Foram encontrados 1132 registros para a palavra: Lula

Defesa pede liberdade de Lula ao STF e STJ

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há quase dois meses em Curitiba (PR), entrou com novo pedido de liberdade nos tribunais superiores, Supremo Tribunal Federal (STF) e Superior Tribunal de Justiça (STJ). A petição é para que as Cortes suspendam os efeitos da condenação no caso do triplex no Guarujá até que julguem no mérito os recursos extraordinário (analisado no STF) e especial (do STJ).

Os recursos, contra a condenação que resultou na prisão de Lula, ainda precisam ser admitidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que, no início do mês, rejeitou a concessão de efeito suspensivo no caso...

Cipó: Valmir reúne lideranças políticas e reafirma plano do PT com Lula candidato

Lideranças políticas do município de Cipó, no nordeste baiano, se reuniram, no último sábado (2), para uma plenária sobre a situação atual do país em defesa da democracia e contra a prisão do ex-presidente Lula. Com a presença do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), militantes petistas, de partidos de esquerda, movimentos sociais e quilombolas trataram dos cortes de recursos públicos em áreas como agricultura familiar, saúde, educação e reafirmaram o compromisso da retomada da democracia, defendendo a eleição de um governo popular, eleito pelo povo.

“As forças hegemônicas deste país estão agindo para evitar que Lula tenha o direito de ser candidato, pois sabem que nenhum de seus candidatos possuem o número de votos suficientes para eleger nas urnas um representante do capital. O povo precisar ter o direito de escolher em quem votar. E, hoje, a esperança maior para vencer essa crise é eleger Lula”, diz Valmir durante evento ao lado do vice-prefeito de Cipó, Zé Roberto, do líder político, o ex-prefeito Jailton Macedo, além do vice-prefeito de Nova Soure, Marcos Ureilton...

MORADOR CULPA POPULAÇÃO POR SUJEIRA NA AVENIDA LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Morador do Loteamento Eldorado encaminhou mensagem ao Blog na manhã desta terça-feira (29) criticando a posição de alguns moradores que não seguem a programação de coleta do lixo no bairro. Confira: “Geraldo, aqui é Everton do bairro Eldorado, a prefeitura implantou umas lixeiras nas esquinas aqui da Avenida Luiz Inácio, mas olha como ficam as esquinas. Essa é a da rua Tamarindo, onde a coleta passa em dias alternados. O povo é sem educação onde lanchonetes descartam óleo de fritura,  absorventes com sangue espalhado nas ruas etc. Aí quando a coleta de lixo passa não tem como parar para juntar tudo, e o que fica vai se acumulando trazendo transtorno para os moradores, pois o vento sai arrastando todo lixo solto na esquina rua a baixo” reclamou. ..

PT planeja ofensiva ao TSE em caso de negativa à candidatura de Lula

Diante da provável impugnação à candidatura de Lula por parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PT tem feito um levantamento para identificar candidatos que, mesmo com registros indeferidos, reverteram a inegibilidade após vitória nas urnas. 
 
O objetivo é ter base para uma ofensiva contra o tribunal que, segundo a Folha de S. Paulo, já teria até nome: "Lula será exceção à regra?". Presidente do TSE a partir de agosto, o ministro Luiz Fux já deu declarações que sugerem posicionamento contrário ao registro do ex-presidente. ..

Juiz retira assessores, motoristas e benefícios de Lula

Um juiz federal concedeu hoje (17) uma liminar que retira os benefícios pagos pela União ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o cartão corporativo, assessores, motoristas, carros e seguranças. A decisão atende a uma ação popular movida por Rubens Nunes, coordenado nacional e advogado do Movimento Brasil Livre (MBL).

A liminar foi assinada pelo juiz federal Haroldo Nader, da 6ª Vara Federal da 3ª Região. O magistrado afirmou que, como o petista está detido em um prédio da Polícia Federal em Curitiba, seus benefícios não seriam mais necessários, pois Lula estaria "muito mais em segurança do que tivera quando livre"...

Supremo nega pedido para libertar Lula

A maioria dos ministros da segunda turma do STF (Supremo Tribunal Federal) negou pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em abril, a defesa do petista havia apresentado o recurso contra sua prisão e pedindo a liberdade. O petista se entregou à PF em 7 de abril, depois de ser condenado e de ter um recurso rejeitado pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), a segunda instância da Lava Jato...

