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97% dos internautas buscam informações on-line antes de comprar em lojas físicas, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil

Se antigamente havia uma diferenciação mais concreta entre o on-line e o off-line nas estratégias de venda do comércio, a crescente integração entre os dois meios tem diluído cada vez mais essa fronteira. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) para investigar o perfil e os hábitos de compra de consumidores digitais das 27 capitais brasileiras indica que 97% buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, principalmente quando se trata de eletrodomésticos (59%), celulares e smartphones (57%) e eletrônicos (50%).

Enquanto isso, 84% dos entrevistados afirmaram fazer o caminho inverso, pesquisando primeiro em lojas físicas antes de finalizar as compras on-line. Os eletrodomésticos também ocuparam o topo do ranking nessa categoria (43%),seguidos por celulares e smartphones (41%), vestuário (34%) e eletrônicos (34%). A liderança pode ser explicada pela opinião dos consumidores quanto à experiência de compra: metade deles (51%) acredita que as lojas físicas oferecem melhor demonstração do produto. Outras categorias em que as lojas físicas levaram a melhor foram a facilidade para negociação de preços (56%) e para trocas (62%).


Por outro lado, os sites e aplicativos de lojas conquistaram o coração dos compradores em 13 das 15 categorias apresentadas, sobretudo por oferecer melhores preços (74%), maior flexibilidade nos horários de compra (72%) e maior comodidade (69%).
 
Enquanto sites de lojas registram queda na preferência do consumidor, aumentam as aquisições por meio de seus aplicativos

A popularização dos dispositivos móveis no país pode explicar o movimento de transição dos canais de compra no gosto dos brasileiros: seis em cada dez (61%) internautas entrevistados compraram por meio de aplicativos de lojas nos 12 meses anteriores à pesquisa – um aumento de 10 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Ao mesmo tempo, os sites de lojas registraram queda de quatro pontos percentuais, mantendo a preferência de 89% dos consumidores, seguidos das lojas de rua, com 48%.

Com os smartphones ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros, o levantamento mostra que aplicativos de redes sociais como WhatsAppp e Instagram foram utilizados por 18% e 14% do total de consumidores que fizeram aquisições pela internet no último ano, respectivamente.

"Ampliar e integrar os múltiplos canais de venda e relacionamento não é apenas um meio de aumentar o faturamento, os benefícios vão muito além. Trata-se de entender que os conceitos de on-line e off-line já se integraram para poder melhor atender às expectativas do consumidor conectado. Essa forma de atuar é que vai gerar aumento de vendas e mais fidelização daqui em diante", argumenta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

De fato, a maioria dos consumidores aprecia o fato das suas preferências serem consideradas pelas lojas: 66% gostam quando as empresas personalizam as ofertas de produtos e serviços levando em consideração seus hábitos e interesses, 64% esperam que os varejistas tenham informações atualizadas sobre como gostam de interagir com eles em todos os canais e 62% gostam de receber sugestões de ofertas ao abrir sites ou redes sociais.
 
43% dos consumidores admitem nem sempre realizar o planejamento de suas compras on-line

A personalização, no entanto, esconde um perigo latente para muitos brasileiros: o consumo por impulso, especialmente quando se trata de aquisições on-line, em que as transações acontecem sem que o consumidor veja, literalmente, o dinheiro indo embora. O levantamento mostra que os motivos que mais levaram os brasileiros a comprar por impulso foram promoções e preços baixos (56%), ficar navegando nos sites das lojas (36%) e receber ofertas de produtos e lançamentos (22%). Considerando que 43% nem sempre realizam o planejamento das suas compras on-line e outros 10% admitiram nunca fazer esse planejamento, aumentam também as chances de se comprometerem com uma dívida que não podem pagar.

"Saber diferenciar desejo e necessidade é fundamental para resistir às compras impulsivas. Com a customização crescente das ofertas enviadas para os internautas, a situação fica ainda mais favorável para compras sem pensar", alerta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Moda e vestuário lideram o ranking de produtos e serviços mais comprados sem o devido planejamento, com 35% das respostas – percentual que aumenta para 44% entre as mulheres. A ala feminina também lidera a compra de cosméticos, perfumes e produtos de beleza, com 41%, frente aos 26% que adquirem por impulso itens dessa categoria. Os homens, por sua vez, realizam mais compras não planejadas de eletrônicos e artigos de informática, somando 33% frente aos 22% que preferem esse tipo de produtos. Itens para casa (23%) e delivery de bebidas e comidas (21%) também figuram na lista.

A diferença entre os gêneros fica evidente também na forma de comunicação com as empresas. De modo geral, os canais preferidos são o "Fale Conosco" ou o chat da loja (51%), e-mail (43%) e telefone (38%), percentual que sobe para 44% entre os homens. As mulheres, por outro lado, ganham destaque entre os que preferem fazer reclamações via redes sociais (28%).
 
Maioria dos vendedores não consegue cobrir preços oferecidos pelas lojas virtuais

É justamente nesse ponto que reside a maior discrepância entre os meios. Segundo os entrevistados, 62% dos vendedores de loja física não foram capazes de cobrir a oferta das lojas online, sendo que 37% tentaram oferecer outros benefícios e 25% não mudaram a oferta de jeito nenhum. Ainda assim, 23% cobriram a oferta, sendo que 13% ofereceram o mesmo desconto (um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior) e 9% um desconto ainda maior.

"Do ponto de vista do consumidor, é muito difícil entender as razões de um mesmo produto, de um mesmo varejista, estar à venda no site por um valor mais barato que na loja física. É claro que os custos dos espaços físicos são muito maiores para os lojistas, mas tudo indica que será necessário investir cada vez mais na integração e equiparar os preços para garantir a competividade em qualquer segmento", explica o presidente da CNDL, José César da Costa.
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Campanha Natal da Cidade é lançada pela CDL e Sindilojas

O encanto e a magia do período natalino já começam a fazer parte do comércio de Petrolina: é que foi lançada nesta quarta (24), durante Assembleia Extraordinária, mais uma edição da campanha Natal da Cidade, desenvolvida através de uma parceria entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 Este ano, o evento vai trabalhar os conceitos do empreendedorismo e da responsabilidade sociocultural. A abertura oficial será no dia 08 de Novembro, com a tradicional chegada de Papai Noel e uma apresentação teatral para público de todas as idades. Um cenário especial será montado na Avenida Souza Filho...

Petrolina: CDL promove o lançamento da Campanha Natal da Cidade 2019

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina - CDL e o Sindicato do Comércio Varejista - Sindilojas, realizarão o lançamento da programação do Natal da Cidade 2019. Na oportunidade, serão apresentados os detalhes sobre o evento. O lançamento acontecerá às 07h30, no restaurante do SESC, localizado na Rua Pacífico da Luz, 618 - Centro.

Serviço: lançamento da Campanha Natal da Cidade 2019
Data: quarta-feira (24)
Horário: 07h30
Local: SESC Petrolina..

Após acumular quedas entre 2015 e 2017, vendas a prazo crescem pelo segundo ano seguido em junho, aponta indicador CNDL/SPC Brasil

Depois de amargar três anos consecutivos de resultados no vermelho, as vendas a prazo no varejo voltaram a crescer pelo segundo ano seguido. Dados apurados pelo Indicador de Atividade do Varejo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que as consultas de CPFs para vendas parceladas cresceram 2,15% no acumulado em 12 meses até junho deste ano. O número comprova a trajetória de recuperação do comércio, porém a um ritmo menor, uma vez que em junho de 2018, as vendas haviam crescido 3,13%.

No auge da recessão, entre os anos de 2015 e 2017, as vendas a prazo no varejo registraram quedas de -2,06%, -5,16% e -4,34%, respectivamente. O Indicador de Atividade do Comércio é construído a partir das consultas de CPFs e é um termômetro da intenção de compras a prazo por parte do consumidor, abrangendo os segmentos de supermercados, lojas de roupas, calçados e acessórios, móveis e eletrodomésticos. 

Outro dado também apurado pelo indicador é o nível de atividade no comércio atacadista. Nesse caso, que não leva em consideração a venda de veículos e motocicletas, o crescimento no acumulado em 12 meses até junho foi de 3,62%, dado abaixo dos 14,20% verificados no mesmo período de 2018.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, embora o volume de vendas do varejo não tenha alcançado os patamares anteriores da crise, os números começam a se distanciar dos resultados negativos observados nos piores momento da crise. "O varejo exibe melhora desde meados de 2017, depois do período mais agudo da crise. Mesmo crescendo, infelizmente, ainda não vimos a melhora da confiança se traduzir em aceleração das vendas, algo que poderá se concretizar com as medidas de estímulo previstas para sair depois da aprovação da reforma da previdência", analisa. ..

