Foram encontrados 127 registros para a palavra: mama

JUAZEIRO: PACIENTE QUE LUTA CONTRA CÂNCER DE MAMA RECLAMA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Deficiente visual, diabética e realizando tratamento contra um câncer de mama em Salvador a juazeirense Luciene Nunes de Lima Santos, moradora da rua Harmonia e Amor, bairro Jardim das Acácias, procurou a nossa reportagem para desabafar a sua insatisfação contra a Secretaria Municipal de Saúde, mais especificamente contra a Casa Abrigo na capital baiana que recebe os pacientes do TFD – Tratamento Fora de Domicílio.

“Dia 26 de março fiz a última consulta em Salvador e a médica botou o retorno agora para setembro, mas eu teria que realizar o exame em junho no Aristides Maltez, cheguei na Secretaria de Saúde e eles não liberaram a passagem e disseram que eu tinha que fazer o exame aqui. Fiz, não sei nem se a médica vai aceitar, vou perder o retorno porque colocaram uma moça lá para marcar as consultas e ela alega que não está conseguindo e dizem que só tem vaga em outubro” explicou a denunciante...

Mês da amamentação continua e GAMP convida para "Mamaço" na sexta (24)

O Grupo de Apoio às Mães de Prematuros do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está dando continuidade às ações do "Agosto Dourado". Ontem quarta-feira (22), foi realizada um ciclo de palestras com uma equipe multiprofissional.

A atividade começou com a fala da fisioterapeuta e idealizadora do GAMP, Juliana Benevides, sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) do Ministério da Saúde, da qual o HDM faz parte: "Neste momento ressaltamos a importância do aleitamento materno exclusivo e ressaltamos que o hospital mantém o Selo Amigo da Criança há mais de 20 anos, justamente por respeitar a prática dos 10 Passos para a Amamentação"...

MASTOLOGISTA DO IMIP FALA SOBRE AUMENTO DOS CASOS DE CÂNCER DE MAMA EM MULHERES ABAIXO DOS 40 ANOS

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), houve um aumento de casos de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos. Em entrevista recente ao programa Bom Dia Pernambuco, da Globo, a coordenadora do serviço de Mastologia do IMIP, doutora Isabel Pereira, explicou que um dos principais problemas para o enfrentamento à doença é de que ainda não é possível saber o que causa o câncer de mama.

"Na verdade, não se sabe a causa, mas a gente sabe que 6% dos cânceres de mama ocorrem abaixo dos 40 anos. E talvez essa porcentagem seja ainda maior", alertou a especialista, acrescentando que o aumento de pesquisas na área busca entender justamente o que causa a doença. ..

O Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega a Itapé

Começa nesta sexta-feira (15) em Itapé, Região de Itabuna, a ação do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. Programa itinerante da Secretária da Saúde do Estado (Sesab) vai realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de Câncer de mama, em 636 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos deste município.

A unidade móvel, dotada de mamógrafos de última geração, estará estacionada na Praça Fenelon Santos, nas proximidades do Posto Central, no período de 15 a 20 deste mês. Para ser atendida, a mulher deve levar um documento de identidade, o Cartão do SUS e um comprovante de endereço. O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até 18h...

Sesi/PE oferece mais de mil exames de mama e próstata gratuitos em Petrolina

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) oferece, a partir de hoje (21), 1.050 exames gratuitos de prevenção aos cânceres de mama e próstata em Petrolina. Ao todo, serão 600 exames de próstata e 450 de mama. Os dias 21, 22 e 28 serão dedicados às mulheres; já nos dias 23, 24, 29 e 30 de maio será a vez dos homens se cuidarem. Serão distribuídas 150 fichas por dia. Os atendimentos serão de 8h às 13h. Mais informações pelos telefones 0800.600.9606 ou (87) 3861.1369.