Delegado da PF ataca acampamento Lula Livre e destrói aparelhos de som

O delegado da Polícia Federal, Gastão Schefer Neto, atacou e destruiu na manhã desta sexta-feira, 4, equipamentos de som do acampamento Lula Livre, no bairro Santa Cândida, em Curitiba. Segundo testemunhas, o ataque ocorreu depois que Gastão invadiu a área restrita do acampamento, composto por apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da PF. 
 
A Polícia Federal no Paraná deve aguardar alguma manifestação da Polícia Civil para tomar providências contra o delegado. "Essa foi uma situação de uma pessoa, fora das atividades da Polícia Federal, vamos aguardar algum encaminhamento da Polícia Civil antes de tomar alguma medida diante do que aconteceu", informou a assessoria da PF.

O ataque ocorreu próximo das 9h30, no momento em que os apoiadores davam o tradicional "bom dia" ao ex-presidente Lula. Gastão, que é ex-presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal do Paraná e suplente na bancada do PR, na Câmara Federal, faz diversos ataques virtuais ao PT e a Lula em suas redes sociais. A deputada Márcia Lia prometeu fazer um Boletim de Ocorrência sobre o fato. Após o ataque, Gastão foi escoltado pela PM até a sede da PF enquanto filmava o acampamento...

Valmir participa de ato do Dia do Trabalhador em Curitiba: "Queremos Lula livre"

As frentes trabalhistas, sindicatos, movimentos sociais e partidos políticos foram para as ruas para protestar no Dia do Trabalhador, nesta terça-feira (1), com foco na defesa da democracia, dos direitos trabalhistas e previdenciários e contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), que viajou para Curitiba para acompanhar as manifestações na cidade onde o ex-presidente está sendo mantido preso, o dia é "atípico", "o 1º de maio deste ano, com Lula preso representa mais um ataque aos direitos dos trabalhadores". Em todo o país, manifestantes tomaram as ruas para ampliar os debates sobre a "ilegalidade" da prisão do líder petista, contra a violência no campo e na cidade, e pedindo justiça para o crime contra a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, assassinada em março deste ano.

"Queremos Lula livre. Viemos engrossar as fileiras da resistência em Curitiba e passar o dia do trabalhador e da trabalhadora com o nosso presidente Lula. Lula representa uma classe inteira e, por isso, é nossa tarefa lutar por sua imediata liberdade. É pelos trabalhadores e trabalhadoras, é pela democracia", frisa Valmir - direto da capital paranaense. Ele completa dizendo que os atos pelo país têm também como pauta central o repúdio à perda de direitos, e cita como exemplo a retirada dos trabalhistas, e o repúdio ao projeto político privatista de Michel Temer (MDB). "Não permitiremos que a Eletrobrás, patrimônio do povo brasileiro, seja privatizada. Isto fere a nossa soberania e ataca o povo brasileiro que pode vir a pagar mais pela energia elétrica". ..

PT REALIZA MANIFESTO EM JUAZEIRO E DEFENDE A LIBERDADE DO EX-PRESIDENTE LULA

Cerca de 40 pessoas, fizeram um ato em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso e condenado na Operação Lava Jato, desde que ele foi encarcerado na sede da Polícia Federal, em Curitiba – há 24 dias.

Sindicalistas, petistas, integrantes do MST, apoiadores e simpatizantes promoveram ato cultural e político no feriado desta terça-feira, 01 de maio, organizado pelo PT de Juazeiro...

PT DE JUAZEIRO FAZ MANIFESTO DE APOIO AO EX-PRESIDENTE LULA

Em contato com o Blog o presidente do Diretório do PT – Partido dos Trabalhadores em Juazeiro João Leopoldo informa que haverá manifestação nesta terça-feira, primeiro de maio, intitulada “Lula Livre, Mariele vive” ao lado do Vaporzinho, na Orla, a partir das 17 horas.

“O momento exige que tomemos as ruas e os espaços públicos para declarar a nossa indignação com as injustiças cometidas contra Lula e a onda fascista que avança no Brasil. Vamos combater a escalada antidemocrática e desmonte dos direitos do povo brasileiro. E não há dia mais simbólico do que 1ª de maio! Leve sua bandeira, adesivo, roupas e calçados para montar um brechó em apoio aos acampados em Curitiba. O violão, sua bebida e a sua vontade de fazer um Brasil melhor” argumentou João Leopoldo...

Coletivo Lula Livre realiza Ato Político no município de Curaçá

O Coletivo Lula Livre, composto pelo Partido dos Trabalhadores de Curaçá, Grupo LGBT Curaçá Diverso, Juventude Valente, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Associação de Pescadores, Movimento dos Atingidos por Barragens, Grupo de Capoeira Araúna, Curaçárte, Galeota das Artes, PSOL, PCdoB e população curaçaense, realizaram um Ato Político para defender a Democracia Brasileira, os Direitos Sociais e o direito de Lula ser candidato.

O Ato Político ocorreu nas ruas da cidade, o coletivo Lula Livre se concentrou em frente ao Fórum Municipal,  nesta segunda-feira (30). A manifestação encerrou em frente ao Mercado Municipal com a participação de Lideranças Políticas, a exemplo do Ex-Prefeito Salvador Lopes, do Presidente do PT Júlio Cézar Lopes, de Marcos Aurélio dirigente do PT, Hélio Soares militante do PCdoB, Tiano Félix vereador do PT em Juazeiro, Erika representante do Grupo Juventude Valente, Anselmo vice-presidente do PCdoB e Antônio Mauro representante do MAB...

Moro decide manter ação contra Lula que trata do sítio de Atibaia

O juiz Sergio Moro disse nesta quinta-feira (26) que é preciso aguardar a publicação do acórdão da decisão da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) para definir se ele deve ou não declinar da competência das ações sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 
 
A argumentação está em um despacho no qual Moro ainda afirma que vê precipitação tanto nos pedidos do MPF (Ministério Público Federal) para que ele permaneça com os casos como nos dos advogados de Lula para que envie os autos para a Justiça Federal de São Paulo. "Entendo que há aqui, com todo o respeito, uma precipitação das partes, pois, verificando o trâmite do processo no egrégio Supremo Tribunal Federal, o respeitável acórdão sequer foi publicado, sendo necessária a medida para avaliar a extensão do julgado", escreve.

Moro diz ainda que, pelas informações disponíveis, não há na decisão do STF "ordem expressa" para que ele envie as ações contra Lula a outro estado. O juiz lembra ainda que a investigação sobre as melhorias no sítio de Atibaia atribuído ao ex-presidente Lula começou antes da delação da Odebrecht, e que a decisão do STF não tira o caso de suas mãos de forma automática...

STF: recurso de Lula será julgado em sessão virtual da Segunda Turma

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin liberou hoje (23) para julgamento virtual na Segunda Turma da Corte o novo recurso no qual a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende derrubar a decisão do juiz federal Sérgio Moro, que determinou a execução provisória da pena de 12 anos de prisão na ação penal do tríplex do Guarujá (SP). 
 
Com a decisão, o caso será julgado pelo site do STF e será aberto um prazo para que os ministros entrem no sistema e possam proferir seus votos. Encerrado o prazo, o resultado do julgamento será publicado. Dessa forma, não haverá reunião presencial para julgar o caso. Em geral, o julgamento virtual é usado para decisões que não têm grande repercussão e que possuem jurisprudência pacífica.

Na reclamação, a defesa de Lula sustenta que Moro não poderia ter executado a pena porque não houve esgotamento dos recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF), segunda instância da Justiça Federal. Para os advogados, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou, em 2016, as prisões após segunda instância deve ser aplicada somente após o trânsito em julgado no TRF4...

Marcelino Galo fortalece luta pela liberdade de Lula em Juazeiro e Curaçá

O deputado estadual Marcelino Galo (PT), que cumpriu agenda até este domingo (22) no norte do estado, esteve sexta-feira (20) reunido com o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PC do B), e também com lideranças da cidade e das comunidades da Maniçoba e Lagoa da Pedra. Nos encontros o parlamentar analisou o cenário político nacional, defendeu a mobilização popular pela liberdade do ex-presidente Lula e apontou que "o alastramento do golpismo" além de comprometer a democracia penaliza o desenvolvimento dos municípios do Nordeste e massacra a classe trabalhadora com a retirada de direitos e conquistas sociais.

