Foram encontrados 112 registros para a palavra: compositor

O cantor e compositor Raimundo Fagner recebe título de cidadão baiano

O cantor e compositor Raimundo Fagner agora é baiano. O título de cidadão baiano foi concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia, nesta quinta-feira (30/11), através da autoria dos deputados estaduais Sandro Régis (DEM) e Carlos Geilson (PSDB). A proposição foi requerida aos deputados pelo advogado baiano e admirador do cantor, Ademir Ismerin.  

Sandro Régis lembrou que o Brasil começou pela Bahia, e por isso mesmo, todo mundo tem um pouco de baiano. "Já conhecia ele como artista, mas fiquei ainda mais feliz em conhecer a figura humana de Fagner. Dá esse título me deixa orgulhoso e engradece meu mandato parlamentar", completou...

Mariano Carvalho no compasso certo da rima ritmo de João Gilberto e poesia sons de Luiz Gonzaga

Mariano Carvalho é cantador e poeta. Compositor e cantor. Em dois dedos de prosa com o caboclo nascido em Salgueiro, Pernambuco e cidadão do mundo, descobre-se no violão de Mariano a influência das escutas, a ouvidoria de rádio do tempo de menino que o acompanha até hoje. Ouso até dizer, o som do toque do sapateiro, de seu pai, José Izidorio e as cantadeiras do Padim Ciço, Juazeiro do Norte, provocaram o saber musical que Mariano bebeu na fonte dos vaqueiros cantadores de viola e por isto, sabe divisar o Cruzeiro do Sul do Sete Estrelo, e não perde a rima, harmonia e ritmo.

A palavra reveladora faz transbodar nas músicas de Mariano o sentimento de João Gilberto, Raul Seixas, Zé Marcolino e Luiz Gonzaga. O poeta Mariano busca em cada nota um estradar que não desafina com a qualidade da música brasileira. É fiel ao que escutou de melhor através do rádio e dos ensinamentos dos mestres da música...

Juazeiro e Petrolina e a dívida cultural com a memória do poeta compositor Zé Marcolino

Pela sua importância na história da música brasileira, o Poeta Zé Marcolino, merecia mais de atenção das entidades culturais. Detalhe: os responsáveis pelo setor cultural de Juazeiro e Petrolina esqueceram nos últimos 30 anos desde que Zé Marcolino morreu de lembrar os frutos produzidos pelo compositor. Zé Marcolino morou nos anos 70 em Juazeiro, onde foi comerciante. Juazeiro e Petrolina tem uma dívida com a memória de José Marcolino.

No dia 20 de setembro de 1987 a voz de José Marcolino Alves  silenciava por ocasião da morte causada de acidente de carro próximo a São José do Egito, Pernambuco. Em Sumé, na Paraíba, Zé Marcolino nasceu no dia 28 de junho de 1930. Venceu os obstáculos da vida simples e quando teve oportunidade deixou o Rei do Baião...digamos "bestim com tamanha genialidade". ..

Sesc Petrolina exibe documentário premiado sobre o compositor João Silva

O CineTeatro Dona Amélia, do Sesc Petrolina, exibe gratuitamente na próxima terça-feira (4/7), o longa-metragem “Danado de Bom”, grande vencedor do Cine PE 2016, com os prêmios de melhor filme, fotografia, montagem e edição de som. Dirigido por Deby Brennand, o filme revela a trajetória de João Silva, parceiro constante de Luiz Gonzaga e um dos principais compositores brasileiros, autor de mais de 3 mil músicas. 

O documentário acompanha uma viagem de João de volta a Arcoverde, cidade onde nasceu, no Agreste de Pernambuco. Ele relembra sua jornada, de menino andarilho, semianalfabeto, a compositor de sucessos como “Pagode Russo”, “Nem se despediu de mim” e “Danado de Bom”. “Além de ter sido um dos maiores parceiros de Gonzaga, foi produtor de seus discos de maior sucesso. Quando Gonzaga passava por um período difícil na carreira, produziu o LP ‘Danado de Bom’, quando conseguiu atingir a marca de um milhão de cópias vendidas”, conta a produtora do filme, Marianna Brennand Fortes...

Louvação, um dos sucessos de Gil, tem parceria restabelecida e o compositor é de Juazeiro.


Edy Star com Raul Seixas pouco antes da morte do roqueiro.


Na última quinta-feira,em Brasilia, com Zeca Baleiro

O Primeiro álbum de Gilberto Gil, lançado em 1967 pela gravadora Philips, Louvação está sendo reposto em catálogo – em edição (antiga) programada para voltar ao mercado fonográfico em abril deste ano de 2017 pela Universal Music – 50 anos após o lançamento original. Uma curiosidade: o parceiro de Gil na composição que dá título ao álbum é um Juazeirense, Edy Star. Nascido em Juazeiro em 1938, fez uma carreira de sucesso com Raul Seixas, que produziu seu primeiro compacto. Em 1971 com Raul, Sérgio Sampaio e Miriam Batucada gravaram o disco “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista, apresenta sessão das 10”...

CANÇÃO PARA BEATRIZ DO COMPOSITOR JUAZEIRENSE MAURIÇOLA GANHA MASTERIZAÇÃO INTERNACIONAL

Visivelmente emocionado o cantor e compositor juazeirense Maurício Dias Cordeiro participou do programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (06) para informar que amanhã, sexta-feira (09) véspera do primeiro ano do assassinato de Beatriz Angélica Mota estará entregando aos pais de “Bia” a canção que fez em homenagem à criança de 07 anos que foi morta em 10 de dezembro do ano passado no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Petrolina.

Segundo Mauriçola, o CD terá replicagem inicial de mil cópias que serão doadas para algumas entidades filantrópicas que proverão sua venda, constando 12 músicas, entre elas "Uma canção para Beatriz" arrebatadora criação do compositor autor do projeto...

Cantor e compositor Nilton Freittas participa do Projeto Coladera, em Salvador

Num momento que o cantor e compositor Nilton Freittas ascende um novo momento em sua carreira, ele  é uma das atrações do Projeto Coladera, que chega à Bahia, nesse final de semana. Ele participa do show junto com os também cantores Jota Veloso e Gerônimo.  Além de shows musicais, acontece também o lançamento do filme Égun. Em Salvador, o projeto acontece sexta-feira, 09 de setembro, no Casarão do Lord, no Pelourinho.

O projeto realiza a mistura de identidades culturais de Países de influência Ibérica, com Língua Portuguesa. O Coladera foi criado pelo guitarrista português João Pires e pelo violinista Mineiro Vitor Santana, apresentando a reunião musical dos dois. Realizados pela Maurício Pessoa Produções, os encontros inauguram a iniciativa cultural Casa do Mar, empreendida por artistas e intelectuais brasileiros e ibero-americanos...

Escritório da dupla Fernando e Sorocaba lança nacionalmente música do compositor Manuca Almeida

O escritório FS – da dupla Fernando e Sorocaba acaba de lançar um novo artista, mas com uma estrada já bem consolidada. Renato Vianna foi o vencedor da última edição do The Voice Brasil e é uma grande promessa na música brasileira. Já bem conhecido pela sua bela voz e seus inúmeros acessos nas redes sociais, Renato acaba de lançar seu trabalho AÇUCAR, música romântica de Ivo Mozart, Lucas Sousa e do juazeirense Manuca Almeida. Manuca Almeida é compositor e   tem no seu curriculum mais de 260 músicas gravadas. É um dos compositores da música Esperando na Janela juntamente com Raimundinho e Targino Gondim, música essa que levou o Grammy latino de melhor música em 2001, também Pop Zen Gravada por Ivete Sangalo, Lampirônicos, Família Caymmi e Arnaldo Antunes. Manuca Almeida tem músicas gravadas por   Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Dominguinhos, Família Caymmi, Arnaldo Antunes, Margareth Menezes, Fala Mansa, Roberto Leal, Trio Nordestino, Rio Negro e Solimões e muitos outros. O compositor também tem músicas em filmes e trilhas de 19 novelas. Agora é esperar para ver o resultado desse novo trabalho. ..

Cantor e compositor Fagner faz show de encerramento do IV Festival Internacional de Sanfona

O show de encerramento do IV Festival Internacional da Sanfona, no próximo dia 16 de julho, na Orla Nova de Juazeiro – BA, será com o cantor cearense Fagner. Com 40 anos de carreira e colecionador de sucessos, como 'Revelação,' "Eternas Ondas" e 'Jardim dos Animais', Fagner ficou mais conhecido do público brasileiro, e em particular entre os sanfoneiros, depois de ter gravado grandes discos ao lado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com Gonzaguinha o álbum já clássico, ABC do Sertão, e de ter vencido um festival de música com a canção de Dominguinhos e Manduka,  'Quem Me Levará Sou Eu'.

Dono de um vasto repertório e de uma voz que encanta várias gerações, ele se apresenta à beira do rio São Francisco, mostrando músicas conhecidas do público, canções do seu 37º álbum, 'Pássaros Urbanos' e dividindo o palco com os instrumentistas Targino Gondim (curador do evento), Murl Sanders (EUA), Cathie Travers (Austrália), Chico Chagas e Edglei Miguel. Os shows da noite começam às 19h, com  sanfoneiros conhecidos da cena regional...

Execução de Boato Ribeirinho na novela Velho Chico emocionou ribeirinhos e compositores

Boato Ribeirinho
Clique na imagem acima para assistir a exibição

Quem assistiu a novela global “Velho Chico”, na noite desta segunda-feira (13), se emocionou. A interpretação de Christiane Torloni, com acompanhamento do sanfoneiro Chambinho, ouviu um verdadeiro grito de socorro do Rio São Francisco.

A poesia do Juazeirense Wilson Duarte, que tem parceria musical de Nilton Freitas e Wilson Freitas, mexeu com a emoção dos ribeirinhos...

Secretária de Educação de Petrolina homenageia o cantor e compositor Geraldo Azevedo

 
Ao completar 50 anos de carreira, o cantor e compositor petrolinense, Geraldo Azevedo recebeu homenagens da Secretaria Municipal de Educação, que entregou uma placa de reconhecimento ao artista, durante a solenidade de entrega do título Doutor Honoris Causa, no auditório da UPE, consolidando a programação do 3º Clisertão.
 
A Secretária de Educação, Gilmara Lacerda, entregou a placa de reconhecimento, durante a cerimônia, ao compositor, seguindo a formalidade das representações de Instituições de Ensino Superior da região: Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade de Pernambuco, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano e da Universidade do Estado da Bahia.
 
Gilmara Lacerda destacou que, tanto nas Universidades quanto nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, a obra do cantor tem sido objeto de estudo nas disciplinas como língua portuguesa, literatura, história e geografia. "O trabalho de Geraldo Azevedo tem sido fonte de inspiração para todos nós ribeirinhos e estímulos para variadas criações artísticas na região e no Brasil". Disse a secretária.
 
Logo após as homenagens, o artista regional participou do lançamento da biografia "Um Geral-do Brasil: histórias de um menino ribeirinho", produzida pelos Professores, Joelma Reis, Ricardo Bitencourt e pelos Jornalistas Emanuel Andrade, Jota Menezes e Edilane Ferreira. O trabalho organizado pelo professor da Uneb, Dr. Juracy Marques, foi registrado no evento que culminou com o show e sessão de autógrafos, no Centro de Cultura João Gilberto.
..

FORASTEIROS Que acreditaram, acreditam, investiram, investem, fizeram e fazem muito por Juazeiro!

Alguns setores da oposição, estão se insurgindo contra os "não nascidos aqui" ou "filhos sem pedigree" "forasteiros" como bradam, nesta semântica tacanha de tamanha "burrice".

Antigamente, ou ainda nos dias de hoje, gerentes de banco (principalmente o do Brasil) delegados, juízes, chefe da receita, assim que botavam o pé aqui, nossa câmara tratava logo de conceder título de cidadania... muitos iam logo embora e "adeus ingrata", nunca mais...

Afirmo, como juazeirense nativo da gema que, conheço muitos filhos bem-nascidos aqui que só tiraram proveito do poder público, enriqueceram sem dá um "prego numa barra de sabão", não construíram nada, sequer geraram algum emprego.....