“Essa ação faz parte do compromisso social do SESI/PE em promover a qualidade de vida da população, especialmente do trabalhador da indústria. Por isso, temos atuado firmemente em facilitar o acesso de homens e mulheres aos exames necessários para obter um diagnóstico precoce do câncer de próstata e mama, que aumenta as chances de cura em 90% e reduz as sequelas do tratamento”, afirma o superintendente da entidade, Nilo Simões. A meta da entidade é chegar a 27 mil exames em Pernambuco até o final do ano. Até a semana passada, o Sesi realizou mais de 800 exames de mama e próstata em Araripina...

Câncer de Mama: Ivete Sangalo lança mais uma campanha para as mulheres do Vale do São Francisco

Para ajudar as mulheres do Vale de São Francisco, a cantora Ivete Sangalo lançou mais uma campanha de combate ao Câncer de Mama. Ela fala sobre o Hospital do Amor que tem o seu apoio na região, além do trabalho da Carreta que circula nas cidades da região Norte da Bahia. Veja o vídeo:

..

Unidade móvel do Hospital da Mulher inicia rastreamento de câncer de mama e útero no interior

A unidade móvel do Hospital da Mulher iniciou, ontem, quinta-feira (21), atendimento de rastreamento de câncer de mama e de útero, no município de Jequié. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), e vai percorrer todo o território estadual atendendo mulheres de 25 a 64 anos para a realização do preventivo, e mulheres de 40 a 69 anos para a realização de mamografia.

Em Jequié, a unidade móvel está estacionada na Praça da Matriz, onde vai atender a população em dois períodos. O primeiro, iniiciado ontem e vai até sábado (23). Depois, prestará o serviço entre os dias 26 e 29.  Os pacientes devem se dirigir ao local munidos dos documentos de identidade, cartão do SUS e comprovante de residência. ..

Mamães do Vale do São Francisco dançam música de Ivete e vídeo viraliza: ‘As grávidas lindas de Juazeiro me fizeram esse dengo', diz cantora

Mamães do Vale do São Francisco ganharam a atenção da cantora baiana Ivete Sangalo, após aparecer em um vídeo dançando a música dela "À Vontade". O vídeo foi postado nas redes sociais da cantora na última sexta-feira (17) e já teve mais de 802 mil visualizações no facebook e 2 milhões de curtidas no instagram.

“Vou dormir feliz! As grávidas lindas de Juazeiro me fizeram esse dengo. Se era pra deixar feliz, conseguiram! Que coisa mais linda! Viva nossos babys”, escreveu Ivete...

V GERES trata de prevenção ao Câncer de Mama com aula de zumba para servidoras

"Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!" - Este era o bordão de um personagem da Escolinha do Professor Raimundo, que incentivava as atividades físicas e outros hábitos saudáveis para se viver bem. Os anos passaram, mas o recado ainda é o mesmo. 

Nesta segunda-feira (30), a V Gerência Regional de Saúde, em Garanhuns, através do Núcleo de Atenção à Saúde, realizou uma Manhã Fitness para suas servidoras, como parte da programação de encerramento da Campanha Mundial Outubro Rosa, ressaltando assim a importância da prevenção através de atividades físicas para o combate ao câncer de Mama e de Colo do Útero.

Com oito meses de gravidez, a professora fitness da Academia Duo, Viviane Félix, colocou mais de 20 participantes para dançar zumba e transpirar, em uma atividade divertida e saudável, que contou com representantes de outros municípios, a exemplo de Iati e Lajedo. Depois da atividade, salada de frutas fresquinhas e água para refrescar as atletas do dia. ..

Solidariedade e combate ao câncer de mama marcam a Corrida Outubro em Casa Nova

Realizada na manhã deste domingo, dia 29 de outubro, na região central do município de Casa Nova, a Corrida e Caminhada Outubro Rosa cumpriu dupla missão: conscientizar as mulheres para a prevenção e detecção do câncer de mama e do colo do útero e ajudar a Casa do Oleiro, instituição que realiza a reabilitação de dependentes químicos, com a doação de alimentos. 

Os cerca de 300 participantes, divididos entre homens e mulheres nas modalidades corrida e caminhada, percorreram cinco quilômetros pelas ruas centrais de Casa Nova. Cada inscrito assegurou a destinação de um quilo de alimento para a Casa do Oleiro. O evento, em sua primeira edição, é uma realização de Tum Produções e do grupo Bonecas de Ferro. ..

