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Governo de Pernambuco prorroga fechamento do comércio e das escolas

A diretoria da Câmara de Dirigentes Logistas tem uma reunião no final da tarde desta quinta-feira (30), com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Na pauta a diretoria da CDL vai solicitar "que o comércio do município comece a abrir alguns setores"

A expectativa agora recai sobre qual a postura do Prefeito Miguel Coelho diante da prorrogação decretada pelo governador Paulo Câmara. O Governador prorrogou a suspensão das atividades econômicas até o dia 15 de maio e o reinício das aulas nas escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público e privado até o dia 31 do próximo mês , em todo o Estado de Pernambuco...

Prefeito ouve sugestões de representantes de entidades lojistas para criação de plano de reabertura do comércio em Juazeiro

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 27, o prefeito Paulo Bomfim ouviu as sugestões de entidades lojistas e dos comerciários de Juazeiro para criação de um plano de reabertura do comércio.

Estiveram presentes representantes da CDL, do Sebrae, da ACIAJ e do Sindcom, além da presidente do Comitê de Saúde, a secretária Fabíola Ribeiro, e o vereador Tiano Félix...

Diretoria da CDL Juazeiro e Petrolina aponta necessidade de abertura do comércio e vai discutir a situação com prefeitos

São mais de 30 dias, motivados pelo decreto da Prefeitura de Juazeiro e Petrolina que as lojas do comércio estão fechadas. O comércio paralisado e sem movimentar a economia da região.

Funcionam os serviços considerados essenciais, exemplo: farmácias, mercadinhos, padarias, casas de rações e supermercados. A cobrança da Zona Azul também foi suspensa em Juazeiro...

CDL em Juazeiro emite comunicado oficial: "Certos que um novo momento raiará para recuperarmos o tempo perdido"

A CDL de Juazeiro tem acompanhado, desde o dia 24 de março, as restrições de funcionamento do comércio varejista da nossa cidade em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, ocasionando prejuízos e incertezas para empregados e empregadores.

Nesse período, a presidência da Entidade esteve mediando junto ao prefeito Paulo Bomfim as preocupações dos lojistas locais; por outro lado, colhendo as informações técnicas que impedem o funcionamento do nosso comércio como um todo com a Secretária de Saúde do Município, Dra. Fabíola Ribeiro...

Lojistas pedem reabertura gradual do comércio em Petrolina

Desde o último dia (22), o comércio de Petrolina segue fechado devido às medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus. As medidas de combate têm o pleno reconhecimento da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SINDILOJAS), contudo, reforçamos, mais uma vez, os pleitos da classe empresarial referentes à reabertura gradual e organizada do comércio com prazos estabelecidos.

As entidades não estão alheias ao contexto socioeconômico pelo qual atravessa o mundo, o país e, de maneira particular; o estado de Pernambuco e o município de Petrolina, com medidas restritivas visando o combate ao COVID- 19...

Comércio de Juazeiro não abriu as portas nesta terça (25) do carnaval oficial

Mesmo com a recomendação da CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro-BA informando que oficialmente não seria feriado nesta terça-feira de carnaval oficial os comerciantes decidiram não abrir suas lojas.

Antes da festa oficial, tendo em vista que em Juazeiro o carnaval é antecipado e aconteceu de 07 a 09 de fevereiro, a CDL lembrou que o feriado foi dado pelo prefeito no carnaval antecipado do município, portanto, o funcionamento no comércio deveria ser normal em todos os dias da folia oficial...

21% dos brasileiros tiveram crédito negado em novembro, revelam CNDL/SPC Brasil

Um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que, no último mês de novembro, em cada dez brasileiros que tentaram fazer uma compra a prazo, dois (21%) tiveram o pedido negado pelo credor. As principais razões da negativa foram o fato de o consumidor estar com nome inscrito em cadastros de devedores (31%) e a falta de comprovação de renda para realizar a compra (17%). Há ainda 15% que não conseguiram parcelar por renda insuficiente e outros 15% que já haviam excedido o seu limite de crédito com outras aquisições. Já 19% não souberam a razão do pedido não ter sido atendido.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, os modelos atuais de análise de crédito são limitados porque entregam uma visão parcial sobre a vida financeira do consumidor, dando um peso maior aos apontamentos de inadimplência do que ao histórico de pagamentos como um todo. "A tendência é que o Cadastro Positivo mude essa cultura e uma parcela maior de consumidores, que hoje estão à margem do mercado de crédito, possa ter acesso a empréstimos e financiamentos com condições adequadas ao seu perfil de risco", explica Pellizzaro Junior...

Logo comemorativo celebra os 40 anos da CDL Petrolina

Uma história marcada pela luta e dedicação de empresários que se propuseram a mudar a realidade do comércio local através da união. Para marcar os 40 anos de sua fundação, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, apresenta nova logomarca comemorativa que estará em todas as áreas virtuais da entidade durante todo este ano.

O aniversário será comemorado oficialmente em 25 de outubro, mas a CDL Petrolina, sob a presidência do empresário Manoel Vilmar, trabalha em torno do evento desde o ano passado. A primeira ação que marca as quatro décadas de atuação é a apresentação da nova marca alusiva aos 40 anos. Além disso, palestras, seminários e as tradicionais ações sociais fazem parte da programação que está por vir...

SINDILOJAS E CDL ENTREGAM PRÊMIOS DA CAMPANHA NATAL DA CIDADE

Os contemplados no sorteio da campanha Natal da Cidade – desenvolvida pelo Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – receberam seus prêmios na manhã desta quarta (08). A ganhadora do carro, Daniela Costa de Oliveira, era só sorrisos. "Ser a ganhadora deste prêmio representa uma grande alegria e surpresa. E mostra o quanto devemos fazer as coisas sempre acreditando que podem dar certo", disse. O cupom contemplado com o carro foi adquirido pela ganhadora na Real Calçados e Confecções de Petrolina.

A entrega dos prêmios – 21 ao todo, incluindo quatro motos zero quilômetro – contou com as presenças dos presidentes do Sindilojas e CDL, Joaquim de Castro e Manoel Vilmar, respectivamente; além de toda a equipe responsável pela execução da campanha. O Natal da Cidade desenvolveu diversas ações durante três meses, envolveu o comércio da cidade e encerrou no último dia 27 de dezembro, com uma grande festa na Tenda Cultural do Bambuzinho...

CDL e Sindilojas sorteiam carro e motos da campanha 'Natal da Cidade' em Petrolina

Um carro e quatro motos zero quilômetro, quatro kits de cozinha, quatro fogões, quatro micro-ondas e quatro celulares foram sorteados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Petrolina, através da Campanha 'Natal da Cidade'. O sorteio aconteceu na noite da sexta-feira, (27), na Tenda Cultural da Praça do Bambuzinho.

Mais de 1 milhão de cupons foram distribuídos pelo comércio petrolinense nas últimas semanas. Centenas de pessoas acompanharam o sorteio ao vivo pelas redes sociais da campanha, consolidando a transparência da promoção. Na ocasião, foram conhecidos os ganhadores dos 21 prêmios, entre eles um automóvel zero-quilômetro (veja a lista abaixo)...

CDL e Sindilojas realizarão o sorteio final da campanha "Natal da Cidade" nesta sexta-feira (27)

Música, animação e o tradicional sorteio de prêmios deverão marcar na tarde da próxima sexta (27), o encerramento da campanha 'Natal da Cidade', desenvolvida através de uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas). O evento acontece a partir das 17h, na Tenda Cultural da Praça do Bambuzinho e vai contar com show da Banda Novo Skema.  Será uma grande festa de confraternização entre lojistas, consumidores e a população, para celebrar o sucesso da campanha que já faz parte do calendário da cidade.

Os consumidores que compraram nas lojas credenciadas e receberam os cupons, participarão do grande sorteio que inclui um Fiat Argo zero quilômetro, quatro motos e 16 eletroeletrônicos. "Lembramos aos lojistas sobre o período de entrega dos cupons para o sorteio: dia 26, das 08 às 17h e dia 27, das 08 às 14h, nos prédios da CDL e Sindilojas. E dia 27 entre 14h e 17h, na Tenda Cultural do Bambuzinho", reforça a coordenadora de Marketing da Campanha, Aline Menezes...

13,2 milhões de brasileiros devem ir às compras de Natal na última hora, estimam CNDL/SPC Brasil

Com o velho hábito do brasileiro de deixar tudo para a última hora, os próximos dias prometem ser de lojas cheias no comércio de rua e nos shopping centers. Faltando apenas uma semana para o Natal, um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que aproximadamente 13,2 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data. O dado corresponde a 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém no Natal, número próximos aos 8% do ano passado.

De acordo com a pesquisa, a expectativa por promoções (48%), que ajudam a economizar no orçamento, é a principal justificativa dos entrevistados para postergar as compras. Outros 20% estão à espera do pagamento da segunda parcela do 13º salário, enquanto 12% alegam falta de tempo para ir atrás dos presentes da lista. Há ainda 11% de entrevistados que admitem falta de organização e 10% que culpam a preguiça de fazer compras, empurrando a tarefa para o limite da data comemorativa.

A pesquisa ainda mostra que 3% dos entrevistados vão adiar as compras natalinas para janeiro de 2020, na esperança de aproveitar as tradicionais liquidações de início de ano. A maior parte dos consumidores se organizou para garantir os presentes ao longo do mês de novembro (30%) ou na primeira quinzena de dezembro (41%).
 
Compras de última hora podem atrapalhar orçamento e dificultar pesquisa preço, afirmam especialistas

Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, deixar para comprar os presentes natalinos em cima da hora acaba fazendo com que o consumidor não tenha tempo para se ater a detalhes importantes, como pesquisar preços de diferentes marcas ou lojas. "A pressa é inimiga do planejamento financeiro. Na correria para garantir todos os itens da lista e não deixar ninguém sem presente, muitas pessoas acabam recorrendo ao parcelamento de forma impensada ou compram o produto na primeira loja que visitam. O recomendado é preparar uma lista de todos os presenteados, estipular o quanto se pode gastar e sair de casa com o dinheiro contado. Isso ajuda a evitar que o consumidor gaste além do valor previsto", afirma a economista.

"Ao deixar para a última hora, o consumidor também corre o risco de não encontrar o produto desejado. Com as lojas cheias, alguns produtos ficam sem estoque e o consumidor, para não deixar a data passar em branco, pode acabar comprando algo mais caro e que extrapola a sua capacidade do orçamento", alerta do educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

"Para quem deixou para comprar aos 45 do segundo tempo, é importante saber que muitas lojas on-line já não conseguem entregar o produto antes do Natal, então este consumidor deve recorrer às lojas físicas. A dica para quem ainda não garantiu os presentes é manter a calma, reservar algumas horas do dia para analisar o orçamento e sair de casa com tempo e paciência para pesquisar.  Embora seja um período alegre, muitas pessoas se estressam com as longas filas nos caixas, corredores lotados e a dificuldade para encontrar vaga nos estacionamentos", adverte o educador...

Com apoio da Prefeitura, CDL de Sobradinho realiza campanha "Natal de Luz", para fortalecer o comércio local

Contando com o apoio da Prefeitura de Sobradinho, a CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, iniciou a campanha "Natal de Luz", com o intuito de promover o comércio local, aquecendo as vendas do final de ano, e com vantagens para os consumidores. Comprando nas lojas credenciadas, o cliente concorre a uma moto CG 160, e a vários outros prêmios, como eletrodomésticos e eletrônicos, que serão sorteados no dia 11 de janeiro de 2020.

"Acredito que daremos um grande salto na evolução do nosso comércio de Sobradinho, com a iniciativa desta campanha. Queremos pedir para que as pessoas comprem no nosso comércio, invistam para que o recurso circule em nossa cidade. Agradeço o apoio da gestão municipal, através do Prefeito Luiz Vicente Berti, que dedicou esforços para o resgate da CDL em nossa cidade, e está apoiando e incentivando nossa campanha de final de ano. Com o sucesso das vendas, toda a cidade ganha", afirmou a Presidente da CDL, Socorro Oliveira...

CDL e Sindilojas convidam para chegada do Papai Noel nesta sexta em Petrolina

Encanto, magia e animação: a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Petrolina convidam lojistas, crianças, imprensa e a população em geral para a abertura oficial da campanha 'Natal da Cidade' e a chegada do Papai Noel, na próxima sexta-feira (8), a partir das 17h, na Rua Coronel Amorim, ao lado do antigo posto Leão do Norte, no centro da cidade.

Confira a programação:..

CDL COMUNICA O FALECIMENTO DO SR. ORLANDO, PAI DE MURILO MATOS PRESIDENTE DA CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE JUAZEIRO (BA)

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CDL de Petrolina começa a receber doações de equipamentos para ajudar na limpeza de praias em PE

Os equipamentos de proteção individual (EPI) que serão distribuídos para ajudar na limpeza das praias de Pernambuco afetadas pela mancha de óleo começaram a chegar à sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Petrolina, onde funciona um ponto de arrecadação. Estão sendo aceitas doações de luvas PVC, máscaras, galochas, pás, peneiras, óleo vegetal, baldes grandes, água mineral e alimentos não perecíveis. As doações serão distribuídas aos voluntários que estão atuando na limpeza de óleos nas praias de Pernambuco.

"Diante dessa tragédia ambiental, o comércio de Petrolina se une à campanha "Tô Dentro" e a sociedade civil organizada nesta corrente de solidariedade para arrecadar materiais e equipamentos de proteção individual para serem utilizados pelos voluntários que estão limpando os impactos do vazamento de óleo nas praias. Portanto, conclamo a todos para fazerem a sua parte, pois, entendemos que todo o setor da economia sofre", declarou o presidente da CDL, Manoel Vilmar...

CDL de Juazeiro lança Campanha de Natal do Comércio 2019 nesta quinta-feira em evento no Juá Gardem

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro (CDL), juntamente com o Sindlojas, o Sebrae e o Juá Gardem Shopping lançam nesta quinta-feira (31) a Campanha de Natal do Comércio 2019, em um evento para a imprensa e convidados a ser realizado no shopping da cidade. Com o tema: “Comprar em Juazeiro é Show de Prêmios”, a campanha para incentivar às compras no comércio de Juazeiro, está de volta depois de 2 anos, com uma visão muito mais voltada para o cliente, o consumidor que compra no comércio local. 

Para o presidente da CDL Juazeiro, Murilo Matos, a campanha chega com força total, com prêmios que realmente vão surpreender os comerciantes e especialmente os consumidores. “Essa é uma nova fase da CDL de Juazeiro e queremos que os nossos parceiros lojistas e os clientes percebam como estamos tratando a Campanha de Natal do Comércio 2019, com foco total no incentivo as vendas aqui na cidade. Vem muita coisa boa por aí!”, explicou Murilo sem dar detalhes da premiação, que será anunciada no lançamento...

Cresce para 21% o número de empresários do varejo e de serviços que planejam aderir à Black Friday; média de descontos será de 24%, apontam CNDL/SPC Brasil

Cada vez mais incorporada ao calendário de datas comemorativas do varejo nacional, a Black Friday deve mobilizar mais empresários neste ano, acompanhando a tendência de recuperação da economia. Dados apurados em todas as regiões do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostram que 21% dos empresários brasileiros, que atuam no comércio e no ramo de serviços, devem aderir ao dia de promoções da Black Friday 2019, que neste ano será comemorada no dia 29 de novembro. Se as estimativas se confirmarem, haverá um crescimento de adesões, uma vez que em 2018, 16% dos empresários participaram do evento.

De modo geral, os empresários que vão aderir a Black Friday estão esperançosos com a data e veem potencial na edição deste ano. A pesquisa aponta que 43% dos empresários consultados acreditam que, durante o evento, as vendas em 2019 serão melhores do que as do ano passado, enquanto 32% falam em estabilidade. Apenas 11% projetam vendas piores.


A experiência em anos anteriores explica a razão do otimismo desses empresários. Dentre os que aderiram a Black Friday em 2018, a maioria (63%) obteve bons resultados de vendas, seja por terem vendido acima das expectativas (20%) ou obtido um resultado conforme o esperado (43%). Em contrapartida, pouco mais de um terço (34%) dos empresários registrou vendas abaixo do projetado.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a Black Friday é uma data ainda recente no comércio brasileiro, mas que vem ganhando espaço conforme os anos. "Inspirada nos Estados Unidos, a data chegou ao Brasil com foco na venda on-line. Hoje, já é possível ver o varejo físico aderindo às promoções. É uma oportunidade para vender mais, comercializar estoques parados e também para o empresário avaliar tendências de compra, tornando a sua marca mais conhecida e fidelizar novos clientes", afirma Costa.
 
57% veem na Black Friday oportunidade para ganhar clientes. Promoções serão principal estratégia e descontos serão, em média, de 24%

Considerando os empresários que vão participar da Black Friday deste ano, seis em cada dez (57%) acreditam que a data representa uma oportunidade para divulgar a loja e prospectar novos clientes e 43% veem a chance de aumentar as vendas. Há ainda um quarto (25%) de empresários que querem desovar estoques parados.

Já para os que optaram em não participar da edição, o principal argumento é o fato de não acreditarem que as vendas aumentem no período (60%). Outros 17% pensam que somente grandes marcas participam da Black Friday e, por isso, avaliam que é melhor não competir com elas.

Quanto às formas de preparação, as promoções especiais (55%) serão a principal estratégia dos empresários. Há ainda 42% que vão investir na divulgação da empresa, 23% que planejam aumentar os estoques, 16% que vão apostar na variedade de produtos e serviços ofertados e 11% que irão investir na operação das vendas pela internet, alcançando um público maior. O percentual médio de desconto deve girar em torno de 24%, percentual um pouco menor do que os 29% da pesquisa de 2018.
 
54% não acham que compras antecipadas da Black Friday prejudicam o Natal. SPC Brasil dá dicas para empresário ter sucesso nas vendas e não frustrar consumidor

Nos últimos anos muito tem se falado sobre a possível interferência da Black Friday nas compras de Natal, a data mais lucrativa do varejo para o ano. No entanto, os empresários sondados dizem, em sua maioria, que uma data não prejudica a outra. Para 54% esse tipo de interferência não existe e para 33%, o evento até mesmo contribui para o Natal vender ainda mais. Outros 8% falam em prejuízo no Natal por conta das vendas antecipadas na Black Friday.

Um indicativo de que as vendas da Black Friday não se sobrepõem as do Natal são as diferentes características de compras em cada uma das datas, avalia o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior. "Na Black Friday é comum o consumidor aproveitar as ofertas para adquirir produtos para si ou para a casa, principalmente os de valor agregado, como smartphones, eletrônicos e eletrodomésticos. Já no Natal, prevalece a força da tradição de presentear familiares e amigos como força de demonstrar afeto e reforçar laços", explica o presidente do SPC Brasil.

Pellizzaro Junior orienta que para atender bem a experiência de compra dos consumidores, os empresários que decidirem aderir a Black Friday precisam estar devidamente preparados, com estoques organizados e em quantidade suficiente para atender a demanda dos consumidores. "A logística para receber os clientes e entregar os produtos em tempo hábil também são pontos de atenção, assim como uma política transparente de descontos vantajosos. O consumidor que compra na Black Friday está mais experiente e sabe a quem recorrer caso se sinta enganado. Hoje existem diversos mecanismos de verificação de preço e de compartilhamento de opiniões. O empresário que não estiver preparado pode causar uma impressão negativa do consumidor, que não vai querer voltar a sua loja", afirma...

Inadimplência das empresas cresce 4,14% em setembro, aponta indicador CNDL/SPC Brasil

O volume de empresas negativadas continua crescendo, embora a taxas menores em relação ao período mais crítico da crise econômica. De acordo com o Indicador de Inadimplência de Pessoas Jurídicas, calculado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a alta foi de 4,14% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Apesar do aumento da inadimplência, os dados mostram que houve um pequeno recuo na quantidade de dívidas em atraso no nome de pessoas jurídicas: 0,38%.

Considerando os resultados por região, todas apresentaram crescimento no número de empresas inseridas no cadastro de negativados. Destaque para o Sul, que puxou a alta de contas em atraso no último mês, com avanço de 6,37% na comparação com igual período de 2018. Logo em seguida aparecem o Sudeste, com aumento de 5,56%, e o Norte, com 2,08%. O Centro-Oeste teve o menor avanço, com 0,73%...

Maioria dos brasileiros ainda tem dificuldade em adotar práticas de consumo consciente, revelam CNDL/SPC Brasil

Embora o brasileiro reconheça que o consumo inadequado de recursos naturais cause impactos ao meio ambiente, poucos são aqueles que realmente têm atitudes sustentáveis no dia a dia. Uma pesquisa, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país, mostra que a maioria dos brasileiros (97%) possui alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente.  

Os principais entraves mencionados pelos entrevistados para a falta de hábitos mais responsáveis são alto preço dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos em separar o lixo para a reciclagem (32%). Além disso, 30% reconhecem não conseguir reduzir a quantidade de lixo gerado e outros 30% enfrentam barreiras em engajar os vizinhos nessa prática.

De acordo com o levantamento, o brasileiro ainda é considerado 'consumidor em transição', ou seja, mais da metade (58%) mantém práticas de consumo consciente, mas em frequência aquém da desejada. Já três em cada dez (29%) se encaixam como 'consumidor consciente', enquanto 13% somam os pouco ou nada conscientes.

Os dados fazem parte do Indicador de Consumo Consciente (ICC), que em 2019 atingiu 73%, mantendo-se estável em relação ao ano passado, ao registrar o mesmo percentual. O ICC pode variar de 0% a 100%: quanto mais próximo de 100% for o índice, maior é o nível de consumo consciente.

O estudo também indica que no Brasil há uma visão de consumo consciente mais voltada ao aspecto financeiro: para 41%, ser sustentável significa adotar hábitos que evitem o desperdício e as compras desnecessárias. Ao mesmo tempo, 32% entendem a necessidade de se refletir sobre as consequências de uma compra antes de concretizá-la, sabendo que o consumo produz impactos sociais, ambientais e econômicos para todos. Outros 14%, por sua vez, pensam em atitudes que tem como foco economizar dinheiro, enquanto 11% correlacionam a ação de economizar com a preservação do meio ambiente.

Em uma escala de 1 a 10 de auto avaliação sobre a prática de consumo consciente no dia a dia —  em que 1 corresponde a "nada consciente" e 10 significa "muito consciente" —, os entrevistados atribuíram a si mesmos a nota média de 7,7. "Embora muitos não consigam definir corretamente o que vem a ser o consumo consciente, a percepção em relação às próprias ações no dia a dia é positiva. Apesar disso, a pesquisa sugere que, sob alguns aspectos, essa autoimagem não corresponde totalmente à realidade", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
 
Há um consenso entre os consumidores brasileiros de que as consequências das mudanças climáticas e do consumo desenfreado são um problema que diz respeito a toda a sociedade. Para 98%, o consumo inadequado ou excessivo dos recursos naturais do planeta gera impactos no meio ambiente, entre os quais 50% mencionaram mudanças climáticas, 45% a falta de água e 42% a poluição e a baixa qualidade do ar.

