Foram encontrados 16757 registros para a palavra: GO

Leitor reclama de falta de água na Lagoa do Boi

Leitor Romário Nunes de Sena acusa falta de água na Lagoa do Boi. Confira:

Boa tarde, gostaria de fazer uma reclamação quanto a falta de agua na Lagoa do Boi, especialmete na localidade do Sitio Sao Jose, pois meu pai me ligou agora relatando que la nao tem agua desde ontem, queremos uma providencia com urgência, devido a seca a agua fica cada vez mais escassa , agora o problema é que a adutora os canos sao de pouca vazao, e tem mais um agravante, inicialmente era so para a lagoa do boi ai agora ja esta abastecendo o povoado de jua, e nao tem capacidade para isso, ou se aumenta a adutora colocando canos com uma vazao mais ou vai entrar em colapco, pois nao tem como suprir como esta a todos.

Romário Nunes de Sena..

Morador do Bairro Antonio Guilhermino reclama de obras e diz que Saae e Prefeitura até agora não resolveram o problema

Em mensagem ao Blog morador do Antônio Guilhermino relata sofrimento com obras do saneamento na comunidade. Confira:

Olá me chamo Francisco Izidorio e gostaria de usar este espaço para reportar um problema pelo qual estou passando devido a negligência do poder público.Tenho um imóvel na rua 07, do bairro Antônio Guilhermino, que está sendo muito prejudicado por conta das obras de saneamento do bairro. ..

Artigo - Desafios da política de esporte para o próximo presidente do Brasil

Em um cenário político de polarização e tensão, temas polêmicos centralizaram os debates da eleição presidencial de 2018, enquanto outros poucos foram mencionados, como é o caso do esporte.

O fomento ao esporte é um dever do Estado, de acordo com a Constituição Federal de 1988. Entretanto, seu lugar na política nacional tende a ser minoritário, se comparado com outras pastas ministeriais e funções orçamentárias. Isso inclui o período de preparação para os megaeventos esportivos realizados no país, a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016...

Transformação digital: 75% das MPE baianas utilizam a internet para potencializar os negócios

Um levantamento realizado pelo Sebrae apontou que a internet é o principal meio de potencializar os negócios para 75% dos micro e pequenos empresários baianos. O número é da Pesquisa sobre Transformação Digital, realizada pelo Sebrae Nacional, que celebra o Dia da Micro e Pequena Empresa nesta sexta-feira (5), em comemoração à aprovação do Estatuto da MPE, por meio da Lei 9.841, de 1999.

Outro dado importante diagnosticado pelo Sebrae foi a relevância da internet na busca por soluções. Pelo menos 41% dos micro e pequenos empresários na Bahia procuraram informações na rede mundial de computadores para resolver problemas do negócio (o Google é principal fonte de ajuda) e 16% contrataram ou tentaram contratar um serviço financeiro, como empréstimos e financiamentos, pela internet...

Targino Gondim encerra a programação do II Festival de Forró da Chapada

O último dia do Festival de Forró da Chapada, 13 de outubro, terá nomes como Geo Barbosa, Rennan Mendes, Cicinho e Julie de Assis e Targino Gondim. De 11 a 13 de outubro Mucugê vai respirar forró. Nestes dias, acontece a segunda edição do Festival de Forró da Chapada. 

 A programação começa às 20 horas com trio Buritis. Segue com Rosa e Carvão, Gel Barbosa e Rennam Mendes. O anfitrião Targino Gondim se apresenta na sequencia, levando seu forró com canções como Esperando na Janela e Dance Forró mais Eu. A sequencia é com Waldonys, Cicinho e Julie de Assis, Hugo Luna, seu Malaquias, Eloísa Olinto, Ur Mininu e Rony Barbosa.  ..

CHARLES LEAL CRITICA AÇÃO DO SAAE NO INTERIOR DE JUAZEIRO E É CONTESTADO PELOS COLEGAS GOVERNISTAS

Repercutiu no RJ Notícias da Rádio Juazeiro na manhã desta quarta-feira (10) o pronunciamento do vereador Charles Leal (PDT) esta semana na Câmara Municipal que aliado do governo Paulo Bomfim desferiu críticas contundentes ao SAAE – Serviço de Água e Saneamento Ambiental.

“Não é justo que a gente andando no interior de Juazeiro, há cerca de 20 quilômetros do Rio São Francisco, ainda encontre comunidade sem água. Eu espero que os carros-pipa que estavam lá às vésperas da eleição permaneçam abastecendo o povo” declarou Charles Leal...

Targino Gondim agradece os mais de 12 mil votos recebidos

A consciência possibilita discernir acerca do real e do ilusório; do bem e do mal; do correto e do incorreto; do justo e do injusto; do nobre e do vulgar; do útil e do fútil; da liberdade e da libertinagem; bem como da verdade e da mentira! Fizemos uma campanha política limpa e estamos muito gratos por ter recebido a confiança de milhares de pessoas.

Pouco mais de 30 guerreiros e guerreiras caminharam, pelas ruas de Juazeiro, se somando a muitos outros voluntários na região e na Bahia, levando nossas ideias, nossas propostas e projetos, com garra e fé no propósito da verdade, do amor e da justiça!..

Artigo - Votamos na Civilidade

Vamos votar na civilidade, no respeito pelas pessoas, pelo que é diferente. Também votaremos na educação, na saúde, no salário mínimo digno, no décimo terceiro salário, nas férias remuneradas, na convivência pacífica entre os brasileiros.

Também somos contra a corrupção, mas de todas as formas, inclusive de todos os partidos e pessoas envolvidas, mas também contra a corrupção dos bilhões de reais nos paraísos fiscais do mundo, na sonegação de impostos, na subtração dos direitos trabalhistas e previdenciários. Somos contra a corrupção, mas também contra a hipocrisia...

Com Haddad em SP, Rui prega união do Brasil em torno da família e da geração de empregos

"Queremos um Brasil sem ódio e sem preconceitos. Um Brasil unido em torno da família e da geração de empregos". A frase é do governador Rui Costa, reeleito com o maior percentual da história da Bahia, após reunião com o candidato à presidência, Fernando Haddad, em São Paulo, na tarde desta terça-feira (9). "A vitória de Haddad não é do PT. É a vitória de todas as regiões, dos pais e mães de família que desejam um Brasil que respeita o pensamento contrário e valorize a democracia", afirmou Rui no encontro, que teve como objetivo discutir os passos da campanha de Haddad neste segundo turno. Também participaram da reunião os governadores Camilo Santana (CE), Wellington Dias (PI), Flávio Dino (MA) e Fernando Pimentel (MG), além do ex-governador e senador eleito pela Bahia, Jaques Wagner. "Estamos fortalecendo a coligação da união pelo Brasil", garantiu Rui Costa. ..

Escola Municipal de Juazeiro desenvolve atividades pedagógicas abordando as eleições

Dentro da semana do 1º turno das eleições no país, a Escola Municipal Professora Iracema Pereira da Paixão em Juazeiro realizou uma simulação do processo eleitoral, com alunos candidatos, propagandas eleitorais e votação.

Com o tema ‘O Brasil de hoje não é como o de antigamente’, a professora Marinei Brandão iniciou um trabalho do processo eleitoral, produzindo com os alunos os nomes dos partidos políticos, pesquisas sobre as funções dos candidatos a deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente, com o objetivo de estimular os alunos do 5º ano a aprender como funciona a eleição, abrindo espaço para que eles possam se manifestar enquanto cidadãos na sociedade.  ..

Bolsonaro já busca executivos do setor privado para governo e estatais

A equipe de Jair Bolsonaro (PSL) está reunindo apoio do setor privado para levar executivos ao governo, caso o capitão reformado vença o segundo turno da eleição presidencial no dia 28 de outubro. São pessoas que aconselharam o economista do candidato, Paulo Guedes, e as equipes do presidenciável nos últimos meses, e por isso sua participação no governo passou a ser discutida.

Fazem parte da lista Alexandre Bettamio, CEO para a América Latina do Bank of America, João Cox, presidente do conselho de administração da TIM, e Sergio Eraldo de Salles Pinto, da Bozano Investimentos (gestora de investimentos presidida por Guedes).

Para integrantes da campanha de Bolsonaro, Bettamio poderia assumir a presidência do Banco do Brasil, dada sua experiência no setor bancário. O executivo mora atualmente em Nova York. Os demais poderiam ocupar postos-chave, mas isso ainda não está definido. Convites formais só devem ocorrer após a eleição.

Do setor financeiro, há outros "paraquedistas" --como estão sendo chamados esses executivos nos bastidores-- sendo aguardados: Maria Silvia Bastos Marques, CEO da Goldman Sachs no Brasil e ex-presidente do BNDES, e Roberto Campos Neto, diretor do Santander e neto do renomado economista liberal.

A entrada dele no time é tratada como o símbolo da chegada dos chamados liberais autênticos ao poder e por isso passou a ser considerada como bastante provável entre apoiadores paulistas de Bolsonaro.

Por sua experiência, Roberto Campos Neto poderia eventualmente assumir o Banco Central, caso a primeira opção, Ilan Goldfajn, não queira permanecer no cargo.

Conforme mostrou a Folha de S.Paulo, o atual presidente do BC é cotado para ficar e, em conversas reservas, Guedes já teria demonstrado o interesse em mantê-lo no cargo.

Mas Goldfajn é ligado ao PSDB, colaborou com Arminio Fraga na campanha de Aécio Neves em 2014, e pode optar por deixar o BC.

Os executivos "paraquedistas" teriam como missão desembarcar no governo trazendo a experiência que adquiriram no setor privado, uma vez que o partido de Bolsonaro, o PSL, não tem quadros técnicos para ocupar as vagas que serão abertas na Esplanada dos Ministérios, estatais federais e autarquias.

Embora ganhem muito mais na iniciativa privada, os executivos estariam dispostos a ir para o governo como forma de colaborar com a agenda liberal comandada por Guedes, segundo colaboradores de Bolsonaro. Um dos argumentos usados para atrai-los é a garantia de que poderão trabalhar sem interferência política.

O time do setor privado é composto ainda por Fábio Abraão, da gestora de investimentos carioca Infra Partners, especialista em logística e infraestrutura, e por Roberto Castello Branco, ex-executivo da Vale e hoje na FGV, que traria a sua experiência no setor de mineração e de óleo e gás.

Outros nomes desembarcam de candidaturas rivais no primeiro turno, como Salim Matar, dono da Localiza e amigo de Guedes há mais de 20 anos.

Matar apoiava o Partido Novo no primeiro turno e poderia assumir a gestão de uma estatal caso Bolsonaro seja eleito e Guedes ascenda a ministro da Economia, como planejado.

Outro do Novo que pode ser convidado a embarcar em um governo Bolsonaro é Eduardo Mufarej, ex-sócio da gestora de investimentos Tarpon e hoje integrante do RenovaBR, de formação de novos quadros na política. Nesta eleição, o Renova elegeu 120 deputados.

Os aliados de Bolsonaro evitam falar quais cargos esses executivos poderiam ocupar, usando uma metáfora esportiva. Eles dizem que estão formando um time de basquete, em que todos atacam e defendem, e não de futebol, no qual cada um tem uma posição predefinida em campo.

Matar disse à reportagem que Guedes é bem relacionado na comunidade econômica e empresarial, dada sua atuação no mercado financeiro como investidor de empresas em fase de crescimento.

Os principais fundos de investimento da Bozano são de private equity e venture capital (que aplicam em empresas que captam recursos para expandir e eventualmente chegar à Bolsa). A gestora administra um patrimônio de quase R$ 3 bilhões.

"Paulo é uma pessoa que trabalha em equipe, é cobrador de resultados e está procurando gente que teve sucesso da iniciativa privada para compor o governo", afirmou.

Mattar disse que os colaboradores são atraídos principalmente pela "agenda disruptiva" oferecida por Bolsonaro e Guedes, que prometem aos interlocutores fazer uma gestão técnica e apartada dos políticos, diferente do empregado pelos partidos que ocuparam a Presidência.

"Nem sei se vou para o governo, não recebi o convite e não parei para pensar nisso, mas estou colaborando", disse Matar.

O empresário afirmou que pretende ainda entregar a Guedes uma lista com dezenas de nomes que poderiam ocupar vagas no segundo e terceiro escalão do governo, caso seja necessário.

"Há muitas pessoas que têm capacidade de trabalhar no governo e e gostariam de contribuir."

Segundo aliados de Bolsonaro, Guedes também poderá aproveitar integrantes da atual equipe econômica, caso eles queiram permanecer nos cargos.

O economista participou de algumas reuniões em Brasília nos últimos meses para tomar pé da situação econômica e se preparar para uma eventual transição.

Nesses encontros, ele ficou próximo de Marcos Mendes e de Mansueto Almeida, do Ministério da Fazenda. Mendes é o chefe da assessoria especial da pasta. Almeida é o atual secretário do Tesouro.

No primeiro turno, Bolsonaro obteve 46,03% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT), 29,28%...

Comércio e serviços devem gerar 59,2 mil vagas para o fim de ano, projetam CNDL/SPC Brasil

Faltando três meses para a chegada das festas de fim de ano, os setores de comércio e serviços já abriram as portas para a contratação de trabalhadores. Para os empresários, essa pode ser a última oportunidade do ano para recuperar os prejuízos, enquanto os profissionais desempregados veem nesse período a chance de voltar ao mercado de trabalho. Uma pesquisa feita nas capitais e interior do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que, pelos próximos meses, aproximadamente 59,2 mil vagas serão abertas nos segmentos do comércio e serviços. O número é levemente superior aos 51 mil novos postos que foram previstos para o mesmo período do ano passado.

Para este ano, os dados mostram um cenário de moderada melhora na comparação com 2017. Embora ainda representem a maioria, caiu de 82% para 72% o percentual de empresários que não têm a intenção de fazer contratações extras nesse fim de ano. Em sentido oposto, aumentou de 13% para 17% o percentual dos que devem integrar ao menos um novo colaborador à sua equipe. Reforçar o quadro de funcionários para dar conta do aumento da demanda neste período do ano (81%) é o motivo mais citado na hora de justificar as contratações, mas há também empresários que contratam pensando em melhorar sua competição no mercado (8%) e aqueles que se planejam para lidar com a rotatividade de funcionários (5%). A maior parte (46%) dos empresários consultados deve contratar apenas um funcionário, enquanto 28% pretendem contratar dois novos colaboradores.

Já entre aqueles que não irão contratar, 49% acham que o movimento nas lojas não crescerá de forma que justifique admissões. Outros 15% não possuem verba suficiente e 11% consideram os encargos trabalhistas elevados, o que não compensa esse tipo de investimento. Em alguns casos, mesmo sem contratar funcionários, os empresários devem adotar outras estratégias para lidar com o período aquecido de vendas, tanto que 17% planejam ampliar as horas trabalhadas por dia da atual equipe.

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, embora o número de 59,2 mil vagas seja uma pequena fração diante do contingente de quase 13 milhões de desempregados no país, os dados sinalizam uma recuperação gradual da economia e injetam algum otimismo para o início do novo ano. "Para um país que há pouco tempo fechava postos de trabalho, esse número serve de alento e de oportunidade para muitas pessoas. Quem procura há meses uma recolocação no mercado de trabalho pode encontrar nas vagas de fim de ano a chance para começar a colocar a vida financeira em ordem", afirma a economista.

43% dos que vão contratar pretendem empregar temporários e 29% profissionais informais. Maioria das vagas temporárias deve durar, no máximo, três meses

Dentre os empresários que já contrataram ou que irão contratar neste fim de ano, 43% empregarão temporários, 33% abrirão vagas formais e 29% informais, ou seja, sem carteira assinada. Há ainda 16% de casos em que a contratação será terceirizada. Dentre os que recorrerão a mão-de-obra informal, a maioria (61%) justifica que se trata de uma contratação específica para o período natalino, sendo inviável a carteira assinada. Outros 19% argumentam que dessa forma reduzirão as despesas com folha de pagamento.

A pesquisa também descobriu que 26% dos empresários que pretendem  contratar devem empregar funcionários por meio do regime de trabalho intermitente, aquele que adota o regime de hora móvel em vez de hora fixa e que passou a vigorar com a nova legislação trabalhista.

O estudo mostra ainda que quem procura uma vaga de trabalho neste fim de ano deve ficar atento, pois a maioria das contratações deve ocorrer entre os meses de outubro (28%) e novembro (33%), segundo a avaliação dos empresários pesquisados. Apenas 8% já efetuaram as contratações nos meses de agosto e setembro e 17% devem realizá-las somente em dezembro, quando faltarem poucas semanas para o Natal. Como costuma ocorrer no contexto das vagas temporárias, o tempo de contratação é relativamente curto na maioria dos casos. De acordo com a pesquisa, 78% das empresas que vão contratar funcionários temporários o farão por até no máximo três meses.

De qualquer modo, há motivos para o trabalhador temporário se esforçar para permanecer no emprego com a chegada do novo ano. Em cada dez empresários que vão contratar funcionários temporários, três (28%) planejam efetivar ao menos um colaborador após o término do contrato. A maior parte (41%), contudo, não deve efetivar nenhum.
 
Média de 28 anos de idade, com ensino médio e experiência na área, formam perfil do trabalhador desejado

Considerando quem contratou ou pretende contratar funcionários neste ano, a remuneração média dos novos trabalhadores deve ser de aproximadamente R$ 1.421,56, o que corresponde a cerca de um salário mínimo e meio. As funções mais procuradas devem ser as de vendedores (28%), ajudantes (21%), balconistas (11%), recepcionistas (4%), cabeleireiros (4%), estoquistas (4%) e caixas (4%). Em média, a jornada de trabalho deve ser de sete horas diárias.

Na comparação entre gêneros, nota-se um relativo equilíbrio: 34% dos empresários devem optar por homens, enquanto 31% por mulheres e 33% mostram-se indiferentes com relação a isso. No que diz respeito a faixa etária, a idade média dos novos funcionários deve ser de 28 anos. Além disso, espera-se que o novo funcionário tenha ao menos o ensino médio completo (48%).

Quanto às competências profissionais, 48% dos empresários solicitam experiência anterior na área, mas 35% se contentam em contratar alguém que não possui conhecimento específico sobre a nova função. Outros 13% dão preferência a quem tenha feito algum curso técnico na área. "Para quem vai fazer uma entrevista, o ideal é apostar em um currículo enxuto, priorizando a escolaridade e as experiências profissionais mais relevantes para a vaga. Ter desenvoltura para lidar com o público e dedicação são essenciais. Também é importante a seriedade para quem vai encarar o trabalho temporário pois pode vir a ser uma porta de entrada para permanecer na empresa", afirma a economista Marcela Kawauti.
 
41% dos empresários apostam em vendas melhores neste fim de ano; expectativa é de alta de 7,94%

A leve melhora no quadro de contratação está em linha com a expectativa de que as vendas nesse ano devem ser melhores do que em 2017. De modo geral, 41% dos empresários que atuam no comércio e no ramo de serviços acreditam que o desempenho de 2018 será melhor do que o do ano passado, enquanto 36% falam em resultados iguais e apenas 8% esperam números piores – no ano passado, o percentual de pessimistas estava em 21%. A expectativa média é de um crescimento de 7,94% nas vendas neste fim de ano. No ano passado, o número estava em 1,07%.
 
Metodologia

A pesquisa ouviu 1.168 empresários de todos os portes que atuam no comércio e ramo de serviços nas 27 capitais, entre os dias 27 de agosto a 10 de setembro de 2018. A margem de erro é de no máximo 3,0 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%.https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas ..

LDJ suspende jogo desta terça-feira (09) devido morte do desportista Cipriano Pereira

Devido falecimento do desportista Cipriano Pereira Borges, a direção da Liga Desportiva Juazeirense (LDJ) anunciou a suspensão da partida entre as equipes do Barro Vermelho e Colonial, válida pelo Campeonato Juazeirense de Futebol, marcada para esta terça-feira (09). Nova data será divulgada posteriormente.

Natural de Lagoa Grande (PE), Cipriano faleceu nesta segunda-feira após longa enfermidade. Agricultor, criou raízes no Projeto Maniçoba, onde durante 36 anos desempenhou papel importante no desenvolvimento do distrito. No esporte, participou ativamente da liga local, organizando campeonatos, revelando talentos e apoiando a seleção de futebol nos Campeonatos Interdistritais...

Mais de 300 candidatos a federal foram votados em Juazeiro e nulos e brancos chegaram aos 46,65% 

A eleição em Juazeiro mostrou números completamente diferentes em relação a votos nulos e brancos para cada uma das cadeiras disputadas, impactando fortemente na votação dos candidatos.

Em relação à votação para deputado federal o número de votos nulos e brancos chegou a 46,65%, com mais de 56 mil eleitores, segundo os dados oficiais do TSE, optando por anular ou não votar para deputado federal. Em relação aos votos consagrados a candidatos o total de votantes foi de apenas 65.019, num colégio eleitoral de mais de 140 mil eleitores. Uma possível justificativa para esse número, 50.615 votos nulos, deve-se provavelmente a não contabilização dos Votos de Isaac Carvalho (PCdoB) nas totalizações do TSE, considerados nulos até a publicação dos dados...

Prefeito Marcílio Cavalcanti cobra reparação na justiça por notícias inverídicas postadas sobre ele no domingo de eleições

O prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti, MDB, preparou nota de esclarecimento sobre o episódio em que alguns veículos de imprensa da região do Vale do São Francisco, sertão pernambucano, postaram informação inverídicas sobre um fato em que o gestor teria sido convidado pelo promotor público em Cabrobó, Thiago Gonzales, para ser testemunha de uma abordagem da fiscalização eleitoral neste domingo, 7, durante o processo das eleições na cidade. 

Diferente da verdade, alguns blogs e sites optaram por divulgar que o prefeito estaria detido, fato negado e esclarecido  pelo próprio promotor, momentos após as postagens chegarem ao seu conhecimento. Em vídeo, o promotor Thiago Gonzales reforçou o desmentido. ..

Pagodeiro Igor Kannário é eleito deputado federal com votação expressiva em Juazeiro

O pagodeiro Igor Kannário, marcado por suas polêmicas junto aos policiais em Salvador, conseguiu se eleger deputado federal pelo PHS com uma expressiva votação de 54.858 votos na Bahia. Em Juazeiro, Kannário, sem ter feito nenhuma campanha conseguiu 1.019 votos só na cidade de Juazeiro.Igor Kannário agora se mudará para Brasilía para assumir seu mandato de deputado. ..

Votos brancos e nulos na eleição para governo da Bahia superam votação de cinco candidatos

Como já evidenciado nas pesquisas de intenções de voto, Rui Costa (PT) foi reeleito para o governo da Bahia com 75,50% dos votos, mais que o dobro de votos adquiridos por Zé Ronaldo (DEM), 22,26%, que ficou em segundo lugar. A novidade com o resultado da eleição desse domingo (7) é que os demais candidatos não chegaram nem a 1% dos votos válidos, ficando atrás do número de votos nulos e brancos.

Após ter 100% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra 1.170.405 votos nulos, o equivalente a 14,21% do total e 314.605 votos brancos, que representam 3,82% da votação para o cargo...

Isaac Carvalho passa a barreira dos 100 mil e Targino é o mais votado entre os novatos que concorreram por Juazeiro

Targino Gondim foi o mais votados entre os novatos que concorreram por Juazeiro


O sanfoneiro Targino Gondim (PV), em que pese não ter garantido a vaga desejada na Câmara Federal, saiu na frente entre os novatos que concorreram nesta eleição, por Juazeiro. Com 12.035 votos o candidato só foi superado pelos nomes mais tradicionais como o dos ex-prefeitos Joseph Bandeira (SD), Isaac Carvalho (PCdoB) e os candidatos com mandato, Roberto Carlos (PDT) e Zó (PCdoB), que garantiram a reeleição. 

Joseph Bandeira manteve a tradição de ser bem votado em Juazeiro mas não obteve êxito na sua nova tentativa, desta vez para deputado estadual. Isaac Carvalho manteve a dianteira na preferência do eleitor, garantiu nas urnas votos necessários para garantir uma vaga entre os eleitos, mas depende de decisão judicial para recuperar a vaga. 

Confira como se saíram os candidatos a deputado com domicílio eleitoral em Juazeiro:..

'Ele não', afirma Ciro Gomes ao ser questionado sobre apoio no segundo turno

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou na noite de ontem domingo (7), após a confirmação do segundo turno entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), que vai se reunir com a direção do partido antes de decidir sobre a posição a ser adotada na nova etapa da eleição. Mas excluiu a hipótese de apoiar Bolsonaro: "Ele não, sem dúvida".

Ciro Gomes terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com mais de 13 milhões de votos, menos da metade dos mais de 30 milhões de Fernando Haddad (PT), segundo colocado – Bolsonaro teve quase 50 milhões...

ARTIGO – NOSSA HISTÓRIA ELEITORAL EM DOIS TEMPOS

Neste domingo, chegamos à reta final da dura caminhada dos senhores candidatos aos diversos cargos em disputa, principalmente daquele que tem expressiva relevância para a história do país: Presidência da República! Tem uma representatividade ainda maior em decorrência da crise econômica e de governabilidade que hoje afeta todos os segmentos produtivos, aumentando ainda mais os índices de desemprego da classe trabalhadora.

Numa condição bastante privilegiada, antes da meia-noite do dia da eleição já se sabe o nome dos vitoriosos no pleito. Por mais severas que sejam as críticas a esse desempenho da tecnologia brasileira no campo das eleições, o avanço sugere um exemplo de modernidade para o mundo...