Com dose única, a imunização costuma deixar a famosa 'marquinha' no braço direito, ela deve ser administrada o mais precoce possível, de preferência ainda na maternidade. Para se vacinar os pais ou responsáveis devem levar a certidão de nascimento da criança, cartão SUS ou CPF. ..

Secretaria de Saúde segue com polo extra de vacinação da Orla de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, montou um polo extra de vacinação na Orla de Petrolina com o intuito de imunizar contra a gripe e Covid-19 as crianças, adultos e idosos durante o Melhor São João do Brasil. Até o momento, mais de 300 pessoas já foram vacinadas.

As equipes vão seguir com a imunização até domingo. Da terça-feira até sábado, as doses são aplicadas das 16h às 20h, já no domingo (25) das 8h às 10h e 16h às 20h. Para se vacinar, basta levar o documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação...

Prefeitura de Juazeiro reforça a importância da vacinação contra gripe e Covid-19

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue reforçando o alerta sobre a importância da vacinação contra influenza e Covid-19 para prevenção das doenças. Os imunizantes seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Juazeiro vacinou, até o momento, pouco mais de 43% do público alvo de influenza. Para estimular e facilitar o acesso da população à vacina, a Sesau esteve com suas equipes nos supermercados da cidade oferecendo imunizantes contra a gripe e a bivalente da Covid-19. A ação permitiu que 751 doses fossem aplicadas nos dias 10 e 17 de junho...

Secretaria de Saúde abre polo extra de vacinação em Petrolina

Devido às baixas temperaturas e o aumento do surgimento das síndromes gripais, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, montou uma estratégia para ampliar a oferta da vacinação contra a Covid-19 e Influenza e manter a população protegida para curtir os festejos juninos.  

A partir dessa sexta-feira (16) até o dia 25 de junho, uma equipe estará de segunda-feira a sábado, das 16h às 20h, e no domingo das 8h às 10h e 16h às 20h, na Orla de Petrolina imunizando toda a população. Isso vale para as crianças, adultos e idosos, como também para os turistas que desejarem atualizar a caderneta de vacinação.  ..

Secretaria de Saúde oferta capacitação sobre vacinação para os Agentes de Saúde

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, vem buscando estratégias para ampliar a cobertura vacinal do município. A equipe de Vigilância em Saúde vem realizando capacitações sobre Busca Ativa Vacinal (BAV) para diversos públicos. Na segunda-feira (12), os Agentes de Saúde começaram a ser contemplados e as atividades seguiram até esta quarta-feira (14).    

A capacitação tem como tema: 'Busca ativa vacinal, uma ação intersetorial como estratégia de aumento das coberturas vacinais', e está sendo abordada a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada, quais vacinas são disponibilizadas pelo SUS e as estratégias para ampliar as coberturas vacinais. Na ação, foram realizadas atividades laborais com técnicas de alongamento para os Agentes de Saúde com o objetivo de orientar sobre as lesões relacionadas ao trabalho, já que é muito importante o cuidado com a saúde do trabalhador.    ..

Dia Nacional da Imunização alerta para baixas coberturas vacinais

Há 14 anos, a pediatra Natália Bastos atende desde pacientes recém-nascidos a adolescentes. Ela lembra, entretanto, que o atendimento pediátrico, sobretudo nas emergências de todo o país, mudou drasticamente ao longo das últimas décadas. Ela cita como exemplo a triagem de crianças com suspeita de meningite. “Antigamente, a gente tinha inúmeras crianças esperando para fazer punção lombar, a gente já não tinha vaga no isolamento. Hoje, os residentes mal têm como fazer a punção lombar porque, graças a Deus, são poucas as crianças com quadro de meningite devido à vacinação”.

Em meio a um consultório repleto de brinquedos, a médica, vestindo um jaleco decorado com temas de desenhos infantis, admite que o maior desafio é a lida com os pais, sobretudo quando o assunto é a imunização dos pequenos. “No caso da vacina da gripe, por exemplo, sempre lançam fake news, dizendo que a dose não é segura, que contém cepa antiga, que não protege contra novos sorotipos. Tenho que ficar trabalhando pra desmistificar essas informações e garantir que a vacina é segura e protege as nossas crianças”...

Dia Nacional da Imunização alerta para importância de manter calendário vacinal atualizado e de vacinação nas empresas

Sem dúvida, a imunização é um dos avanços mais importantes da saúde, sendo responsável por erradicar uma série de doenças e garantindo a saúde e o bem-estar das pessoas. Manter o calendário de vacinação em dia, além de prevenir doenças, evita que outras pessoas sejam contaminadas. Por isso, para conscientizar a população para que não deixem de se vacinar e incentivar e reforçar as empresas sobre a importância da realização de campanhas de vacinação para os funcionários, é celebrado, no dia 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização.