Seis em cada dez entrevistados (60%) acreditam que o consumo não consciente deverá atingir a todos. Além disso, 92% acham que a preservação do planeta a partir de atitudes concretas de consumo consciente depende de toda a população. Já 46% consideram que a principal vantagem em adotar práticas sustentáveis é ter a satisfação em fazer algo positivo para o futuro das próximas gerações, enquanto 43% citaram a sensação de dever cumprido e de estar fazendo o que é correto.

Outro dado revela que para três em cada quatro consumidores ouvidos (75%) pesam na decisão de compra produtos fabricados por empresas que investem em projetos sociais ou ambientais. E para 89%, um aspecto bastante valorizado é conhecer a origem dos produtos que são consumidos, em especial os industrializados (45%), os animais (39%) e os orgânicos (37%). Considerando a importância da origem dos itens que vão à mesa do consumidor, mais da metade (53%) mencionou querer assegurar que os alimentos farão bem à saúde. Já 47% disseram buscar mais segurança sobre a qualidade dos produtos.
 
Para a grande maioria, comportamentos pouco sustentáveis adotados por terceiros fazem com que o consumidor se sinta pessoalmente afetado. Oito em cada dez entrevistados (79%) destacaram que ao ver outras pessoas desperdiçando água, energia ou mesmo comprando produtos sem se preocupar com o meio ambiente se sentem prejudicados. Em contrapartida, 15% não ligam para esse tipo de comportamento porque o mais importante é fazer a sua parte.

Ainda segundo a pesquisa, as boas práticas servem de estímulo para a maioria dos entrevistados. O exemplo de um colega, vizinho ou parente economizando água e energia, que pode evitar o consumo exagerado, deixa 70% felizes por perceberem que os outros estão fazendo a parte deles tanto quanto os entrevistados. Além disso, 21% se sentem estimulados a fazer a mesma coisa por serem inspirados a seguir boas atitudes. Por outro lado, 6% admiram quem faz a sua parte, mas reconhece não conseguir fazer o mesmo. 

Praticamente a totalidade da amostra (98%) concorda que é importante adotar atitudes como forma de mudar o próprio estilo de vida e alcançar um mundo mais equilibrado e sustentável. E a principal ação que deve ser tomada é criar o hábito de se planejar financeiramente, fazendo listas para evitar as compras por impulso (45%). Na opinião dos entrevistados, também é preciso reutilizar e reciclar, dando novas utilidades a materiais que seriam descartados (45%), refletir antes de comprar, pensando bem nas necessidades (43%) e evitar adquirir produtos piratas ou contrabandeados (41%).
 
O Indicador de Consumo Consciente (ICC) acompanha as mudanças nos hábitos de compra e outras ações cotidianas dos brasileiros ao longo do tempo, considerando os aspectos financeiros, ambientais e sociais.  Quando se observa os principais comportamentos ligados à preservação do meio ambiente, com relação ao uso racional de energia elétrica, os hábitos mais presentes no cotidiano dos consumidores são apagar as luzes de ambientes que não estão sendo utilizados (96%) e controlar o valor das contas do mês (93%). Já considerando o meio ambiente de forma mais ampla, se destacam os hábitos de doar ou trocar algum item antes de jogá-lo fora (89%) e dar preferência a produtos cujas embalagens são recicláveis (83%).

Entre as práticas de uso consciente do dinheiro, o levantamento destaca a pesquisa de preços (90%) e uso de produtos antigos ou consertá-los em vez de comprar algum item novo (89%). Quanto ao pilar responsabilidade social, 92% dos entrevistados disseram incentivar as pessoas da casa a economizar água e luz, enquanto 88% mencionaram preferir passar o tempo livre com a família ou amigos do que passear em shoppings ou fazer compras.

 "É possível notar que boas práticas já estão no radar do consumidor brasileiro, embora de forma ainda tímida. Um longo caminho ainda precisa ser percorrido para que as pessoas entendam que suas atitudes individuais produzem efeitos coletivos e, principalmente, cumulativos na sociedade. No dia a dia, o primeiro ponto a considerar deve ser a própria necessidade da compra, já que é comum o acúmulo de bens, muitos dos quais nem mesmo chegarão a ser utilizados", orienta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli...