Foram encontrados 2010 registros para a palavra: nacional

Praias da Bahia são certificadas internacionalmente por gestão ambiental

Duas praias, a de Nossa Senhora do Guadalupe, na Baía de Todos-os-Santos, e a de Guarajuba, no Litoral Norte, receberam o selo Bandeira Azul 2019/2020 - uma certificação internacional que atesta a qualidade das condições de balneabilidade das praias em todo o mundo. A decisão foi tomada em uma reunião na Dinamarca.

O processo de análise envolveu a apreciação por um júri internacional, mas antes disso houve uma avaliação de um operador nacional e um júri nacional. Os pontos avaliados para a certificação incluíam 34 exigências divididas em quatro diferentes setores: gestão ambiental, segurança e serviços, qualidade da água e educação ambiental...

Bahia e Botafogo, Flamengo e Internacional, São Paulo e Goias movimentam Campeonato Brasileiro de Futebol nesta quarta (25)

O Internacional encara o Flamengo nesta quarta-feira (25), às 21h30min, no Maracanã. O duelo é válido pela 21ª rodada do Brasileirão. Líder do Campeonato Brasileiro, o Flamengo vive uma lua de mel com a torcida. Nesta quarta-feira, a equipe recebe o Internacional, pela 21ª rodada, com casa cheia no Maracanã. E uma vitória dará uma marca histórica para a equipe de Jorge Jesus.

Ao vencer o Cruzeiro, no último sábado, o Rubro-Negro chegou ao sétimo triunfo seguido e ultrapassou o feito do time de 1982. Caso derrote o Internacional, o time de Jorge Jesus vai empatar com o Cruzeiro, que em 2003 e 2013 conseguiu a mesma marca...

Mais de 30 atletas vão representar Juazeiro na etapa nacional dos Jogos da Juventude em Santa Catarina

Após a finalização das competições das etapas estadual e regional dos Jogos Escolares da Juventude 2019, 32 atletas de Juazeiro foram campeões e vão representar o município na etapa nacional dos Jogos, que acontece de 16 a 30 de novembro em Blumenau, Santa Catarina.

Os atletas de Juazeiro vão disputar com estudantes de todo o país nas modalidades de Atletismo, Luta Olímpica, Xadrez, Vôlei de Dupla e Tênis de Mesa. O aluno Pedro Henrique de Lima da Escola Municipal Dinorah Albernaz, vai concorrer em Santa Catarina em duas provas: Lançamentos de Dardos e Disco. “Estou muito feliz por ter sido campeão na Bahia e agora vou representar Juazeiro e a minha escola na etapa nacional. Quero muito trazer a medalha de ouro e estou treinando muito para isso”, disse o atleta...

Evento nacional debate tecnologia e mercado de frutas no país

 

De 30 de setembro a 4 de outubro, Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) receberão um dos maiores eventos voltados para o debate sobre as tecnologias e mercado de frutas no país: o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF). Com o tema “Fruticultura de precisão: desafios e oportunidades”, o evento traz uma programação robusta, com 60 eventos técnico-científicos, entre minicursos, conferências, mesas-redondas, palestras e visitas a fazendas e centros de pesquisa da Embrapa na região...

livro da Codevasf vira referência nacional

O engenheiro agrônomo Rodrigo Vieira Franco, funcionário da 6ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Juazeiro, no norte da Bahia, lançou na FENASAN- Feira Nacional de Saneamento, realizada este mês em São Paulo, um livro com o título "Manual de Válvulas Hidráulicas".

De acordo com o engenheiro "o lançamento na feira foi um sucesso, o local estava lotado e o material esgotou rapidamente". Este livro já havia sido lançado em junho na sede da Codevasf em Brasília (DF), e em outros lugares como: Universidade Federal do Recôncavo em Cruz das Almas (BA) e no Instituto Federal de Pernanbuco - IFPE Recife (PE).

Durante recente participação de Rodrigo em um curso de transientes hidráulicos, realizado em São Paulo, um instrutor que participou do evento, fez uma análise da obra junto à AESABESP - ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). A entidade abriu, então, o espaço para o seu lançamento durante a FENASAN, considerada a maior feira de saneamento da América Latina. No dia 18 deste, o manual foi lançado no CONBEA, em Campinas (SP).

Segundo Vieira, o material é o resultado da compilação de catálogos técnicos e experiências de vários colegas e amigos da área de hidráulica, saneamento e irrigação, e teve como objetivo servir de orientação para os profissionais destas áreas, de modo a facilitar o uso destes dispositivos, pois havia uma lacuna na bibliografia lusófona a respeito.

"O manual dá um entendimento generalizado do que é uma válvula hidráulica, como funciona, modelos, características, e tem sido bem recebido pela Academia, por técnicos brasileiros e até por profissionais estrangeiros, embora seja o único escrito em português sobre o assunto", afirma o autor.

O livro havia sido pré-lançado no seminário Brasil/Espanha em Fortaleza (CE) e desde lá está tendo uma repercussão positiva, tanto que foi tema de uma reportagem na Revista holandesa especializada "Valve Word", a maior referência sobre válvulas do mundo.

Rodrigo afirma que nunca imaginou que o livro organizado com o apoio fundamental da Codevasf tivesse tanta repercussão, pois foi produzido de forma despretensiosa. Segundo ele "estamos tendo uma grande procura, pois até mesmo os laboratórios de hidráulica de várias universidades do Brasil estão pedindo o livro da Codevasf para ser utilizado como referência".

Ele salienta que "foi uma ação ímpar da Codevasf, principalmente através da diretoria e toda a equipe da Área de Irrigação (AI), que teve a iniciativa de viabilizar a publicação. Também foi fundamental o empenho e profissionalismo da equipe da Biblioteca Geraldo Rocha, além de tantos outros amigos e colega".

Rodrigo Vieira conclui que "tendo em vista os resultados positivos obtidos até agora, já pensamos em quanto mais ainda poderíamos evoluir".

O Manual de Válvulas Hidráulicas está disponível para retirada na biblioteca Geraldo Rocha, na sede da Codevasf em Brasília (DF), no endereço SGAN 601, Conj. I. - Ed. Dep. Manoel Novaes - Telefone: (61) 2028-4611. O horário de funcionamento é das 8h às 17h30min...

HU participa de campanha internacional de segurança do paciente

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2,6 milhões de mortes acontecem por ano em países de baixa e média renda devido a cuidados de saúde não seguros. Para evitar que pacientes continuem sendo prejudicados, a organização está concentrando a atenção global na questão da segurança do paciente e lançando uma campanha de solidariedade no primeiro Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro.

O Hospital da Universidade do Vale do São Francisco (HU-Univasf), junto a toda rede Ebserh, aderiu à campanha e realizou uma série de atividades, entre os dias 16 a 19 de setembro, com o propósito de fortalecer uma cultura de segurança na unidade, diminuindo os riscos no cuidado aos pacientes. O hospital também aderiu ao slogan da campanha mundial: “Fale pela Segurança do Paciente” (Speack up for Patient Safety)...

PRF participa da Semana Nacional do Trânsito em Pernambuco

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, na quarta-feira (18), a participação na Semana Nacional do Trânsito 2019 em Pernambuco. O principal objetivo da ação é conscientizar motoristas e passageiros sobre o papel de cada um na promoção da segurança viária e na redução da violência no trânsito.

Na quinta (19) e sexta-feira (20), a PRF participa da XIX Feira de Educação de Trânsito, que este ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. A ação é uma parceria entre o DETRAN/PE e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. Entre as atividades previstas para esse período, estão a conscientização de infrações graves, como a embriaguez ao volante, a falta do cinto de segurança e o uso irregular de motocicletas, além de ações integradas de educação para o trânsito...

Semana Nacional de Trânsito tem início com palestras no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães

                       

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), deu início à Semana Nacional de Trânsito nesta quarta-feira (18), levando palestra e apresentações teatrais para os alunos do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. Os estudantes assistiram apresentações teatrais da ‘Trupe Eduke’, que abordou temas como: uso do capacete, respeito ao pedestre, travessia na faixa, o respeito às indicações do semáforo e não beber ao dirigir.

Em seguida teve uma palestra com o gerente de trânsito da CSTT, Marcos Passos, que abordou sobre as principais causas de acidentes de trânsito e suas consequências. “De acordo com as estatísticas, o maior número de vítimas de acidentes de trânsito são jovens de 15 a 29 anos, por isso realizamos a nossa abertura aqui no Colégio Modelo para dialogar diretamente com esse público jovem”, esclareceu Marcos Passos...

Semana Nacional de Trânsito terá palestras e blitzs educativas nas ruas de Petrolina

O mês de setembro está repleto de atividades de conscientização aos motoristas, ciclistas e pedestres de Petrolina. É que a prefeitura lançou na quarta-feira (18) a programação da 'Semana Nacional de Trânsito' que segue até a próxima quarta-feira (25).

Durante o lançamento da programação no Sest/Senat, o diretor presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), Edilson Leite, lembrou que as ações educativas são realizadas durante todo o ano. "É importante saber que essa programação acontece durante todo o ano, mas por uma questão simbólica elas são intensificadas no mês de setembro. Aumentamos, principalmente, as ações educativas trabalhando ainda mais com a valorização da vida e as atitudes que podem mudar a realidade no trânsito", disse...

Internacional e Athletico-PR decidem título da Copa do Brasil e vencedor leva R$ 52 milhões

Chegou o dia da decisão. Internacional e Athletico-PR disputam, nesta quarta-feira, os últimos 90 minutos da Copa do Brasil. O rubro-negro paranaense tem a vantagem do empate, após ter vencido o primeiro jogo do duelo, quarta passada, por 1 a 0, para levantar a taça e se tornar o primeiro brasileiro classificado para a Libertadores de 2020. 

Os gaúchos ficam com o título no tempo normal vencendo por dois ou mais gols de diferença. Se o Inter vencer por um gol, a Copa do Brasil será decidida nos pênaltis. A vitória na final vale R$ 52 milhões. O vice ganha R$ 21 milhões. O Internacional, campeão em 1992, busca seu segundo título. Já o Athletico vai atrás de uma conquista inédita. Na única vez na final, em 2013, o time foi derrotado pelo Flamengo...

CSTT divulga programação da Semana Nacional de Trânsito 2019

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de Juazeiro realiza a partir desta quarta-feira (18), atividades educativas em alusão à Semana Nacional de Trânsito (SNT). Comemorada anualmente de 18 a 25 de setembro, a SNT é mais uma estratégia do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para diminuir os índices de acidentes. O tema definido pelo CONTRAN para esse ano é ‘No trânsito, o sentido é a vida’.

De acordo com o diretor-presidente da CSTT, Damião Medrado, com a intensificação das campanhas educativas que estão sendo realizadas em Juazeiro já é possível perceber os resultados. “No 1º semestre de 2018 foram registrados 568 acidentes e no mesmo período desse ano o número caiu para 509. Ainda temos que melhorar, mas já é uma importante vitória”, destacou.

Confira abaixo a programação da Semana Nacional de Trânsito da CSTT este ano:..

Semana Nacional do Trânsito será lançada nesta quarta com ações educativas em Petrolina

Começa nesta quarta-feira (18), em Petrolina, a Semana Nacional do Trânsito que tem como objetivo chamar atenção da sociedade para os cuidados a serem tomados nas ruas da cidade. As ações da prefeitura serão coordenadas pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) e a ideia é intensificar atividades educativas para assim reduzir o número de acidentes.

A programação será lançada nesta quarta-feira (18) às 8h30, no Sest/Senat. As ações já estão sendo desenvolvidas desde o início do mês de setembro e seguem até o próximo dia 25.  Entre as atividades desenvolvidas pelas equipes da Ammpla estão palestras e blitzs educativas nas principais avenidas da cidade...

Gonzaga Patriota participa de Sessão Solene em homenagem à Semana Nacional do Trânsito

Em alusão à Semana Nacional do Trânsito, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (17), uma sessão solene. Na ocasião, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) lembrou que é autor do Projeto de Lei (PL Nº 6.046/2005) que institui o Dia Nacional dos Agentes da Autoridade do Trânsito. A data é comemorada em 23 de setembro, dia que coincide com a instituição do Código de Trânsito Brasileiro e com as comemorações da Semana Nacional de Trânsito.

O socialista ainda destacou a importância do Código de Trânsito para o Brasil. "Em 1992 o Itamar Franco, assumindo a presidência, me chamou para ser o Ministro de Trânsito. Naquela época, o Brasil tinha 10 milhões de veículos e morriam 65 mil pessoas por ano, talvez pela falta do Código de Trânsito, falta de educação e a gente ajudou a fazer o Código de Trânsito e esse código foi feito, obviamente, copiando coisas boas de vários países", recordou...

OPO Dom Malan realiza CAMPANHA NACIONAL DE INCENTIVO A DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS 2019

Neste Setembro Verde, a Organização de Procura de Órgãos do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está realizando mais uma edição da Campanha Nacional de Incentivo a Doação de Órgãos e Tecidos. As ações tiverem início na primeira semana do mês e seguem até o dia 30.

Entre as atividades estão: Divulgação in loco no Hospital Universitário e HDM do processo de doação; Treinamento com as equipes multiprofissionais dos Hospitais Memorial, Neurocárdio, Unimed, HU-UNIVASF e Dom Malan; Ação  educativa com a comunidade em uma escola do município, em parceria com a Secretaria de Saúde; Curso de Habilitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica (ME); e Missa em Ação de Graças às Famílias Doadoras...

REPORTAGEM NACIONAL ACUSA QUE PRODUÇÃO DO SUPER MOSQUITO DA DENGUE DESPREZOU NORMAS DE SEGURANÇA E COLOCA POPULAÇÃO DE JUAZEIRO E JACOBINA EM RISCO

Uma reportagem assinada por  Cida de Oliveira, da Rede Brasil Atual acusa de "Irresponsabilidade da CTNBio ter produzido ‘super mosquito’ da dengue. Segundo a reportagem estudo aponta que cruzamento entre Aedes comum e transgênico, no interior da Bahia, Jacobina e Juazeiro resultou em um híbrido que pode ser mais nocivo à saúde e ao ambiente. 

Confira na integra reportagem:..

Agricultura familiar marca presença em encontro internacional Brasil-Alemanha

A agricultura familiar da Bahia está presente na 37ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), o mais importante evento focado nas relações entre os dois países, que teve início neste domingo (15) e segue até esta terça-feira (17), no Centro de Convenções, em Natal, Rio Grande do Norte. 

No estande do Governo do Estado da Bahia, produtos como os chocolates da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, doces e cerveja de umbu da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc),  Banana da Terra Chips, da Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), e o mel da Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), de Ibotirama, mostram a potencialidade do rural baiano. ..

Experiências de Escolas famílias Agrícolas são demonstradas durante I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância 

Tendo o Clima e Água como tema gerador, experiências pedagógicas desenvolvidas por 12 Escolas Famílias Agrícolas da Bahia foram apresentadas no primeiro dia (11) da I Conferência Nacional da Pedagogia da Alternância, que acontece em Salvador, BA, até o dia 13 deste mês. As exposições fizeram parte do Painel "Educação e Comunicação para a Convivência com o Semiárido, tendo o Clima e água como tema gerador na Pedagogia da Alternância", reunindo mais de 300 conferencistas do Brasil, Portugal, Uruguai, Espanha e Argentina, que são membros da Associação Internacional de Movimentos Familiares Rurais (AIMFR).

Biblioteca, tenda do conhecimento, banco virtual de dados, tecnologias sociais estavam entre as experiências desenvolvidas pelas Escolas e que foram apresentadas ao longo do dia 11. "Os  temas eram tradados de forma superficial. A partir da discussão com os estudantes foi possível demonstrar o potencial que eles tem a oferecer", uma oportunidade de aprofundar sobre a temática da água e do clima, afirmou a monitora da Efa de Brotas de Macaúba, Adeane Campos Araújo. Ela diz ainda que "percebemos que temos muito a avançar neste âmbito. A gente abriu o caminho para que haja uma discussão mais aprofundada sobre esse tema", concluiu...

Profissionais do HDM comemoram resultado do Simpósio Internacional de Oncologia Pediátrica do IMIP

A oncologista pediátrica do Hospital Dom Malan, Michelle Ribeiro, e a pediatra e diretora de atenção à saúde, Tatiana Cerqueira, participaram, no final de agosto, do Simpósio Internacional de Oncologia Pediátrica do IMIP, que aconteceu no Recife. O evento, comemorativo aos 25 anos da oferta do serviço no Instituto, contou com a participação dos principais centros oncológicos do país e do St. Jude Children's Research Hospital.

"O St. Jude é um hospital americano, referência mundial no tratamento do câncer infantil. Há anos eles fizeram um projeto voltado a países pobres ou que ainda não tinham tratamento específico para o câncer infantil, ou o tinham de forma precária, e o primeiro contemplado na América Latina foi o IMIP. Então, desde essa época ele é nosso parceiro", esclarece a Dra. Michelle...

Pilar de programa de Moro, Força Nacional custou R$ 167 milhões em 2018

Pilar central do programa de redução da violência do ministro Sergio Moro, a Força Nacional de Segurança Pública, conjunto de agentes enviados pelo governo federal para resolver crises de segurança, custou R$ 167 milhões no ano passado. Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que esses agentes atuaram em 46 operações no ano passado (39% a mais que em 2017), sobretudo em ações na fronteira do país, em policiamento ostensivo e no controle ambiental.

Pesquisadores da área afirmam que o envio dos agentes pode ser positivo em casos pontuais, mas não resolvem o problema da criminalidade nas áreas em que atuam. Criada em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública é um convênio entre estados e governo federal. Os estados cedem peritos, bombeiros e policiais civis e militares, e continuam pagando seus salários (os agentes cedidos recebem também diárias do governo federal).

Em troca, os estados podem requisitar esses agentes em casos de crise, como ataques do crime organizado ou greves policiais. Também ganham em troca viaturas e armamentos que forem comprados durante a atuação da Força naquele estado. No ano passado, 2.050 agentes foram mobilizados para a Força Nacional. O governo federal gastou R$ 155,8 milhões apenas com diárias pagas aos agentes convocados, o que dá, em média, um bônus mensal de R$ 6.335 no salário de cada um. 

Só a ação da Força no Rio de Janeiro, que trabalhou com o reforço do policiamento no estado, custou boa parte desse orçamento, em 2018 --36,8% do gasto total. No mês passado, o ministro Sergio Moro anunciou um plano de segurança que prevê enviar o efetivo federal a cidades violentas.

Batizado de Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta Em Frente, Brasil, o plano de Moro escolheu cinco cidades-piloto em cada região do país, de porte médio e com alto índice de violência: Goiânia, Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PR). Outras cidades devem ser incluídas a partir do ano que vem.

O governo mandou cem agentes da Força Nacional de Segurança para cada um desses locais por quatro meses, a maior parte para atuar com a Polícia Militar local, no trabalho ostensivo, e outra parte com investigações. Cada município receberá verbas e equipamentos. O custo dessa fase inicial será de R$ 20 milhões.

Guaracy Mingardi, ex-subsecretário Nacional de Segurança Pública, afirma que "num curtíssimo prazo, ajuda, e pode ser que resolva se ficar apenas nessas cinco cidades. Mas é pouca gente e muito dinheiro", diz ele, citando o fato de que, se o governo envia 200 agentes, só trabalham 50 homens em cada turno (uma vez que a jornada é de 12h de trabalho por 36h de descanso).

"É um paliativo. Melhor enviar a Força Nacional que o Exército. Mas no dia a dia tem que ser polícia na área, que conhece bem a região", diz ele. O fato de os agentes não terem vínculo com o terreno em que vão atuar e não conhecerem as dinâmicas da criminalidade de cada região é uma das maiores críticas à atuação da Força no longo prazo.

Isabel Figueiredo, que também trabalhou na Secretaria Nacional de Segurança Pública, afirma que a Força "é uma resposta muito mais simbólica do que uma iniciativa com resultados concretos."  "Uma resposta que deveria ser exceção, você resolve o problema e volta, está virando regra. A Força não é de permanência. Quando você coloca ela como um dos alicerces centrais do programa de redução da criminalidade violenta, tem primeiro um problema de premissa, que é apostar na repressão."

Os analistas citam ainda um "desconforto" dos policiais locais com a presença da Força, "porque eles têm outra cultura, outra formação, outro salário, e se sentem desvalorizados. Em vez de dar treinamento, melhores condições de trabalho, salários melhores, você traz um cara de fora, que não conhece o cenário, e que ainda pode ficar com o mérito se a ação der certo", afirma Figueiredo.

Para o ex-ministro da Segurança Pública Raul Jungmann, a Força Nacional tem uma contribuição relevante, mas seu efeito é limitado. "O contingente é temporário, não tem doutrina, disciplina, um conjunto de valores. Há uma baixa institucionalidade. Deveria evoluir para uma guarda nacional permanente, com efetivo permanente, algo que ficasse entre as forças de segurança estaduais e as Forças Armadas", sugere...

UNEB realiza Encontro Internacional de Alfabetização de Jovens e Adultos

O VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA), promovido pela UNEB, por meio do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), prorrogou o prazo para inscrições de trabalhos até o dia 30 de setembro.

Os interessados em submeter trabalhos (ver regras) devem realizar inscrição online . Aqueles que desejam participar como ouvintes podem realizar inscrição até o dia do evento. O encontro acontece nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e abordará o tema A educação como prática da liberdade: O legado de Paulo Freire na contemporaneidade...