Galo lembrou do corte nos investimentos e o congelamento dos gastos públicos em saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, por 20 anos, pelo governo Michel Temer (MDB). "Tudo para garantir o lucro fácil dos rentistas do mercado financeiro à custa do sangue e do suor do povo brasileiro", ressaltou. "É evidente que o nordeste do país é a região que mais tem sido perseguida e prejudicada pelas ações dos golpistas, os municípios e a população sofrem, têm sentido na pele o retrocesso", enfatizou o deputado, recordando que nos governos Lula e Dilma o nordeste brasileiro experimentou taxas de crescimento nunca antes registradas em sua história...

'Serviçais da Globo', diz Lula sobre Moro e Dellagnol

Em vídeo gravado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, e divulgado neste domingo (22), nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que poderia ter deixado o país após o pedido de sua prisão, mas que preferiu ficar para provar inocência. "Eu estive na divisa do Paraguai com o Brasil, estive em Foz do Iguaçu, na divisa com Uruguai e Argentina, mas eu não quis fugir porque quem é inocente não corre, enfrenta o problema", afirmou.

Preso na Polícia Federal de Curitiba, ele voltou a atacar o juiz Sérgio Moro e a TV Globo. "Vou a Curitiba saber o que o sr. Moro e o sr. Dellagnol querem, saber se eles estão dispostos a debater publicamente comigo esse processo. Quero provar que eles estão mentindo a meu respeito, e eles sabem que é mentira. E estão quase que serviçais da Globo. A globo é que dá veracidade às mentiras que eles contam e eu resolvi enfrentá-los."..

STJ envia recurso de Lula ao Supremo

O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, encaminhou para análise do Supremo Tribunal Federal (STF) um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra uma decisão do STJ que negou em março habeas corpus ao petista. 
 
O pedido, negado por unanimidade pela Quinta Turma do STJ em 6 de março, era para que o ex-presidente Lula não começasse a cumprir a pena de prisão de 12 anos e um mês de prisão no processo do caso triplex. O pedido era preventivo, mas agora a prisão já foi feita no dia 7 de abril.

No despacho, o ministro Humberto Martins fez uma leitura de que um recurso contra decisão de mérito de habeas corpus no STJ pode ser remetido diretamente ao Supremo, sem que o próprio STJ faça uma análise sobre se o pedido deve ser admitido ou não. Com informações do Estadão Conteúdo. ..

Entrevista de Gleise Hoffmann à TV Al-Jazeera repercute


Uma entrevista da Senadora Gleise Hoffmann, Presidente Nacional do PT, para a rede de televisão árabe Al-Jazeera, movimentou os meios políticos e acalorou a sessão do senado federal nesta quarta-feira, quando senadores acusaram Gleise de cometer crime contra a segurança nacional e incitar “o mundo árabe”.

Na gravação a senadora disse que “o objetivo da prisão é não permitir que Lula seja candidato na eleição deste ano” e convocou “a todos e a todas” a se juntarem à campanha pela libertação do ex-presidente...

TRF-4 nega último recurso de Lula no caso do triplex do Guarujá

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, nesta quarta-feira (18), os embargos dos embargos de declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá (SP).

Os embargos dos embargos foram protocolados pela defesa do petista no último dia 11, após a prisão dele por ordem do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, que não aguardou o julgamento do novo recurso na segunda instância...

Integrantes do MST invadem sede da Rede Bahia, afiliada da Globo, e pedem liberdade de Lula

Membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a sede da Rede Bahia, afiliada da Globo em Salvador, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17). A sede da emissora fica localizada no bairro da Federação, na capital baiana. Os militantes chegaram de ônibus.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), eles ocupam a área do estacionamento da TV. Os seguranças chegaram a tentar impedir a ação, mas não houve confronto, segundo a CUT...

MTST invade o tríplex no Guarujá atribuído a Lula

Foto: Guilherme Boulos/Twitter

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a Frente Povo Sem Medoinvadiram, na manhã desta segunda-feira, o apartamento tríplex atribuído ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Guarujá, litoral de São Paulo. A informação foi divulgada no Facebook pelo ativista Guilherme Boulos, líder do MTST e pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL...