Foram encontrados 1433 registros para a palavra: Professor

Petrolina: Professores da UPE confirmam adesão à Greve Nacional da Educação do dia 15 de maio

Os professores da Universidade de Pernambuco confirmaram a participação da categoria na greve nacional da Educação agendada para a próxima quarta-feira, dia 15 de maio. A paralisação foi convocada pelas entidades da educação e centrais sindicais, em resposta às ameaças à educação perpetradas pelo governo de Jair Bolsonaro, que vêm se concretizando com medidas de cerceamento da liberdade de ensinar e aprender e com os cortes de verbas anunciados oficialmente pelo Ministério da Educação. A adesão à greve ocorreu em três assembleias convocadas pela Seção Sindical dos Docentes (Adupe). ..

PROFESSORES DA UNEB APROVAM CONTINUIDADE DA GREVE

A categoria docente da Uneb, em Assembleia no final da tarde de terça-feira (07), aprovou a continuidade da greve e uma contraproposta, indicada pelo Fórum das ADs, que será entregue ao governo. A decisão dos professores aconteceu devido à ausência de uma proposta dos representantes do Palácio de Ondina, que contemple a pauta de reivindicações do movimento grevista. A paralisação por tempo indeterminado também segue na Uefs, Uesb e Uesc.

Durante a Assembleia da ADUNEB a categoria foi informada que devido ao forte Ato Público, seguido de Audiência, ocorridos na manhã desta terça-feira, no Centro Administrativo da Bahia, o governo reabrirá a negociação. O protesto, feito por professores e estudantes, contou com cerca de 700 manifestantes...

UNEB realiza seleção para contratação de professores da Educação Profissional (SEC-BA)

A UNEB, através do Centro de Processos Seletivos (CPS), vai realizar o processo seletivo simplificado para contratação de professores da Educação Profissional, sob o regime especial de direito administrativo (REDA), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). Estão sendo disponibilizadas 295 vagas para contratação imediata neste certame (veja oportunidades por Núcleos Territoriais de Educação e eixos tecnológicos). Também haverá formação de cadastro reserva, conforme prevê o edital de seleção.

As inscrições estão abertas até às 18h do dia 14 de maio e devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site www.selecao.uneb.br/educprofissional. O pagamento da taxa de inscrição de R$ 100 deve ser efetivado até a data expressamente determinada pelo boleto bancário. A prova objetiva de conhecimentos será aplicada no dia 9 de junho. O exame contará com 50 questões e terá caráter classificatório e eliminatório. A seleção reserva ainda prova de títulos. O resultado final do processo seletivo será divulgado até o dia 1º de julho...

Estudantes e professores universitários conhecem projeto de recuperação de mata ciliar na Agrovale

O Projeto de Recuperação de Mata Ciliares do Rio São Francisco, que o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), da Universidade Federal do Vale do São Francisco -  Univasf vem desenvolvendo em parceria com a Agrovale, completou três anos nesta quinta-feira (2) com a visita de estudantes e professores de três universidades nordestinas.

O grupo com mais de 100 alunos dos cursos de Ciências Ambientais, Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade e de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e da própria Univasf, chegou cedo à área experimental da Agrovale, às margens do Rio da Unidade Nacional. ..

Autora de vídeo que expôs professora é secretária do PSL

Autora de vídeo em que uma professora de cursinho aparece fazendo críticas ao escritor Olavo de Carvalho, considerado guru dos bolsonaristas, Tamires de Souza Costa de Paula é secretária-geral do PSL em Itapeva (SP) e chegou a registrar candidatura a deputada estadual pelo partido em 2018. O vídeo foi reproduzido no domingo, 28, nas redes sociais pelo presidente Jair Bolsonaro, de quem Tamires se diz apoiadora. “Conservadora” e “ativista politicamente incorreta”, como se descreve nas redes sociais, ela já publicou fotos e vídeos ao lado do presidente e se diz amiga de Carlos e Eduardo Bolsonaro. Também tem fotos com Leo Índio, sobrinho do presidente.

Em nota publicada em seu Instagram, Tamires diz esperar que o vídeo sirva de exemplo a alunos “que muitas vezes se calam por medo”. “Bolsonaro derramou seu sangue por nós, é hora de derramarmos o nosso”, escreve. “Não estou feliz em ter de gravar um vídeo para demonstrar o que fazem nas escolas; mas tenho uma missão com meu país e com a mudança que almejo através da educação”, diz Tamires. O vídeo mostra uma aluna confrontando uma professora de gramática depois de ela afirmar que Olavo de Carvalho é “uma anta porque mete o pau em tudo”. A estudante, então, avisa que filmou a aula e afirma ter perdido 25 minutos ouvindo opiniões político-partidárias e não aprendendo gramática. “Não estou pagando cursinho para isso”, reclama, informando ainda que vai procurar o diretor da instituição, que não teve o nome revelado...

Espaço do Leitor: Resposta ao Taciano Gustavo Medrado Sobrinho - Professor, Engenheiro e Administrador.

A entrevista do Lula, teve sim importante repercussão nacional e internacional, que por ser uma figura muito expressiva despertou o interesse de dois grandes meios de comunicação, que por não fazerem a jogatina da manipulação da elite econômica, ele, o autor do referido artigo, os trata de “comunistas”.

A “quadrilha”, como ele diz, criada pelos governos petistas, para assaltar o país é parte do sistema político do país, onde os colegas de Bolsonaro, em especial, a turma de Michel Temer,  foi quem mais levou dinheiro público, com provas concretas, e os “olhos cegos da justiça” e dos alienados, fingem não ver, nem saber. O Brasil inteiro sabe que não é verdade, ele dizer que Bolsonaro e sua turma são honestos. Assim como sabe que o combate à corrupção no País, não tem mostrado imparcialidade, nem padronização nas suas ações. Lula, é sem sombra de dúvida, digno, principalmente por tudo que fez pelo social, que tanto melhorou a vida do povo – não existe prova no processo que possa incriminá-lo. Ele é uma das mais importantes expressões políticas mundiais que o centro direita não gosta e a extrema odeia – no julgamento do Lula em Porto Alegre tinha 70 mil pessoas na praça ao lado...

Artigo - Um grande futuro começa com grandes professores

Por Kelly Maurice (*)

Este artigo foi escrito em celebração ao Dia Internacional da Educação, comemorado nesse domingo, dia 28 de abril...

Governo vai cortar salário dos professores universitários em greve

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu que vai cortar o salário dos professores universitários em greve, segundo informou a assessoria de comunicação. 

Os docentes da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz), Uefs (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) estão em greve há 18 dias.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, criticou o tom político da paralisação e ressaltou a dificuldade de negociação com o movimento. ..

Rui anuncia convocação de mais professores e coordenadores

O Governo do Estado irá convocar 333 novos servidores aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. Serão chamados 314 professores e 19 coordenadores pedagógicos. Esta é a segunda convocação do certame, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 26 de abril. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, na tarde desta quarta-feira (24), durante transmissão do programa #PapoCorreria, ao vivo nas redes sociais. 

Os convocados devem entregar a documentação exigida nos locais e período indicados no edital de convocação. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do Estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE)...

Sessão na Câmara de Juazeiro reúne professores e alunos da UNEB

Câmara de Vereadores de Juazeiro realizou na tarde/ noite desta terça-feira (16), Sessão Especial para discutir o movimento grevista do Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município, que reúne o Departamento de Ciências Humanas (DCH) e o Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), através dos cursos de Comunicação Social Jornalismo em Multimeios, Pedagogia, Direito e Agronomia. Presidida pelo vereador, Alex Tanuri (PSL), o debate foi secretariado por, Charles Leal (PDT) e Aníbal Araújo (PTC).

Uma Comissão será formada para intermediar. Segundo o presidente, "a UNEB tem história em nossa cidade e nada mais justo do que nós vereadores irmos ao Governo Estadual intermediar essa situação. Sinto-me no dever, juntamente com os vereadores, de ajudar no desenvolvimento da cidade e universidade", disse...

Líder do Governo na Alba pede suspensão da greve após intermediar reabertura de diálogo entre governo e professores

Por iniciativa da Liderança do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), representantes dos professores das universidades estaduais voltaram a se reunir, nesta quarta-feira (10), com membros do Legislativo e do Executivo para tratar das reivindicações do movimento docente. Participaram da reunião, o líder da Maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), os deputados Paulo Rangel (PT), Hilton Coelho (Psol) e Zé Raimundo (PT), e a coordenadora de Articulação Social da Secretaria de Relações Institucionais do Governo do Estado, Mary Cláudia Cruz e Souza.

"Solicitamos ao movimento docente que suspenda a greve e reabra as negociações com o governo", explicou Rosemberg. Entre os pleitos apresentados, a extensão às outras três universidades estaduais – Uneb, Uefs e Uesb – do Projeto de Lei 22.213/19, de autoria do Executivo, que prevê alterações no quantitativo de cargos de provimento permanente da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). "Vamos levar ao governador Rui Costa o pedido da extensão desse projeto. Esperamos que todos os envolvidos façam as ponderações para que a gente possa voltar à normalidade, com um diálogo mais efetivo entre o governo do Estado e as universidades", defendeu o líder governista...

RESPOSTA DO PROFESSOR MILITANTE DO PSOL AOS CONSERVADORES

É evidente que eu teria observações a fazer sobre o representante da ACONS - ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS CONSERVADORES. Teria também outra observação a fazer:

1º. Primeiro, ele participou de vários eventos envolvendo os unebianos, entretanto, nas baladas, nos bailes, glamoures e paqueras. Contudo, na contramão deste espaço de poder e aprendizagem, nós lutávamos, gritávamos, debatíamos e continuamos entoando o grito do ato “ Chico Buarque traidor da educação”. Também participamos do ato até o MEC contra as políticas públicas e atos criminosos contra os movimentos sociais...

PROFESSORES DA UNEB EM JUAZEIRO EMITEM CARTA ABERTA EM DEFESA DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DOS DIREITOS DOS DOCENTES

Professores do Campus III, Juazeiro, encaminharam Carta Aberta ao Blog GJ Notícias com a socialização da pauta de reivindicações do movimento docente que deliberou pela Greve por tempo indeterminado a partir de amanhã (09). Confira:

No momento histórico para a comunidade acadêmica da Universidade do Estado da Bahia, os professores e professoras decidiram em Assembleia Docente, realizada em 4 de abril, paralisar as atividades por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (09/04), para garantir a defesa da instituição de ensino público em todo o Estado e para exigir respeito aos direitos trabalhistas, conquistados ao longo dos anos. ..

Decretada prisão preventiva de mais um envolvido no caso da morte da professora Élida


A Justiça decretou, nesta sexta-feira (4) a prisão de mais um envolvido no assassinato da Professora Élida Márcia Oliveira, de 32 anos, ocorrido na manhã do dia 20 de fevereiro, em Juazeiro.

Três dos quatro suspeitos de envolvimento no assassinato já haviam sido denunciados pelo Ministério Público Estadual (MP-BA) e dois já se encontravam presos: Railton Mendes da Silva, que dirigia a moto no dia do crime e confessou; Edvan Constantino de Morais, suspeito de ser o mandante do assassinato. Maicon Neves dos Santos, apontado como autor dos disparos, também já tem mandado de prisão e está foragido e nesta sexta-feira a justiça decretou também a prisão de Edvânia, filha de Cosntantino, denunciada pelo MP-BA como um dos pivôs do bárbaro crime...

Caminhada de Conscientização do Autismo reúne alunos, pais e professores em Juazeiro

Com o objetivo de mobilizar e alertar a sociedade sobre as necessidades de inclusão, socialização, respeito e cuidados com as pessoas autistas, nesta sexta-feira (05), a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado dia 2 de abril, reuniu dezenas de alunos, professores, pais e instituições de Juazeiro.

A mãe do aluno Daniel, Rosenilda Pereira destacou a importância do evento e falou sobre o atendimento que seu filho recebe na Escola Municipal Leopoldina Leal. “Há dois anos ele foi acolhido por essa escola que tem uma equipe preparada para cuidar da aprendizagem e ajudá-lo com suas dificuldades. Durante esse tempo só tenho percebido melhorias na vida dele, passou a interagir com as pessoas, se comunicar melhor, além de aprender as lições na sala de aula. A inclusão é fundamental para a melhoria de vida dos autistas”, ressaltou a dona de casa...

Lider do Governo da Bahia diz que decisão dos professores da Uneb paralisar atividades foi precipitada

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), afirmou nesta sexta-feira (5), que a decisão das Associações de docentes das universidades estaduais de paralisar as atividades nas instituições de ensino foi "precipitada".

Segue a nota:..

Professores da Uneb decretam greve por tempo indeterminado

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decretaram greve por tempo indeterminado durante assembleia realizada nesta quinta-feira (4). Os docentes já haviam começado a se mobilizar durante a manhã, ocupando o prédio onde funciona a reitoria da instituição, no bairro do Cabula, em Salvador. ..

Suspeitos de executar professora a tiros em Juazeiro são denunciados pelo MP; Ex-namorada do marido da vítima também é acusada como mandante

Três dos quatro suspeitos de envolvimento no assassinato da professora Élida Márcia de Oliveira, de 32 anos, ocorrido em Juazeiro, norte da Bahia, foram denunciados pelo Ministério Público Estadual (MP-BA). Conforme informações do órgão, a denúncia foi encaminhada para a Justiça nesta terça-feira (2). Élida foi atingida com cerca de cinco tiros quando estava dentro do carro, com o marido e a filha de 2 anos, a caminho do trabalho. Na ocasião, o homem ficou ferido com os estilhaços do vidro do veículo e a criança não teve ferimentos.

As polícia aponta que Élida foi vítima de execução. Conforme as investigações, os principais suspeitos de serem os mandantes do crime são a ex do companheiro da vítima e o pai da suspeita. Além de pai e filha, dois homens são suspeitos de executar o crime. Um pilotava a moto utilizada no dia em que a professora foi morta e o outro efetuou os disparos...

PROFESSOR EMITE NOTA DE REPÚDIO CONTRA O PREFEITO E A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE JUAZEIRO

O professor Agnaldo José publicou na sua página pessoal no facebook e encaminhou mensagem ao Blog GJ Notícias repudiando ações do prefeito Paulo Bomfim e da Secretária Municipal de Educação Lucinete Alves. Confira:

NOTA DE REPÚDIO!..

Familiares e amigos de professora assassinada em Juazeiro realizam protesto e pedem justiça

Familiares e amigos realizaram neste sábado (30), pelas ruas de Juazeiro, Bahia, um ato em protesto solicitanto justiça pelo assassinato da professora Élida Márcia de Oliveira Nascimento Souza.

A manifestação reivindicou justiça em memória da jovem que foi assassinada dia 20 de fevereiro em frente à sua residência quando se preparava para ir ao trabalho. A concentração teve início ao lado do Águas Center, e a caminhada foi encerrada na Orla da cidade...