Foram encontrados 131 registros para a palavra: Fortalecimento

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terão dia D neste sábado

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade realizará neste sábado (01) nos cinco Centros de Referência de Assistência Social de Juazeiro (CRAS), respectivamente, nos bairros Quidé, Tabuleiro, Itaberaba, João Paulo II e Malhada da Areia, o dia “D” dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

As atividades para toda a família serão desenvolvidas das 8h às 12h nas sedes dos CRAS, com exceção do Quidé que acontecem na quadra da Escola Professora Guiomar Lustosa Rodrigues. Serão realizadas gincanas, brincadeiras, rodas de conversas, oficinas, lanches e sorteios de brindes farão parte dos eventos.

O SCFV é um serviço realizado ao longo do ano com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências. As atividades são desenvolvidas nos CRAS dos bairros, tendo como público alvo: crianças, jovens e idosos...

Governo de PE e Embrapa Caprinos e Ovinos implantam projeto para fortalecimento da caprinovinocultura

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Marcos Bomfim, discutiram na última semana parceria para implantação do Projeto Inova Social, que tem como foco o aumento da produção de leite (caprinos e ovinos), melhoria no processo de beneficiamento e de comercialização do produto, que será transformado em queijo. Em Pernambuco serão beneficiados os criadores dos sertões do Pajeú e do Moxotó, que têm a caprinovinocultura como uma das vocações produtivas.

Por meio do BNDES serão investidos R$ 5 milhões no projeto, que vai atender mais de 450 produtores de 46 municípios localizados em Pernambuco e na Paraíba com ações de fomento e fortalecimento da cadeia, executadas ao longo de cinco anos. As primeiras atividades serão as oficinas de mobilização onde os técnicos da Embrapa e Sara/IPA vão identificar as principais demandas dos produtores. ..

Lídice defende fortalecimento de centrais de negócios do setor supermercadista

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) acompanhou, sexta-feira (17), um grupo de empresários, durante reunião com o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner. O objetivos dos empreendedores são aumentar a competitividade e buscar o fortalecimento dos pequenos e médios empresários do setor supermercadista.

Presidente da Central Mix Bahia, que congrega 39 empreendimentos mantidos por 33 empresários, Josué Teles explanou a Wagner e Lídice a situação em que se encontra o setor e pediu incentivos do Governo do Estado para o fortalecimento dos pequenos e médios supermercados. "É um setor que movimenta R$ 18 bilhões por ano na Bahia e hoje contamos com 12 centrais de negócios no Estado, sendo quatro no interior e oito na capital. Essas centrais geram mais de 10 mil empregos diretos e indiretos", ressaltou...

Zó cobra fortalecimento de parceria da CDA com sindicatos rurais

Visando alinhar informações referentes ao funcionamento da entrega e regularização dos títulos de terras nas áreas rurais da Bahia, o deputado estadual Zó (PCdoB)  participou de uma reunião proposta pela  Comissão de Agricultura e Política Rural, da qual é membro.  O encontro foi realizado nesta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA). A discussão  contou com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), composta pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).  Também compareceram representantes do  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Na oportunidade, Zó e demais membros da comissão puderam apresentar suas sugestões e, principalmente, informar as dificuldades que os beneficiários das terras possuem para serem informados da contemplação. ..

Distribuição de mudas promove o fortalecimento da mandiocultura da Bahia

Foto: Ascom/SDR

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem incentivado o cultivo de mandioca no estado, garantindo o fortalecimento da cadeia produtiva da mandiocultura e o aumento da renda dos agricultores familiares baianos, através da distribuição de mudas de mandioca de variedades adaptadas a cada região.

Nesta semana, 120 famílias de agricultores do Território de Identidade Velho do Chico receberam 60 mil mudas. A ação foi realizada pelo Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf/SDR), localizado em Bom Jesus da Lapa. 

A entrega beneficiou agricultores dos municípios de Paratinga, Bom Jesus da Lapa e Sitio do Mato, que contaram com também com a orientação de técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), sobre o manejo da cultura, colheita das sementes e plantio. 

De acordo com a técnica Ivani Santos, os agricultores da região passaram por um período crítico de seca e a ação possibilita a revitalização do plantio. “Havia grande dificuldade de resgatar as plantações de mandioca e, principalmente, do tipo específico plantado por agricultores desse território, que é utilizada para fazer farinha. Essa ação possibilita fortalecer a mandiocultura desse território”. 

Multiplicação de mudas

A distribuição faz parte do projeto Reniva, coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, com apoio do IF Baiano e Bahiater, com o objetivo de promover a multiplicação de mudas de mandioca com qualidade genética e fitossanitária aos agricultores familiares, para que eles se tornem agentes multiplicadores na sua comunidade e região. 

Os convênios do Reniva são realizados, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), com associações e cooperativas, através de recursos oriundos da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), para a implantação de maniveiros, onde são produzidas as manivas-semente, que posteriormente são distribuídas para os agricultores familiares. 

Entre os benefícios dessa ação estão a oferta de manivas-semente de mandioca com alta qualidade genética e fitossanitária, resistentes a pragas e doenças, com excelente produtividade, a articulação de políticas públicas para as famílias assistidas, o fomento à agroindustrialização da agricultura familiar da Bahia, a promoção da agregação de valor aos produtos dos sistemas de produção de mandioca e, consequentemente, o aumento de renda das famílias através da expansão da produtividade dessa cultura...

Evento em Juazeiro debate fortalecimento da agricultura familiar

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promove, por meio do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), mais um importante espaço de debate para o fortalecimento da agricultura familiar no estado. Trata-se do II Encontro da Agricultura Familiar (II ENAFA), que será realizado nesta quinta (27) e sexta-feira (28), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o município de Juazeiro.

O evento, realizado em parceria Univasf, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e o Sebrae, contará nesta edição com o 1º Encontro e Feira de Empreendedorismo de Mulheres dos Territórios Sertão do São Francisco (BA/PE), Piemonte Norte do Itapicurú (BA) e Serra da Capivara (PI).

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, fará a palestra âncora de abertura do Enafa, com o tema Políticas Públicas Territoriais para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária, nesta quinta-feira (27), às 9h30...

Reconstrução nacional e fortalecimento da indústria são temas de reunião da diretoria da FIEPE, em Petrolina (PE) 

Por um dia, a Unidade Regional do Sertão do São Francisco (URSF) trouxe para Petrolina, Sertão de Pernambuco, os nomes mais representativos do sistema que compõe a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). Presidentes, diretores, gerentes e empresários ligados à Federação, SESI, SENAI, IEL e CIEPE, da cidade sede, Recife, Caruaru, Araripina e outros municípios, participaram do evento que culminou com a 8ª Reunião Ordinária de 2016, na tarde desta segunda-feira (5), no auditório do SENAI. 

No encontro, os representantes industriários da capital, Agreste e sertões do São Francisco e do Araripe apresentaram as funções e demandas de suas entidades nessas regiões e expuseram alguns projetos para os próximos meses. O diretor da URSF/FIEPE, Albânio Nascimento, fez um balanço das atividades executadas pela Unidade em Petrolina e salientou que a URSF vem cumprindo o objetivo. "As empresas têm nos recorrido e apresentado demandas que logo nos colocamos a resolver. Umas já conseguimos e outras estamos no caminho, de modo que a nossa avaliação com as indústrias da região chega a 93% quando o quesito em questão são as capacitações oferecidas por nossa Unidade", analisa...

Majoritária em Cipó tem dois petistas; deputado fala em fortalecimento da sigla

A força para manter o crescimento do PT no interior da Bahia comandou a convenção que homologou a chapa majoritária 'puro sangue' no município de Cipó, no nordeste do Estado, sábado (30). Doutor Abel (prefeito) e Zé Roberto (vice) formam a dobradinha petista de pré-candidatos que vai disputar o pleito municipal deste ano com o apoio irrestrito do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). O parlamentar esteve sábado (30) em Cipó e salientou as agendas de fortalecimento do partido e, consequentemente, da base aliada do governador Rui Costa (PT).

"Cipó é uma das cidades que teve a oportunidade de conhecer uma gestão petista, na época de Jailton Macedo, que foi prefeito por oito anos e modificou radicalmente a cidade. Hoje, o município carece de serviços, programas e projetos para a população. Doutor Abel é um jovem advogado e representa a possibilidade do PT retornar à prefeitura e resgatar o modo petista de governar, com o povo e para o povo", aponta o deputado. A chapa majoritária tem ainda o apoio do atual vice-prefeito, de ex-gestores da cidade e de movimentos sociais e populares da região...

Fórum busca fortalecimento dos Conselhos Escolares em Juazeiro

Com o objetivo de fortalecer a representatividade dos Conselhos Escolares, no sentido de garantir a participação efetiva na gestão democrática da escola, a Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC e os conselhos das escolas municipais realizam nesta sexta-feira (10), às 8h, o Fórum de Fortalecimento do Conselho Escolar, no Colégio Municipal Paulo VI, em Juazeiro.

O evento contará com a participação dos conselheiros escolares da zona rural de Juazeiro, dos distritos de Itamotinga, Maniçoba, Massaroca, Abóbora e Mandacaru. "Nosso objetivo é falar do papel do conselheiro dentro da unidade escolar para que seja atuante não apenas no papel, mas na prática na área pedagógica, financeira e administrativa. O Fórum é um momento de fortalecer as ações dos conselhos e promover a troca de experiências entre as escolas", destacou a coordenadora do Conselho Escolar da SEDUC, Célia Aquino...

Reitoria da Univasf emite nota pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

A Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), primeira instituição implantada a partir de 2004 no exitoso processo de interiorização das Universidades Federais pelo país, vem tornar pública a sua preocupação à recente fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o Ministério das Comunicações. 

Esta ação representa um retrocesso colossal e uma afronta ao trabalho de ícones da ciência nacional, como José Leite Lopes e tantos outros que lutaram por um órgão que apoiasse o desenvolvimento científico e tecnológico como ferramenta voltada ao florescer da soberania nacional. 

Ainda mais grave passa a ser a extinção do MCTI, se focarmos na fragilidade das instituições jovens implantadas no interior do Brasil. Os diversos programas instituídos pelo CNPq e FINEP têm apoiado de maneira fundamental o crescimento dos grupos de pesquisa e pós-graduação destas instituições. Os INCTs, programas de apoio a grupos de excelência, grupos emergentes e jovens doutores, são fundamentais para garantir a fixação de bons pesquisadores nestas regiões e a consolidação da cultura de pesquisa. 

Qualquer retrocesso na política de incentivo à pesquisa no país pode ser o estopim de uma avalanche de insucessos futuros na política de interiorização das Universidades no Brasil. Por isso e pelo respeito às gerações do passado e aos futuros cientistas que o interior pode formar, reforçamos o coro das instituições que lutam pela restauração e fortalecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Reitoria Univasf ..

Casa Nova: Secretaria de Assistência Social realizou reunião com equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

 
A secretaria de Assistência Social de Casa Nova realizou, nesta semana, um encontro de formação com coordenadores, educadores, orientadores e técnicos do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para debater o projeto. São desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer, informática e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários, crianças até seis anos, adolescentes de 12 a 17 anos e as pessoas idosas.
 
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. Segundo o secretário da pasta, Jozemário Menezes, Marinho, a atividade é 'uma forma de intervenção social que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares'.
 
Os interessados em participar das atividades devem procurar o CRAS para mais informações.
..