A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco, que acontecerá em 14 e 15 de novembro no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). As inscrições para o evento estarão abertas a partir de hoje (24) e poderão ser efetuadas até 4 de novembro, pelo site do 2º Saúde em Libras. O workshop é gratuito e direcionado a profissionais e estudantes da área de saúde.
Segundo a professora da Univasf e membro da comissão organizadora do evento, Karla Daniele Maciel, o workshop é um evento prioritariamente de formação, que objetiva atuar na formação de estudantes e profissionais de saúde da região no que diz respeito ao atendimento ao público surdo por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Durante dois dias, os participantes aprenderão com os próprios surdos como se deve atender uma pessoa surda. Para Daniele, o evento deve plantar a semente para que os estudantes saiam da Universidade sabendo que existe uma população que tem outra língua e que é importante esse profissional se comunicar com essas pessoas por Libras. “Nossa maior expectativa é que no futuro, aqui na região do Vale do São Francisco, a gente tenha profissionais de saúde que atendam a pessoa surda em Língua Brasileira de Sinais”, afirma.
A programação começará no dia 14 de novembro, às 18h, com a conferência de abertura “Saúde em Libras: o que podemos dizer? O que podemos fazer?“, que será ministrada pela psicóloga surda Luciana Ruiz. Haverá também uma roda de conversa no dia 15 de novembro, a partir das 8h, sobre as perspectivas de atendimento em saúde à pessoa surda e rodas de diálogo com pessoas surdas. No encerramento, terá vivências e aprendizados sobre saúde em Libras, com teatro e oficina.
O 2º Workshop Saúde em Libras do Vale do São Francisco é organizado pela Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI) em parceria com a Associação de Surdos de Petrolina (ASP). A programação completa está disponível no site do evento e no link abaixo.
..