Foram encontrados 962 registros para a palavra: estudantes

SINSERP e a União dos Estudantes Secundaristas participarão da Greve Geral nesta sexta (28)

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERP) e a União dos Estudantes Secundaristas a confirmaram presença no movimento Greve Geral que acontecerá em Juazeiro nesta sexta-feira (28). O Movimento realizado por centrais sindicais contra as reformas trabalhistas e previdenciária do governo Michel Temer começará às 8h em frente a sede da APLB-Sindicato. Os participantes irão tomar as ruas de Juazeiro e finalizarão o ato em frente ao Banco do Brasil.

“O SINSERP se posicionou e vai participar do evento, mas o servidor irá ficar livre para participar do ato. Vamos conscientizar os servidores para aderirem ao manifesto. Temos que trazer a sociedade para as ruas. O objetivo do governo federal é exterminar a classe trabalhadora e nós não podemos concordar com isso”, afirmou o Diretor-Presidente do SINSERP, Cícero Sales, em entrevista ao Programa Geraldo José desta quarta-feira (26). ..

Estudantes da Rede Municipal recebem ações educativas em saúde ambiental e humana

A Secretaria de Educação de Petrolina (Seduc) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) estão desenvolvendo ações educativas em saúde ambiental e humana. O projeto atende os estudantes do ensino Fundamental I de escolas da Rede Municipal de Ensino com a realização de atividades lúdico-educativas que abordam a questão de hábitos relacionados ao ambiente que impactam diretamente na qualidade de vida da população.

A proposta é fruto de um projeto da instituição de ensino superior que reúne alunos de vários cursos com o objetivo de promover a prevenção e introduzir importância do cuidado integral da saúde. As atividades realizadas nas escolas são realizadas em sábados letivos e utilizam de pinturas faciais, origamis, teatro de fantoches, distribuição de cartilhas ilustradas com linguagem acessível, jogos e brincadeiras...

Multicampi Garanhuns da UPE realiza Encontro de Estudantes

A Universidade de Pernambuco – UPE- Multicampi Garanhuns, promoverá nos dias 26, 27 e 28 de maio, o I Encontro de Estudantes do Multicampi da UPE –  I EMUPE. O encontro será um espaço de integração entre os estudantes dos diversos cursos dos campus de Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro e Serra Talhada, que juntos fazem o multicampi. 

O evento contará com temas atuais e de grande importância para estudantes dos diferentes cursos, proporcionando a integração de saberes, culturas, vivências e artes. Através de grupos de trabalho, oficinas e outras dinâmicas, o objetivo é levar os estudantes para comunidades, instituições e outros espaços que possibilitem a integração e transformação das realidades, além de promover espaços para análise crítica de conjuntura por parte dos estudantes...

Estudantes de Uauá vão receber kits pedagógicos da LBV

Mais de 200 crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que residem na cidade de Uauá, no Sertão do São Francisco, serão beneficiadas nos dias 11 e 12 de abril, com kits de material pedagógico dentro da campanha Criança Nota 10 — Proteger a infância é acreditar no futuro. A iniciativa promovida pela Legião da Boa Vontade (LBV) visa apoiar os pais que não tem recursos para a compra do material escolar e contribuir para o combate ao analfabetismo.

No mês de março, foi realizada a entrega do material para crianças e adolescentes da instituição em Salvador, Lauro de Freitas e Itabuna. A campanha da LBV ampliou o atendimento no interior do estado beneficiando alunos de escolas públicas. Os kits são compostos de acordo com a faixa etária dos estudantes e contém itens como: lápis preto e de cor, canetas, apontador, borrachas, tesoura, tubos de cola, cadernos, mochila, régua, entre outros...

Estudantes mostram talentos no 1º Sarau Nassau-2017

Atividade da Faculdade Maurício de Nassau contou com apresentações musicais e recital de poesias na unidade Petrolina

Aconteceu nesta quarta-feira (5), o 1º Sarau Nassau 2017. A atividade fez parte do calendário mensal de eventos da Faculdade Maurício de Nassau, unidade Petrolina, e reuniu alunos dos turnos matutino e noturno para realizar apresentações musicais e recital de poesias, no espaço de convivência da Instituição de Ensino Superior...

