Foram encontrados 1820 registros para a palavra: câmara

Petrolina: lei que rege Conselho Municipal de Cultura será encaminhado à Câmara de Vereadores

Representantes da prefeitura e dos segmentos culturais de Petrolina se reuniram, nesta quinta-feira (16), no Clube Sociedade 21 de Setembro para dar continuidade à reestruturação do conselho da categoria.  No encontro, foi analisada a versão final, já com as modificações, das  Leis Municipais 1.855/06 e 2.243/09 que regem o Conselho Municipal de Cultura.

Ao todo, cerca de 40 pessoas das diversas linguagens debateram ponto a ponto do novo projeto de lei. Entre os participantes, se fizeram presentes o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Emicio Junior; o secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena; o vereador Gilmar Santos e representantes dos setores ligados à economia da cultura (artistas, empresários e produtores culturais) e os movimentos sociais de identidade, como os que representam as etnias...

Câmara aprova texto que permite à polícia agir para proteger mulheres

A Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que autoriza, em caráter emergencial, delegados e policiais a decidir sobre medidas protetivas para atender mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O projeto segue agora para análise do Senado. O texto, aprovado por após acordo entre os líderes partidários, modifica a Lei Maria da Penha. Atualmente, a lei prevê que a polícia comunique ao juiz de direito as agressões em um prazo de 48 horas, para que, só então, a Justiça decida sobre as medidas protetivas. 

Segundo o relator do texto, deputado João Campos (PRB-GO), o que tem ocorrido nas delegacias de polícia é que a autoridade policial que recebe a vítima logo após o crime fica de mãos atadas. “A regra nesse contexto é a mulher procurar a delegacia e sair com um boletim de ocorrência, nada mais”, argumentou. O relator justificou que, fora da prisão em flagrante, a autoridade policial só tem autonomia para registrar a ocorrência e remetê-la ao Poder Judiciário, o que pode custar a vida da vítima. ..

Adolfo herda votos de Gualberto à Câmara no PSDB, que faz agora dois federais

O deputado estadual Adolfo Viana, candidato a deputado federal pelo PSDB, deve ser o principal herdeiro do patrimônio político do deputado federal João Gualberto, que anunciou hoje a decisão de renunciar à reeleição e deixar a vida pública. Além de amigo pessoal de Gualberto, Adolfo elegeu-se à Assembleia Legislativa, há quatro anos, dobrando em vários municípios com o ex-prefeito de Mata de São João, cidade que, aliás, já fechou com sua eleição à Câmara dos Deputados. Com a desistência de Gualberto de concorrer, o mais provável agora é que o PSDB eleja Viana e o deputado federal Antonio Imbassahy, já que, desde que o partido anunciou que disputaria as eleições proporcionais à Câmara sem coligar com nenhuma outra sigla, viu a chance de fazer três deputados reduzir para dois. A eleição de Adolfo e Imbassahy é dada como certa porque ambos devem ter mais de 110 mil votos. ..

Sessão Especial da Câmara de Vereadores homenageia atletas na Semana da Juventude em Juazeiro

Nesta terça-feira (07), os jovens judocas Isabel Cristine e Ederson da Silva foram homenageados na Semana da Juventude, durante a Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Juazeiro. O vereador Charles Leal presidiu a sessão, acompanhado da superintendente de gestão escolar da SEDUC Gilmara Lacerda, da presidente do Conselho da Juventude (COMJUV) Ligia Tuani, a superintendente da Juventude Poliane Amorim e o presidente da União da Juventude Socialistas (UJS) Pedro Granja e convidados.

O vereador ressaltou a preocupação com o futuro da juventude, e pontuou que desde o seu primeiro mandato apresentou proposições de projetos de Lei para beneficiar os jovens estudantes. “Apresentei os projetos do primeiro emprego cidadão, o da valorização dos talentos da terra, entre outros. Quero parabenizar todos os jovens presentes, em especial aos atletas Isabel e Ederson, que foram homenageados pelas conquistas no judô, em competições estaduais e nacionais, representando Juazeiro", ressaltou Charles Leal...

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Campo Alegre é denunciado à Justiça

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Campo Alegre, Valfrides Martins Mendes, foi denunciado pelo Ministério Público estadual à Justiça por ter realizado contratações e licitações em desacordo com as determinações legais, entre os anos de 2015 e 2016. Segundo o promotor de Justiça Alex Bezerra Bacelar, o ex-presidente da Câmara praticou dispensa ilegal de licitação pública com a Empresa de Consultoria Pública (Encompa) e com a Empresa de Serviços Contábeis (Escont).

De acordo com o promotor de Justiça, os dois contratos, um no valor de R$6 mil e outro de R$7.735,00, têm o mesmo objeto: assessoria e consultoria em serviços de contabilidade pública. “O agente realizava pequenas contratações por curto espaço de tempo com empresas diferentes com o objetivo de parcelar o objeto geral da licitação e, assim, contratar a empresa que julgava mais adequada, dispensando a licitação de forma irregular”, afirmou Alex Bezerra. A denúncia tomou por base também pareceres do Ministério Público de Contas e do Tribunal de Contas dos Municípios que reconheceram a ilegalidade das contratações. ..

Já confirmado em convenção do PV, Targino Gondim dá o tom da campanha nas redes sociais 

O sanfoneiro Targino Gondim, com nome já homologado para disputar uma vaga a Deputado Federal em convenção do Partido Verde, confirmou nas redes sociais a sua disposição de disputar uma vaga para a Câmara Federal no pleito de outubro próximo...

Carlos Neiva aciona Ministério Público e pede respostas da prefeitura de Juazeiro e da câmara contra Zona Azul

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Juazeiro (BA) e pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Carlos Neiva, junto com dois empresários – Alessandro Aelio Bacelar e Antonio Carlos Freitas -, acionou o Ministério Público Estadual (MPBA) contra a Zona Azul e pediu esclarecimento à Prefeitura e à Câmara Municipal.

Através de ofícios (em anexo), entregues nesta terça-feira (31), o grupo afirma que o estacionamento rotativo "não está cumprindo o papel para qual foi pensado" e afirmam que o serviço é "caríssimo"...

Assassinato Beatriz: diretoria do Colégio Auxiliadora diz que acusado de apagar imagens das câmaras de segurança não fez parte do quadro de funcionários

O casal Lúcia Mota e Sandro Romildo, pais de Beatriz Angélica Mota, assassinada no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina, no dia 10 de dezembro de 2015, participou dia (24), do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM). 

Com a repercussão das novas informações que circularam nas redes sociais sobre o indeferimento da prisão de um ex-funcionário do colégio, Alisson Henrique Carvalho Cunha, acusado de apagar as imagens do dia do assassinato, a direção do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora enviou nota e rebateu as acusações...

PR convence Tiririca a disputar reeleição na Câmara

O PR convenceu o deputado Tiririca a disputar a reeleição, de acordo com a Coluna do Estadão. Em dezembro de 2017, ele anunciou que sairia da vida pública.

Em 2014, Tiririca foi o terceiro mais votado do País. O 1,016 milhão de votos obtidos por ele ajudaram o PR a eleger seis parlamentares em São Paulo. Sem Tiririca, a legenda prevê que conseguiria emplacar apenas três deputados federais no Estado.

No único discurso que fez em sete anos de mandato, Tiririca justificou sua decisão de não disputar mais cargos públicos. “Eu saio totalmente com vergonha do que eu vi nestes aqui. Estou decepcionado com a política brasileira.” ..

ODACY AMORIM DESISTE DE CONCORRER AO GOVERNO DE PERNAMBUCO E VAI DISPUTAR CADEIRA NA CÂMARA FEDERAL

O Deputado Estadual Odacy Amorim (PT) postou em sua página pessoal no Facebook nota de esclarecimento sobre a sua desistência da pré-candidatura ao Governo de Pernambuco, ao mesmo tempo em que informa a pretensão de disputar uma cadeira na Câmara Federal. Confira:

Como é do conhecimento de todos no PT e na sociedade, acredito bastante no protagonismo e na missão do nosso partido nessas eleições e, sobretudo, no papel do presidente Lula, como candidato preferido da maioria do povo brasileiro, cuja liderança e força tem conseguido derrotar a manipulação e a perseguição política sem precedentes que está sofrendo...

RJ: Crivella derruba impeachment na Câmara, mas segue alvo

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro rejeitou nesta quinta-feira (12) os dois pedidos de abertura de processo de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella (PRB). Ele obteve 29 votos dos 45 presentes na Câmara. Faltaram os vereadores Carlos Bolsonaro (PSC), Chiquinho Brazão (Avante), Marcello Siciliano (PHS) e Verônica Costa (MDB).

Apesar da vitória, o prefeito seguirá tendo de responder por supostamente privilegiar evangélicos em sua administração. Ele foi alvo de ação civil pública movida pelo Ministério Público, sob acusação de ferir a laicidade do Estado na sua administração. A oposição também tenta recolher assinaturas para instaurar duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre suposta irregularidade nas filas para cirurgias em hospitais públicos e na concessão de isenção de IPTU a igrejas...

Presidente da Câmara anuncia que privatização da Eletrobras/Chesf não será votada este ano

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou logo após a aprovação do Projeto de Lei 10332/18 autorizando a venda de seis concessionárias de energia elétrica, que o projeto de privatização da Eletrobras não será mais votado neste ano.

Na semana passada, Maia havia se comprometido a pautar o projeto apenas após a definição das eleições presidenciais deste ano. Para Rodrigo Maia, a matéria deveria ser capitaneada ou não pelo futuro novo presidente da República. No entanto, após pressão de parlamentares da oposição, decidiu retirar a proposição da pauta de votações do segundo semestre...

Câmara concede título de cidadão de Salvador a Jorge Khoury

A Câmara Municipal de Salvador concedeu nesta segunda-feira (09) o título de cidadão soteropolitano ao superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA), Jorge Khoury. A honraria aconteceu através de uma sessão solene realizada no Plenário Cosme de Farias e foi uma iniciativa de autoria do líder do DEM na Casa, vereador Alexandre Aleluia.

“Esta homenagem a Jorge Khoury é um reconhecimento por todo o benefício que ele trouxe para Salvador, seja na atuação como deputado por cinco mandatos ou como secretário municipal em nossa capital”, destacou Alexandre Aleluia. O vereador também pontuou que “Khoury acredita no empreendedorismo, na livre iniciativa e isso fica ainda mais claro agora em sua gestão no Sebrae-BA. Eu também defendo essas ideias. Afinal, as pessoas precisam ter menos entraves para trabalhar”. ..

Prefeito de Uauá encaminha para a Câmara de Vereadores Projeto de Lei que concede reajuste do piso salarial dos professores

O prefeito de Uauá, Lindomar Dantas, encaminhou à Câmara Municipal de Vereadores o Projeto de Lei para o reajuste do piso salarial dos professores municipais em 6,81% já a partir deste mês de julho.  A medida cumpre com o compromisso firmado entre a administração municipal e a categoria dos professores no mês de fevereiro, quando  ficou acordado que o reajuste seria concedido com efeitos financeiros a partir do segundo semestre deste ano. O projeto foi enviado ao legislativo na última terça-feira (26).

A iniciativa, que obedece a Lei Federal do Piso Nacional do Magistério e a determinação do Ministério da Educação (MEC), também faz parte do conjunto de ações que a Prefeitura de Uauá, sob a gestão do prefeito Lindomar Dantas, tem desenvolvido dentro da área da educação municipal. Só em 2017, a nível de conhecimento, a atual administração, mesmo diante da forte crise financeira que tem afetado drasticamente os municípios,  assegurou o reajuste anterior de 7,64% do piso, manteve todos os salários sem atraso e concedeu a mudança de nível para 76 professores garantindo aos mesmos um adicional sobre o valor do salário base, sendo um acréscimo de 40 % para quem progrediu para o Nível I e 15% para o Nível II...

Câmara aprova lei que impede que STF suspenda lei por decisão individual de ministro

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça (3) um projeto que impede que um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender leis por decisão monocrática, ou seja, feita de forma individual. De acordo com informações do G1, o que o texto propõe é que as leis só sejam suspensas em decisões colegiadas, de todos os ministros, quando obtiver maioria absoluta dos ministros.

Quando os ministros dão decisões individuais, elas têm caráter provisório, até que o plenário do TJ-BA tome decisão sobre o assunto definitivamente. A proposta em discussão no Congresso altera as leis que regulamentam o andamento das ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) e das ações de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs). As ADIs e ADPFs são instrumentos para questionar se uma lei aprovada pelo Congresso Nacional está ou não de acordo com a Constituição. ..

Câmara aprova urgência de projeto de privatização da Eletrobras

A Câmara dos Deputados aprovou na noite nesta terça-feira (3) a urgência do projeto de lei que viabiliza a venda das distribuidoras da Eletrobras. Com isso, o texto poderá ser votado na nesta quarta-feira (4), para quando está prevista a próxima sessão. A votação da urgência, aprovada por 226 votos, desagradou a oposição, que considerou a articulação uma manobra.

Isso porque o requerimento se baseou no artigo 154 do regimento da Câmara, que exige apenas maioria simples dos presentes para ser aprovado. O requerimento inicial, baseado no artigo 155, precisaria de maioria qualificada (257 votos favoráveis) para ser aprovada, explica o analista político Leandro Gabiati.


O projeto de lei é visto como um passo essencial para a venda das distribuidoras da Eletrobras, pois permite que a dívida bilionária das empresas seja transferida à conta de luz do consumidor, o que viabilizaria a atração de investidores. Sem isso, a previsão é ainda mais problemática, segundo analistas do setor elétrico, pois o plano B da Eletrobras caso não consiga vender as empresas é liquidá-las. Essa saída provoca dúvida quanto à continuidade do serviço, além de gerar o risco de uma demissão em massa de funcionários e a transferência dos débitos bilionários para a controladora.

O leilão das empresas, no entanto, sofre com outro entrave: a recente decisão do STF que impede a privatização de empresas ou suas subsidiárias sem a aprovação prévia do Legislativo confere enorme insegurança jurídica ao certame, previsto para ocorrer no dia 26 de julho. Além de resolver a venda das distribuidoras, o projeto de lei poderá receber uma emenda, contendo a solução para um dos maiores problemas do setor elétrico: o risco hidrológico, que já gera um rombo de R$ 6 bilhões não pagos por geradores hidrelétricos protegidos por liminares. O governo resiste em incluir o tema no PL, com receio de que trave a aprovação na Câmara, mas deputados e representantes do setor elétrico pressionam para a inclusão da solução no projeto.

A Eletrobras vai vender seis distribuidoras, que operam no Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia, Alagoas e Piauí. O processo, porém, depende de aprovação do Congresso e está sendo questionado por ações dos estados no STF (Supremo Tribunal Federal). As empresas foram transferidas à estatal após o processo de privatização do setor, nos anos 1990, e vêm registrando prejuízos recorrentes. O governo alega que a iniciativa privada pode aumentar a eficiência das operações.

As distribuidoras serão vendidas pelo valor simbólico de R$ 50 mil, além do compromisso com investimentos na melhoria do serviço prestado. Para limpar o balanço das empresas, a Eletrobras assumiu cerca de R$ 11 bilhões em dívidas...

Comissão da Câmara aprova projeto que restringe venda direta de orgânicos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou segunda-feira (02) projeto de lei sobre novas regras que restringem a venda direta de produtos orgânicos. O texto prevê que a venda de produtos orgânicos diretamente ao consumidor seja feita apenas por agricultor familiar “integrante de organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores”, informou a Agência Câmara.

Além disso, a venda poderá ser feita sem a certificação para garantir a procedência do produto, “se o consumidor e o órgão fiscalizador puderem rastrear o processo de produção e ter acesso ao local de produção ou processamento”...

Câmara entregará Título de Cidadão Conquistense ao governador Rui Costa nesta terça-feira(3)

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) entregará, na próxima terça-feira, 3, o Título de Cidadão Conquistense ao Governador Rui Costa (PT). A entrega é fruto da iniciativa do vereador Rodrigo Moreira (PP), que apresentou o Decreto Legislativo Nº 04/2017, aprovado em agosto de 2017. A solenidade acontecerá no plenário Carmem Lúcia, da CMVC, às 18h. 

Nascido em Salvador, no dia 18 de janeiro de 1963, Rui Costa dos Santos viveu a infância e a juventude no bairro da Liberdade. É filho do metalúrgico Cloves dos Santos e da dona de casa e doceira Maria Luzia Costa dos Santos, falecida em 1995. A trajetória de seus pais, especialmente de sua mãe, o inspirou aos estudos e ao início à vida política. Estudou do primário à universidade em escola pública. Na Escola Técnica Federal da Bahia, formou-se como técnico em Instrumentação Industrial. Ele iniciou a vida profissional e sindical no Polo Petroquímico de Camaçari. É graduado em economia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba)...

Prefeito Luiz Vicente Berti prestigia eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores

Aconteceu nesta sexta feira (29) a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Sobradinho para o biênio 2019-2020. Foram eleitos, por unanimidade, o novo presidente Regis Cleivys Sampaio Bento (Cleivinho), o vice-presidente Jarques Canturil, 1º secretário Teófilo de Oliveira Neto (Téo Mossoró) e o 2º secretário José de Ribamar (Ribinha).

O Vereador Regis Cleivys Sampaio falou da alegria em ser eleito para comandar o legislativo municipal. "É uma grande emoção ter sido escolhido como presidente desta casa, para dar continuidade ao ótimo trabalho que Jarques Canturil tem desempenhado. É um momento ímpar na política de nossa cidade, onde todos os vereadores votaram a favor da minha eleição. Agradeço aos meus pares, aos amigos e ao nosso prefeito, que tem feito uma parceria produtiva com o legislativo, trabalhando em harmonia com este poder, e graças a esta força somada, estamos empenhados em fazer o desenvolvimento do município", afirmou Cleivinho...

Juazeiro: Vereador Anderson da Iluminação volta à Câmara

Depois de um ano á frente da SEDUR – Secretaria de Desenvolvimento Urbano o vereador Anderson da Iluminação (Anderson Alves da Cruz – PP) reassume o mandato. Para ele, que na manhã desta sexta-feira, emocionado relembrou as ações realizadas pela SEDUR em favor da população de Juazeiro, "a volta à Câmara é o retorno às bases e as demandas das comunidades que me deram a honra de representá-las por duas vezes. Saio da SEDUR com a consciência do dever cumprido. Sei que fiz por Juazeiro tudo que era possível nesse período".

O vereador Hélio, Presidente em exercício da Câmara, diz que o procedimento é simples: "O vereador encaminha seu pedido de reintegração ao mandato acompanhado da exoneração no Executivo e só". Anderson diz que não haverá uma cerimônia de posse já que a maioria dos vereadores estão viajando e garante: "Estarei na tribuna no dia da abertura dos trabalhos legislativos". Bertinho da Carnaíba, que assumiu interinamente o mandato enquanto Anderson esteve Secretário foi nomeado Assessor do Prefeito...