Foram encontrados 161 registros para a palavra: diálogo

Novos diálogos mostram que Moro orientou a Lava Jato, revela Veja

Uma nova leva de supostas conversas envolvendo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi divulgada pela revista Veja nesta sexta-feira, 5, e sugere que, quando ainda atuava como juiz federal em Curitiba, Moro teria orientado procuradores da Operação Lava Jato a anexar provas para fortalecer a parte acusatória num processo.

Uma troca de mensagens pelo aplicativo Telegram de 28 de abril de 2016, a qual a revista teve acesso em parceria com o site The Intercept Brasil, mostra Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa em Curitiba, avisando à procuradora Laura Tessler que Moro o teria avisado sobre a falta de uma informação na acusação contra um réu acusado de ser um dos principais operadores de propina no esquema de corrupção da Petrobras. O réu era Zwi Skornicki, representante da Keppel Fels, estaleiro que tinha contratos com a estatal...

Vazamento de diálogos põe Brasília em alerta

"Telefone só serve para marcar reunião em lugar errado." A frase citada pelo deputado João Roma (PRB-BA), vice-líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, funciona como "mantra" para alertar que não se deve usar o telefone para passar informações "quentes", mas para despistar possíveis tentativas de grampo. "Sigo esse ensinamento do ex-presidente Tancredo Neves quando tenho de tratar de algo pessoal ou delicado."

O deputado não está sozinho. O vazamento de diálogos envolvendo autoridades acendeu uma luz amarela na Praça dos Três Poderes. No Congresso, a ação básica agora é a ativação da "confirmação em duas etapas" nos aplicativos de mensagens, o que confere maior segurança às conversas. Dentro do Planalto, o Gabinete de Segurança Institucional baixou ordem para que se usem aparelhos criptografados oferecidos pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin)...

Diálogo entre Moro e Deltan sugere infração na tratativa com Odebrecht

Mensagens trocadas pelo ministro Sergio Moro com o procurador Deltan Dallagnol em 2016, quando o Ministério Público Federal negociava a delação da Odebrecht, sugerem que eles ignoraram limites estabelecidos pela legislação para proteção de pessoas e empresas interessadas em colaborar com a Justiça.

De acordo com as mensagens, publicadas nesta semana pelo site The Intercept Brasil, o procurador que chefia a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba repassou ao então juiz federal informações sigilosas fornecidas pelos delatores da empresa ao Ministério Público e recebeu conselhos sobre a melhor forma de encaminhá-las.

Na época, Dallagnol tinha firmado com os representantes da Odebrecht um termo de confidencialidade que o obrigava a manter as informações sob sigilo até que um acordo fosse assinado e homologado pela Justiça, segundo advogados que participaram das negociações.

Além disso, a legislação não previa para Moro nenhum papel a ser exercido naquele momento. Embora ele fosse responsável pelos processos da Lava Jato em Curitiba e cinco executivos da Odebrecht estivessem presos por ordem sua, ele não era parte das negociações -nem deveria ser.

A Lei das Organizações Criminosas, de 2013, que fixou regras para a negociação de acordos de colaboração premiada, exige o sigilo, diz que juízes não devem participar das negociações e define como obrigações deles apenas a verificação e a homologação dos acordos, depois que são assinados.

O sigilo e o distanciamento do juiz são necessários para dar segurança aos delatores. "O juiz não pode participar das tratativas do acordo de colaboração, para não perder a imparcialidade necessária para julgar o processo ao final", diz o advogado André Callegari, autor de um livro recém-lançado sobre o tema.

Conforme as mensagens publicadas pelo Intercept, Dallagnol tratou da delação da Odebrecht com Moro em duas ocasiões. Dallagnol enviou a Moro em 21 de junho de 2016 um resumo dos primeiros relatos apresentados pelos advogados da Odebrecht aos procuradores, incluindo os nomes de 32 políticos incriminados pelos colaboradores da empreiteira.

A lista incluía o então presidente Michel Temer (MDB) e seus antecessores petistas, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além do então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (MDB-RJ), e do então senador Aécio Neves (PSDB-MG), hoje deputado. De acordo com a mensagem, a delação da Odebrecht citava 150 políticos.

Alguns nomes já tinham vazado para a imprensa na época, mas a lista ia muito além. Conforme levantamento feito pela Folha de S.Paulo no noticiário de junho de 2016, somente 10 dos 32 nomes da lista de Dallagnol já haviam aparecido em jornais e revistas como citados pelos colaboradores.

Em 15 de dezembro, duas semanas depois de fechar o acordo com a Odebrecht, Dallagnol enviou a Moro outro resumo, segundo o site. A nova mensagem não tinha nomes, mas indicava o alcance da colaboração ao afirmar que incriminava 301 políticos brasileiros, incluindo 41 deputados e 21 senadores, e 72 estrangeiros.

Nesse dia, os delatores da Odebrecht ainda estavam prestando depoimentos aos procuradores e reunindo provas para corroborar seus relatos, e o material ainda não havia sido enviado ao ministro Teori Zavascki, relator dos processos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Como a maioria dos políticos citados pela delação tinha direito a foro especial, coube ao STF homologar todos os acordos e distribuir a outras instâncias do Judiciário, como a vara federal que Moro presidia em Curitiba, os casos que não envolvessem políticos com foro no Supremo.

Segundo as mensagens divulgadas pelo Intercept, nas duas ocasiões Moro expressou a Dallagnol preocupação com as dificuldades que o Judiciário teria para investigar e julgar tantos casos.

"Acredito que a revelação dos fatos e abertura dos processos deveria ser paulatina [...] segundo gravidade e qualidade da prova", opinou o juiz em junho, segundo o site. "Muitos inimigos e que transcendem a capacidade institucional do mp e judiciário", observou em dezembro.

Havia limites à atuação de Moro e Dallagnol nessa época. Como a homologação da delação era responsabilidade do Supremo e o encaminhamento do material cabia à Procuradoria-Geral da República, eles tinham que esperar para saber quais casos seriam transferidos para Curitiba.

Coube a Moro homologar depois o acordo de leniência fechado pela Odebrecht com o Ministério Público Federal e autoridades dos Estados Unidos e da Suíça na mesma época.

Na opinião de advogados consultados pela reportagem, que só aceitaram discutir a situação sob anonimato, a quebra de sigilo indicada pelo material divulgado põe em xeque a credibilidade da força-tarefa de Curitiba como interlocutora de boa-fé em negociações desse tipo.

Procurado pela reportagem, Moro não quis discutir o conteúdo das mensagens reveladas pelo The Intercept. "O ministro não reconhece a autenticidade de supostas mensagens obtidas criminosamente por hackers, que podem ter sido manipuladas, sendo necessário que o site divulgador apresente o material original para análise de sua integralidade", disse a assessoria do Ministério da Justiça.

A assessoria acrescentou que a vara presidida por Moro quando era juiz só recebeu a íntegra dos acordos fechados com os executivos da Odebrecht após a homologação da delação em 2017 e o desmembramento feito pelo Supremo.

A força-tarefa de Curitiba informou que não se manifestaria sobre o assunto...

CNBB fala em abrir um ‘canal de diálogo’ com Bolsonaro

A julgar pelo perfil dos bispos eleitos durante a 57.ª Assembleia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunida em Aparecida (SP) até sexta-feira, 10, a Igreja manterá sua atuação, sem “rupturas”, reafirmando posicionamentos já conhecidos. Além da tradição de marcar uma audiência da cúpula com o papa Francisco, a presidência recém-eleita da CNBB pretende se reunir com o presidente Jair Bolsonaro. O objetivo do encontro é abrir um “canal de diálogo” com o governo e discutir temas voltados à Igreja. Segundo bispos ouvidos pelo Estado, eventuais diferenças ideológicas existentes na Igreja são pouco perceptíveis e insuficientes para dividir os integrantes do episcopado entre “conservadores e progressistas”.

Os bispos disseram ainda evitar essa “classificação”, sob o argumento de todos concordam em questões de moral e doutrina. Na segunda-feira, 6, o arcebispo de Belo Horizonte, d. Walmor Oliveira de Azevedo, baiano da cidade de Cocos, foi eleito o novo presidente da CNBB para os próximos quatro anos. Dois vice-presidentes – d. Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), e d. Mário Antonio Silva, bispo de Roraima –, também foram escolhidos na assembleia-geral. Doutor em teologia dogmática, d. Walmor foi transferido para Belo Horizonte em 2004. Considerado homem de diálogo, sempre trabalhou em união com seus bispos auxiliares. Arcebispo emérito de Aparecida, d. Raymundo Damasceno Assis afirmou que, independentemente da troca da cúpula da conferência, a Igreja “não vai mudar”, mantendo o olhar dirigido aos “pobres, negros, indígenas, quilombolas, sem-teto e aos desprotegidos”...

UNEB em greve: durante audiência pública na Câmara Municipal, vereadores de Juazeiro se comprometem a intermediar diálogo com governo estadual

Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (16/04) na Câmara Municipal, os vereadores de Juazeiro se comprometeram a intermediar um diálogo entre o Governo do Estado e os grevistas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que desde o dia 9 de abril paralisou as atividades por tempo indeterminado. A reunião pública discutiu a greve a partir das demandas e reivindicações de estudantes e professores do Campus III, em Juazeiro.

A mesa da audiência foi composta por Alex Tanuri (PSL), presidente da Câmara; Charles Leal (PDT), primeiro secretário; Aníbal Araújo (PTC), segundo secretário; os discentes Iasmin Monteiro, representante do Departamento de Ciências Humanas (DCH) e Ericles Nunes, representante do Departamento de Tecnologias e Ciências Sociais (DTCS); e Luiz Eduardo Gomes do Nascimento, professor do curso de Direito, representando o corpo docente do Campus III...

Líder do Governo na Alba pede suspensão da greve após intermediar reabertura de diálogo entre governo e professores

Por iniciativa da Liderança do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), representantes dos professores das universidades estaduais voltaram a se reunir, nesta quarta-feira (10), com membros do Legislativo e do Executivo para tratar das reivindicações do movimento docente. Participaram da reunião, o líder da Maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), os deputados Paulo Rangel (PT), Hilton Coelho (Psol) e Zé Raimundo (PT), e a coordenadora de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado, Mary Cláudia Cruz e Souza.

"Solicitamos ao movimento docente que suspenda a greve e reabra as negociações com o governo", explicou Rosemberg. Entre os pleitos apresentados, a extensão às outras três universidades estaduais – Uneb, Uefs e Uesb – do Projeto de Lei 22.213/19, de autoria do Executivo, que prevê alterações no quantitativo de cargos de provimento permanente da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). "Vamos levar ao governador Rui Costa o pedido da extensão desse projeto. Esperamos que todos os envolvidos façam as ponderações para que a gente possa voltar à normalidade, com um diálogo mais efetivo entre o governo do Estado e as universidades", defendeu o líder governista...

Prefeitura de Petrolina amplia diálogo com comunidades do município

Mais de 30 associações das zonas rural e urbana já receberam equipes da Prefeitura de Petrolina com o intuito de ampliar o diálogo com a população. Além de ouvir as demandas mais urgentes, a gestão também tem conseguido informar as ações que já foram executadas ou que constam nos cronogramas das atividades das secretarias e órgãos municipais. A estratégia da administração é coordenada pela Secretaria de Governo e Agricultura e permite mapear as necessidades dos petrolinenses, como afirma o secretário da pasta Simão Durando.

"A missão que o prefeito Miguel Coelho nos deu é de estar sempre em contato com as comunidades no intento de elencar as prioridades. Sabemos que não é possível chegar com todas as ações, mas estamos escutando seja nas associações de moradores ou nos convites que estamos recebendo em nome do governo para diagnosticar o que as pessoas estão realmente necessitando. Continuaremos com a agenda neste domingo (7) no Capim, Lagoa do Cavalos e no Km 45", ressaltou o secretário...

Prefeitura avança em diálogo com entidades estaduais e prepara novidades para setor tecnológico e industrial de Petrolina

Durante visita ao Recife, representantes da Prefeitura de Petrolina se reuniram com entidades do estado de Pernambuco para discutir e viabilizar novas oportunidades para o município sertanejo. Na quinta-feira (14), o encontro foi com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), instituição vinculada ao governo estadual responsável por estimular o setor industrial. 

Participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Emicio Junior; o secretário executivo da pasta, Thiago Brito;  o presidente Roberto de Abreu, o diretor de infraestrutura Marcello Rodrigues e o gerente de negócios da AD Diper, Cleber Campos...

Prefeitura reforça diálogo com população do João de Deus sobre lazer na comunidade

Com a proposta de acompanhar de perto as demandas da população e de fortalecer o diálogo com a comunidade, nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Petrolina, através do secretário executivo de Esportes, Jefferson Correia, esteve no bairro João de Deus visitando as instalações da Praça da Juventude.

Entre as demandas apresentadas por uma das lideranças do bairro, representantes da associação de moradores e pela população estão assuntos relacionados à segurança e lazer. Diante de um cenário de destruição – resultado da ação de vândalos na Praça da Juventude - o representante da Prefeitura de Petrolina se mostrou atento às reivindicações e se comprometeu a transmitir as questões pontuadas para a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e ao prefeito Miguel Coelho...

Diocese esclarece pontos do litígio com o loteamento Alto Juazeiro, mantém posição, mas diz que está aberta ao dialogo

Em entrevista coletiva concedida nesta manhã de quarta-feira (6), a Diocese de juazeiro, através do Bispo Dom Beto Breis, dos advogados Sebastião e Anna Karoline, além do representante da CNBB e representante da Santa Sé no Brasil, Dr. Hugo Sarubbi Cysneros, reafirmaram a manutenção do impasse jurídico relativo ao Loteamento Alto Juazeiro e fizeram esclarecimentos sobre questões relacionadas ao processo de Regularização Fundiária empreendido no Patrimônio de N. Sra. das Grotas.

Dom Breis reafirmou que a suspensão da regulamentação fundiária, "amplamente divulgada, foi necessária, em virtude de contratos considerados estranhos”, que ensejaram uma auditoria por parte da Diocese. De acordo com o Bispo Diocesano “a decisão ensejou garantir direitos, preservar o patrimônio da Diocese e sua função social, sem o interesse de criar uma situação de conflito". ..

Fernando Bezerra defende diálogo e respeito às opiniões no Senado

Defendendo diálogo, serenidade e respeito às diferentes posições dos senadores, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) participou, sábado (2), da eleição do novo presidente da Casa. Com 42 votos (maioria absoluta), Davi Alcolumbre (DEM-AP) foi escolhido para presidir o Senado pelos próximos dois anos.

"Todos os processos nesta Casa devem ser conduzidos com calma, diálogo e respeito às diferentes posições dos senadores, pois o Senado é plural e não representa somente partidos; mas, sim, toda a sociedade brasileira", destacou Fernando Bezerra. "Não é no atropelo que vamos obter consensos e chegarmos às decisões que o país clama, como é caso das necessárias reformas para a retomada do crescimento de nossa economia", completou...