Alimentação: uma aliada na prevenção contra o câncer de mama

A prevenção é um dos fatores primordiais contra o câncer de mama que vem sendo lembrado no mês do Outubro Rosa. Porém, o oncologista Diego Fernandes, explica que além dos exames de rotina, o hábito alimentar saudável é necessário tanto para ajudar a prevenir, quanto para quem tem ou já teve a doença. Segundo ele, cerca de 20% dos casos são provocados por conta da má alimentação.
 
“As pessoas devem abusar de frutas, leguminosas, cereais integrais e evitar o consumo de alimentos processados, como salame, refrigerantes e fast food. Quem está em tratamento ou se curou, também tem que cuidar da alimentação, deve evitar o consumo de açúcar, pois tem chance maior do câncer voltar”, alerta. ..

Unidades de Saúde de Campo Formoso alertam sobre o combate ao Câncer de Mama

Hoje, dia 19 de Outubro, é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. A data reforça ainda mais a importância da conscientização a respeito do tema, fortalecendo a campanha Outubro Rosa. Pensando nisso, durante toda a semana, as Unidades de Saúde do Município realizaram, na sede e interior, diversas atividades em alusão ao combate ao Câncer de Mama. O objetivo é gerar consciência e levar informação sobre essa terrível doença, que pode afetar tanto mulheres como homens, sem depender de idade, origem ou predisposição genética. As atividades realizadas mostram a importância do diagnóstico precoce, dos controles médicos e do autoexame, ferramentas-chave para vencer a difícil batalha.

Veja as unidades participantes:

Unidade de Saúde São Francisco;  Unidade de Saúde Curral da Ponta; Unidade de Saúde Tuiutiba; Unidade de Saúde Maninho Ferreira;  Unidade de Saúde Esplanada;  Unidade de Saúde de Limoeiro;  Unidade de Saúde de Santo Antônio;  Unidade de Saúde de Caraibas; Unidade de Saúde de Tiquara; Unidade de Saúde de Lagoa do Porco; Unidade de Saúde de Olho d'Água das Pombas; Unidade de Saúde de Brejão da Caatinga; Unidade de Saúde São Tomé; Unidade de Saúde do Alto do Cruzeiro; Unidade de Saúde de Poços I e II; Unidade de Saúde de Lage dos Negros I e II e Unidade de Saúde do Mutirão.

Câncer de Mama

O câncer de mama é a forma de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama corresponde a cerca de 25% dos novos casos a cada ano. Para 2015, o Inca estima 57 mil novos casos da doença, que também afeta homens. Apesar de raro antes dos 35 anos, a incidência do câncer de mama após esta idade cresce progressivamente e dados observam o aumento de casos confirmados da doença tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento. ..

Cantora Carla Visi participa de roda de conversa com mulheres atendidas pela LBV

A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa, realizadas na LBV e tem por objetivo alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre a importância de fazer exames preventivos.

A cantora Carla Visi, ex-integrante da banda Cheiro de Amor, participou nesta quarta-feira, 18, de uma roda de conversa, sobre o câncer de mama, com mulheres atendidas pelo Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) em Salvador...

Acontece nesta quarta-feira (11), na Diocese de Juazeiro, o Lançamento da XV FEIRA DA AMIZADE.

Será nesta quarta-feira (11), na Diocese de Juazeiro, o Lançamento da XV Feira da Amizade. A Feira é um evento beneficente realizado há 15 anos pela Diocese de Juazeiro. Neste ano terá a parceria com o Instituto Ivete Sangalo, onde parte da renda será destinada ao Instituto que trabalha na prevenção contra o câncer de mama. O evento terá inicio ás 9hs.

Outra parte será revertida para a criação de um projeto social voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social no bairro Piranga. A Feira esse ano será realizada de 03 a 05 de novembro...

Outubro Rosa: saiba quais são os direitos do INSS para mulheres com câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais de 57 mil novos casos foram diagnosticados no país em 2016. O que poucas pessoas sabem é que as pacientes diagnosticadas que contribuíram com o INSS, possuem direitos e podem solicitar os benefícios.

De 2008 a 2015 mais de 140 mil benefícios foram concedidos para pacientes em tratamento, e em 2016 mais de 20 mil seguradas foram beneficiadas com auxílio-doença...

Outubro rosa: câncer de mama atinge mulheres cada vez mais jovens

O câncer é o mal que mais acomete essa glândula — 28% do total de tumores —, sendo o tipo que mais provoca a morte de mulheres no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura. A entidade informa que, quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total.

Em 19 de outubro, é comemorado o Dia Internacional contra o Câncer de Mama, que, mais uma vez, lembra a todas de cuidar da própria saúde. 
 
“O câncer de mama é uma patologia que, se diagnosticada precocemente, tem mais chances de ser tratada e diminui a possibilidade de tratamentos, como a quimioterapia e até a mastectomia”, explica Fernanda Salum, mastologista do Hospital Universitário de Brasília...

Outubro Rosa: campanha solidária e passeio ciclístico farão alerta para prevenção do câncer

A 3º Pedalada Rosa será realizada no dia 22 de outubro e contará com 'Campanha Lenços do Amor', arrecadação de alimentos e serviços gratuitos de aferição de pressão, orientações e avaliações médicas, entre outros.

O mês de outubro é especialmente dedicado a conscientizar a sociedade, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Segundo o  Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% dos casos de câncer, a cada ano, são do tipo mamário . E é buscando reforçar o alerta de cuidados e prevenção, que a 3º Pedalada Rosa, organizada pelo grupo Pedal Rosa do Vale, será realizada no dia 22 de outubro, em Petrolina...

Movimentos Sociais e Sindicatos já se preparam para o Outubro Rosa

Mais uma vez o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Intermunicipal (Sindilimp-BA) coloca-se como uma entidade atuante na luta contra o Câncer de Mama, doença que mais atinge as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. "Embora seja positiva uma ação extensiva no mês de outubro, para nós, o atendimento preventivo às mulheres deve se dar o ano inteiro", enfatiza a coordenadora do Sindilimp-BA, Ana Angélica Rabello...

Instituto Ivete Sangalo divulga que fará programação do Outubro Rosa

O Instituto de Prevenção Ivete Sangalo confirma programação para comemorações do Outubro Rosa 2017. Serão realizadas diversa atividades ao longo do mês de outubro, discutindo ações no combate ao câncer de mama:

Entre as ações constama palestras educativas nas escolas municipais e estaduais; encontro com líderes comunitários de bairros; Entrevistas em rádios, jornais, TV e mídias sociais; Colocação de laços rosa na Ponte Presidente Dutra; Laços rosa em empresas parceiras; Eventos no Juá Garden Shopping; Caminhada outubro rosa com grande show com artistas regionais e trio elétrico pelas ruas de Juazeiro.
 
Ainda de acordo com a assessoria do Instituto Ivete Sangalo esse ano o evento será realizado em parceria com a Feira da Amizade. O câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo dados do Ministério da Saúde e Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), essa neoplasia responde por 25% dos casos novos a cada ano. Entretanto, se for descoberto no começo, o tratamento para o câncer de mama é mais eficaz, podendo evitar terapias mais agressivas e reduzir a mortalidade...

Luzes acesas, um hábito noturno aumentaria o risco de câncer de mama

Você costuma deixar as luzes acesas durante a noite? Pois uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, indica que tal comportamento não aumenta só o valor da conta de energia. Depois de avaliarem quase 110 mil mulheres, os experts observaram que voluntárias de regiões com maior luminosidade noturna ou que trabalhavam como enfermeiras ao longo da madrugada eram 14% mais propensas ao câncer de mama em comparação às demais participantes.

Os dados foram coletados de 1989 a 2013. Fatores de risco relacionados ao câncer de mama foram incluídos no levantamento para descartar eventuais confusões nos resultados. Aliás, a associação entre luminosidade noturna e câncer de mama só existiu naquelas que eram ou já foram fumantes ou na turma que estava na pré-menopausa. Por quê? Não se sabe...