Jamil Moreira conversa com estudantes de Jornalismo em Multimeios sobre gestão em comunicação e uso das TIC

Nesta segunda feira, a partir das 17 horas, no auditório de Multimídias do DCH III da UNEB\Juazeiro\BA, o Jornalista Jamil Moreira, da Como Comunicação Integrada (Salvador/BA), estará conversando com os estudantes do curso de Jornalismo sobre gestão em Comunicação, mudanças do mercado; novas rotinas e adequação das empresas de Comunicação às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e redes sociais.

Jamil foi o editor do 1º caderno de moda da Bahia, O Bazar, do Jornal Correio da Bahia e já assessorou a maioria das ‘celebridades’ do axé music, a exemplo de Ivete Sangalo, Margareth Menezes e Carlinhos Brown. Atualmente, a Como Comunicação Integrada (http://www.comocomunicacao.com.br) tem, entre seus clientes as empresas Tidelli, Milano Ambientes, o Bloco dos Mascarados, o restaurante La Pasta Gialla e o Iberostate Praia do Forte. A atividade faz parte do projeto Realidades em debate, do Colegiado de Jornalismo em Multimeios, e foi organizado pelos\as docentes, André Santana e Céres Santos...

LEI MUNICIPAL PODE TIRAR ESTUDANTES JUAZEIRENSES DA UNIVERSIDADE EM PETROLINA

Em e-mail ao Blog Geraldo José o estudante universitário Israel Lima Vieira faz um relato da dificuldade que está enfrentando desde que foi aprovada na gestão passada (Isaac carvalho) a Lei 2.671/2016 que retira o direito a meia entrada, do estudante de Juazeiro que faz universidade em Petrolina. Confira:

Venho por meio desta nota, conscientizar a sociedade do Vale do São Francisco acerca do descaso que nós estudantes enfrentamos por conta da lei (número: 2.671/2016) do município de Juazeiro da Bahia que fora promulgada no final da gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, no qual retira o direito do estudante a meia entrada no transporte coletivo municipal, pelo fato do mesmo não estudar na referida cidade e sim em municípios próximos, tomamos por exemplo a vizinha cidade de Petrolina-Pernambuco...

Estudantes da FACAPE registram boletim de ocorrência e exigem devolução do cachê pago ao músico Thiago Carvalho

Na tarde desta segunda-feira (27), estudantes registraram boletim de ocorrência contra o músico Thiago Carvalho na Delegacia de Polícia da 214ª Circunscrição, em Petrolina. Além de registrar boletim de ocorrência, os formandos vão exigir a devolução do cachê pago ao músico e avaliam ingressar com ação judicial pleiteando danos morais.

Os formandos do curso de bacharelado em Direito da FACAPE foram surpreendidos com a atitude do músico Thiago Carvalho que deixou o palco poucos minutos depois que iniciou a sua apresentação, mesmo após receber seu cachê pago pelos organizadores. O evento aconteceu na última sexta-feira (24), no espaço Varanda do Rio e a estimativa era que o show durasse duas horas...

Estudantes e professores da Bahia são premiados na maior Feira de Ciência e Engenharia do País

A volta para casa terá um gosto especial para o estudante Tailan de Melo, 20 anos, que está participando, desde a última segunda-feira (20), da 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O projeto 'Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação', desenvolvido no curso técnico de Agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande, em Barreiras (710 km de Salvador), no Oeste baiano, conquistou os prêmios de destaque na Mostra de Ciências e Tecnologia Escola Açaí/MCTEA e o terceiro lugar em Ciência Agropecuária.

Com a premiação, divulgada nesta sexta-feira (24), o estudante e seu professor co-orientador Rodrigo Arlindo, se credenciam para apresentar a experiência, desenvolvida em sala de aula, no âmbito do projeto Ciência da Escola da Secretaria da Educação do Estado, em evento que será realizado, em novembro, no Estado do Pará. "Eu estou muito feliz pelo reconhecimento. Ter participado da FEBRACE foi uma grande oportunidade, que agregou novos conhecimentos na minha vida", comemora Tailan de Melo...

