Foram encontrados 1202 registros para a palavra: POLITICA

POLÍTICA 2020

O Partido Socialismo e Liberdade, expressa sua preocupação com o resultado do processo eleitoral de 2018 que mostrou a força política no cenário nacional e no Estado da Bahia, materializada na vitória de Hilton Coelho Psol. Tais resultados evidenciam que as forças Progressistas podem ser protagonistas no próximo período eleitoral enfrentando os facistas que se apoderaram do poder no nosso país.  

Contudo, vale ressaltar que contribuimos para manter a resistência viva com a campanha presidencial de Guilherme Boulos candidato a presidente do Brasil, Marcos Mendes candidato a governador da Bahia, Marcelo Freixo candidato a presidência da Câmara Federal, colocando o PSOL como uma alternativa contra a barbárie.

A luta contra o fascismo nos cobrará uma postura mais abrangente, sem ignorar as diferenças das forças progressistas entre si, mas secundarizá-las em nome de composições mais amplas que permitam fôlego para aqueles e aquelas que se dispõe a manter-se firme na luta pela defesa de direitos sociais inerentes à Democracia.

Visando contribuir no processo de organização das forças progressistas, o PSOL deve organizar a luta no campo institucional, dialogando com amplos setores na construção de alternativas eleitorais para o próximo pleito em 2020, sem perder de vistas a luta cotidiana para a qual deve está apostos contudo entendendo o protagonismos dos movimentos Sociais e organismos de luta dos trabalhadores(as).

Portanto uma pré-candidatura do PSOL à prefeitura municipal de Juazeiro, constitui com uma ferramenta de permanente diálogo e busca de consensos com setores progressistas, estabelecendo uma âncora para contato permanente com a sociedade juazeirense, assim sendo, surge a necessidade de indicarmos um nome na nossa cidade que será escolhido nas conferências municipais do partido, em busca de uma alternativa de luta e instrumento da formulação política junto aos juazeirenses.

É urgente a composição de uma Frente Popular e Democrática para estabelecer um instrumento coletivo de formulação e construção da luta, um espaço permeável que pode aglutinar os partidos de esquerda, progressistas e de centro, bem como movimentos sociais e pré-candidaturas identificadas com este campo, para juntos estabelecerem os rumos políticos para superação do conservadorismo em nossa cidade.

O PSOL deve colocar-se como parte de um campo político que possa dar concretude à luta contra o fascismo, conservadorismo e barbárie em nossa cidade, convidando todos e todas identificadas com a necessidade de constituição deste espaço para juntos confabularmos os marcos deste processo.

Agnaldo José de Souza - Professor e filiado ao PSOL..

ARTIGO - A HONESTIDADE EXISTE, INCLUSIVE, NA POLÍTICA!

A honestidade é referência da seriedade, verdade, boa conduta, do bom caráter. Uma tese maldosa formatou dois conceitos no meio político para manipular à opinião pública a favor de quem tem dinheiro e poder, que são, inclusive, donos dos grandes meios de comunicação, que por si só tem monstruoso poder.

Na defesa dos seus pares, estimulam ao endeusamento dos seus candidatos para obter votos. Quando no exercício do cargo, estão envolvidos nos casos de corrupção a conversa muda para: “todos são ruins, ninguém presta”. Inibindo, inclusive, à participação de gente séria na atividade política, que poderiam acrescentar muito mais gente séria na vida pública...

Comissão propõe construção de agenda para monitorar políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em Petrolina

O Fórum Permanente de Articulação sobre Direitos Humanos da Criança e do Adolescente se reúne mais uma vez com o objetivo de preparar um grande evento que deverá discutir políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil. Representantes de sete entidades civis estiveram na tarde da última segunda-feira (1º) na Câmara de Vereadores de Petrolina junto a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa e a Vara da Infância e Juventude para discutir a pauta do Fórum.  

Na oportunidade, os presentes voltaram a debater sobre o funcionamento das entidades de assistência social voltadas as crianças e aos adolescentes no município, como o Centro POP, Creas, Cras, Conselho Tutelar, entre outros, e o vereador Gilmar Santos, que preside a Comissão da Casa Plínio Amorim, cobrou do Executivo Municipal, atuação dos órgãos públicos municipais. A Comissão também levantou a necessidade de se construir uma agenda para monitorar políticas públicas voltadas para esse seguimento social em Petrolina...

