Foram encontrados 89 registros para a palavra: Câncer de Mama

Secretaria de Saúde de Juazeiro promove palestra sobre prevenção do câncer de mama

Em alusão ao Movimento Outubro Rosa (que simboliza a prevenção nacional do câncer de mama), a Secretaria da Saúde de Juazeiro promoveu na manhã desta terça-feira (11), uma palestra educativa e informativa sobre o câncer de mama aos médicos da rede de atenção básica, no auditório da secretaria. A palestra foi ministrada pela médica do Hospital Materno Infantil, Dra Fabíola Ribeiro.

O objetivo da palestra foi conversar com médicos da Atenção Básica para fortalecer e informar ao paciente sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo do útero, seu diagnóstico precoce e ainda a necessidade de realizar o autoexame de mama...

Planserv promove campanha para elevar autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais está promovendo uma campanha entre seus colaboradores, com o objetivo de contribuir para elevar a autoestima de pacientes em tratamento do câncer de mama. O órgão está incentivando os servidores que trabalham na sede do plano a doarem acessórios de beleza e cosméticos, tais como lenços, echarpes, bijuterias e maquiagem. A estratégia da campanha inclui a instalação de uma árvore decorativa enfeitada com fitas rosas na entrada da sede com uma chamada para as doações, que serão entregues à Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) Nossa Senhora de Fátima, das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no início de novembro. Como “lembrança”, os participantes recebem uma fita rosa para usar como broche durante todo o mês.

Promovida pela Coordenação de Prevenção do Planserv, a ação também tem o intuito de alertar as servidoras e beneficiárias do Planserv a respeito da importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de tratamento e cura do câncer de mama. “Nossa preocupação em relação a esta doença deve-se, sobretudo, ao seu avanço e amplitude de alcance em todo o Brasil e, em especial, na Bahia”, afirmou o mastologista coordenador de Gestão de Projetos de Saúde do Planserv, Reynaldo Rocha.

Segundo o médico, a evolução da doença é mais rápida quanto maior o tamanho do tumor e sua progressão. Neste sentido, o melhor é que a detecção da doença aconteça enquanto o tumor ainda está bem pequeno. Além de estarem atentas ao próprio corpo, as mulheres de 50 a 69 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Campanha Outubro Rosa - Planserv
Painel faz chamada para doações, que serão entregues às Obras Sociais Irmã Dulce
(Foto: Ascom/Planserv)

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama até o final deste ano. “Tipo de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano e é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil”, informou o Inca.

Os principais sinais e sintomas do câncer de mama são caroço fixo, endurecido e, geralmente, indolor; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquido avermelhado dos mamilos. “As mulheres devem procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações persistentes nas mamas. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama”, explica o médico Reynaldo Rocha.

Parte dos casos de câncer de mama é causada por uma predisposição genética (entre 10% e 15%), mas hábitos saudáveis também podem contribuir com a diminuição das ocorrências. Por exemplo, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar. “A amamentação também é um fator relevante para a prevenção. Mulheres que amamentam têm menor chance de desenvolver a doença”, destacou o mastologista.

O tratamento varia de acordo com o tipo e estágio do tumor e a definição terapêutica é determinada caso a caso. A terapia local, realizada por meio de cirurgia e radioterapia, visa tratar o tumor no local, sem afetar o resto do organismo. Já a terapia sistêmica inclui a utilização de medicamentos administrados por via oral ou diretamente na corrente sanguínea, para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistêmicas...

SEDIS está engajada na campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes por ano. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer – INCA, o Brasil deve ter 57.960 novos casos de câncer de mama em 2016. Para ajudar na campanha de prevenção e combate ao câncer de mama, a Gerência de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (SEDIS), distribuiu laços rosa para os funcionários na manhã desta sexta-feira, 07 de outubro. O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também está na campanha.

Segundo a Coordenadora de Diversidade, Poliana Pacheco, o objetivo é sensibilizar e conscientizar os funcionários para a doença. "Esse é o tipo de tumor que mais afeta as mulheres, então pensamos em realizar ações que chamem a atenção para o diagnóstico precoce. Começamos conscientizando os funcionários da SEDIS, mas vamos levar aos CRAS e CREAS. Temos que estar mais atentos à prevenção do câncer de mama", afirma Poliana...

Petrolina ilumina de rosa prédios públicos e monumentos históricos para alertar sobre o câncer de mama

Durante todo o mês de outubro, prédios públicos e monumentos históricos de Petrolina receberão iluminação rosa, para alertar à população para a descoberta precoce do câncer de mama. Essa é uma das ações do Outubro Rosa, uma campanha mundial.

Em Petrolina, estão iluminados os prédios da Prefeitura e os monumentos da Integração  e da Bíblia, Alem da catedral e do cruzeiro. O Prefeito de Petrolina, Julio Lossio apoia a ação.  “É muito importante apoiarmos essa iniciativa que pode salvar muitas mulheres do câncer de mama”, afirma o gestor municipal...

Outubro Rosa: Em nove anos 470 casos de Câncer de Mama foram diagnosticados em Juazeiro e região

Carmem Mendes hoje aos 46 anos é uma mulher de fibra. A sua coragem para lutar pela vida floresceu aos 43 anos quando descobriu que tinha câncer de mama. O primeiro diagnóstico da doença aconteceu ao fazer o autoexame em casa durante o banho. O resultado foi comprovado após uma biópsia.

Durante um ano e meio, Carmem teve que passar por alguns momentos dolorosos. Para tratar do câncer ela precisou fazer quimioterapia e a radioterapia. “Só a gente que passa sabe que é muito doloroso. Tem que ter muita fé e força. A gente precisa de muito amor, carinho, atenção. O dia-a-dia de hoje é lutando pela nossa vida. Essa doença mudou muito minha vida”, afirmou Carmem...

Avon promove atividades relacionadas às causas do câncer de mama e da violência doméstica em Juazeiro

A Avon, companhia que nasceu com a proposta de fortalecer as mulheres e há 130 anos produz e comercializa produtos que atendem às suas necessidades, irá realizar uma série de atividades em Juazeiro (BA) hoje e amanhã. O objetivo da empresa é incentivar o empoderamento feminino, a saúde e a autonomia financeira das mulheres da região do Vale do São Francisco.

A Avon irá aproveitar a inauguração da obra de ampliação da Unidade de Prevenção ao Câncer de Mama de Juazeiro (Instituto de Prevenção Ivete Sangalo), que conta com aporte financeiro do Instituto Avon, para levar novidades sobre seus produtos e informações sobre as duas causas defendidas pela marca: o enfrentamento à violência doméstica e o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. A inauguração da unidade de prevenção irá contar com a presença da atriz Luiza Brunet, embaixadora do Instituto Avon, e do diretor-executivo do Instituto, Lírio Cipriani. O evento é fechado para imprensa e convidados.

Nos dias 14 e 15 de junho, a coordenadora de projetos para o enfrentamento à violência doméstica do Instituto Avon, Mafoane Odara, apresentará a pesquisa Violência contra a mulher no ambiente universitário aos alunos de universidades da cidade. Segundo o estudo, realizada pelo Instituto Avon em parceria com o Data Popular, mais de 700 mil universitárias podem ser vítimas de violência, assédio ou abuso sexual dentro das faculdades brasileiras apenas este ano...

Governo da Bahia vai investir R$ 80 milhões em serviços de diagnóstico por imagem em 2016

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vai investir R$ 80 milhões em serviços de diagnóstico por imagem em onze unidades de saúde do estado ao longo deste ano em obras e equipamentos de radiologia, incluindo tomografia computadorizada e ressonância magnética. Nesta segunda-feira (4), o governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguram o novo Serviço de Diagnostico por Imagem do Centro Estadual de Oncologia (CICAN). Os investimentos fazem parte de um projeto de reestruturação dos serviços de diagnóstico por imagem que vem sendo conduzido pela Secretaria da Saúde, através do regime de Parceria Público Privada (PPP). O novo parque de imagem do CICAN vai disponibilizar, tomografia computadorizada, raios X e mamografia digital e estereotaxia de mama.  ..

Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Jaguarari

Na última quarta-feira ( 09), aconteceu, na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião entre a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) para o recebimento do Programa Saúde Sem Fronteira, que fará o rastreamento do câncer de mama no município de Jaguarari.

Os Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde fizeram uma explanação do programa e abordaram temas pertinentes à funcionalidade, que é o foco do atendimento no Município de Jaguarari. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. O rastreamento mamográfico bilateral da população de 50 a 69 anos pode reduzir em 30% a mortalidade por esta neoplasia. "Para o êxito do programa de rastreio, há necessidade de que essa população alvo seja informada e captada sem obstáculos, tanto no agendamento quanto na realização da mamografia e na busca do resultado", explicou a Sra. Jane, da Sesab...

Rastreamento do câncer de mama chega a oito municípios em janeiro

 
A partir desta segunda-feira (11), as mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, dos municípios de São Gonçalo dos Campos, Pé de Serra, Mundo Novo, Capela do Monte Alegre, Irará, Medeiros Neto, Alcobaça e Caravelas vão contar com os serviços de rastreamento de câncer de mama do programa Saúde Sem Fronteiras.  
 
De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), até o fim do mês de janeiro, a meta é atender cerca de 11 mil mulheres com a realização de mamografia, exame que permite identificar possíveis casos de câncer de mama na fase inicial.
 
O atendimento é realizado em seis unidades móveis, tendo como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.
 
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico ocorrerá em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. O programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
 
Segunda fase
 
A segunda fase do programa de rastreamento, que vai atender as mulheres que já passaram pela primeira fase - ou seja, que já fizeram o exame de mamografia e tiveram imagens inconclusivas -, começa também neste mês de janeiro. Nesta fase, elas passam por consultas com mastologistas, realizam ultrassonografia e, aquelas que tiverem indicação, fazem punção com agulha, para que possam dar início ao tratamento.
 
Segundo a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), neste início de ano, a segunda fase tem início no período de 19 a 21 de janeiro, com atendimento para as mulheres de Maragogipe e Cruz das Almas. Nos dias 27, 28 e 28, a segunda fase começa para as mulheres de Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Cronograma da primeira fase:
 
São Gonçalo dos Campos - 11/01 a 26/01
Pé de Serra - 11/01 a 16/01
Mundo Novo - 18/01 a 28/01
Capela do Alto Alegre - 11/01 a 16/01
Irará - 11/01 a 25/01
Medeiros Neto - 11/01 a 19/01
Alcobaça - 21/01 a 27/01/2016
Caravelas - 29/01 a 04/02
..