Mais Futuro oferece estágio e auxílio permanência para estudantes

Com o objetivo de promover a permanência e melhorar o desempenho de estudantes das universidades estaduais baianas, as inscrições para o Programa Mais Futuro seguem abertas até o dia 31 de março. A iniciativa garante vagas de estágio e auxílio para que universitários de baixa renda possam concluir os cursos. Para participar, o as alunos devem se cadastrar através do site do Programa Mais Futuro. Em caso de dúvidas, o estudante pode ligar para 0800 071 8956, inclusive por celular.

Fabrício Filgueira, estudante de comunicação social da Universidade do Estado da Bahia, pensou em desistir do curso algumas vezes. “Eu vim de Teolândia para estudar aqui em Salvador e os gastos com transporte, alimentação e material de estudo fazem com que minha permanência aqui fique complicada. Esse programa vai ser uma salvação, eu tenho certeza que com esse apoio eu vou ficar no curso até o fim e realizar meu sonho de trabalhar com assessoria de comunicação e relações públicas”. 

O valor da bolsa é de trezentos reais para quem estuda a até cem quilômetros de onde mora, ou de R$600 para os que vivem a uma distância maior. Estando dentro do perfil do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso. No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado.

O pagamento das bolsas será feito diretamente ao próprio estudante, através de cartão, em conta bancária criada exclusivamente com essa finalidade. Entre os critérios para participar do Programa Mais Futuro estão: ter registro atualizado no Cadastro Centralizado de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); não possuir vínculo empregatício e não ter concluído qualquer outro curso de nível superior. 

Até o fim de 2018, cerca de R$ 50 milhões serão investidos pelo governo de estado no programa. Para o secretário da Educação, Walter Pinheiro, investimento dialoga com outras políticas do governo do estado. “É um investimento nas pessoas. Nosso objetivo é preparar os estudantes para o futuro. Queremos dar suporte para que eles não abandonem a universidade e também possam evoluir profissionalmente através de estágios e até mesmo contribuir com a outra parte da rede na educação básica, no ensino e na educação profissional”. ..

Mais Futuro oferece estágio e auxílio permanência para estudantes

Com o objetivo de promover a permanência e melhorar o desempenho de estudantes das universidades estaduais baianas, as inscrições para o Programa Mais Futuro seguem abertas até o dia 31 de março. A iniciativa garante vagas de estágio e auxílio para que universitários de baixa renda possam concluir os cursos. Para participar, o as alunos devem se cadastrar através do site do Programa Mais Futuro. Em caso de dúvidas, o estudante pode ligar para 0800 071 8956, inclusive por celular.

Fabrício Filgueira, estudante de comunicação social da Universidade do Estado da Bahia, pensou em desistir do curso algumas vezes. “Eu vim de Teolândia para estudar aqui em Salvador e os gastos com transporte, alimentação e material de estudo fazem com que minha permanência aqui fique complicada. Esse programa vai ser uma salvação, eu tenho certeza que com esse apoio eu vou ficar no curso até o fim e realizar meu sonho de trabalhar com assessoria de comunicação e relações públicas”. 

O valor da bolsa é de trezentos reais para quem estuda a até cem quilômetros de onde mora, ou de R$600 para os que vivem a uma distância maior. Estando dentro do perfil do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso. No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado.

O pagamento das bolsas será feito diretamente ao próprio estudante, através de cartão, em conta bancária criada exclusivamente com essa finalidade. Entre os critérios para participar do Programa Mais Futuro estão: ter registro atualizado no Cadastro Centralizado de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); não possuir vínculo empregatício e não ter concluído qualquer outro curso de nível superior. 

Até o fim de 2018, cerca de R$ 50 milhões serão investidos pelo governo de estado no programa. Para o secretário da Educação, Walter Pinheiro, investimento dialoga com outras políticas do governo do estado. “É um investimento nas pessoas. Nosso objetivo é preparar os estudantes para o futuro. Queremos dar suporte para que eles não abandonem a universidade e também possam evoluir profissionalmente através de estágios e até mesmo contribuir com a outra parte da rede na educação básica, no ensino e na educação profissional”. ..

Estudantes da Univasf protestam durante visita do Ministro da Educação, Mendonça Filho, em Petrolina

O Ministério da Educação inaugurou, nesta sexta-feira, 17/03, a primeira etapa da Policlínica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no município de Petrolina, em Pernambuco. Os investimentos foram da ordem de R$ 8,4 milhões. Na ocasião, o ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou a liberação de R$ 1,4 milhão para a segunda etapa da nova unidade. O investimento vai permitir a aquisição de equipamentos para o setor de imagem e para o bloco cirúrgico da policlínica.

A unidade de saúde vai funcionar no conceito hospital-dia. A partir da próxima segunda-feira vai realizar atendimentos ambulatoriais por meio de regulação de usuários egressos do Hospital Universitário da Univasf e de encaminhamentos das secretarias de saúde da região. Desde maio do ano passado, os investimentos do MEC na Univasf já somam R$ 13,2 milhões desde...

RECADASTRAMENTO DE IDOSOS E ESTUDANTES TERMINA NO FINAL DO MÊS EM PETROLINA

Estudantes e idosos que possuem o Cartão BIP têm até o dia 31/03/2017 para realizar seu recadastramento, que agora é por biometria. Após esse período, os cartões que não forem atualizados serão bloqueados. Para efetuar o recadastramento, que é gratuito, basta comparecer às lojas BIP, localizadas no centro de Petrolina e no Expresso Cidadão (River Shopping). No caso dos estudantes, é necessário apresentar original de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência (obrigatoriamente em nome do estudante ou de seus genitores), declaração do curso emitida pela instituição de ensino ou comprovante de matrícula (contendo curso, duração, grade e horário, assinado e carimbado pela instituição). Já no caso dos idosos, basta o cartão BIP, original de documento de identificação e o CPF. ..

Preocupado com evasão escolar, prefeito Paulo Bomfim visita famílias com filhos fora da sala de aula

O prefeito Paulo Bomfim seguiu a agenda do Programa Juazeiro Educação Nota 10, iniciado em 2015, que tem como objetivo mobilizar a sociedade para reduzir ainda mais os índices de evasão escolar na Rede Municipal. Em Juazeiro, a Prefeitura conseguiu a redução de 6,2% para 1,6% as taxas de abandono – uma das menores do Nordeste.

Na manhã desta quarta-feira, 08, acompanhado da secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, o prefeito visitou a residência de uma estudante da Escola Anália Barbosa, no bairro Antônio Guilhermino, e conversou com os pais para saber dos motivos da ausência da adolescente na escola e buscar soluções...

Abertas inscrições do Mais Futuro para estudantes de universidades estaduais

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (7) os editais do Programa Mais Futuro, que tem como objetivo promover a permanência e melhora do desempenho dos estudantes das universidades estaduais baianas. As inscrições para ter acesso ao auxílio permanência ou às vagas de estágio estão no site e seguem até 31 de março. Não haverá prorrogação do prazo.  

O auxílio terá valor de R$ 300 ou R$ 600 mensais. O primeiro valor é destinado a universitários que estudam a até 100 quilômetros da sua cidade de origem. Já o segundo é para aqueles que moram em cidades a mais de 100 quilômetros de distância do campus onde estão matriculados. Estando dentro do perfil do programa, o estudante poderá receber o auxílio desde o primeiro semestre até completar dois terços do curso.

No terço final da graduação, os beneficiários terão a opção e prioridade para ingressar em vagas de estágio de nível superior ofertadas por órgãos e secretarias do Governo do Estado. Os estudantes que já estão na fase final do curso e atendem os critérios também podem ingressar no programa, já na fase do Estágio...

JUAZEIRO: SETRANVASF REALIZA CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO PARA IDOSOS E ESTUDANTES

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do Vale do São Francisco – Setranvasf iniciou o recadastramento dos estudantes e ao cadastramento de idosos que têm direito à gratuidade na passagem de ônibus. Até o dia 31/03/2017, os idosos que têm a partir de 65 anos deverão se dirigir à sede do Sindicato, na Praça Pedro Pereira Primo, número 06 (Centro) para realizar o cadastramento e receber um cartão específico. Todo o processo é gratuito. O idoso deverá levar os documentos originais da carteira de identidade e do CPF, além de comprovante de residência.  Já os estudantes precisam apresentar original de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência (obrigatoriamente em nome do estudante ou de seus genitores) e declaração do curso emitida pela instituição de ensino ou comprovante de matrícula (contendo curso, duração, grade e horário, assinado e carimbado pela instituição). Quem tiver dúvidas pode se informar pelos telefones 3613 2291 e 3611 7714 ..

Projeto “A Univasf Descobrindo Talentos em Matemática” está com inscrições abertas para estudantes de escolas públicas

O Núcleo de Pesquisa e Ensino da Matemática (Nupemat) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para seleção de estudantes de escolas públicas para o projeto “A Univasf Descobrindo Talentos em Matemática”. As inscrições devem ser feitas por e-mail ou de forma presencial até o dia 18 de março. O projeto tem como público-alvo estudantes regularmente matriculados em escolas da rede pública, entre 6º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio. 

O candidato pode se inscrever enviando a Ficha de Inscrição (disponível no link abaixo) para o e-mail [email protected], com o assunto “Inscrição Descobrindo Talentos em Matemática”. A Ficha também pode ser entregue no Nupemat, localizado no Campus Juazeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. A inscrição, ainda, pode ser efetuada através da entrega da Ficha no dia 18 de março, na sala 28 do Bloco de Salas de Aula do Campus Petrolina Sede, no período de 8h30 as 11h30. 

A seleção será composta por prova escrita com questões de Geometria, Aritmética e Contagem, a ser realizada no dia 25 de março, no campus Petrolina Sede. A lista dos classificados será divulgada até o dia 29 no site do Nupemat. O início das aulas está previsto para o dia 1º de abril. De acordo com o coordenador do projeto, o professor da Univasf, Severino Cirino de Lima, o objetivo das atividades que serão desenvolvidas é encontrar os talentos em matemática na região e ajuda-los, por meio de treinamentos, a obterem destaque em olimpíadas municipais, regionais e nacionais, bem como alcançarem olimpíadas internacionais. 

“A Univasf descobrindo Talentos em Matemática” é um dos projetos desenvolvidos pela Coordenação da Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de Petrolina (PE02) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf. 

Cronograma: 
Recebimento presencial das inscrições em Petrolina - dia 18 de março
Inscrições presenciais no Nupemat ou via e-mail - até 18 de março
Prova de seleção – 25 de março 
Divulgação dos classificados – até 29 de março
Início das aulas – 1º de Abril 

 Ficha de Inscrição - Descobrindo Talentos em Matemática..

Secretária prestigia colação de grau de estudantes do ensino profissional do CETEP

Estudantes do ensino profissional em enfermagem, agropecuária, agronegócio, agroindústria, informática, agroecologia, gerência em saúde e meio ambiente, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Sertão do São Francisco, colaram grau nesta segunda (20) no complexo Multieventos da UNIVASF. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho esteve presente e representou o prefeito Paulo Bomfim.

"Hoje estou representando o prefeito Paulo Bomfim e me sinto muito honrada em prestigiar o sucesso de todos esses novos profissionais que irão contribuir para o desenvolvimento do município. Desejo todo o sucesso aos formandos nessa etapa que se inicia", afirmou...

Estudantes de Juazeiro conquistam bons resultados na prova do Enem

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) 77 estudantes que realizaram a prova do Enem em 2016 conseguiram tirar a nota máxima na redação que teve como tema Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e Caminhos para combater o racismo no Brasil.  O número total de estudantes que levaram nota zero ou tiveram a anulação da prova do Enem foi de 291.806.

Em Juazeiro, a reportagem do Blog Geraldo José, conversou com dois jovens que conquistaram notas altas na redação do Enem. Um deles é o estudante de uma escola da rede particular de Juazeiro, Bruno Eduardo dos Santos, 17 anos.  Bruno tirou 920 pontos na redação e confessou que quando ficou sabendo da nota ficou surpreso...

Estudantes podem solicitar certificação do Ensino Médio com resultado do ENEM

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2016, e solicitaram a certificação do Ensino Médio no ato da inscrição, tendo requisitado recebimento através da Secretaria da Educação do Estado, já podem dirigir-se às unidades escolares autorizadas do Estado da Bahia. Entre os requisitos, o estudante deve ter atingido o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do ENEM e 500 pontos na Redação.

Para obter o certificado, além do rendimento na avaliação, o candidato deve possuir 18 anos completos até a data de realização da primeira prova do Enem, mesmo sendo emancipado, e apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3X4 recentes, RG e CPF (cópias e originais), cópia do resultado do Enem e a senha para acesso ao sistema do resultado. Confira as unidades autorizadas para certificação no site da Secretaria da Educação. ..