Foram encontrados 567 registros para a palavra: rinha

Gestão Suzana Ramos encaminha projeto de lei que institui a criação de carteirinha para pessoas com Espectro Autista

Na semana que se comemora o Dia Mundial do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, a Prefeitura de Juazeiro encaminhou um projeto de lei que dispõe sobre a criação de uma carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O texto encontra-se protocolado na Câmara Municipal de Juazeiro para análise das comissões competentes da casa. ..

MARINHA ABRE 69 VAGAS PARA A ESCOLA NAVAL PARA AMBOS OS SEXOS

Estão abertas até o dia 26 de março as inscrições para o processo seletivo de admissão a Escola Naval para 2023.

São 69 vagas reservadas a candidatos de ambos os sexos, com 18 anos completos e menos de 23 anos de idade em 30 de junho de 2024, ano da incorporação, ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio, ser brasileiro(a) e solteiro(a), não ser casado (a) ou não ter união estável, não ter filhos , dentre outros requisitos...

Marinha abre 69 vagas para a Escola Naval

Estão abertas até 26/03/23, as inscrições no processo seletivo de admissão a Escola Naval para 2023. São 69 vagas reservadas a candidatos de ambos os sexos, com 18 anos completos e menos de 23 anos de idade em 30 de junho de 2024, ano da incorporação, ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio, ser brasileiro(a) e solteiro(a), não ser casado (a) ou não ter união estável, não ter filhos , dentre outros requisitos.

As inscrições devem ser realizadas no site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, onde também poderá ser encontrado o Edital com todas as informações necessárias...

Lula e Janja viajam para Bahia para passar o carnaval em área reservada da Marinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva, embarcarão no final da tarde desta sexta-feira rumo à Bahia, onde passarão os dias de Carnaval descansando.

A expectativa é que os dois passem o feriado na Base Naval de Aratu, em Salvador, onde desembarcarão no final da tarde, de acordo com a agenda oficial. O Palácio do Planalto, no entanto, não confirma a localização do presidente por entender que é uma agenda privada...

MARINHA ABRE 131 VAGAS PARA O COLÉGIO NAVAL PARA AMBOS OS SEXOS

Estarão abertas, no período de 13/02 a 12/03/23, as inscrições no processo seletivo de admissão ao Colégio Naval em 2023. São 131 vagas reservadas a candidatos de ambos os sexos, sendo 119 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino, ter 15 anos completos e menos de 18 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024, ano da incorporação, ter concluído, com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental, ser brasileiro(a) nato, não ser casado(a) ou ter união estável, não ter filhos , dentre outros requisitos.

As inscrições devem ser realizadas no site (clique aqui), onde também poderá ser encontrado o Edital com todas as informações necessárias. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100,00. Os candidatos serão avaliados em Prova Escrita Objetiva (PO) que ocorrerá em dois dias subsequentes. No primeiro, composta das disciplinas de Matemática e Inglês. No segundo dia, questões de Estudos Sociais e Ciências, Português e Redação...

Livro conscientiza crianças e jovens sobre combate à extinção de animais silvestres no lançamento "Maria Flor, a Última Ararinha-Azul"

Maria Flor é a última arara-azul do mundo. Ela é órfã, porque seus pais e irmãos foram capturados por traficantes de animais silvestres. Apesar do passado trágico e da solidão, sonha com o dia que encontrará outros de sua espécie. Por isso, escreve cartas e as envia para todos os lugares com a vontade de, um dia, conhecer alguém para amar e ter filhos.  

A personagem de Maria Flor, a Última Ararinha-Azul, obra do autor Xico Farias, vive em Assaré do Alto, no sertão brasileiro. Na vizinhança pacata, os problemas que afetam a população foram normalizados pela comunidade: as mulheres cuidam sozinhas de seus filhos enquanto os maridos ganham sustento nas grandes capitais do Sudeste; de longe, os homens relatam a xenofobia dos sudestinos; a seca também sempre é um perigo iminente. ..

Exército, Marinha e Aeronáutica vão combater garimpo ilegal na Terra Yanomami

O decreto publicado nesta terça-feira (31) diz que a crise dos Yanomami é uma "emergência em saúde pública de importância nacional" e dá poderes mais amplos às Forças Armadas para atuar na Terra Indígena e combater o garimpo ilegal.

O texto autoriza, por exemplo, a Aeronáutica a criar uma zona de identificação de defesa aérea e controlar o espaço aéreo da Terra Indígena...

Marinha abre 671 vagas para nível médio

Estarão abertas entre os dias 30/01 e 12/02/23 as inscrições para o Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM/2023).

As EAM são estabelecimentos de ensino militar da Marinha do Brasil (MB), cujo propósito é formar Marinheiros e Marinheiras para o Corpo de Praças da Marinha...

Pessoas com fibromialgia têm direito a carteirinha de prioridade em Petrolina

Pessoas com fibromialgia terão direito à Carteirinha de Prioridade em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a gestão municipal, o cartão possibilita atendimento preferencial, estacionamento em vagas destinadas às pessoas com deficiência, além de assento preferencial no transporte coletivo.

A solicitação do cartão pode ser feita na Secretaria Executiva de Acessibilidade (SEJUDHMA), localizada na Avenida Gilberto Freire, bairro Vila Mocó...

Radialista e suplente de vereador em Jacobina é supeito de cometer abuso sexual contra sobrinha

O radialista e suplente de vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Laedson Almeida, conhecido como “Pirulito” em Jacobina, região Norte da Bahia, é suspeito de ter abusado sexualmente da própria sobrinha. O caso foi exposto nesta quarta-feira (18) e publicado no site BNews após a própria jovem relatar o abuso em suas redes sociais.

“Na madrugada do dia 8 de janeiro fui abusada por uma pessoa do meu sangue, meu tio, o famoso Pirulito Almeida. Era exatamente às 4h da manhã quando ele deitou em minha cama e começou a me abraçar, se encostar muito em mim, beijar meu pescoço e tocar em meus seios. Foi aterrorizante e desesperador, eu entrei em estado de choque, não conseguia me mover nem falar, só consegui colocar a mão para proteger minhas partes íntimas”, relatou a jovem em um vídeo e conversas de Whatsapp...

Curaçá: Guardiões e comunidade se esforçam em defesa da Ararinha Azul

Uma ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) está desaparecida. A ararinha dispersou no último dia 12 de janeiro. Ela corre o risco de ser depredada por gaviões e carcaras. A equipe de monitoramento do ICMBio continua em busca da ave e reforçou a divulgação dos telefones de contato, para caso alguém saiba do paradeiro da ave. Outras 4 ararinhas azuis forama encontradas com ajuda dos guardiões e pessoas da comunidade.

“Há um cartaz que estamos divulgando, com os números de telefones, desde antes das ararinhas serem soltas”, explica a coordenadora do Projeto, a veterinária Camile Lugarini, do ICMBio, sobre os procedimentos de monitoramento das ararinhas. Desde que a equipe perdeu o sinal de telemetria da ararinha, grupos de WhatsApp e redes sociais reforçam a divulgação do cartaz com os números. ..

Perigo: Falta de sinalização no Rio São Francisco provoca "medo" aos navegantes que cobram providências ao DNIT para evitar acidentes

Com o expressivo aumento do nível das águas do Rio São Francisco, a sinalização passou a ser essencial para evitar acidentes. A REDEGN recebeu fotos de boias que devido a força da correnteza estão "soltas" e algumas já não cumprem a função de alertar os condutores, provocando uma série de riscos de acidentes.

Leitores solicitam aos orgãos competentes providências urgentes devido a profundidade do Velho Chico neste período e o aumento de riscos para quem precisa navegar nas águas e apontam a "falta de segurança e fiscalização do Rio São Francisco, no trecho entre Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). ..

Marinha abre 47 vagas para admissão ao serviço militar voluntário de praças

Estarão abertas até o dia 29 de janeiro de 2023, as inscrições no processo seletivo de admissão ao Serviço Militar Voluntário de Praças da Marinha, na área de jurisdição do Comando do Segundo Distrito Naval, para 2023.

São 47 vagas reservadas a candidatos de ambos os sexos, com 18 anos completos e menos de 41 anos até a data incorporação (28/08/23), e que tenham completado o nível médio técnico nas áreas de Administração, Administração Hospitalar, Edificações, Enfermagem, Higiene Dental, Mecânica, Motores, Nutrição e Dietética, Paioleiro, Patologia Clínica, Processamento de Dados e Telecomunicações...

Ambientalistas realizam 1ª Soltura de Tartarugas Marinhas de 2023

A Comissão de Meio Ambiente do Condomínio Busca Vida (CBV), em parceria com a sua administração e o Projeto Tamar, realizou neste final de semana a 1ª Soltura de Tartarugas Marinhas de 2023.

Com a participação de biólogos da entidade e voluntários do CBV, a ação ocorreu na praia de Busca Vida, perto da foz do Rio Joanes. Durante a ocasião, uma rápida palestra foi realizada pelos especialistas, explicando o ciclo reprodutivo e os cuidados que devemos ter com a preservação da espécie...

Casal de Ararinha-azul aparece em comunidades de Curaçá e é celebrado por moradores. Veja o vídeo

Um casal de Ararinhas-azuis, integrantes de um dos grupos que foi reintroduzido no ano passado na natureza, apareceu neste último final de semana em comunidades interioranas de Curaçá. 

As aves foram vistas sobrevoando localidades na região de Melancia, Sítio São Luiz e outras comunidades próximas...

Comunidades do interior celebram as chuvas, que encheram tanques e barragens

As chuvas que caíram em Juazeiro e região, no último final de semana, trouxeram alegria para algumas comunidades interioranas...

Três ararinhas-azuis soltas em Curaçá foram mortas por predadores. O gavião-pernilongo é um dos predadores

As ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) voltaram a cortar os céus da caatinga baiana este ano, depois de duas décadas extintas na natureza. Foram anos de planejamento até que o projeto de reintrodução da espécie finalmente conseguisse trazer para o Brasil, em 2020, mais de 50 animais que viviam em cativeiro na Europa. 

Em junho, foram soltas oito aves. Em dezembro, foram introduzidos na natureza mais 12. Nem tudo, no entanto, é motivo para comemorar. Das 20 ararinhas já libertadas, três foram mortas por aves de rapina da região...

Meio Ambiente: Curaçá deve receber mais ararinhas-azuis em 2023

O Brasil deve receber mais uma leva de ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii) em 2023. Entre 30 e 50 aves devem chegar ao país, vindas da Alemanha, como parte do projeto de reintrodução da espécie na caatinga brasileira, duas décadas depois de ser considerada extinta na natureza.

Segundo Camile Lugarini, coordenadora executiva do Plano de Ação Nacional (PAN) da Ararinha-Azul, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a ideia é que os animais cheguem ao Brasil já no próximo mês...

Projeto do Nema conclui implantação de 39 barragens sucessivas nas unidades de conservação da ararinha-azul

Para recuperar a vegetação das áreas localizadas no interior e entorno das Unidades de Conservação da Ararinha-azul, em Curaçá (BA), o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza uma série de esforços através do Projeto RE-Habitar Ararinha-azul.

O processo de reflorestamento dessas áreas se dará com a união de modelos de recuperação de áreas degradadas e a implantação de tecnologias sociais de prevenção à desertificação, como barragens e cordões em contorno. O projeto concluiu a construção de 39 barragens sucessivas, que irão aumentar significativamente a disponibilidade de água na região...

Com a participação de adolescentes, 12 ararinhas-azuis são inseridas na natureza em Curaçá-BA

As equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da organização não-governamental alemã Association for the Conservation of Threatened Parrots (ACTP) estão em festa.

12 ararinhas-azuis foram introduzidas em seu habitat natural, Curaçá, região norte da Bahia. Foi a segunda e a maior soltura do Plano Nacional da Ararinha-azul, desde março de 2020, quando 52 aves voltaram ao local de origem vindas da Alemanha depois da ararinha spix ter sido considerada extinta na natureza. Com as ações do último sábado (10), 20 ararinhas já voltaram aos céus sertanejos. ..