Foram encontrados 611 registros para a palavra: doença

Dia Mundial de Combate ao Câncer busca conscientização sobre a doença. Data alerta sobre cânceres de pênis e do sangue

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado hoje (4), reforça a importância da conscientização da sociedade sobre os vários tipos de câncer, como o do sangue. O destaque é para a leucemia, tema do Fevereiro Laranja. Em entrevista à Agência Brasil, o oncologista Otavio Baiocchi, professor do Departamento de Oncologia Clínica da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), diz que o câncer no sangue é diagnosticado por exames laboratoriais, principalmente hemograma, além de exames específicos adicionais.

As leucemias, em especial, podem ser divididas em agudas e crônicas. “O que muda é o tempo de evolução e o aparecimento de sintomas”, explica Baiocchi. Nas leucemias agudas, os sintomas e sinais surgem de maneira muito rápida. A doença aparece em qualquer faixa etária, mas é mais comum na infância e na adolescência. Por ser de rápida evolução, apresenta, em geral, alterações no hemograma de instalação rápida, como anemia, baixa de plaquetas, com risco de hemorragia, e baixa imunidade, com risco de infecção. Associado a isso, a pessoa pode ter dores ósseas, aumento de gânglios e do baço...

Hanseníase: Brasil é um dos países com maior número de casos da doença, alerta OMS

Apesar dos tratamentos existentes, a hanseníase continua a infectar milhares de pessoas todos os anos, especialmente em países pobres. Embora pesquisas estejam sendo feitas, poucos laboratórios dedicam recursos a ela.

Em 2022, cerca de 216.000 casos de hanseníase foram detectados em todo o mundo, especialmente no Brasil e na Índia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e persiste como "um problema sério" em 14 países de África, Ásia e América Latina...

Ceratoconjuntivite seca: a doença do olho seco que é grave e comum em cães, mas pouco conhecida pelos tutores

As doenças oftalmológicas também afetam os pets e merecem tanta atenção quanto qualquer outro caso de saúde, já que os olhos são os órgãos responsáveis por um dos sentidos mais importantes, a visão.

Inclusive, alguns cães, principalmente os das raças braquicefálicas, podem ter maiores chances de desenvolverem a ceratoconuntivite seca, a famosa síndrome do olho seco...

Fevereiro Roxo: mês de prevenção das doenças crônicas

Fevereiro Roxo é o mês dedicado à conscientização para o diagnóstico precoce das doenças crônicas, como o Alzheimer, fibromialgia e lúpus.

Segundo Etelvina Vaz, especialista em Saúde Preventiva e Integrada, os pontos comuns entre essas patologias são que elas não têm cura, comprometem a qualidade de vida do paciente e precisam de cuidados contínuos...

Associação Bahiana de Medicina chama a atenção para o "Janeiro Roxo"

No primeiro mês do ano é realizada a campanha "Janeiro Roxo", que visa conscientizar a população contra o estigma e o preconceito vinculados à hanseníase, uma doença crônica e infectocontagiosa. 
 
Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a Hanseníase é caracterizada por manchas com alterações na sensibilidade, afetando, principalmente, membros superiores, inferiores, podendo afetar a visão. Se não tratada no tempo oportuno, a doença pode levar à incapacidade permanente.
 
Na Bahia, segundo dados preliminares de 6 de janeiro de 2023, publicados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apenas em 2022, foram registrados 1.537 casos novos da doença. Deste total, 51 casos foram entre crianças menores de 15 anos. Já em 2021 foram notificados 1.520 casos novos, sendo que 43 foram em crianças e adolescentes. No período de 2013 a 2022 foram notificados 20.432 casos, destes 1.243 em crianças e adolescentes até 14 anos. 
 
Diante deste cenário, o ortopedista, Diretor da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Dr. Jorge Jambeiro, ressalta a importância da campanha Janeiro Roxo, principalmente para chamar a atenção dos poderes públicos para a necessidade de mais investimentos para o controle da hanseníase e para reacender a discussão técnica e política sobre a problemática que envolve a doença. Outro ponto ressaltado pelo médico é o fato de a doença ainda ser vista com muito preconceito. 
 
"Esse é um período pontual para discutir e refletir sobre a Hanseníase como problema de saúde pública e potencializar as ações para sua eliminação. Momento de ampliar a discussão sobre as formas de contágio e reforçar que a Hanseníase tem cura e depende do diagnóstico precoce e tratamento adequado. Com informação qualificada, conseguiremos desconstruir o estigma e preservar os direitos do doente", destaca. 
 
Dr. Jambeiro também chama a atenção para o fato de que a doença, se tratada, não é transmitida e explica o sintoma.
 
"A única coisa que caracteriza a hanseníase é o distúrbio de sensibilidade. Logo, se uma determinada mancha for insensível ou tiver menos sensibilidade nesse local que outra região sem mancha, será hanseníase. Caso a sensibilidade seja normal, não é hanseníase. Ao perceber, a pessoa deve procurar uma unidade básica de saúde. Isso deve ser feito também por pessoas da família que moram com o paciente ou que tiveram contato prolongado e próximo com ele, porque elas têm maior risco de adoecimento", explica. 
 
Ao contrário do que se imagina, a hanseníase não está presente apenas em locais mais carentes e sem saneamento básico, podendo ocorrer em todas as camadas da sociedade. É importante ressaltar que qualquer indivíduo pode ser acometido. 
 
Cirurgia - Dr. Jambeiro foi o responsável por realizar a primeira cirurgia de Hanseníase no Instituto Couto Maia (Icom), em 28 de agosto de 2018.
 
Antes de realizar a cirurgia, o diretor da ABM relembrou que o Instituto foi construído onde antigamente havia o Hospital Dom Rodrigo de Menezes (antiga Colônia para Leprosos), local em que ele trabalhou por quase 25 anos, onde deu início às cirurgias para tratar as sequelas e prevenir as incapacidades provenientes da hanseníase, e onde treinou inúmeros ortopedistas nas cirurgias que envolviam a patologia. ..

Janeiro Roxo: Prefeitura de Juazeiro realiza ações para identificação de casos de hanseníase e reforça a necessidade de combate à doença

A campanha Janeiro Roxo é dedicada à conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), reforça a necessidade de combate à doença e mobiliza equipes de saúde da família para fazer busca ativa de casos suspeitos.

Entre os dias 16 a 20 de janeiro, equipes de saúde estarão fazendo visitas à comunidade para esclarecer a população sobre a doença e procurar pessoas que apresentem as manchas características da hanseníase...

Compra de medicamentos cardiovasculares tem queda, enquanto número de mortes por doenças do coração aumentam

No Brasil, cerca de 1.100 pessoas morrem por dia devido às doenças cardiovasculares. Somente este ano já são contabilizadas mais de 290 mil mortes em decorrência dessas doenças[i], porém o consumo de medicamentos para tratamento dessas enfermidades está em queda.

Segundo dados de transações dos beneficiários da base da epharma, plataforma líder em programas de benefícios em medicamentos no Brasil, as vendas de medicamentos para prevenção de AVC, uma doença que acomete muitos brasileiros, diminuíram 35,04% em relação ao ano de 2021 mesmo com o aumento do número de casos de doenças do coração...

Covid-19: Juazeiro registra 20 novos casos da doença nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro (Sesau) divulgou o boletim epidemiológico desta quarta-feira (28). De acordo com o documento, foram registrados 20 casos novos de Covid-19 e não houve óbitos em decorrência de complicações causadas pela doença nas últimas 24 horas, mantendo o número total de 507 mortes.

De acordo com o levantamento, 30.030 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 29.343 já estão recuperados. Os casos descartados somam 50.107. Juazeiro tem 180 casos ativos do novo coronavírus...

Saúde íntima no verão: quais cuidados ter para evitar doenças ginecológicas 

A região íntima da mulher requer cuidados em todas as épocas do ano, e durante o verão - que inicia dia 21 de dezembro e vai até 20 de março de 2023 - a atenção precisa ser ampliada devido às temperaturas altas que destroem as bactérias que protegem a flora vaginal e favorecem o aparecimento de microorganismos que podem gerar doenças ginecológicas, é o que explica o ginecologista e obstetra, Francisco Mota.

"Vivemos num lugar quente. É normal que as mulheres passem tempo na praia e piscina. Naturalmente, pelo banho vai aumentar a umidade na região íntima, sendo um ambiente oportunista para proliferação de fungos. Essa exposição a roupas úmidas por longos períodos pode aumentar o risco das infecções da vulva e vagina (vulvovaginite), isso porque as temperaturas mais elevadas acabam destruindo os lactobacilos que são as bactérias que protegem a flora vaginal", informa...

Bahia registra 2.275 casos de Covid-19 e mais 22 óbitos

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.275 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,13%), 2.040 recuperados (+0,12%) e 22 óbitos. Dos 1.746.068 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.705.851 já são considerados recuperados, 9.223 encontram-se ativos e 30.994 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações.

O boletim epidemiológico desta quarta-feira (14) contabiliza ainda 2.065.943 casos descartados e 368.315 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 70.578 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence...

Covid-19: Juazeiro contabiliza 95 novos casos da doença

Juazeiro confirmou 95 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta quinta-feira (8). O município não registrou novo óbito por complicações da doença. Com isso, o município permanece com 506 mortes por Covid-19.

De acordo com o levantamento, 29.357 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 28.015 já estão recuperados. Os casos descartados somam 48.330. Juazeiro tem 836 casos ativos do novo coronavírus...

Covid-19: Secretaria de Saúde retoma testagem para detecção da doença aos finais de semana em Petrolina

A Secretaria de Saúde, a partir deste sábado (03), irá retomar os testes para detectar a Covid-19 aos finais de semana em Petrolina. Os atendimentos estão sendo priorizados para pessoas com sintomas gripais ou que  tiveram  contato direto com caso positivo.

A testagem será das 8h até às 16h30, exclusivamente aos sábados. Agora, dois polos de testagem estão funcionando, o Centro Covid, que fica na Rua Dr. José e Maria, Centro, e o outro no Ginásio Osvaldo do Flamengo, na rua André Vidal de Negreiros...

Cartórios da Bahia registram 5% mais óbitos do que o patamar anterior à pandemia; Doenças respiratórias e do coração são as principais causas

Passados os primeiros 10 meses deste ano, marcado pelo maior controle da pandemia de Covid-19 e aumento da vacinação, o número de óbitos na Bahia ainda não retornou ao patamar anterior à crise sanitária no estado. Levantamento inédito junto aos Cartórios de Registro Civil do Bahia aponta que o número de mortes em 2022 é 5% maior que o computado em 2019, e duas vezes maior que o crescimento anual médio de óbitos registrado no país antes da doença causada pelo novo coronavírus.

Os dados constam no Portal de Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos 7.658 Cartórios de Registro Civil — presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros —, e cruzados com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizam como base os dados dos próprios cartórios brasileiros...

Diabetes: Médico da Secretaria de Saúde de Juazeiro orienta sobre a doença, do tratamento à prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos). Apesar do alto número de casos, que envolvem fatores genéticos e hábitos de vida não saudáveis, o médico endocrinologista da Secretaria de Saúde de Juazeiro, Joroastro Espínola, explica sobre a doença, como pode ser feito o tratamento e ressalta que a mudança no estilo de vida faz toda a diferença, tanto em quem já tem a doença quanto para a prevenção da mesma.

O diabetes é uma doença endócrino-metabólica que é causada pela diminuição na produção e liberação de insulina pelo pâncreas e/ou diminuição da ação dela nos órgãos onde ela age, fazendo com que esteja aumentada a quantidade dos níveis de glicose no sangue. Isso pode levar a complicações a médio e longo prazo, sendo que em alguns casos a curto prazo, a consequência a órgãos-alvo se o indivíduo não fizer o controle da doença. Segundo o médico endocrinologista, o diabetes tipo 1 acontece em situações onde a produção da insulina pelo pâncreas é extremamente baixa ou quase zerada. "Nestes casos chamamos de falência pancreática, onde o pâncreas não produz insulina ou produz em quantidade muito pequena. Então essa quantidade 'segura' o indivíduo no limite e qualquer estresse rápido faz com que ele desenvolva. Nesses pacientes é realizada a reposição de insulina", explicou Joroastro Espínola...

