Foram encontrados 879 registros para a palavra: agro

Realização do Congresso Agrometeorologia é avaliado como positivo

Crise hídrica, impactos sociais e ambientais da desertificação e das mudanças climáticas e influência do ozônio troposférico na produção agrícola foram alguns dos temas discutidos durante o XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD), entre os dias 14 e 18 de agosto, em Juazeiro-BA. 

O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Agrometeorologia (SBAGRO) e organizado pela Embrapa Semiárido e Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Entre participantes presenciais e com trabalhos na forma de pôster e apresentação oral, foram mais de 700 congressistas inscritos. Os palestrantes representaram cerca de 20 instituições de pesquisa e ensino, empresas e organizações nacionais e internacionais, debatendo diversos assuntos ao longo de sete mesas redondas...

Estudante do curso de graduação em Engenharia Agronômica - Univasf recebe menção honrosa de melhor trabalho acadêmico publicado e apresentado em nível nacional

Entre os dias 14 e 18 de agosto de 2017, as cidades de Petrolina - PE e Juazeiro - BA sediaram o  XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia e do V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido, evento promovido e dentre os trabalhos apresentados o resumo expandido intitulado "AVALIAÇÃO DE UM SECADOR PARA DESIDRATAÇÃO DE FRUTOS DE GOIABA COM ENERGIA SOLAR ", de autoria do estudante de graduação em engenharia agronômica Bruno Emanuel Souza Coelho, sob orientação da professora DSc Karla dos Santos Melo de Sousa e do professor DSc Neiton Silva Machado e colaboradores foi apresentado na forma de Discussão Oral por Bruno Emanuel Souza Coelho, na área de Instrumentação e Energia Renováveis na Agricultura durante o  Brasileiro, realizados de 14 a 18 de agosto de 2017, nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE.

O manuscrito é fruto de um projeto de extensão da Univasf desenvolvido no ano de 2016 e 2017, com apoio da Pró Reitoria de Extensão da Univasf, o objetivo deste projeto foi desenvolver e aprimorar junto aos produtores rurais do município de Petrolina - PE e Juazeiro - BA um protótipo de secador solar para a secagem com uso de um recurso bastante abundante na região (o sol) para reduzir as perdas pós colheita e gerar renda, uma vez que a dificuldade do produtor não é produzir e sim conservar o que foi produzido...

Congresso de Agrometeorologia e Mudanças Climáticas termina nesta sexta feira 18

O XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD), foram iniciados no dia 14 e o encerramento acontece nesta sexta-feira 18. O evento acontece em Juazeiro-BA e Petrolina-PE com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”, o objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

O evento reúne mais de 700 congressistas inscritos, de todos os estados brasileiros, além de diferentes países, como Argentina, Austrália e Estados Unidos. Entre o público estão pesquisadores, professores, estudantes, empresários, investidores, técnicos das áreas de produção e de cooperativas, extensionistas e demais profissionais que utilizam as informações agrometeorológicas para a sua atuação, autoridades e demais atuantes nos sistemas de produção agrícola e formuladores de políticas agrícolas...

Comissão de Agricultura aprova sessões itinerantes para discutir cadeias produtivas da agropecuária baiana

A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia, presidida pelo deputado estadual Eduardo Salles, aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (15), a proposta do parlamentar para discutir, em sessões itinerantes, as cadeias produtivas da agropecuária baiana.  O objetivo é promover um debate sobre as dificuldades de cada atividade e buscar ações estruturantes que garantam a geração de emprego e renda. 

"Sabemos que as diversas cadeias produtivas na Bahia passam por momentos difíceis, seja pela questão da comercialização, seca ou outros agravantes. Por isso, precisamos entender quais seus gargalos para buscarmos, nos governos estadual e federal, ações que sustentem essas atividades", disse Eduardo Salles. ..

Programa de Aplicação Responsável da Dow AgroSciences passa por Petrolina e Juazeiro com treinamentos para as culturas de manga e uva

Desenvolvido pela Dow AgroSciences em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu com o intuito de promover a responsabilidade durante a aplicação de defensivos agrícolas e garantir a sustentabilidade do agronegócio, o Programa de Aplicação Responsável, um dos projetos de Boas Práticas Agrícolas da empresa, passará por Petrolina (PE) e Juazeiro nos dias 15, 16 e 17.

“O objetivo principal do Programa de Aplicação Responsável é realizar ações de extensão para apresentar aos produtores rurais os conceitos de boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, além de conscientizar e incentivar a adoção destas iniciativas, a fim de otimizar recursos, reduzir o impacto no meio ambiente e prover maior sustentabilidade para o agronegócio”, comenta a coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro. ..

Fernando Bezerra Coelho anuncia programa que vai beneficiar agricultura familiar no Sertão

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) participou no último sábado (12), de dois eventos ao lado de pequenos produtores rurais, prefeitos, lideranças políticas e movimentos sociais do Sertão de Pernambuco. O primeiro aconteceu na cidade de Dormentes e outro no distrito de Rajada, em Petrolina. As agendas marcaram o início do processo de aquisição pelo Governo Federal dos rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos da agricultura familiar. 
 
Toda a produção comprada pelo governo irá abastecer creches, escolas e hospitais, ao mesmo tempo em que irá garantir renda aos agricultores. A conquista, confirmada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira, é fruto do trabalho do senador Fernando Bezerra, que fez a solicitação pessoalmente ao ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, para que as compras fossem inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

"Num momento como esse, de seca e dificuldades é preciso unir esforços, ter eixo e rumo, para conquistar os investimentos e trazer recursos para quem não tem. Tenho certeza que a medida é um alento importante para os produtores, que vão garantir as vendas dos seus rebanhos e permanecer trabalhando", afirmou o senador.
 
A medida deverá começar já no próximo mês de setembro, nos moldes do "PAA do Bode", como ficou conhecida a aquisição direta de caprinos, em 2012, pela Superintendência da Conab em Pernambuco, a partir das cidades de Petrolina, Dormentes, Floresta, Ouricuri e Parnamirim - principais produtoras do semiárido. Serão destinados R$ 3 milhões para o programa este ano, com foco especial na compra de caprinos. Com estes recursos, estima-se que cerca de 800 agropecuaristas familiares poderão vender, diretamente ao governo, aproximadamente 150 toneladas de carne.
 
 "Hoje é um momento de alegria e de festa, por este momento tão importante para todos nós. Fernando Bezerra tem participação direta nesta conquista, como já havia acontecido no passado. Ele conhece nossos problemas, tem determinação e sensibilidade para nos ajudar a vencer os desafios", disse o prefeito de Dormentes, Geomarco Coelho...

Brasileiros consomem cinco litros de agrotóxicos por ano

O Brasil não tem nenhum registro de ovo contaminado por finopril, como 16 países da Europa, além de Hong Kong. O brasileiro convive, no entanto, com a contaminação alimentar de uma maneira alarmante. Conforme estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cada brasileiro consome cinco litros de veneno por ano. A ingestão se dá por meio de alimentos carregados de agrotóxicos usados na agricultura.

A água também sofre o efeito do uso indiscriminado de pesticidas, herbicidas e inseticidas. Só em 2010, nas contas do Inca, o mercado brasileiro comprou US$ 7,3 bilhões em agrotóxicos. E, por meio das plantações com excesso destas substâncias, além do alimento, o ciclo de intoxicação acaba atingindo mamíferos, peixes, aves e insetos...

JUAZEIRO E PETROLINA RECEBEM CONGRESSO SOBRE AGROMETEOROLOGIA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO SETOR AGRÍCOLA

No período de 14 a 18 de agosto, Juazeiro e Petrolina vão sediar paralelamente, o XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD). Com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”, o objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

Na tarde desta sexta-feira (11), o pesquisador da Embrapa e um dos organizadores do congresso Iedo Sá participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) quando informou que o evento tem mais de 700 congressistas inscritos, de todos os estados brasileiros, além de diferentes países, como Argentina, Austrália e Estados Unidos...

Agrônomo acusa grandes irrigantes pela morte do Rio São Francisco

Na manhã dessa sexta-feira 11, durante o Programa Sem Fronteiras, da Rádio Juazeiro,o agrônomo  João Bosco da Silva, membro da Associação Ambiental do Oeste da Bahia, culpou os grandes irrigantes pela morte do Rio São Francisco devido a exploração que estes provocaram no Velho Chico em busca de lucros.

Joao demostrou preocupação com os próximos passos que estão sendo tomados em busca de salvar o rio São Francisco. “Este projeto de transpor águas do rio Tocantins para revitalizar o rio São Francisco somos contra. É preciso uma análise mais detalhada. O rio Tocantins me parece não ter água suficiente para isto”, disse Joao...

Petrolina e Juazeiro discutirão Agrometeorologia e Mudanças Climáticas e Desertificação

Mais de 1 milhão e 260 mil km2 em 1.440 municípios de oito estados da região Nordeste e do norte de Minas Gerais. Esta é a dimensão da degradação extrema do solo, da cobertura vegetal, da biodiversidade e da perda de capacidade produtiva das atividades em uma vasta extensão de terras do país

Para discutir estes dados entre os dias 14 a 18 deste mês acontecerá em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), o 20° Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o 5° Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD). ..

Em comunicado, AGROVALE esclarece incêndio ocorrido em canavial

  ..

Incêndio em área da Agrovale já está controlado

Final de tarde em Juazeiro e a fumaça oriunda de um incêndio em área da Agrovale, em Juazeiro, ainda pode ser visto de vários pontos da cidade neste sábado (29). Equipes do Corpo de Bombeiros e brigada de incêndio da empresa trabalharam durante todo o dia tentando debelar o incêndio, que segundo informações da empresa, seria criminoso...

Incêndio criminoso na Agrovale continua

Já passa das quatro da tarde e o incêndio na Agrovale ainda continua. Segundo informações, dois canaviais foram atingidos e a fumaça pode ser vista de Petrolina. Confira fotos:

 ..

INCÊNDIO, PROVAVELMENTE CRIMINOSO NO CANAVIAL DA AGROVALE, IRRITA MORADORES DOS RESIDENCIAIS EM JUAZEIRO. VEJA O VÍDEO

Diversos moradores dos Residenciais Juazeiro I, II e III, no bairro Itaberaba, entre eles, João Marcos dos Santos de Melo, entraram em contato com a redação do Blog Geraldo José na manhã deste sábado (29) para reclamar da grande nuvem de fumaça oriunda do canavial da empresa Agrovale, em Juazeiro.

Eles alegam que a situação é costumeira e tem provocado transtorno, principalmente em crianças e idosos que tem problemas respiratórios. Após as reclamações o Blog entrou em contato com a empresa que confirmou o fato, mas alegou que o incêndio é supostamente criminoso. Inclusive, o Corpo de Bombeiros de Juazeiro (9° GBM) foi acionado e já está trabalhando para debelar o sinistro...

Prefeito Miguel Coelho entrega nova creche para comunidade da Agrovila Massangano

A noite da sexta-feira (14) foi de comemoração para os moradores da Agrovila Massangano, região ribeirinha de Petrolina. Após várias reivindicações realizadas pela comunidade desde o ano passado, foi inaugurado um novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), que atenderá mais de 70 crianças de até três anos nas turmas do berçário, maternal I e II. O equipamento foi entregue pelo prefeito Miguel Coelho e o senador Fernando Bezerra diante de vários moradores e lideranças comunitárias da localidade.

O Cmei está estruturado com cozinha, despensa, área de banho, pátio, espaço para recreação, refeitório, depósito para material de limpeza e núcleos administrativas, além dos espaços equipados com quadro, bancos e mesas entre outros itens para as aulas. A unidade de educação infantil foi nomeada como Creuza Rodrigues Alves, em homenagem a uma ativista comunitária da Agrovila Massangano...

Juazeiro ganhará Agroindústria para processamento de Frutas

“O deputado estadual Roberto Carlos é um incansável nas suas indicações e reivindicações para o progresso de Juazeiro a exemplo da Implantação da agroindústria para processamento de Frutas, um grande investimento do Governo da Bahia na região” expressou o vereador Charles Leal.

Este empreendimento é um convênio entre a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia) e a AFRUPEC ( associação dos Fruticultores do perímetro Irrigado de Curaçá) e busca desenvolver a agroindústria integrada aos sistemas Produtivos, criando alternativas de geração de trabalho e renda como a produção de polpa e sucos...

Centro de Educação Infantil será inaugurado na Agrovila Massangano, em Petrolina

Nesta sexta-feira (14), às 18h, será inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Creuza Rodrigues Alves. Localizado na comunidade da Agrovila Massangano, zona rural do município, a nova unidade passa a integrar o Sistema Municipal de Ensino de Petrolina.

A nova unidade de ensino possui cozinha, despensa, área de banho e lavanderia, pátio, depósito de material de limpeza, espaços administrativos, copa e refeitório. O Cmei possui salas de aula para berçário, maternal I e II, para alunos até os três anos de idade de forma integral e parcial. A unidade tem capacidade de atender até 70 crianças...

Caravana agroecológica pelo semiárido baiano

Mais uma caravana agroecológica ocorreu entre os dias 26 e 30 de junho. Desta vez, para percorrer os diferentes mundos e contrastes vividos e sentidos no semiárido baiano, pelos caminhos das águas do rio São Francisco. O encontro com o objetivo dar visibilidade a denúncias, conflitos e experiências de resistência e organização das comunidades, começou na cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, onde o grupo foi dividido em dois com destino aos municípios de Campo Formoso e Jacobina e o outro que percorreu as comunidades das cidades de Casa Nova, Remanso e Campo Alegre de Lourdes.

A “Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano: nos caminhos das águas do São Francisco” contou com a participação de 70 pessoas e percorreu seis municípios. Representantes de 26 organizações dos âmbitos federal e estadual atuantes na região do Submédio São Francisco, além de pesquisadores, estudantes, técnicos e integrantes de movimentos e entidades populares participaram de mais uma experiência na região do semiárido baiano...

EM JUAZEIRO DEPUTADO MARCELINO GALO DESTACA IMPORTÂNCIA DE CARAVANA AGROECOLÓGICA NO NORTE DA BAHIA

Autor do projeto de Lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) esteve no programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) quando destacou a importância da Caravana Agroecológica, evento que passou pelas cidades de Campo Formoso, Jacobina, Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, em três dias de jornada, e terminou nesta sexta-feira (30), no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro. Reunindo mais de 70 lideranças, o grupo levou aos seis municípios visitados reflexões sobre modelos de desenvolvimento e sistemas agroalimentares a partir de elementos comuns às bacias hidrográficas e teve como proposta dar visibilidade às denúncias, conflitos e experiências de resistência e organização de comunidades nas cidades visitadas.

"É um movimento muito importante, de conscientização popular, sobre os impactos do uso indiscriminado de agrotóxicos, dos impactos a vida do homem resultantes das agressões ao meio ambiente e às comunidades tradicionais. Sabemos como é perverso sobre as comunidades os impactos da mineração, do conflito fundiário, e até mesmo do conflito por água, que violam, criminosamente, direitos humanos fundamentais", afirmou Galo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública e é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa. "Essa integração, envolvendo estudantes, representantes das universidades, de órgãos, como o Ministério Público, movimentos sociais e entidades populares é fundamental para conhecer melhor a realidade e necessidades locais, fortalecer a luta e o trabalho dos comitês em prol dos direitos e de políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais, como quilombolas, pescadores e fundos de pasto. Essa união de forças, não tenho dúvidas, faz muita diferença nessa luta em prol do interesse comum, coletivo, que diz respeito a todos nós", enfatiza o parlamentar, também autor de projetos de Lei que defendem o apoio a produção de alimentos livres de veneno na Bahia...

História de resistência, luta e organização de Areia Grande chama a atenção da Caravana Agroecológica do São Francisco

Os relatos e depoimentos das lideranças e famílias da localidade de Areia Grande, interior de Casa Nova, durante a visita da Caravana Agroecológica do Semiárido Baiano à comunidade, revelaram uma historia de luta, resistência e denuncias presente na vida de um povo unido e organizado.

"Areia Grande é a comunidade mãe de todas as lutas contra as injustiças nessa região do São Francisco", afirmou Rubem Siqueira, membro da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) e participante da Caravana.  Para o Presidente da Associação de Areia Grande, Valério Rocha, a união das famílias foi fundamental para a comunidade enfrentar as ameaças que desde a construção da Barragem de Sobradinho na década de 70, insistem em  expulsar as pessoas de sua terra  destruindo a caatinga, os solos e outros recursos naturais importantes para as famílias que vivem basicamente da criação de animais em áreas de fundo de pasto. Valério destaca que, nos últimos anos, quando a Justiça de Casa Nova emitiu uma ordem despejo em favor de empresários que se dizem "donos" das terras de Areia Grande, a comunidade vem enfrentando as mais violentas agressões e até atos de pistolagem como o que vitimou o líder comunitário José de Antero em 2009, assassinato até hoje não esclarecido pela justiça...