Foram encontrados 462 registros para a palavra: jornal

Diretor do IRDEB, jornalista Flávio Gonçalves é convidado para a equipe de transição do Governo Federal

Diretor-Geral do Instituto de Radiodifusão da Bahia (IRDEB), o jornalista Flávio Gonçalves foi convidado para o Grupo de Trabalho de Comunicação Social do Gabinete de Transição do Governo Federal. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (16), em Brasília, pelo vice-presidente eleito e coordenador da Transição, Geraldo Alckmin. Em 2016, Flávio foi nomeado pelo governador Rui Costa para a direção das emissoras públicas de televisão e rádio e trabalhou diretamente com o governador eleito Jerônimo Rodrigues.

No último período, coordenou a expansão do sinal digital da TVE Bahia para o interior do estado, a inclusão de novos conteúdos na emissora como a transmissão dos campeonatos estaduais de futebol e a fundação da TV Educa Bahia, no período da pandemia da Covid-19, com aulas para os estudantes. Gonçalves ainda esteve à frente da modernização da Rádio Educadora FM, com a instalação de um novo transmissor, a reforma da estrutura física e o lançamento da nova programação com mais diversidade e espaço para as músicas baianas. ..

Morre aos 100 anos pai do jornalista Magno Martins

O sepultamento do pai do jornalista, Magno Martins, Gastão Cerquinha da Fonseca, que morreu ontem aos 100 anos e sete meses, em Afogados da Ingazeira, será hoje, às 16 horas, no cemitério São Judas Tadeu. O velório está sendo realizado no plenário da Câmara de Vereadores. Em vida, exerceu quatro mandatos de vereador e um de vice-prefeito do município.

Confira texto do jornalista Magno Martins em homenagem ao Pai:..

Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo acontece entre os dias 25 a 27 de novembro

A Capital cearense volta a ser palco dos grandes debates sobre o jornalismo brasileiro, com a realização de dois eventos simultâneos: o Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo e o II Encontro Estadual de Jornalistas de Imagem e Profissionais da Comunicação do Ceará (II EEJIC). As atividades acontecerão de 25 a 27 de novembro deste ano, no auditório do Sebrae/CE (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Centro).

Numa realização da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), os eventos pretendem reunir cerca de 200 participantes entre estudantes e professores de Jornalismo, profissionais da mídia e demais interessados.  As inscrições podem ser feitas AQUI...

Entrega do Prêmio Jornalista Vladimir Herzog ocorre nesta terça-feira (25)

A cerimônia de entrega do 44º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos será realizada terça-feira, 25 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo. A cerimônia, aberta ao público, acontece após a  11ª Roda de Conversa com os vencedores, das 14h às 17h.   A iniciativa permite que jornalistas compartilhem os bastidores e o processo de construção das matérias premiadas com o público. O bate-papo é mediado pelos jornalistas Angelina Nunes, Sergio Gomes e Aldo Quiroga, com transmissão ao vivo pela TV PUC-SP no link  www.tvpuc.com.br

Neste ano foram inscritos 528 trabalhos que competiram em sete categorias: Arte (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Áudio, Vídeo,Texto, Multimídia e Livro-reportagem...

Primeiro Workshop Jornalistas no Clima acontece nesta quarta (25)

Com abertura e encerramento de Guilherme Syrkis e mediação da jornalista Ana Carolina Amaral, o evento que acontece nesta quarta feira (26 de outubro) das 9h às 12h30, conta com as apresentações de Fabio Feldmann (Desafios brasileiros em 2023), Sérgio Besserman (Comunicação e crise e a urgência climática), Flávia Bellaguarda (Justiça Climática como abordagem transversal) e Sérgio Xavier (Jornalismo regenerativo e os desafios da Economia de Descarbono).

O evento terá transmissão ao vivo pelo Zoom do Centro Brasil no Clima (CBC). As inscrições podem ser feitas através do email [email protected]. Vagas limitadas!..

Bolsonarista que agrediu cinegrafista é assessor de vereador e vai responder por lesão corporal

Diogo Linconl Resende, 41 anos, que agrediu pelas costas com um soco o cinegrafista da Inter TV, Rogério de Paula, vai responder por lesão corporal. Segundo a Polícia Civil, o caso está sendo investigado e o homem deve ser ouvido ainda nesta segunda-feira (24). Ele agrediu o repórter durante a cobertura da prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Diogo foi identificado como o homem que aparece em uma imagem dando um soco no repórter cinematográfico durante uma reportagem neste domingo (23). Ele estava com um grupo de apoiadores em frente à casa do ex-deputado federal durante as negociações para a rendição e prisão...