No dia Mundial da Pneumonia, Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados e prevenção da doença

A Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 12 de novembro como o Dia Mundial da Pneumonia. A data foi criada com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e dos riscos associados à doença que acomete os pulmões. Pensando nisso, a médica pneumologista da Policlínica Municipal, Dr. Adriana Nunes, traz informações importantes sobre a doença, seus sintomas e dicas de prevenção. 

As pneumonias mais comuns são causadas por agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos, mas também podem ter outras causas como agentes inalantes químicos. "As pneumonias se manifestam na maior parte dos casos com tosse seca ou produtiva, febre elevada, falta de ar, dor no peito e comprometimento do estado geral. Em alguns casos as manifestações são mais discretas e o paciente pode sentir apenas tosse seca prolongada e febre discreta" reforça...

Poliomielite: Juazeiro intensifica ações de rotina e alerta pais e responsáveis sobre a necessidade do esquema vacinal completo contra a doença

Mesmo com o fim da campanha, Juazeiro tem mantido suas ações de combate à Poliomielite em suas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) na sede e interior. A Secretaria de Saúde (Sesau) tem intensificado a busca ativa de crianças em escolas e creches para aumentar a cobertura vacinal no município, bem como desenvolvendo ações junto à comunidade.

Atualmente, pouco mais de 8.200 crianças - de 1 ano a menores de 5 anos - receberam a dose da vacina contra a Poliomielite durante a campanha. O número corresponde a 56,88% do público-alvo. "Convocamos pais e responsáveis para que assegurem a vacina de suas crianças. Ela é oferecida nas Unidades Básicas de Saúde rotineiramente. E a baixa adesão à vacinação se mostra um risco à saúde, pois pode abrir caminho para a volta da doença, já erradicada no Brasil desde 1994", alerta o Secretário de Saúde, Fernando Costa. Tal número, é um reflexo da situação do país,  que segundo dados do Ministério da Saúde, alcançou uma marca inferior a 70% de imunização nesta campanha...

Juazeiro termina outubro com 4 casos ativos da covid-19, 503 mortes pela doença, e UTI's desocupadas

Juazeiro registrou um novo caso da Covid-19 no balanço do final de semana. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) desta segunda-feira (31). O município não registrou óbito por complicações da doença e permanece com 503 mortes por Covid-19 e tem 04 casos ativos do novo coronavírus. .

De acordo com o levantamento, 28.325 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 27.818 já estão recuperados. Os casos descartados somam 46.009. Foram realizados desde o início da pandemia 64.355 testes rápidos no município e 9.013 RT-PCR pelo Lacen, em Salvador...

Juazeiro tem 5 casos ativos da covid-19 e 503 óbitos pela doença na atualização desta quarta-feira (26)

Juazeiro não registrou novos casos da Covid-19 nesta quarta-feira (26). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O município mantém o registro de 503 óbitos por Covid-19.

De acordo com o levantamento, 28.324 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 27.816 já estão recuperados. Os casos descartados somam 45.971. Juazeiro tem 05 casos ativos do novo coronavírus. Foram realizados desde o início da pandemia 64.317 testes rápidos pelo município e 9.010 RT-PCR pelo Lacen, em Salvador. ..

Juazeiro notifica novo óbito e covid-19 e agora soma 500 mortes pela doença

Juazeiro registrou um novo caso da Covid-19 nesta sexta-feira (21). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O município recebeu a confirmação de 01 óbito que ocorreu em julho de 2022, que encontrava-se em investigação, com isso, Juazeiro possui o registro de 500 óbitos por Covid-19.

O registro do óbito ocorrido em julho, aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro. O paciente do sexo masculino tinha 78 anos e possuía comorbidades...

Câncer de mama: atividade física e alimentação equilibrada previnem doença

No mês de outubro, as atenções estão voltadas para as campanhas de alertas ao risco de câncer de mama. A prevenção ainda é o melhor caminho e ela pode ser feita através do autoexame e da mamografia, além de uma rotina saudável com a prática de atividade física e alimentação equilibrada, que fortalece o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças. 

De forma geral, a prevenção envolve: alimentação saudável, exercícios físicos, não fumar, nem ingerir bebidas alcoólicas, redução do estresse, mamografia e amamentação. Centenas de estudos epidemiológicos analisados apontam fortes evidências de que o exercício físico está associado com baixa incidência de câncer e também uma menor mortalidade. ..