Planserv mantém diálogo com anestesiologistas sobre reajuste de honorários

O Planserv informa que a Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado da Bahia (Coopanest) solicitou ao plano um reajuste de 40%, que representa R$ 12 milhões anuais aos cofres públicos. Conforme compromisso firmado em outubro do ano passado, em reunião intermediada pelo Ministério Público do Estado (MPE), o Planserv tem até o fim deste mês para apresentar uma posição em relação à pauta da cooperativa.

Nesta segunda-feira (7), às 15h, está agendada uma reunião no MP para tratar da suspensão da prestação de serviço pela cooperativa. É importante salientar que a assistência sempre manteve aberta o diálogo com a entidade, no sentido de encontrar uma solução para evitar a interrupção dos serviços aos beneficiários. O Planserv informa que sempre adotará medidas para assegurar o atendimento aos beneficiários...

Novo ministro de Infraestrutura vai ampliar diálogo com o setor privado

Com expectativas otimistas, o setor portuário privado deu boas-vindas ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas que assumiu, nesta quarta-feira (2/1), o Ministério da Infraestrutura. A Pasta, que substitui o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, conduzirá os temas relativos à infraestrutura logística e de transporte de cargas do país.

Presente na cerimônia de apresentação do novo ministro, o diretor-presidente da Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, destacou que o gestor escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro reúne qualidades importantes para o cargo. “Vemos de forma positiva a nomeação de um perfil técnico, com ampla experiência no setor. Acreditamos que será uma gestão positiva para a infraestrutura do país”, considerou Barbosa...

Simpósio promove diálogo sobre doação e transplante de órgãos com estudantes e profissionais da saúde

Em seu terceiro ano consecutivo, o Simpósio "O Processo Doação e Transplante de Órgãos", promoveu, na quarta-feira (19), uma ampla discussão sobre o tema, passando por questões como diagnóstico da morte encefálica, acolhimento da família do doador até desafios éticos/jurídicos e assistência pré e pós transplante.

O evento, que faz parte do "Setembro Verde", foi promovido pela Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan (OPO) e a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) / Macrorregional de Petrolina, e reuniu dezenas de estudantes e profissionais da saúde, no auditório da biblioteca da Univasf. ..

Rui propõe diálogo para reconstrução do país

"Decisão soberana é da população e é fundamental continuar mantendo o diálogo, para que a gente consiga reconstruir uma nação que volte a crescer, dar emprego, oportunidade e garanta a distribuição de renda para o povo baiano, o povo nordestino." São as palavras do governador Rui Costa, candidato petista à reeleição, hoje (7), quando questionado por um radialista de Itapetinga sobre o porquê de continuar viajando tanto se 'já estava eleito'. E Rui completou: "Precisamos ter muita humildade, continuar pedindo os votos e a confiança às pessoas, para construir juntos um novo cenário nacional, com mais união, fraternidade e desenvolvimento para todos, não só para uns poucos".

Para Rui Costa, o feriado de 7 de setembro teve uma agenda dupla. Pela manhã, o governador da Bahia participou das festividades cívicas em celebração à Independência do Brasil. À tarde, o candidato à reeleição não abriu mão da agenda eleitoral, e partiu novamente, pela quarta vez desde o início da curta campanha, com a caravana Correria pela Bahia para visitar mais 17 municípios baianos. Serão pelo menos 120 até o fim da campanha, ele garante. Lado a lado, os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Angelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT). "Também peço pra votarem em nossos senadores e deputados estaduais e federais. Vamos construir uma bancada forte, tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa", aposta o candidato petista à reeleição...

Calçada Livre: Após diálogo com a prefeitura, comerciantes informais de frutas e verduras deixam ruas de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina de mais um passo importante na luta pelo reordenamento público do centro comercial da cidade. A partir da próxima segunda-feira (10), os comerciantes informais de frutas e verduras que atuam espalhados pela região central vão trabalhar em um local estabelecido em acordo com a Associação de Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelos de Petrolina (AFEABACAP) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

O espaço destinado ao comércio informal de hortifruti fica localizado na rua Governador Eraldo Gueiros Leite, no centro, a menos de 100 metros do Mercado do Turista, onde funcionou um ponto de transporte alternativo. A ideia é que cerca de 30 comerciantes, incluindo seis que comercializam feijão, possam desenvolver suas atividades diariamente. Eles foram previamente cadastrados juntos à Prefeitura de Petrolina, através da AFEABACAP que ainda ficará responsável por distribuir os espaços de acordo com critérios próprios...

Eleições 2018: Ciro e Marina mantém diálogo, mas aliança é pouco provável

Em meio à pré-campanha eleitoral, os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) têm mantido diálogo direto. Apesar da expectativa de alguns setores do PDT com relação a uma possível união em chapa única, o irmão e articulador de Ciro, Cid Gomes (PDT), afirmou que uma aliança é "pouco provável".

 "Eles são muito amigos e se falam diretamente", disse em entrevista à colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. "Mas acho pouco provável que saia uma aliança"...

Ammpla abre diálogo e moradores apresentam melhorias de trânsito para orla de Petrolina

Com intuito de ouvir as demandas da população, a Autarquia de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) recebeu na manhã desta terça-feira (24), representantes de alguns condomínios localizados na orla da cidade para discutir melhorias no trânsito daquela região.

Durante o encontro, o diretor-presidente da Ammpla, Edilson Leite, o 'Edilsão do Trânsito', aproveitou a oportunidade para apresentar um projeto que animou os moradores: a construção de uma rotatória que vai melhorar o fluxo de veículos entre a Avenida Cardoso de Sá e a Avenida João Pernambuco, conhecida como Avenida Jatobá...

Caravana LGBTI+ debate diversidade em Petrolina, objetivo é ampliar o diálogo

A coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI+ começa a partir desta sexta-feira (13) uma caravana por cidades da Região Metropolitana do Recife e Interior de Pernambuco para debater com a sociedade temáticas relacionadas à diversidade. “Nós sabemos que no Interior do Estado a realidade é ainda mais difícil para essa população. A ideia é ampliar o diálogo e unir cada vez mais cidades em torno da causa”, explicou Marco Mota, coordenador da Caravana da Aliança em Pernambuco.

Cidades como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Triunfo e Garanhuns serão contempladas com o projeto. “Em cada uma delas, vamos discutir uma temática relacionada às particularidades da cidade”, explica Marco. “Em Jaboatão, por exemplo, vamos falar sobre como a educação pode tratar de maneira mais inclusiva esse público, porque recentemente duas professoras foram afastadas de uma escola da região por trazer o assunto para a sala de aula.”..

Novo secretário de Governo se reúne com vereadores e garante diálogo e laços estreitos na base

Anunciado na semana passada como novo secretário de Governo de Petrolina, Simão Durando fez a primeira reunião com os vereadores que compõem a base de apoio à gestão municipal na Casa Plínio Amorim. O encontro ocorreu num hotel na área central da cidade, nesta segunda (02), e representa o início da atuação do novo gestor como responsável pelo contato diário entre a prefeitura e os representantes do poder legislativo.

Ao longo da conversa, dois pontos foram priorizados na relação da gestão com os vereadores. Simão garantiu, primeiramente, manter as portas da Secretaria sempre abertas ao diálogo com todos os componentes da Câmara. Além disso, o secretário disse que pretende estreitar a relação entre todas as secretarias e os vereadores para ter uma melhor transparência e tempo de resposta para projetos e solicitações da sociedade que chegam via Casa Plínio Amorim. "Quem me conhece sabe que sempre tenho abertura para o diálogo e apreço pela unidade. Nessa nova missão, vamos buscar justamente isso, uma relação de respeito, muita conversa e união para fazer nosso governo atuar da melhor forma possível", resumiu Durando...