Comissão propõe construção de agenda para monitorar políticas públicas voltas para crianças e adolescentes em Petrolina

O Fórum Permanente de Articulação sobre Direitos Humanos da Criança e do Adolescente se reúne mais uma vez com o objetivo de preparar um grande evento que deverá discutir políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil. Representantes de sete entidades civis estiveram na tarde da última segunda-feira (1º) na Câmara de Vereadores de Petrolina junto a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Casa e a Vara da Infância e Juventude para discutir a pauta do Fórum.   

Na oportunidade, os presentes voltaram a debater sobre o funcionamento das entidades de assistência social voltadas as crianças e aos adolescentes no município, como o Centro POP, Creas, Cras, Conselho Tutelar, entre outros, e o vereador Gilmar Santos, que preside a Comissão da Casa Plínio Amorim, cobrou do Executivo Municipal, atuação dos órgãos públicos municipais...

ARTIGO - A PIROTECNIA POLÍTICA NÃO DEU CERTO

Os crimes de Michel Temer são bem conhecidos na imprensa brasileira, mas sua prisão sem julgamento e sem condenação é uma aberração jurídica, o que prova que essa Lava Jato não tem nada de jurídica, e sim de política. Prova somente que os petistas têm razão, pois tem que se colocar em cana quem não serve mais, sem julgamento nenhum, apenas para justificar a prisão de Lula, e fazer cortina de fumaça em favor dos interesses de Bolsonaro.

Então não existem surpresas, nem novidade nenhuma, em sua soltura, porque era somente questão de tempo. Se o "vampirão boca de envelope amassado" tem culpa, ele tem sim que ser investigado até a última gota, ser julgado, condenado e cumprir sua pena como rezam as cartilhas jurídicas...

Mesa de debates “Mulheres, Direitos Humanos e Atual Conjuntura Política” acontecerá no Campus Juazeiro da Univasf

Com o tema “Mulheres, Direitos Humanos e Atual Conjuntura Política”, será realizada uma mesa de debates sobre direitos das mulheres e luta contra a violência, nesta quinta-feira (28). O encontro acontecerá na sala do Núcleo Temático 31 (NT 31), às 9h, no Campus Juazeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento é gratuito e aberto para toda a comunidade. A mesa de debates é promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Juazeiro e conta com apoio da Univasf.

O debate terá a participação da fundadora e presidente da ONG TamoJuntas, Laina Crisóstomo; da representante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco em Petrolina, Viviane Costa; e da representante do Setorial Feminista de Rua Juventude Anticapitalista, Kamila Lopes. A discussão será mediada pela presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Juazeiro, Katussia Almeida...

Líder do governo critica velha política, cita Maia e acirra crise

Em meio a uma crise com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o líder do governo na Casa, major Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou a deputados de seu partido neste domingo (24) que o presidente Jair Bolsonaro está convicto de suas atitudes. Em mensagens de Whatsapp para a bancada do PSL, ele indicou que Bolsonaro não negociará e fez criticas à velha política, acirrando a tensão entre poderes.

As postagens no grupo da sigla ocorreram logo depois de um encontro dele com o presidente, no Palácio da Alvorada. "Nosso presidente está certo e também convicto de suas atitudes. Estive com ele hoje pela manhã. As práticas do passado não nos levaram ao caminho em que queremos estar. Todos nós, em particular do PSL, somos agentes para ajudar a mudar a situação em que nos encontramos", escreveu o líder no grupo de deputados, por volta de 13h30...

Isaac Carvalho realiza grande encontro de lideranças políticas da região

Durante o período de  pré-campanha e, em seguida, de campanha eleitoral quando reuniu diversas lideranças políticas do norte baiano, Isaac Carvalho (PC do B) obteve uma grande vitória nas urnas, conquistando mais de 100 mil votos, apesar de todas as dificuldades enfrentadas.

"Passado o processo eleitoral, que do ponto de vista político foi exitoso, agora assumi uma missão a mim confiada por Rui Costa como assessor especial da Governadoria, vi que já era hora de agradecer a todos os amigos e amigas, importantes lideranças da política regional, por todo o apoio durante a caminhada que consolidou o nosso projeto através da união de diversas forças", explicou Isaac...

Maia ameaça deixar articulação política da reforma da Previdência, diz Estadão

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avisou ontem ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que deixará a articulação política pela reforma da Previdência, informa O Estado de S.Paulo.

Segundo a reportagem, Maia tomou a decisão após virar alvo de novo ataque do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, no Twitter. O deputado disse a Guedes, conforme o jornal, que se é para ser atacado nas redes sociais por filhos e aliados de Bolsonaro, o governo não precisa de sua ajuda...

Petrolina vence prêmio 'Prefeitura Amiga das Mulheres' e se destaca por políticas públicas

A cidade de Petrolina é destaque estadual pela realização de ações voltadas às mulheres. Na segunda-feira (11), a Capital do Sertão pernambucano foi reconhecida pelo  Prêmio 'Prefeitura Amiga das Mulheres', promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE). Entre os critérios, foram avaliadas as atividades desenvolvidas para o enfrentamento à violência contra a mulher. A premiação deve ocorrer no próximo dia 26, na Alepe, em Recife.

Entre as ações desenvolvidas para que o município conquistasse o reconhecimento estadual, destaque para o trabalho do Centro de Referência de Atendimento à Mulher e ações preventivas de combate à violência de gênero. "Esse é um tema que precisa ser encarado diariamente pois existem dados assustadores de agressões contra as mulheres a cada instante. O prêmio mostra que estamos no caminho certo, mas há muito ainda para se fazer na luta pela igualdade de gênero e combate à violência contra a mulher", destaca o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. ..

"Quero dialogar políticas afirmativas para os municípios", disse Eures em posse de Sérgio Brito na Sedur

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, participou, na  segunda-feira (11), da posse do deputado federal licenciado Sérgio Brito como Secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado. Nomeado no mês passado pelo governador Rui Costa, ele assume a pasta responsável por áreas importantes para os municípios baianos como habitação, mobilidade urbana e planejamento. A cerimônia aconteceu no auditório da Sedur, no CAB. 

"Quero ser o porta-voz para que possamos dialogar políticas afirmativas para os municípios. Fico feliz que você, Sergio, veio para esta secretaria para trabalhar por todos os municípios da Bahia", disse Eures que também propôs um encontro para tratar sobre Regularização Fundiária Urbana...

Marcelino Galo pede a Coronel para retirar projeto que desobriga cota feminina na política

O deputado estadual e líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelino Galo (PT), utilizou o plenário da Casa, nesta segunda-feira (11), para homenagear as mulheres e criticar o projeto do senador Ângelo Coronel (PSD), que revoga a cota de 30% de candidaturas de mulheres na política. "Não existe democracia sem a possibilidade de homens e mulheres terem os mesmos direitos, oportunidades, remuneração no trabalho e poderem ocupar os espaços públicos na mesma proporção. Enquanto na Argentina foi conquistada a participação de 50% das mulheres no parlamento, aqui temos projetos atrasados, reacionários que tentam retirar essa conquista das mulheres". O deputado considerou ainda a atitude do senador como infeliz, e pediu que Coronel retire o projeto e se desculpe com as mulheres. "Esse é o pedido das mulheres de nossa sociedade e eu estou aqui para reforçar esse pleito". ..

APLB ACUSA PREFEITO DE CURAÇÁ DE ASSÉDIO MORAL E PERSEGUIÇÃO POLÍTICA À PROFESSORA MUNICIPAL

A professora Maria Sileide acompanhada do coordenador da APLB em Juazeiro Gilmar Nery e da coordenadora do Núcleo da APLB em Curaçá Luzia França, procurou a imprensa regional nesta sexta-feira, dia 08, entre os veículos de comunicação o Programa Geraldo José (Transrio FM) e o Blog GJ, para denunciar assédio moral e perseguição política que vem sofrendo pela administração do prefeito Pedro Oliveira, naquele município.

“Tudo começou quando o prefeito nos procurou para convencer o meu marido, que é vereador (Laerte), a votar no candidato dele para presidência da Câmara Municipal. Em seguida, fomos ameaçados de demissão do cargo que exercíamos desde a gestão passada na coordenação de uma escola se não convencesse meu marido a votar no orçamento do município. A minha indignação não é pelo fato de ter sido exonerada do cargo, sou concursada e tenho a maior adoração pela minha profissão. O que me chateou foi da forma que aconteceu e de ser motivo de chacota pelos correligionários do prefeito nos grupos de whatsapp” revelou a professora Maria Sileide...

CNBB lança campanha da fraternidade com tema 'Fraternidade e Políticas Públicas'


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu oficialmente na quarta-feira de cinzas (6), a Campanha da Fraternidade (CF) 2019 com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O lançamento aconteceu na sede provisória da entidade em Brasília (DF).