Debate: Marília Arraes e Raquel Lyra trocam ataques e propostas só aparecem após as perguntas feitas pelos jornalistas   

As candidatas Marília Arraes (Solidariedade) e Raquel Lyra (PSDB) participaram, nesta quinta-feira (20), de debate para governadora de Pernambuco. O encontro foi promovido pela Rádio Jornal e começou às 10h. A mediação foi do jornalista Wagner Gomes.

Esse foi o segundo debate entre as candidatas neste segundo turno das Eleições 2022. O primeiro, na terça-feira (18), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), no Recife, foi marcado pela apresentação de propostas e troca de farpas...

Debate na Band bate recorde como maior live jornalística do YouTube Brasil

O debate promovido pela Band com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateu o recorde de visualizações no YouTube Brasil como a maior live jornalística da história da plataforma. Ao todo, a transmissão ao vivo teve 2.217.722 visualizações.

As buscas por eleição são recorde no Google em 2022 – nunca os brasileiros buscaram tanto por um pleito quanto em 2022. O interesse atual já é 30% maior do que o registrado em 2018...

Morre aos 83 anos o jornalista Isidro Octávio Amaral Duarte

Morreu neste domingo (16), aos 83 anos, o jornalista Isidro Octávio Amaral Duarte. Atualmente, ele morava em Cachoeira, no recôncavo, e fazia parte da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-Bahia), além de atuar como advogado, procurador jurídico e poeta.

Entre os veículos por onde Isidro passou está o Jornal do Brasil, onde atuou nas décadas de 60 e 70. Em 1975, foi chamado para ser secretário de Comunicação do então recém-eleito governador do estado, Roberto Santos...

"Existe uma necessidade latente em formar jornalistas especializados em mudanças climáticas", diz pesquisadora

Existe uma necessidade latente em formar jornalistas especializados em mudanças climáticas. A ideia é defendida pela jornalista, fotógrafa e documentarista especializada na cobertura de temas socioambientais Juliana Arini. “A especialização dos jornalistas em mudanças climáticas é crucial porque é uma realidade cada vez mais presente no nosso cotidiano”, afirmou a profissional, que é colaboradora do Infoamazonia, National Geographic Brasil e O Eco.

Juliana participou da Mesa Desafios Ambientais do Brasil, realizada semana passada. O evento faz parte do V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (GPJA-UFRGS). A programação contou ainda com a participação de Fernando Aristimunho, integrante do Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa e pecuarista familiar. A mediação foi do jornalista e professor Roberto Villar Belmonte...

Federação Nacional de Jornalistas orienta sobre segurança na cobertura das eleições

De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 160 casos de violência contra jornalistas no país – incluindo assassinato, atentados, agressões físicas e verbais, ataques virtuais, intimidações e censuras por ação judicial. O levantamento ainda é preliminar, mas já dá mostras do ambiente de deterioração da liberdade de imprensa e do livre exercício do Jornalismo no país, que se instalou desde 2019 e se agrava com a crescente violência política.

Preocupada com a institucionalização das violações à liberdade de imprensa e com o aumento das tensões políticas, a Diretoria Executiva da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) orientou os 31 Sindicatos filiados a adotarem medidas para garantir a segurança dos jornalistas, sobretudo nessa reta final da campanha e no dia do primeiro turno das eleições de 2022...

Pernambuco: Apresentadora desmaia durante debate na TV Jornal

A apresentadora da TV Jornal Anne Barreto, que mediava o debate entre os candidatos a governador de Pernambuco, há pouco, desmaiou durante a transmissão. Enquanto o candidato Danilo Cabral (PSB) respondia uma pergunta, se ouviu um barulho no estúdio e os candidatos saíram dos seus postos para socorre-la. Mais informações em instantes.

Segundo a TV Jornal, a apresentadora Anne Barreto teve um pequeno mal-estar e está sendo atendida no estúdio da TV Jornal...

Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental propõe imaginar futuros possíveis

O V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA) recebe convidados nacionais e internacionais para debater as questões ambientais de nosso tempo e convoca os participantes a imaginarem futuros possíveis para o jornalismo e os ambientalismos. O evento começou onte (27) e termina nesta quarta, 28 de setembro e acontece de modo on-line. 

O jornalista e técnico em agroecologia, colaborarador da REDEGN participa do evento. ..

TV Caatinga realiza seleção de estágio para estudantes de Jornalismo

A TV Caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para formação de cadastro reserva de estagiários. Podem participar da seleção estudantes de Jornalismo que estejam cursando do 3º ao 7º período em 2022.2. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas a partir de segunda-feira (26) até o dia 10 de outubro.

Para se inscrever, o interessado deve encaminhar um e-mail para o endereço [email protected], com os seguintes documentos anexados em formato PDF: ficha de inscrição (Anexo I); comprovante de matrícula do semestre em vigência emitido e assinado pela Instituição de Ensino Superior (IES) do candidato; currículo atualizado e histórico escolar da graduação atualizado, emitido e assinado pela IES...

V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental será realizado entre os dias 27 e 28

O V Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo Ambiental (ENPJA) recebe convidados nacionais e internacionais para debater as questões ambientais de nosso tempo, convocando os participantes a imaginarem futuros possíveis para o jornalismo e os ambientalismos.  O evento ocorre em 27 e 28 de setembro (terça e quarta-feira) de modo online. 

As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser realizadas diretamente no site do encontro: https://www.even3.com.br/enpja2022/..

ACM Neto se declara pardo e sofre desgaste na candidatura na Bahia, diz Jornal o Estadão

Na reta final da campanha, a corrida eleitoral para o governo da Bahia, que até então transcorria sem obstáculos para o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) começou a mudar de clima, apesar de o candidato ainda manter liderança folgada nas pesquisas contra o seu principal adversário, Jerônimo Rodrigues (PT).

Uma confluência de eventos nas duas últimas semanas acendeu o alerta para o ex-prefeito da capital: a oscilação do resultado de pesquisa eleitoral, a punição da Justiça Eleitoral à coligação de ACM Neto, que suspendeu tempo de rádio e TV, e até uma polêmica envolvendo sua autodeclaração como "pardo" no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)...

Projetos no Senado propõem punição rigorosa para agressões a jornalistas

O Senado tem vários projetos em tramitação que buscam coibir agressões a profissionais da imprensa. O tema voltou à tona após o incidente com a jornalista Vera Magalhães na noite de terça-feira (13). Os projetos criam agravantes ou novas penas para atos violentos que tentem intimidar ou impedir o trabalho da imprensa.

Vera Magalhães acompanhava debate entre candidatos ao governo de São Paulo quando foi abordada agressivamente pelo deputado estadual Douglas Garcia, integrante da comitiva do candidato e ex-ministro Tarcísio Gomes. Ao final do debate, Douglas se aproximou da jornalista gravando um vídeo com o celular, perguntou se ela teria recebido dinheiro para falar mal do presidente Jair Bolsonaro e chamou-a de “vergonha para o jornalismo”...

'Lamentável', diz Eduardo Bolsonaro sobre deputado que atacou jornalista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP), candidato à reeleição, criticou nesta quarta-feira (14/9) o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos), que intimidou a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, durante o debate realizado pelo portal UOL com os candidatos ao governo de São Paulo na noite dessa terça-feira (13/9).

"O que ocorreu ontem após o debate dos candidatos ao Governo de SP é lamentável por muitos motivos. Em primeiro lugar, não há justificativa para provocar uma jornalista e tentar constrangê-la gratuitamente no seu local de trabalho, sem que ela tenha dado qualquer motivo para isso", publicou o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), que também atacou Vera no mês passado...

Debate Eleições 2022: "Não tenho medo de homem que ameaça e intimida mulher", escreve jornalista Vera Magalhães, após sofrer agressões

A jornalista Vera Magalhães foi hostilizada pelo deputado estadual paulista Douglas Garcia (Republicanos), apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o debate para o governo de São Paulo na noite desta terça-feira, 13. Usando um celular para gravar o ato, o parlamentar foi até ela e reiterou os ataques feitos pelo chefe do Executivo há duas semanas a chamando de "vergonha para o jornalismo brasileiro", em seguida, reproduziu uma falsa notícia sobre a remuneração anual dela na TV Cultura.

"Não tenho medo de homem que ameaça e intimida mulher", escreveu Vera Magalhães, no Twitter. Ela afirmou que precisou sair escoltada por seguranças do Memorial da América Latina - local onde aconteceu o debate - e adicionou que irá registrar um boletim de ocorrência pela ameaça sofrida. "Um país que condescendendo com esse tipo de ameaça à imprensa não é uma democracia plena. Basta!", adicionou a jornalista...

Briga entre apoiadores de Bolsonaro e de Lula, deixa um morto após discussão política, diz polícia

Um apoiador do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) foi preso na quinta-feira (8) pela morte de um colega que defende o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no município de Confresa (MT). Benedito Cardoso dos Santos, de 44 anos, e o suspeito, Rafael Silva de Oliveira, de 24 anos, estavam discutindo por várias horas por causa de política, até que a vítima foi atingida com facadas no rosto.

A Justiça diz na decisão que converteu a prisão de Rafael para preventiva que o crime foi cometido por ódio político...