"A existência de pessoas não vacinadas representa um importante risco não só individual, mas comunitário porque a vacinação não é importante somente como um ato de benefício individual, mas também de solidariedade social entre os membros de uma mesma comunidade ou empresa", afirma a enfermeira do trabalho do SESI Saúde, Andrea Kawase, destacando que a Influenza continua sendo um dos maiores desafios de saúde pública e que, a cada ano, no mundo, estima-se que haja um bilhão de casos...

Prefeitura de Juazeiro leva vacinação contra Gripe e Covid-19 para supermercados da cidade neste sábado

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde, continua empenhada em vacinar a população contra os vírus da gripe e da Covid-19. Neste sábado (10), as equipes da Sesau estarão, das 8h30 às 12h, nos supermercados Açaí e Atacadão, aplicando doses da Bivalente Covid-19 e da Influenza.

"Fizemos essa parceria com os supermercados para facilitar ainda mais o acesso das pessoas às vacinas. É muito importante que a população mantenha o seu esquema vacinal em dia. A aplicação dos imunizantes segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS`s), seguindo o cronograma de cada unidade", disse a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Caroline Moraes...

Prefeitura de Juazeiro estende campanha de vacinação contra gripe

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde de Juazeiro, vai manter a campanha de vacinação contra a influenza até acabar o estoque de doses no município. Podem tomar o imunizante pessoas a partir dos seis meses de idade.

Durante toda a 25ª Campanha Nacional contra Influenza, iniciada em abril, a Sesau desenvolveu estratégias para incentivar a vacinação, como: a disponibilidade das doses nas UBS´S e na praça ao lado do Paço Municipal, todas sextas-feiras do mês de maio, e ainda realizou o "Dia D" contra gripe realizado no último dia 27 de maio. Foram aplicadas 39.179 doses do imunizante e o município alcançou uma cobertura vacinal de quase 39% do público alvo da campanha.  ..

Casos de H1N1 crescem entre adultos; diagnósticos de covid-19 caem

Dados do Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (1º), mostram aumento do número de casos de gripe em adultos.

Os casos estão associados à influenza A, sendo a maioria por H1N1, vírus que pode ser combatido pela vacina contra a gripe. A análise considera registros até o dia 22 de maio. ..

Campanha contra gripe imuniza 40% do público-alvo no país

A campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe) imunizou apenas 40,69% do público alvo. A mobilização - iniciada em 10 de abril - termina nesta quarta-feira (31), mas o Ministério da Saúde divulgou uma orientação para que estados e municípios ampliem o calendário e continuem com as imunizações, enquanto durarem os estoques de vacinas. 

“Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas. Essa é uma missão de todos nós”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, através da nota divulgada à imprensa na noite de segunda-feira (29). ..

Dia D de Vacinação: juazeirenses comparecem às unidades de saúde para imunização contra a Influenza e Covid-19

Mais de 20 mil doses de vacina contra a Influenza e a bivalente contra a Covid-19, foram disponibilizadas pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da sede e da zona rural, neste sábado, 27, durante a realização do Dia D de Vacinação contra a Influenza e Covid-19.  Toda a equipe da Sesau foi mobilizada com o objetivo de cumprir a meta de cobertura vacinal no município.

Além das Unidades Básicas de Saúde das zonas urbana e rural, as doses também foram aplicadas em postos volantes nos supermercados: Mix Mateus, Assaí e Atacadão. O público foi ampliado e estavam sendo vacinadas todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. A vacina previne as formas graves da doença e diminui os casos de óbito...

Em parceria com a Marinha Prefeitura de Juazeiro leva vacinação para ilhas do município

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde de Juazeiro, aplicou 89 doses de vacinas em juazeirenses que vivem em ilhas no rio São Francisco. A ação foi realizada em parceria com a Marinha do Brasil.

A equipe da Sesau, formada por quatro profissionais, pegou carona nas lanchas da Marinha para as ilhas do Rodeadouro e Amélia, para vacinar a população com doses das vacinas da influenza e da bivalente da Covid-19...

Secretaria de Saúde reforça importância em manter a caderneta de vacinação atualizada

Um dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento das vacinas. Ao nascer, a criança já sai da maternidade com duas, a BCG e a de Hepatite B. Todos os imunizantes tem o objetivo de fortalecer o sistema imunológico fazendo com que ele crie defesas e anticorpos especiais contra uma série de doenças. A Prefeitura de Petrolina segue reforçando ao longo dos anos, a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada e criando várias estratégias para imunizar toda a população.  

De segunda a sexta-feira as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural estão abertas e disponibilizam, de forma contínua, todos os imunizantes indicados no calendário básico do Ministério da Saúde. Além disso, várias estratégias operacionais e de logísticas são desenvolvidas para ampliar a oferta dessas vacinas e, consequentemente, atingir os objetivos desejáveis, como a abertura de Unidade de Saúde aos sábados, busca ativa vacinal das unidades educacionais, vacinação em áreas descobertas, entre outras.   ..