PARABÉNS, JUAZEIRO! 141 ANOS DE CIDADE!

Juazeiro, 141 anos de história linda e alegria abundante no norte da Bahia. 

HOMENAGEAMOS EM FORMA DE POEMA:..

Dia do Comerciante será comemorado com Workshop na CDL Petrolina

O Dia do Comerciante não passa em branco em Petrolina. No que depender da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), todos os anos, em julho, tem comemoração para valorizar os empresários do comércio. Para marcar a data, que oficialmente é celebrada na próxima terça-feira dia 16, a entidade promove o workshop "Inteligência Empreendedora". O evento é aberto ao público e acontece no auditório da CDL, a partir das 18h30. 

Na programação, os participantes terão a oportunidade de conferir os seguintes temas: "Inovando em tempos de crise: a mudança começa em mim"; " Finanças descomplicadas" e "Como vender mais com planejamento e otimização dos processos". De acordo com o presidente da CDL Manoel Vilmar, a data é comemorada com temas relevantes e atuais. ..

CDL e parceiros farão 'puxada' de São João nas ruas de Petrolina neste sábado (22)

Para incrementar as vendas e conectar os lojistas e clientes com o sentimento dos festejos juninos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e Sindilojas, em parceria com o Sesc e a loja Coisas do Sertão, promove neste sábado (22), a partir das 9h, com concentração na Tenda Cultural do Bambuzinho, no centro da cidade, uma 'puxada' de São João, denominada de  "Arraiá da Gente".

A iniciativa visa levar movimentação, entretenimento, além de contribuir para o aumento das vendas no comércio nesta data festiva, com acolhimento de clientes e visitantes que estão na nossa cidade curtindo o melhor São João do Brasil. "Trata-se de uma época de grande movimentação com a presença dos petrolinenses e turistas que vêm curtir a nossa festa e, aproveitam pra comprar no nosso comércio. E nada melhor do que está nesse ambiente de trio pé de serra e quadrilhas juninas", destaca Manoel Vilmar, presidente a CDL...

De olho no mercado digital, CDL Petrolina lança aplicativo para impulsionar comércio local

As lojas, produtos e serviços disponíveis aos consumidores do Vale do São Francisco ganharam ainda mais visibilidade. É que foi lançado na quarta-feira (5), o aplicativo 'Shopping CDL Petrolina', que promete integrar o comércio de toda a cidade.  O evento de lançamento que ocorreu no espaço 'Dedeco Festas' reuniu associados, empresários, parceiros, imprensa e influenciadores digitais. 

O aplicativo destinado para o comércio de produtos e serviços, disponibiliza promoções e cupons de desconto exclusivos para os consumidores. O "app" tem o objetivo de ser uma vitrine virtual para os usuários, com informações como localização, horário de funcionamento, redes sociais, além dos descontos e produtos promocionais, onde o cliente , ao encontrar o que procura, pode ir até o comércio buscá-lo.  O download gratuito já estará disponível na Play Store. ..

CDL inova e lançará shopping virtual para impulsionar comércio no Vale do São Francisco

A praticidade de poder visitar uma loja e comparar ofertas, vai estar na palma das mãos dos consumidores petrolinenses que já podem aguardar uma novidade no Vale do São Francisco. De olho neste mercado digital, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), sai na frente e lança no mês de junho o Shopping CDL.

Uma plataforma virtual de exposição de produtos, ofertas e classificados que tem como objetivo ser uma ponte entre o comerciante e o cliente, onde as lojas anunciam de forma simples e ilimitada seus produtos e paralelo a isso, o comprador os adquire de forma rápida e econômica e o melhor o cliente terá o comércio do Vale do São Francisco a um click, tudo num só lugar...

74% dos consumidores não sabem o quanto pagam de imposto embutido nas compras, mostra levantamento da CNDL/SPC Brasil

48% dos micro e pequenos empresários desconhecem o quanto do seu faturamento vai para pagamento de impostos. Reforma tributária deve gerar empregos e baratear produtos, avaliam entrevistados. CNDL e CDL Jovem promovem 'Dia Livre de Impostos' no próximo dia 30

O consumidor brasileiro sabe que paga muito imposto e se incomoda com isso, mas pouco reflete sobre o peso que essa taxação elevada representa no seu consumo do dia a dia. Um levantamento inédito feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 74% dos consumidores brasileiros não têm o hábito de procurar saber o quanto pagam de imposto ao adquirir um bem ou contratar um serviço. Apenas 26% das pessoas ouvidas reconhecem ir atrás desse tipo de informação na nota fiscal ou em outros meios...

CDL avalia expectativa positiva para o Dia das Mães em Petrolina

Vitrines especialmente decoradas e uma vasta opção de presentes vêm atraindo consumidores e mantendo o comércio aquecido, em Petrolina. Tudo isso devido ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12). A data também traz otimismo como mostra o levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A maioria dos empresários entrevistados acredita que as vendas deste ano serão melhores em comparação ao mesmo período de 2018. 

A pesquisa realizada com associados à entidade apresentou um crescimento médio nas vendas de 12%. Já os segmentos de confecções, calçados e assessórios apresentaram uma expectativa maior de crescimento em torno de 20%. O gerente de uma loja de calçados, Paulo Henrique, está animado e argumenta que a procura pelo presente deve se intensificar nos próximos dias. "Muitos clientes deixam pra comprar na última hora. Estamos otimistas e esperamos ter um aumento médio nas vendas de 15% a 20%". ..

Empresários reclamam das novas obras da Avenida 7 de setembro e cobram defesa pelo setor

Poeira. Demora para concluir a obra. Prejuízos. Estas são as principais queixas dos empresários e comerciantes da Avenida Sete de Setembro. Eles reclamam da morosidade da nova etapa da obraa realizada na Avenida 7 de Setembro em Petrolina. Além de questionar a nova sinalização da pista, segundo eles, é visível que a atual  proposta prejudica o movimento no setor.

Os empresários revelam que poderia ter um planejamento para estas obras. Segundo eles, Petrolina é uma cidade de grande movimentação e as obras poderiam acontecer durante o período da noite, por exemplo. Alguns empresários apontam que a sinalização é realizada sem que as autoridades realizem sequer uma reunião para ouvir os empresários que investem no local e "existe uma ausência de quem poderia estar em defesa dos empresários que trabalham na Avenida 7 de Setembro", acusam...

CDL teme prejuízos e até desemprego com saída de companhia aérea de Petrolina

Os passageiros de Petrolina e região poderão enfrentar sérios problemas econômicos diante da saída de mais uma companhia aérea do Vale do São Francisco.

E a situação também vem preocupando a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), representante do comércio local. Após o anúncio da saída da Avianca, a entidade mostra indignação e conclama representantes do executivo do estado, do município, senadores, deputados federais e estaduais e Câmara Municipal a fim de unir forças para buscar soluções para o problema...

CDL Petrolina alerta para golpe via WhatsApp e ligações telefônicas

O comércio do Vale do São Francisco está em alerta com mais uma fraude. Criminosos estão agindo em nossa região se passando por empresários, realizando compras através de ligações e mensagens de texto via aplicativo WhatsApp. A informação é de que diversas pessoas foram vítimas do golpe, especialmente no nosso comércio.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, preocupada com a situação, orienta a população, sobretudo os comerciantes, para que fiquem atentos ao despachar qualquer mercadoria em nome de terceiros, devendo se certificar sobre a veracidade e a procedência da ligação, principalmente se o pedido vier com solicitação de depósito pelo criminoso. Outra recomendação que a CDL solicita as vítimas do golpe, é que as mesmas entrem em contato com a Polícia e realize um boletim de ocorrência...

CDL Petrolina: prestação de serviços, apresentações culturais e acolhimento marcaram a 9ª edição do 'Dia da Transformação'

Serviços de saúde, beleza, atendimento psicossocial e muita música, marcaram a manhã de várias mulheres na sexta-feira (8), durante a 9ª edição do 'Dia da Transformação' – evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, em parceria com a prefeitura, Senac, Sesc, UPE, Coife Odonto, Mary Kay, Uninassau, Super Data e a Associação dos Moradores do Alto do Cocar, atendeu mais de 120 internas do Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (Crelps).

O evento contou com atendimento odontológico; testes rápidos (HIV e sífilis); exame citopatológico; aferição de pressão e glicemia; orientação nutricional; ginástica laboral; massagem; corte de cabelo, maquiagem, além de um delicioso lanche que foi servido para todos os presentes. O presidente da CDL, Manoel Vilmar, destacou a importância da realização de mais uma edição do 'Dia da Transformação'. "A CDL reafirma o seu compromisso também com o social e reconhece a história de luta das mulheres por um mundo mais justo e igualitário, onde ações como esta valorizam e elevam a autoestima das mulheres. A satisfação no rosto das pessoas nos mostra que estamos no caminho certo", comentou Vilmar. ..

SINDILOJAS, CDL e ACIAJ informam funcionamento do comércio de Juazeiro no período do CARNAVAL Oficial

Veja nota abaixo:

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CDL Petrolina levará 'Dia da Transformação' a mulheres com dependência química

A responsabilidade social tem sido um dos compromissos assumidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina. Exemplo disso é que a entidade já está programando a 9ª edição do 'Dia da Transformação' – evento social em comemoração ao Dia internacional da Mulher, que será comemorado no dia 8 de março. 

Na reunião preparatória, que aconteceu nesta terça-feira (26), na sede da CDL, representantes da Prefeitura Municipal, Senac, Sesc, UPE, Coife Odonto, Instituto Embelleze, Fabiana Rolim, Mary Kay e Tupperware, estiveram reunidos para discutir ações e atividades que serão desenvolvidas no Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (Crelps), local escolhido para a ação deste ano. ..

75ª CIPM EM PARCERIA COM O SINDLOJAS EM JUAZEIRO, PARTICIPA DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS A PESSOAS CARENTES

Como resultado de intensa campanha de arrecadação de gêneros entre diversos setores da Sociedade Civil Organizada, dentre as quais, Fecomércio, Sesc, Senac, Luiz Auto Peças,  Abc Eletro, Lojas HB, Bonfim Baterias, GMC Construções, Supermercado Econômico E Revalle, foram arrecadados como doações o total de 6.000Kg de alimentos, distribuídos em cestas básicas, entre comunidades carentes de Juazeiro. Com o apoio da 75ª CIPM, entidades como Fundação Lar Feliz, Apae, Abrigo dos Velhos, Centro Espírita Fonte Viva, Cresci e Sociedade São Vicente de Paulo, figuraram entre as principais beneficiadas.

Para o Presidente do SINDILOJAS/Juazeiro, Paulo Henrique, essa iniciativa de caráter filantrópico e humanitário, tem o propósito em assegurar aos mais necessitados o amparo e acima de tudo o restabelecimento da dignidade. Acrescentando ainda, a ousada meta já traçada para o próximo ano, de dobrar a quantidade ofertada, de modo a ampliar o número de entidades beneficiadas, com o envolvimento de diversas outras empresas...

Seis em cada dez consumidores brasileiros devem cair na folia durante o Carnaval, mostram CNDL/SPC Brasil

O Carnaval está chegando e muitos brasileiros já se preparam para a maior festa popular do país — seja para curtir os bloquinhos, seguir os trios elétricos ou apenas descansar durante o feriado prolongado. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais mostra que seis em cada dez consumidores (62%) pretendem cair na folia pelos próximos dias. Entre os que devem participar das festividades, 37% acompanharão os blocos de rua, 17% vão a bailes em clubes ou boates, enquanto 12% planejam assistir aos ensaios das escolas de samba. Já 9% aproveitarão a festa atrás de trios elétricos e 9% querem desfilar na avenida. Em contrapartida, 27% disseram que ficarão de fora das festividades.

Por ser um feriado prolongado, o período de Carnaval acaba levando muitas pessoas a viajar. Dados da pesquisa apontam que 39% dos entrevistados devem sair de suas cidades na data, enquanto 31% aproveitarão as comemorações no próprio lugar onde moram e 20% ficarão em casa. Os locais de hospedagem mais citados são casa de familiares e amigos (37%), hotéis ou pousadas (28%) e apartamentos, sítios ou casas alugadas (16%)...

Carnaval deve elevar em 2% faturamento do comércio em Petrolina, aponta CDL

Faltando poucos dias para o Carnaval, os lojistas de Petrolina estão com expectativa positiva em relação as vendas. Segundo levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), estima-se que a data aumente em média 2% o faturamento do comércio. Nos dias que antecedem a folia de momo, os segmentos de artigos para festa, adereços e fantasias são os mais procurados pelos consumidores.

De acordo com Patrícia Moreira, supervisora de uma loja de produtos para presentes e festa, a expectativa de vendas é bastante positiva. "Observamos um aumento na procura por fantasias e acessórios. Os modelos inspirados em fantasia de 'Super Heróis' e a 'Tiara da Jenifer', estão entre os itens mais requisitados pelos consumidores. Nos próximos dias a nossa expectativa é dobrar o número de vendas", disse Patrícia...