Foram encontrados 112 registros para a palavra: coi

Mais de 10 mil pessoas curtem homenagem a Tim Maia e Jorge Ben no Festival de Lençóis

Os maiores sucessos de Tim Maia e Jorge Ben embalaram a última noite do 18º Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina. O 'Baile do Bem' colocou Sandra de Sá, Sérgio Loroza e Negra Li no mesmo palco e empolgou a multidão na praça Horácio de Matos. Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao principal show do evento, que manteve o retrospecto positivo de ausência de ocorrências de violência.

O clima de tranquilidade prevaleceu ao longo de toda a noite de sábado (15), quando também se apresentaram a cantora baiana Ju Moraes e as bandas locais Família Grão de Luz e Griô e Zion. No palco principal, também passaram Mart'Nália e Russo Passapusso, entre outras atrações locais. O Festival de Lençóis tem o patrocínio do Governo do Estado e, por mais um ano, garantiu 100% da ocupação hoteleira da cidade, movimentando a economia da região. 

O evento teve abertura na quinta-feira (13), quando o Governo lançou a edição deste ano do programa Bahia sem Fogo, que busca fortalecer e promover ações de combate aos incêndios florestais na Bahia. Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou o monitoramento aéreo de focos de incêndios (helicópteros e aviões) na região da Chapada Diamantina. ..

Lançamento da edição 2016 do Programa Bahia Sem Fogo ocorre durante 18º Festival de Lençóis

A fim de fortalecer e promover novas ações de combate aos incêndios florestais, a edição deste ano do Programa Bahia Sem Fogo será lançada, em Lençóis, na Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (13), dia em que começa o 18º Festival de Lençóis. No mesmo dia, será lançado, na Câmara de Vereadores do município, o livro 'Unidades de Conservação da Bahia'. A obra organizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) reúne 14 Unidades de Conservação da Bahia, por meio do olhar dos fotógrafos Rui Rezende e Sérgio Cedraz.

Durante toda a programação do festival, que prossegue até domingo (16), várias ações serão realizadas pelo Governo do Estado no município. Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anuncia o patrulhamento aéreo de focos de incêndios (helicópteros e aviões) na região da Chapada Diamantina e fará a entrega de 400 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as brigadas treinadas pela Sema e Inema que atuam no combate aos incêndios. Parte desse material inclui luvas, máscaras, foice, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento.

Para Spengler, o festival é uma forma de valorizar a cultura local, mas este ano, em especial, pretende intensificar ainda mais as ações efetivas de combate ao fogo, com oficinas de educação ambiental realizadas em toda Chapada Diamantina. Por meio de visitas às comunidades, representantes da Sema, do Inema, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Corpo de Bombeiros, orientam professores, agricultores, estudantes e demais cidadãos.Ainda como parte das ações do Bahia Sem Fogo, 30 homens do Corpo de Bombeiros de diversas cidades fizeram o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, realizado entre 25 de setembro e 9 de outubro, em Lençóis. Até o final do ano, uma nova turma com mais 30 bombeiros deve participar do curso.

Anualmente, ocorrem incêndios florestais em biomas do estado da Bahia, mais especificamente nas regiões oeste e Chapada Diamantina, devido à baixa umidade durante o período de estiagem. "A cada ano, o programa Bahia sem Fogo vem se aperfeiçoando, com o intuito de garantir a efetividade das ações preventivas e de combate aos incêndios florestais. Todo este trabalho é feito em conjunto, com parcerias firmadas entre o Estado e, principalmente, a população", destacou o secretário Eugênio Spengler.

Lançamento do Livro

A publicação conta com textos que apresentam cada Unidade de Conservação (UC) em português, inglês e espanhol. O principal objetivo é trazer os encantos e curiosidades coletadas em cada UC. A obra de grande relevância para a área ambiental na Bahia é importante não somente para os ambientalistas, historiadores e comunicadores, mas para todos os cidadãos.

A elaboração do texto expressou um olhar regional, com trechos em cordel, onde apresenta cada lugar que foi fotografado, juntamente com as imagens de cada espécie de animais e plantas catalogadas. O livro mostra que a Bahia possui muitas riquezas naturais e uma vasta área para se praticar o turismo, aliado à sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais.

Oficinas de Educação Ambiental

Com o objetivo de proporcionar o conhecimento e estimular atitudes sustentáveis e educativas para a prevenção e combate aos incêndios florestais no território da Chapada Diamantina, o programa realiza oficinas de educação ambiental, por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais para formar multiplicadores dessas ações. Já foram realizadas oficinas nos municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Iraquara, Seabra, Barra da Estiva e Rio de Contas. As ações de educação ambiental têm continuidade até o mês de dezembro deste ano. 

A missão da Educação Ambiental é promover sempre esses espaços de debate e de formação, onde cada participante pode expressar as problemáticas e experiências vividas em suas comunidades. Com esse trabalho, espera-se que o tema seja disseminado em outros espaços e públicos, sensibilizando sobre a necessidade de adotar práticas que evitem os incêndios e preservem a biodiversidade...

“Não podemos deixar que as coisas erradas permaneçam nas eleições, senão elas voltam de forma aperfeiçoadas”, disse Odacy em entrevista sobre avaliação da eleição em Petrolina

Segundo colocado na disputa eleitoral em Petrolina com mais de 39 mil votos, o deputado estadual Odacy Amorim (PT) agradeceu os votos recebidos, disse que respeita o resultado, mas se houve irregularidades no pleito, caberá a ele denunciar e a justiça julgar. Sumiço de inserções de candidatos, pesquisas publicadas de última hora e a compra de voto, devem ser sim denunciados, conforme Odacy durante entrevista concedida ao programa Ponte das Cidades, na Rádio Ponte FM.

“Temos que enfrentar a corrupção na política, independente de quem seja prefeito. Precisamos buscar uma cidade melhor e isso com campanhas limpas. O que não pode é deixar essas práticas permanecerem, senão elas voltam de forma aperfeiçoadas”, alertou o parlamentar. Minha missão agora é fazer oposição para que as coisas aconteçam em Petrolina. Quem quiser se integrar a esse projeto, a gente abraça e vamos cobrar”, pontuou...

BOATO RIBEBRINHO VOLTA A TELA DA GLOBO NA NOVELA VELHO CHICO

A musica Boato Ribeirinho, uma composição que nasceu em Juazeiro e tem como autores Wilson Duarte, Nilton Freitas e Wilson Freitas, voltou à tela Global na novela Velho Chico na noite deste sábado (24), desta vez na interpretação da baiana Mariene de Castro. A canção, que já havia sido interpretada pela atriz Cristhiane Torloni, voltou a emocionar o público na voz da personagem Dalva, que ganhou coro de muitos outros personagens no bar de Chico Criatura. Mariene é acompanhada pelo músicoFaísca.

A música, que nasceu de um poema de Wilson “Brocoió” Duarte, foi uma das vencedoras do Festival Edésio Santos da canção, em 1994. A parceria com os irmãos Nilton Freitas e Wilson Freitas era o que faltava para que a música ganhasse um tom de emoção e se eternizasse no coração dos ribeirinhos dessas paragens. Com a novela Velho Chico Boato Ribeirinho vai conquistando também o coração dos brasileiros de outras regiões do país...

Juiz indefere liminar de Paulo Bonfim: “A coisa pública não pode ser confundida com o bem privado”

Tentando cercear o direito de apresentar ao povo de Juazeiro as mazelas do governo municipal, que administrou o município por oito anos, a coligação ‘Pra Juazeiro Mudar Mais’, do candidato Paulo Bonfim (PCdoB), tenta impedir que a Coligação ‘Juazeiro no Coração’, liderada pelo candidato Charles Leão (PPS), mostre a sociedade os problemas existentes, principalmente na área da saúde.

A coligação de Paulo Bonfim entrou com representação alegando que Charles Leão apresenta informações inverídicas sobre o município de Juazeiro no seu guia eleitoral, bem como alega que Charles Leão tece críticas ao prefeito Isaac Carvalho. Porém a justiça indeferiu o pedido de liminar impetrado pela coligação do atual prefeito, que não apresentou indícios que as informações apresentadas por Leão sobre os problemas de Juazeiro sejam inverídicas...

SECRETARIA DE ORDEM PÚBLICA E PM RELIZAM BLIZ PARA COIBIR ABUSOS DE CARROS DE SOM EM PETROLINA

Em decorrência de inúmeras denúncias realizadas pela imprensa local e populares sobre o uso sonoro de carros de som, especialmente mini trios e paredões, o município de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública e a Polícia Militar realizam, a partir desse sábado (03), uma operação de fiscalização conjunta para o combate efetivo à poluição sonora emitida por partidos, candidatos e coligações durante o período eleitoral.

O Ministério Público do Estado do Pernambuco, através da Promotora de Justiça Eleitoral informa que até o dia 09 de setembro as coligações deverão adquirir quatro decibelímetros que eleitoral nas ações de fiscalização e combate à poluição sonora provocada pelo serão utilizados pela Ordem Pública e pela Polícia Militar durante a campanha uso abusivo dos equipamentos sonoros. No entanto, até esta data, todas as operações serão realizadas utilizando o decibelímetro da Ordem Pública...

Medeiros alfineta Anderson: “O problema dele é falta de interpretação de texto - para não dizer outra coisa”

“No afã de defender seu patrão, o vereador Anderson da Iluminação se atropela na função do qual foi eleito e parte para a bajulação não gratuita”, assim o vereador Zé Carlos Medeiros (PSDB) iniciou a reposta ao vereador Anderson da Iluminação, líder do governo Isaac Carvalho, quando ‘desafiou’ o tucano a  provar os possíveis desvios feitos pela gestão municipal dos recursos da Defesa Civil.

No inicio da semana, o parlamentar do PSDB acionou o Ministério Público Federal (MPF) solicitando investigação referente aos recursos de ordem federal relativo à Defesa Civil de Juazeiro. “O problema dele é falta de interpretação de texto - para não dizer outra coisa. Ler e estudar um pouco faz bem. Solicitei investigação ao MPF, pois a Defesa Civil em Juazeiro tem um trabalho tacanho que, a meu ver, não justifica os investimentos que recebeu e disse que usou. Não afirmei que houve desvio, apenas, cumprindo minha função, prerrogativa que ele não exerce bem, solicitei, dos órgãos competentes, a apuração. Só isso. Mas por qual motivo ele se incomodou tanto? Será que devem mesmo e querem coagir?”, questionou Medeiros...

Rio 2016: Às vésperas da abertura, presidente do COI diz que "momento não é fácil"

O presidente do COI, Thomas Bach, afirmou nesta quinta-feira que alguns problemas apareceram de última hora e ainda não foram resolvidos para os Jogos Olímpicos do Rio. A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira, às 20h, no Maracanã

A grande dificuldade que atinge a organização da Olimpíada é financeira. A falta de dinheiro provocou alguns cortes de itens que estavam no orçamento. A cada dia, novos gastos imprevistos aparecem...

COI aprova entrada de cinco novas modalidades para Olimpíadas de 2020

As modalidades surfe, beisebol/softbol, karatê, skateboard e escalada farão parte das Olimpíadas de Tóquio, em 2020. A inclusão dos cinco esportes foi aprovada por membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), em um congresso realizado em um hotel no Rio de Janeiro. O conselho executivo da entidade já havia aprovado em junho a proposta feita pelo comitê organizador dos Jogos de 2020 de adicionar essas modalidades. Com as inclusões, a Olimpíada de 2020 deve contar com mais 18 eventos, considerando as categorias dos esportes, de acordo com a Folha de S. Paulo. O skateboard, por exemplo, terá duas categorias (street e park), tanto no masculino como no feminino. Já o beisebol será disputado apenas no masculino, enquanto o softbol, no feminino. Outra modalidade que deve ser dividida em duas categorias é o karatê: kata e kumite - essa última com três classes de peso diferentes. ..

Cidadania juazeirense: “A coisa mais importante que fiz foi lembrar ao Brasil a importância do Nordeste”, diz Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta segunda-feira (11), o título de cidadão de Juazeiro (BA). A homenagem foi proposta pelo vereador Tiano Félix, do PT. Estavam presentes o governador Rui Costa, o ex-ministro Jaques Wagner, o prefeito Isaac Carvalho e o senador Otto Alencar.

Em seu discurso, o ex-presidente falou sobre as mudanças pelas quais passou o Nordeste nos últimos 13 anos. “Durante muito tempo, o Nordeste foi tratado como a parte do Brasil que nunca recebia recursos dos governos federais. O Nordeste quase virou uma região de nômades porque as pessoas saíam daqui procurando trabalho, água, comida e melhores condições de vida. Quando chegamos ao governo em 2003, carregamos um aprendizado muito grande e um compromisso ainda maior com o povo brasileiro. A coisa mais importante que eu fiz nesse governo, foi lembrar ao resto do Brasil a importância do Nordeste”..

ARTIGO - JUAZEIRO DA BAHIA: A SUA VIOLÊNCIA NÃO É COISA DO ACASO!

Os homicídios ocorridos na aconchegante cidade de Juazeiro assusta a cidadania local e repercute na sua região e até fora dela, é motivo de preocupação, e, cabe análise científica. A cidade sede do Município de Juazeiro teve e tem um crescimento populacional acelerado por um processo migratório regional, lhe proporcionando sim, desenvolvimento econômico, em proporções superiores às do seu desenvolvimento social.

A população vinda de municípios dos seus arredores, seja do Estado do Pernambuco (Microrregião formada por 10 municípios), seja da região Norte do Estado da Bahia, Território Sertão do São Francisco (10 municípios) – considere-se, ainda, que Juazeiro fica na Região Nordeste do país, uma das mais desassistidas do ponto de vista social, e historicamente...

“Se minha música não ganhar tem alguma coisa de errado” dispara Bell Marques

Bell Marques dá boas-vindas a Antônio Calloni (Foto: Veri Lopes / Ag FPontes)

Cantando sua proposta de música para o carnaval “Cabelo de Chapinha”, Bell dá as boas-vindas ao ator Antônio Calloni, ao parar em frente do Camarote Bar Brahma, e dispara “Se minha música não ganhar tem alguma coisa de errado. Não é possível que essa música não ganhe como a do carnaval. Está na boca do povo”...