Foram encontrados 1379 registros para a palavra: Arte

Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Univasf está aberto para visitação de escolas

A exposição interativa de ciência do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está aberta para visitação de estudantes da educação básica de escolas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). A exposição é formada, no total, por 20 experimentos interativos que abordam algumas áreas da física. O agendamento pode se realizado por escolas públicas e privadas com o prazo mínimo de antecedência de 15 dias. O EACC está localizado no Espaço Plural da Univasf, no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA). 

Os interessados devem fazer um pré-agendamento, por meio do telefone do EACC: (74) 3614-1996, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h30 às 12h30. Depois disso, é necessário enviar e-mail para [email protected] com nome e contato dos professores responsáveis, a relação dos alunos participantes e a série, e aguardar a confirmação. A mostra é organizada para receber, no máximo, 40 alunos, sendo que a cada 20 crianças deve haver um professor da escola como acompanhante. 

Os estudantes poderão interagir com os experimentos da mostra, entre eles: seis experimentos de mecânica, seis experimentos de óptica, três experimentos de fluidos, dois experimentos de eletromagnetismo, dois experimentos de energia e um experimento de som. Os experimentos são apresentados em formato de instalações, a exemplo de cadeira giratória, espelhos côncavo e convexo, caleidoscópio e instrumento óptico de ilusão de movimento, entre outros. 

Em um segundo momento, os alunos podem participar de uma das oficinas dos kits da “Experimentoteca”, escolhido pelo professor, em que podem interagir com fenômenos de física, química e biologia. Durante toda a visita, as crianças são monitoradas por educadoras treinadas e supervisionadas por um coordenador do EACC. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (74) 3614-1996, de segunda a sexta das 8h30 às 12h30, e no site do EACC. 

De acordo com o coordenador do EACC, Militão Figueiredo, o objetivo é difundir a cultura científica ao público escolar. “A visita é importante para que os alunos tenham contato direto com as experiências, já que, geralmente, em seus cotidianos, eles não têm acesso e aprendem ciência apenas decorando fórmulas”, afirma. Ele ainda ressalta que os professores podem preparar atividades para serem elaboradas durante a visita. 

Empréstimo - O EACC também realiza empréstimo de materiais para aulas. Estão disponíveis os kits que compõem a “Experimentoteca”, acervo desenvolvido pelo Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo (USP), com experimentos de física, química e biologia, e cerca de 100 vídeos de temas variados do projeto “VerCiência”. Para retirar o material, o professor necessita fazer um cadastro prévio. O catálogo e os documentos necessários para a solicitação podem ser acessados no site do EACC.  ..

DISF: EXEMPLO DE DESCASO! - PARTE I

Após a disputa realizada entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco, vencida pela Bahia, para implantação do Pólo Petroquímico, brilhantemente defendido pelo Economista Rômulo Almeida e politicamente, de unhas e dentes, pelo então Governador Antônio Carlos Magalhães, iniciou-se no Centro de Planejamento da Bahia – CEPLAB, o trabalho intitulado “Análise Global da Economia Baiana”, visando identificar as vocações econômicas regionais de cada município, para lastrear a implantação dos Distritos Industriais no interior do estado, dentro da visão do saudoso Economista Fernando Talma, então Secretário da Indústria e Comércio, diante da onda de modernização  provocada pela implantação do recém-conquistado Polo Petroquímico de Camaçari, veículo motor de uma nova Bahia e da imagem de modernidade: “Bahia de São Salvador, a terra do nosso Senhor do Bonfim”.

Os Distritos Industriais do Interior, além de interiorizar os processos produtivos de modernização da economia, das relações de trabalho, agregação de valor aos recursos naturais identificados, tinham também a função de inibir o fluxo migratório inter-regional, diminuindo o inchaço populacional na região Metropolitana de Salvador, provocado pela demanda por serviços básicos de educação, saúde, lazer, fixando a população, inibindo o fluxo migratório, ao tempo que redistribuía renda e postos de trabalho...

Campeã mundial de basquete participa das Caravanas do Esporte e das Artes em Juazeiro

Nesta quarta e quinta-feira (2 e 3), os alunos da Escola 2 de Julho, no Distrito de Maniçoba, em Juazeiro, receberam a Caravana do Esporte e das Artes, com a participação da campeã mundial de basquete, Alessandra Oliveira. O evento, realizado pelo canal de esportes ESPN Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, o Instituto Esporte e Educação, Unicef, Instituto Mpumalanga e Disney, movimentou centenas de alunos da zona rural do município, com atividades esportivas e artísticas.

A medalhista olímpica, Alessandra Oliveira, tirou fotos com os alunos e conversou com eles sobre a modalidade, ainda pouco praticada nas escolas. “É um projeto maravilhoso, onde conseguimos trocar experiências com alunos e professores. Estou adorando conhecer o Vale do São Francisco e receber esse carinho dos baianos. Quero parabenizar a Prefeitura por oferecer uma escola tão bem estruturada para esta comunidade”, concluiu a ex-pivô da Seleção Brasileira...

Caravana do Esporte e Caravana das Artes movimentam Sest Senat até sexta-feira (4)

Começou terça-feira (1) e vai até a sexta-feira (4) na Unidade do Sest Senat de Petrolina, a Caravana do Esporte e Caravana das Artes. O evento, realizado pelo canal de esportes ESPN Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, o Instituto Esporte e Educação, Unicef, Instituto Mpumalangae Disney e o Sest Senat, vem movimentando três mil alunos do ensino fundamental e da rede pública com uma série de atividades esportivas e artísticas, além de oficinas para formação de 300 professores e monitores.

Com ações distribuídas pelos quatro cantos da Unidade, a Caravana, que também está incentivando o combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da dengue, febre chikungunya e zika vírus, montou oito miniestações esportivas, duas estações de linguagens artísticas e o Cinema Disney /Caravana...

Alunos das Escolas Municipais de Juazeiro vão participar das Caravanas do Esporte e das Artes

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro participarão, de 1 e 4 de março, das Caravanas do Esporte e das Artes, na Escola 2 de Julho, no Mandacaru,  na zona rural do município, e também das atividades que acontecerão em Petrolina. O evento é uma realização do canal de esportes ESPN Brasil, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, o Instituto Esporte e Educação, Unicef e o Instituto Mpumalangae Disney.

A Caravana do Esporte e das Artes terá a participação de mais de 600 alunos do Colégio Paulo VI, das Escolas Argemiro, 2 de Julho, professores, monitores e gestores. As atividades em Juazeiro ocorrerão nos dias 2 e 3 de março, e em Petrolina 2, 3 e 4 de março. "É um projeto que tem o objetivo de levar a metodologia do esporte educacional e da arte-educação para os alunos das escolas da rede pública, além de oferecer oficinas de formação para os professores, a fim de capacitá-los para que possam dar continuidade ao projeto após a passagem da Caravana. O ESPN Brasil e todos os parceiros estão de parabéns pela iniciativa", ressaltou o secretário da SEDUC, Clériston Andrade...

Editora do CLAE convida para a Plataforma das Artes

O CLAE, Círculo Literário Analítico Experimental é uma organização que tem como maior fundamento a facilitação e a propagação de obras de autores desconhecidos, fundado em 2005 pelos escritores João Gilberto Guimarães e John Williams Bezerra, o CLAE atua de forma autossustentável e apesar de ter uma abrangência nacional através das redes sociais, tem como base do grupo a região do Vale do São Francisco.

Criada em 2012, a Editora do CLAE vem facilitando a publicação de material de autores locais, fabricando livros artesanais de baixo custo e em pequenas tiragens, promovendo assim um rompimento com a cadeia produtiva imposta pelas grandes editoras.  ..

SEDUC Petrolina promove a Caravana do Esporte e das Artes

Entre os dias 01 e 04 de março, na próxima semana ,cerca de rês mil estudantes do ensino fundamental da rede pública e cerca de 300 professores, monitores e gestores das áreas de Educação, Esportes e Cultura participarão da  Caravana do Esporte e pela Caravana das Artes, promovidas pela Seduc. A abertura oficial dos projetos na cidade será no dia 01 de março, a partir das 19h, no auditório Socorro Freitas, na Seduc, Centro de Convenções.

Já a arena será montada no Sest Senat, com oito miniestações,  duas estações de linguagens artísticas e o Cinema DISNEY/CARAVANA. Os alunos do ensino médio e fundamental de Petrolina e Juazeiro poderão participar.  Ponto alto das formações serão as aulas práticas na arena das Caravanas, onde os professores, gestores e monitores da rede pública de ensino poderão conhecer a aplicação dessas metodologias e uma série de inovações propostas para ampliar o uso do esporte e da arte  no ambiente escolar.  Os projetos "serão importantes para motivar ainda mais os professores do município", já que as Caravanas deixam um legado de ferramentas inovadoras para que o professor possa trabalhar o esporte e a arte no ambiente escolar, explica a secretária adjunta de Educação, Gilmara Lacerda...

Espaço do Leitor: Moradora reclama de descarte de pneus na Rua Novo Juazeiro, bairro Novo Encontro

A leitora do Blog Geraldo José, Gardênia Melo, enviou a nossa redação fotos de pneus de carro descartados, sem o mínimo de cuidado, na Rua Novo Juazeiro, bairro Novo Encontro-Juazeiro. Gardênia, assim como outros moradores de Juazeiro que tem denunciado ao Blog caso como esse, teme que o mosquito Aedes aegypiti se prolifere e provoque um surto de doenças na cidade. Veja o relato da leitora a seguir:

"O vizinho ver direto a campanha contra a dengue em todos os meios de comunicação e mesmo assim trocou os pneus de seu carro e descartou os velhos no meio da rua. Choveu, estiou e os pneus continuam no meio da rua. Gostaria de uma providência porque o risco é grande e a falta de consciência é demais"...

A atividade faz parte da Gestão Ambiental da BR-235/BA

O Programa de Monitoramento de Fauna Silvestre realiza durante 21 dias a ação de supervisionar o grupo dos mamíferos terrestres, aves, répteis e anfíbios que vivem próximos da rodovia da BR235/BA. A operação, que acontece a cada dois meses, é uma atividade da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O objetivo do monitoramento é avaliar de que forma a implantação da rodovia afeta a população de animais existentes. Através desse acompanhamento é possível comparar a diversidade da fauna local em diferentes formações vegetais amostradas ao longo da área de influência do empreendimento da rodovia, de maneira que aponte as espécies mais afetadas pelas obras, além de identificar a presença de espécies ameaçadas de extinção, raras, endêmicas, vulneráveis e novas para a região...

Petrolina: Janeiro Tem Mais Artes segue até domingo

A 8ª edição do festival Janeiro Tem Mais Artes, que vem movimentando Petrolina - PE e todo o Vale do São Francisco desde a última sexta-feira (22), chega à reta final neste fim de semana com exposições, recital, espetáculos de dança, teatro, música, oficinas e mostra de curtas metragens.

A tarde desta sexta-feira (29) está reservada para a Cia 2 em Cena, de Recife – PE, que vai apresentar às 16h, no Cine Teatro Céu das Águas (bairro Rio Corrente), o espetáculo Reprilhadas e Entralhofas – um concerto para acabar com a tristeza. A história começa quando três palhaços descobrem quão grande é a tristeza do mundo e resolvem espalhar alegria com um nítido apelo poético...

Escritor Saudense lança livro "Juazeiro de todas as artes" nesta sexta (29) em Juazeiro

O lançamento será nesta sexta-feira, 29, às 8 horas da manhã, na Escola de Formação de Juazeiro –EFEJ, localizada a Rua Agostinho Muniz, nº 1010, bairro São Geraldo . O livro "Juazeiro de Todas as Artes", do Pastor Edmundo Isidorio dos Santos, discorre a respeito das artes presente no Município, fazendo uma ligação com as personalidades artísticas e esportivas juazeirense. A co-autoria da obra é da professora Maria Izabel Muniz Figueiredo (Bebela). 

Perfil do autor:..

Janeiro Tem Mais Artes prossegue no Sesc Petrolina e no Cine Teatro Céu das Águas (bairro Rio Corrente)

A programação da 8ª edição do Janeiro Tem Mais Artes, prossegue nesta semana com espetáculos de dança, teatro, música, oficinas e mostra de curtas metragens. O festival, que começou na última sexta-feira (22) com a abertura da exposição Máscaras, do autor, ator e diretor de teatro Sebastião Simão, apresenta nesta terça-feira (26) no Cine Teatro Céu das Águas (bairro Rio Corrente), às 16h, o espetáculo Decripolou Totepou com a trupe Puxincói – Teatro e Variedades, de Ingazeira – PE. Uma divertida “receita para espantar tristezas”, que convida o público a brincar de circo, magias, malabares e muita poesia.

De volta ao centro da cidade, a pedida é conferir no hall do teatro (Sesc Petrolina),  ainda nesta terça-feira às 18h, o Cine Dona Amélia com uma mostra de curtas metragens. E às 20h, a Cia Sarau das Seis, de Petrolina – PE promove um verdadeiro mergulho na vida e na obra do poeta José Raulino Sampaio através do espetáculo Lembranças de Pedra...

25 de janeiro - dia do Carteiro


Aplausos!

Aplausos para os mais de 60 mil homens e mulheres que em todos os municípios brasileiros, com muito esforço e poucas condições, entregam mais de 40 milhões de objetos diariamente.
Feliz Dia do Carteiro!
 
Rômulo Gomes de Sousa
Supervisor CORREIOS/FNDE Juazeiro
..

Começa na próxima sexta-feira a 8ª edição do Festival Janeiro Tem Mais Artes em Petrolina

A exposição Máscaras, do autor, ator e diretor de teatro Sebastião Simão abre na próxima sexta-feira (22), a partir das 16h no Sesc Petrolina - PE, a programação da 8ª edição do festival Janeiro Tem Mais Artes.  As máscaras, inspiradas nas artes Kathakali, Commedia Dell Arte e tradições ritualísticas, dão as boas vindas ao público no Hall do Teatro Dona Amélia.

Depois, às 19h, na Biblioteca o convite é uma viagem pela literatura de cordel e a cantoria com o lançamento do livro Claranã, da poeta pernambucana Cida Pedrosa, seguido de um recital com poesias  da autora apresentado pelo grupo Pé Nu Palco. E concluindo a noite de abertura do festival, as cantoras Camila Yasmine e Carol Guimarães fazem a primeira apresentação do ano no Teatro Dona Amélia, às 21h, com o show Dolores Drinks, musical inspirado e ambientado em um bordel...

Oficinas abrem temporada da 8ª edição do Janeiro Tem Mais Artes

O Sesc Petrolina retoma as atividades culturais no próximo dia 18 com a oferta de sete oficinas em diversas linguagens artísticas. As atividades formativas abrem a 8ª edição do festival Janeiro Tem Mais Artes, que vai movimentar a região até o dia 31 deste mês com uma programação recheada de espetáculos de dança, teatro e música, além de lançamento de livro, recital mostra de curtas e exposições.

Com inscrições abertas no próprio Sesc,  até a completa formação das turmas, que variam de oito a 15 pessoas, as primeiras oficinas acontecem entre os dias 18 e 22 e custam R$10 (comerciário e dependente) e R$20 (público em geral). Neste período os interessados poderão aprender técnicas como o Stencil (das 14h às 17h) com Lys Valentim (Petrolina – PE); Confecção e Uso de Máscaras Dell’arte (das 18h às 22h) com Sebastião Simão (Olinda – PE); oficina de Canto (das 19h às 22h) com Ingrid Torres (Petrolina – PE) e Dança Contemporânea (das 19h às 22h) com Alan Gerald (Petrolina-PE)...

Vídeo mostra comandante da PM agredindo cabo em quartel do Maranhão

Um vídeo enviado ao G1 mostra o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, em  Bacabal (MA), agredindo e ameaçando com uma pistola um cabo da PM, nesta sexta-feira (8). A reação do tenente-coronel Miguel Neto se deu ao saber que estava sendo filmado durante a conversa com seu subordinado sobre uma pequena paralisação no quartel. Os policiais iniciaram, nesta sexta-feira, uma pequena paralisação no 15º batalhão. Segundo um colega do policial agredido, o protesto teria sido motivado pelo corte do almoço e redução de descanso dos militares daquela unidade.

“Foram identificados algumas anomalias no Quartel do Batalhão que refletem diretamente nas escalas de serviço, onde se observam várias irregularidades como motoristas de guarnições sem habilitação e sem gratificação de função”, explicou o PM, que preferiu não se identificar por medo de represálias. O G1 tentou contato, por telefone, com o comandante geral da PM do Maranhão, coronel Marco Antônio Alves, mas ninguém atendeu. A assessoria de comunicação da Polícia Militar também não atendeu às ligações da reportagem.

De acordo com policiais do 15º Batalhão de Bacabal, o comandante e o cabo serão escoltados por uma equipe de policiais militares até o quartel do comando Geral da Polícia Militar, em São Luís. O comando geral da Polícia Militar do Maranhão informou ao JMTV2 que vai apurar se houve excesso por parte do comandante e que ele já foi afastado das funções até que tudo seja esclarecido...

Petrolina recebe a 8° edição do “Janeiro Tem Mais Artes”

Estão abertas as inscrições para as oficinas culturais da 8ª edição do “Janeiro Tem Mais Artes”, que será aberto em Petrolina no próximo dia 22 de dezembro. São oferecidas seis opções: Confecção e Uso de Máscaras Dell’arte, Canto, Dança Contemporânea, Teatro do Oprimido e Brinquedos Populares. As oficinas custam R$10 (comerciário e dependente) e R$20 (público em geral). As aulas têm início a partir do dia 18 de janeiro. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na unidade do Sesc até que a turma escolhida atinja o limite de participantes, que varia de oito e 15 pessoas, dependendo da oficina.

O “Janeiro Tem Mais Artes” apresenta ao público, além das oficinas, espetáculos teatrais e musicais, lançamento de livro, recital de poesia e exposições. O projeto é realizado pelo Sesc e oferece à cidade programação diversificada e de baixo custo até o dia 31 de janeiro. O objetivo é fomentar a produção cultural da região. A abertura acontece na sexta, dia 22, às 16h com a exposição “Máscaras”, do artista plástico pernambucano Sebastião Simão Filho. Neste dia, haverá o lançamento do livro “Claranã”, da escritora Cida Pedrosa, e o recital poético com a Trupe Pé Nu Palco, que é da cidade. A programação traz também às 21h o show musical Dolores Drinks no Teatro Dona Amélia...

Juazeiro receberá as Caravanas do Esporte e das Artes em março

O município de Juazeiro receberá em março deste ano, as Caravanas do Esporte e das Artes, projetos do canal de esportes ESPN Brasil, em parceira com o Instituto Esporte e Educação, Unicef e Disney. Como objetivo de levar a metodologia do esporte educacional e da arte-educação para comunidades do interior do Brasil, o projeto realizará dois dias de atividades esportivas e artísticas para alunos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, além de oferecer formação para professores. No mesmo período o município de Petrolina também receberá o evento.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes – SEDUC, Clériston Andrade, será escolhida uma localidade do interior para receber os eventos. "Conseguimos trazer o Projeto para nosso município, após uma reunião com a ex-atleta da seleção brasileira de vôlei, Ana Moser, que visitou a região no ano passado. A equipe da Caravana do Esporte organiza oficinas esportivas com crianças e adolescentes e também oferece oficinas de formação para os professores, a fim de capacitá-los para que possam dar continuidade ao projeto após a passagem da Caravana", explicou Clériston...

Aberta inscrição para sete oficinas do Janeiro Tem Mais Artes, em Petrolina

Estão abertas as inscrições para sete oficinas de arte em Petrolina. Entre os minicursos que estão disponíveis estão confecção de máscaras e de brinquedo populares, além de oficina de canto e dança contemporânea. As atividades integram a programação do projeto "Janeiro Tem Mais Artes" do Sesc da cidade. As ações acontecem entre os dias 18 e 30 de janeiro.

A primeira oficina a ser realizada é a de estêncil ou stencil, em inglês, técnica que utiliza cortes em um molde onde é colocado tinta com o objetivo de aplicar uma ilustração em um objeto. As aulas acontecem de 18 a 22 de janeiro, das 14h às 17h, na Sala de Arte do Sesc. A ministrante do curso é Lys Valentim...