Nesta Campanha, a ser desenvolvida mais intensamente no período da Quaresma, a Igreja Católica buscará chamar a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis...

Apoiados por Huck, grupos de renovação política buscam reinvenção e miram 2020

O ano é de renovação na renovação. Passado o frenesi das urnas, grupos independentes que contribuíram para a eleição de novas caras em 2018 vivem uma fase de redefinir prioridades e adaptar rotas.

A principal mudança para organizações como o Agora!, o RenovaBR e o Acredito é o fato de que elas passaram a ter braços no poder --não só nos Legislativos, principal foco no ano passado, mas também no Poder Executivo.


Renova e Agora!, as entidades mais conhecidas desse ecossistema (não por coincidência, ambas apoiadas pelo apresentador e empresário Luciano Huck), elegeram juntas 17 parlamentares e tiveram ao menos 21 integrantes nomeados para outros cargos.

Com apoio do Renova, que ofereceu curso por seis meses e bolsa que variou de R$ 5.000 a R$ 12 mil, saíram vitoriosos das urnas -entre outros, os federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Marcelo Calero (PPS-RJ), os estaduais Daniel José (Novo-SP) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ) e o senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Todos são novatos em cargos eletivos e adotam no mandato um discurso de novas práticas, ancorado em valores como ética e transparência.

Integrantes que não tiveram a mesma sorte acabaram sendo chamados para outros postos na administração pública, em secretarias e assessorias de governos estaduais.

Para citar dois: Paulo Mathias (Novo-SP) virou secretário-executivo da pasta de Desenvolvimento Social do governo João Doria (PSDB-SP) e Mayra Pinheiro (PSDB-CE) assumiu uma secretaria do Ministério da Saúde na gestão Jair Bolsonaro (PSL).

"Na nossa avaliação, todas as pessoas que participaram do programa poderão dar uma contribuição nesses espaços a partir da formação a que tiveram acesso", diz o empresário Eduardo Mufarej, que fundou o Renova em 2017.

Na seara eleitoral, o foco da entidade se volta para a disputa de 2020. Mais de 9.500 pessoas de todo o país se inscreveram no processo de seleção para líderes que querem concorrer a vereador ou prefeito.

"O principal desafio é como sair de um universo de 27 estados, como era no ano passado, para uma realidade de 5.600 municípios", diz Mufarej.

Além de ajustar a temática da capacitação para assuntos ligados às cidades, como leis de ocupação do solo e programas de saúde preventiva, a entidade adotará outra logística, com menos atividades presenciais e mais aulas a distância.

O Agora!, que na origem não tinha a eleição de novatos como meta, vê em 2019 a chance de retomar seu espírito inicial. O movimento foi criado para estimular políticas de sustentabilidade e combate à desigualdade.

A ideia no momento é consolidar a plataforma como "um centro de boas ideias e práticas inovadoras", afirma o cientista político Leandro Machado, fundador e porta-voz.

O grupo lançou durante a campanha eleitoral uma agenda com 130 propostas para áreas como segurança pública, economia, educação e saúde. Pretende, daqui para a frente, trabalhar para aprofundar as sugestões e, principalmente, executá-las.

Além dos três membros do Agora! eleitos para o Legislativo (dois deles também amparados pelo Renova), o movimento conta com representantes nomeados em governos que acabaram de começar.

São os casos, por exemplo, de Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo; Rafael Parente, secretário de Educação do Distrito Federal; e Natalie Unterstell, superintendente de inovação da Casa Civil do governo do Paraná.

Há alguns dias, o grupo quase passou a contar com uma voz no governo federal. A fundadora Ilona Szabó foi chamada pelo ministro Sergio Moro (Justiça) para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, mas, após críticas nas redes sociais, acabou desconvidada por decisão de Bolsonaro.

A especialista em segurança pública é a favor do desarmamento, o que vai contra as políticas do novo governo.

Na visão do Agora!, contar com membros no Legislativo e no Executivo é um meio para ampliar o alcance de seus debates e tentar implementar as ideias que defende.

A reinvenção das organizações embute ainda um esforço para manter a relevância fora do contexto eleitoral.

É comum ouvir dos líderes que esses grupos ajudaram a puxar a oxigenação política tão desejada em 2018, mas que é natural haver uma queda na visibilidade em anos sem votação. O diagnóstico é o de que, apesar das dificuldades, o trabalho precisa continuar porque ainda há muito a ser feito.

"A gente achou que depois das eleições o entusiasmo iria esfriar e a galera iria desmobilizar um pouco, mas dobrou o número de seguidores nas redes sociais e o de voluntários aumentou significativamente", diz Samuel Emílio, coordenador nacional do Acredito.

O grupo, com representantes em 40 cidades de 17 estados, teve quatro membros eleitos, todos também do Renova: os federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni (PSB-ES), o estadual Renan Ferreirinha e o senador Alessandro Vieira.

Para os próximos meses, a prioridade é mapear ao menos cem pré-candidatos a vereador e prefeito aptos a receber apoio. A entidade pretende repetir o modelo da eleição passada: criar uma rede para trocas de experiências e dar visibilidade às campanhas.

O plano é semelhante ao da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que desde já mira o pleito municipal. Diferentemente de outras organizações da área, a incubadora não busca puramente a renovação de quadros.

O discurso é o de qualificar os agentes públicos no país, sejam eles novatos ou não.

Na entressafra eleitoral, a entidade acompanha os participantes com mandato (que hoje são cerca de cem, em variados cargos e níveis) e fica atrás de novos nomes. O processo seletivo mais recente recebeu 3.500 inscrições.

A rede foi criada em 2012, o que lhe dá quilometragem maior em relação aos principais grupos da área, surgidos de 2016 em diante. Parte dessas entidades, inclusive, é derivada da Raps, como lembra a diretora-executiva da rede, Mônica Sodré. "É um orgulho olhar para um universo que ajudamos a construir", diz.

Para ela, que é cientista política, 2018 foi um marco na renovação e na participação dos cidadãos. "O desafio para os próximos anos é fazer essa rede de organizações trabalhar em conjunto."..

Persistência e políticas públicas adequadas ao Semiárido viabilizam conquistas para agricultores de Juazeiro

A satisfação e o entusiasmo expressos nos sorrisos das/dos criadoras/es de galinha da comunidade Canoa, no Distrito de Massaroca, em Juazeiro, talvez escondam um passado recente, cheio de incertezas e muita luta para viabilizar a criação de aves.

Em meados de 2009, a comunidade recebeu com receio um projeto de criação de galinhas, que garantiu a implantação de quatro galinheiros na comunidade, ração para seis meses e formação. “No início foi difícil achar quem quisesse o galinheiro”, recorda Gilmar Lino, um dos primeiros criadores. Era difícil convencer criadoras/es de caprinos e ovinos a dedicar parte de seu tempo à criação comercial de aves, algo que só acontecia para o consumo da família. Mesmo com dificuldade, Gilmar e a equipe do Irpaa convenceram algumas pessoas a experimentar a novidade...

Igor Kannário: uma fraude política que o gueto não merece

O leitor Enio Silva da Costa, Subtenente BM e educador envia email a este Blog e opina sobre a conduta do cantor Igor Canário.

Confiram:..

Petrolina discute políticas públicas de turismo com secretaria estadual no Recife

Representantes da Prefeitura de Petrolina e do estado de Pernambuco se reuniram para discutir políticas públicas voltadas para a cidade sertaneja. O encontro ocorreu no Recife, nesta quarta-feira (13), entre o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emicio Junior; secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Petrolina, Thiago Brito e o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes.

Durante o encontro dos gestores, o Carnaval de Petrolina também foi pauta. O gestor da pasta municipal convidou o secretário para prestigiar a festa momesca da Capital do Sertão...

Ministro da Economia defende privatizações e diz que a velha política morreu

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender nesta sexta-feira (8) o processo de privatização de estatais vinculadas ao governo federal. Em palestra na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sobre a desestatização do setor elétrico, Guedes disse as estatais não serão usadas para manter “uma forma equivocada de fazer política”.

“Nós temos que pensar também que a velha política morreu. Nós não sabemos ainda qual é a nova, mas essa morreu. As estatais não vão mais alimentar uma forma equivocada de fazer política, esse excesso de gasto do governo que corrompeu a democracia e travou o crescimento da economia,” argumentou...

Artigo - Uma palavra de reflexão para todos insatisfeitos com a política atual

Falar mal do Governo parece ser a única forma de se fazer oposição.

E que tal inaugurarmos um novo jeito que vá além disso, o qual seja propositivo e de Debates com a Sociedade para, juntos, construirmos um Projeto de Cidade que emane verdadeiramente do Povo e não de uma Elite Política que a este impõe a sua visão? Creio que seja sim possível construirmos algo juntos...