Foram encontrados 1149 registros para a palavra: Nem

Eleitor que não votou nem justificou no 1º turno pode ir às urnas no domingo

O eleitor que não votou nem justificou a ausência no primeiro turno das eleições poderá ir às urnas normalmente neste segundo turno, marcado para amanhã (30). Eleitores de 57 municípios voltarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos.Caso o eleitor não esteja no seu domicílio eleitoral, poderá comparecer a um posto de justificativa no dia da votação e apresentar o Requerimento de Justificativa. O formulário pode ser impresso diretamente no site do Tribunal Superior Eleitoral.O eleitor terá de preencher o formulário e assiná-lo na presença de um mesário.

Para isso, é necessário ter em mãos o título de eleitor e também apresentar um documento de identificação oficial com foto. Quem não apresentar a justificativa no dia da votação tem 60 dias para fazê-lo, prazo que vai até 29 de dezembro.Os eleitores que estiverem no exterior no dia da eleição terão até 30 dias, contados da data do retorno ao Brasil, para apresentar a justificativa.Quem não votou nem justificou a ausência no primeiro turno tem até 1º de dezembro para fazê-lo. Nesse caso, o requerimento poderá ser entregue em qualquer cartório ou posto de atendimento ou encaminhado, via postal, ao cartório da zona eleitoral onde o eleitor for inscrito. ..

Inep faz plantão de atendimento para tirar dúvidas de participantes do Enem

A menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos podem tirar dúvidas sobre a realização das provas pelo telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h às 20h (horário de Brasília), diariamente. O serviço funcionará normalmente no fim de semana e no feriado de Finados, na próxima terça-feira (2).

Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 brasileiros farão as provas – é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada apenas pela de 2014, que registrou 8,7 milhões de inscritos...

Mais de 3,3 milhões de estudantes ainda não acessaram o local de prova do Enem

Até a manhã de hoje (27), 3.384.940 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não tinham acessado o cartão de confirmação de inscrição no exame, que contém o local de prova, de acordo com balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acesso é de responsabildade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto com antecedência para evitar atrasos no dia da prova que, neste ano, será nos dias 5 e 6 de novembro.

O cartão está disponível pela internet, naPágina do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. De acordo com o Inep, responsável pelo exame, 5,2 milhões do total de mais de 8,6 milhões de candidatos já sabem onde farão as provas. O número equivale a mais de 60% dos candidatos...

AGU diz que poderá cobrar Enem dos estudantes em escolas ocupadas

A  Advocacia-Geral da União (AGU) diz que poderá cobrar os prejuízos aos cofres públicos causados pela ocupação de unidades de ensino programadas para receber a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com nota divulgada pelo órgão.

De acordo com o último balaço do Ministério da Educação (MEC), 182 locais de prova estão ocupados por estudantes em protesto contra a Medida Provisória do Novo Ensino Médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que estabelece um limite de gastos para a União para os próximos 20 anos.

O MEC deu prazo até 31 de outubro para os estudantes deixarem os locais. Caso isso não ocorra, o exame será cancelado nessas escolas e institutos federais. Segundo a pasta, cerca de 95 mil candidatos poderão ser afetados...

Segurança do Enem terá coleta de digitais e fiscalização de lanche

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8,6 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades. A segurança de um exame desse porte contará pela primeira vez com coleta de dado biométrico dos participantes, além disso, até mesmo os lanches dos candidatos serão vistoriados. Neta semana, o Ministério da Educação detalhou em entrevista à imprensa a logística do exame. Serão impressas 18 milhões de provas, que estaraão em 77 mil malotes com lacres eletrônicos que registram o momento exato em que foram abertos. No Enem de 2016, haverá a coleta de impressões digitais dos participantes. “Isso irá se traduzir em maior segurança. A Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa”, explica a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. A coleta será feita no dia do exame e, caso haja suspeita, a conferência será depois pela Polícia Federal. O esquema de segurança conta ainda com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar objetos como celulares, objetos eletrônicos e outros que possam comprometer a lisura das provas. O envelope deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira. Candidatos que postarem fotos ou mensagens dentro dos locais de prova serão desclassificados. ..

Comunicado: Facape terá atividades interrompidas durante a realização do ENEM

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) informa que a instituição será cedida para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) durante os dias 05 e 06 de novembro. Portanto, as atividades que estavam previstas para essses dias serão reprogramadas.

 ..

AGU estuda cobrar Enem de estudantes que ocupam escolas

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que poderá cobrar os prejuízos aos cofres públicos causados pela ocupação de unidades de ensino programadas para receber a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com nota divulgada pelo órgão. O último balanço do Ministério da Educação (MEC) apontou que 182 locais de prova estão ocupados por estudantes em protesto contra a Medida Provisória do Novo Ensino Médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que estabelece um limite de gastos para a União para os próximos 20 anos. O MEC estabeleceu prazo até 31 de outubro para os estudantes deixarem os locais. Caso isso não ocorra, o exame será cancelado nessas escolas e institutos federais. Segundo a pasta, cerca de 95 mil candidatos poderão ser afetados.

Segundo a Agência Brasil, a AGU informou que a maior preocupação é com a própria realização do Enem, marcada para os dias 5 e 6 de novembro. A ideia é cobrar dos responsáveis o valor pago por cada nova prova aplicada. O Enem tem um custo de R$ 90 por participante. A AGU também estuda o ajuizamento de ações por eventual prejuízo ao patrimônio, caso seja constatada depredação das instituições de ensino. O órgão diz que, em conjunto com outros órgãos, vai trabalhar para identificar os responsáveis. Equipes de advogados públicos estarão de plantão até a realização do exame...

Mais de 40% dos inscritos no Enem já acessaram informações sobre local de prova

Cerca de 3,4 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acessaram as informações sobre local de prova, de acordo com balanço, divulgado hoje (21) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número corresopnde a 41% dos mais de 8,6 milhões de inscritos.

Os cartões de confirmação de inscrição estão disponíveis desde a quarta-feira (19) na internet, no site do Enem e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para acessá-lo é preciso informar CPF e senha...

Colégio Edson Ribeiro é número 1 em Juazeiro no ENEM

Completantando 70 anos de história, o tradicional Colégio Edson Ribeiro em Juazeiro tem motivos de sobra para celebrar. O colégio é número um no ENEM em Juazeiro. 

Com o lema Consolidando o presente e Construindo o futuro, o Edson Ribeiro já está com matrículas abertas e com teste para bolsas de 80%. Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 74 3611 7226..

Candidatos já podem consultar locais de prova do Enem 2016

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem consultar o local onde farão as provas, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O acesso ao cartão de confirmação de inscrição foi liberado nesta quarta-feira (19), e está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.Para evitar os já famosos atrasos, a recomendação é que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova, a orientação é chegar com antecedência ao local – os portões abrem uma hora antes do início do exame.

O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio...

Instalação de Parque Eólico em Juazeiro é tema de reunião entre engenheiros e Inema

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo intermediou, na semana passada, uma reunião entre engenheiros de Salvador e Recife e o Inema (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) para discutir a possível instalação de um parque de energia eólica na cidade. Um estudo já vem sendo desenvolvido desde 2011 e está em fase de busca da Licença Ambiental para dar continuidade.

De acordo com o engenheiro e gerente de projetos da empresa CASAFORTE ENERGIA, Eduardo Oertli já existem investimentos na região nos municípios de Sobradinho, Sento Sé e Campo Formoso. A empresa possui o Parque Vento da Serra Verde, na região do Salitre com potencial inicial estimado de 285 Mega Wats...

Paulo Bomfim e Isaac Carvalho se reúnem com os secretários de Infraestrutura e Saúde em Salvador

Na segunda-feira (17), o prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim e o prefeito Isaac Carvalho se reuniram com os secretários de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti e o de Saúde, Fábio Vilas-Boas, para tratar sobre melhorias na saúde e na infraestrutura de Juazeiro.

Acompanhados dos deputados estaduais Crisóstomo Lima (Zó), Raimundo Tavares (Bobô), e do assessor do deputado Roberto Carlos, Abenor Cardoso, Paulo e Isaac  solicitaram ao secretário, Marcus Cavalcanti, agilidade em obras fundamentais para melhorar a malha viária em Juazeiro, além da parceria em novas obras para o município. "Foram muito positivas as duas agendas em Salvador. Tratamos da segunda etapa da duplicação da BA 210, do Mercado do Produtor até o contorno de Sobradinho, do recapeamento asfáltico e recuperação da malha viária do Centro da cidade. A pauta com o secretário de Saúde foi a ampliação do Hospital Regional, o pagamento imediato dos funcionários, além de outras ações em parceria com o Estado, que vão melhorar a Saúde em Juazeiro", pontuou o prefeito eleito Paulo Bomfim...

EU PENSO ASSIM...“NEM SÓ DO PÃO VIVE O HOMEM...”

Eu venho, já há alguns dias, massificando um assunto que trata da ausência dos nossos dois clubes profissionais, a JUAZEIRENSE e o JUAZEIRO, na primeira e segunda divisão do campeonato baiano respectivamente, isso, nos meses que fecham o ano de 2016, deixando assim o nosso torcedor sem ver seus times. É bom frisar, que esses torcedores não estão lá tão preocupados em ir ao estádio prestigiar seus clubes. Os registros dos números são decepcionantes em relação aos ingressos. É também um assunto que venho focalizando e colocando interrogações sobre o porquê do não comparecimento de um bom número de torcedores ao nosso estádio. Ai, eu volto a perguntar: Será que são os jogos na TV às 16:00h? Ou será o horário dos nossos jogos que coincide com os da TELEVISÃO?

Por que isso vem acontecendo?..

Operação de Fiscalização do INEMA apreende pássaros silvestres em Juazeiro

Nesta segunda-feira (17) uma operação de fiscalização realizada pelo INEMA - Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos apreendeu no bairro Pedra do Lord, setenta e cinco animais do grupo passeriformes, nativos da região, dentre eles, as seguintes espécies: cardeal, azulão, sabiá, coleira, papa-capim, canários, caboclinho, curió, pássaro preto, trinca-ferro, bigode e outros.

Todos os animais estavam sendo criados em gaiolas, em regime de confinamento, o que caracteriza maus tratos, segundo a Lei Federal de crimes ambientais n° 9.605-98 e, de acordo com a Lei Estadual n° 10.431-06, que considera infração grave a criação em cativeiro, sem a devida autorização, seus responsáveis foram penalizados com Auto de Infração de Apreensão e de Multa, variando de R$ 500,00 a R$ 5.000,00 por animal...

MEC adia divulgação dos locais de prova do Enem

O cartão de confirmação com o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 não será divulgado nesta terça-feira (18), segundo o Inep. A previsão é de que eles sejam disponibilizados a partir desta quarta, de acordo com o instituto.

As informações estarão disponíveis pelo aplicativo do Enem do governo federal, pelo site http://enem.inep.gov.br/participante, e além disso, o ministério enviará e-mail aos inscritos. Assim como no ano passado, os cartões não serão impressos e só estarão disponíveis na versão digital...

MEC prorroga prazo para o último simulado do Enem

O prazo para fazer o último simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado para o dia 23 de outubro. As provas ficariam disponíveis somente até esse domingo (16). Agora, os estudantes têm mais uma semana para testar os conhecimentos. O simulado pode ser acessado na plataforma Hora do Enem.

Este é o quarto e último simulado que ocorre antes das provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O simulado ficará disponível para ser inicado até as 19h59 de domingo (23), no horário de Brasília. Com o horário de verão, os participantes devem verificar qual o horário limite na localidade onde estão...

Segunda Carta Aberta dos servidores da SEMA e INEMA na Bahia

2ª CARTA ABERTA À SOCIEDADE

Decorrido mais de um ano da publicação da primeira Carta Aberta, em agosto de 2015, os servidores da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), publicam a 2ª Carta Aberta à Sociedade onde alertam sobre os equívocos da política ambiental promovida pela atual gestão do Estado da Bahia e os ataques às suas garantias e conquistas trabalhistas. Este cenário tem como consequência, a fragilidade nos instrumentos de gestão ambiental e efeitos negativos sobre o meio ambiente, sobre os recursos hídricos e sobre a sociedade baiana...

Artigo - Cabeça de eleitor e bunda de neném...

Por mais que se pense que se conhece o eleitor, menos conhecimento existe. Uma velha expressão popular diz que ‘da cabeça de juiz (afirmando que os julgamentos são imparciais e que os resultados das sentenças são exclusivos do livre convencimento judicial) e bunda de neném ninguém pode antecipar o que virá’. O eleitor pode perfeitamente ser encaixado em uma dessas sequências, valorizando ainda mais esta máxima bastante utilizada quando não se conhece ou não tem certeza de algo.

Para muitos políticos e uma cambada de apoiadores de diversas cidades brasileiras os resultados nas urnas não condisseram com o que eles, até alguns minutos antes das apurações, estavam convictos que fosse acontecer, suas vitórias eleitorais. O inesperado se transforma em surpresa, misturada com decepção, desilusão e sentimento de traição. Um verdadeiro banho de água fria para os que tinham certeza de que seriam eleitos, seja pelo bom trabalho enquanto gestores ou legisladores para os que tentavam a reeleição, seja pela farta quantia gasta e até mesmo distribuída de maneira ilícita ou pelo comportamento das equipes de ‘marqueteiros’ do candidato. Ledo engano...

Juazeiro: Sindicatos da Polícia Civil se reúnem para pedir melhorias ao Governo do Estado

Sindicatos da Polícia Civil e Técnica do Estado da Bahia fizeram uma reunião na manhã desta quinta-feira (7), para cobrar melhorias nas condições de trabalho ao Governo do Estado da Bahia. O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Juazeiro, cidade do Sertão do São Francisco, onde as entidades realizaram ação conjunta para elaborar um Projeto de Lei que propõe novo Plano de Cargos e Salários para profissionais da área e reestruturação das carreiras. Outra reinvindicação são os salários atrasados a dois meses dos terceirizados da Polícia Técnica. O presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (Asbac Sindicato), Leonardo Fernandes, ressaltou a importância da ação conjunta: "As categorias estavam desunidas. Agora estamos lutando, de forma concreta, por pontos convergentes, em prol da ampliação de direitos". A melhoria nas condições de trabalho e nas instalações das delegacias foi um questionamento levantado pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC), Marcos Maurício. "Quando teremos uma delegacia digna para o atendimento à população e com condições de trabalho decentes na Bahia?", indagou o presidente, que cobrou respostas do governo estadual. De acordo com o artigo 144 da Constituição "às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incubem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais". Mas segundo representantes sindicais da Polícia Civil, em diversos casos as investigações são conduzidas por outras instituições, como a Polícia Militar. Também integraram a pauta conjunta de reivindicações a regulamentação da Lei Orgânica da Polícia Civil e a nomeação de concursados, dentre outros itens. ..

Começa hoje o quarto simulado online da Hora do Enem

A partir de hoje (8) os estudantes podem testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no quarto e último simulado disponível na plataforma Hora do Enem. O simulado poderá ser acessado até às 19h59 do dia 16 de outubro, na internet.

Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site e localizar o teste na aba de simulados. O Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro...