Foram encontrados 129 registros para a palavra: modelo

XII Encontro Semestral de Carreiras discutirá novos modelos de mercado de trabalho

Para refletir sobre novos modelos de mercado de trabalho, o grupo de pesquisa Laboratório de Carreiras e Desenvolvimento de Competências (LCDC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará o XII Encontro Semestral de Carreiras. O evento é gratuito e acontecerá no dia 13 de novembro, no anfiteatro Canto de Tudo, no Departamento de Ciências Humanas III (DHC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro. Esta edição conta com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA) que, durante o mês de novembro irá ofertar o Workshop de Carreiras em diversas cidades da Bahia, entre elas Juazeiro.

A programação do XII Encontro Semestral de Carreiras será composta por oficinas que integram o pré-evento e pelo Workshop de Carreiras. Estudantes, profissionais e pessoas da sociedade em geral que tenham interesse em participar do Workshop de Carreiras deverão realizar as inscrições através do formulário online. Para quem deseja participar das oficinas, as inscrições são realizadas pelo site. As inscrições também podem ser feitas presencialmente no dia do evento. O evento discutirá a importância do profissional ter conhecimentos de outras especialidades para se manter atualizado frente às novas necessidades do mercado...

Sobradinho: Secretaria de Saúde reúne representantes da Atenção Primária para discutir o novo modelo de financiamento do SUS

A Secretaria de Saúde de Sobradinho reuniu no Plenário da Câmara de Vereadores, médicos, agentes de saúde e outros profissionais da área, para discutir sobre as mudanças no modelo de financiamento da Atenção Primária de Saúde, feitas pelo MS.

"Considerando as novas orientações que a Atenção Básica deverá seguir para cumprir com normas apresentadas pelo Ministério da Saúde, a gestão buscou reunir a equipe para repassar o que os representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios aprovaram durante reunião em Brasília na última quinta-feira (31). Convidamos a assessora de politicas públicas em saúde do município, Joselma Alves, para trazer essas informações, pois consideramos importante que nossos profissionais saibam dessas mudanças no modelo de financiamento", destacou a Secretaria de Saúde, Maysa Sanjuan...

União dos Vereadores de Pernambuco veio conhecer modelo de gestão da Câmara de Juazeiro

Três vereadores da cidade de Gravatá, Pernambuco visitaram a Câmara de Juazeiro, Bahia e foram recebidos pelo Presidente Alex Tanuri, na última sexta-feira (01/11). Leo do Ar (PSDB), Presidente da Câmara de Vereadores de Gravatá e Secretário Geral da UVP – União dos Vereadores de Pernambuco, disse que cumpria missão oficial em nome do Presidente da UVP, Josinaldo Barbosa (PTB), à Câmara de Juazeiro, para conhecer o modelo de gestão, segundo ele "elogiada e reconhecida" e estreitar laços entre o legislativo de Pernambuco e Bahia, ampliando a cooperação parlamentar.

Para o Vereador Alex Tanuri, "o conhecimento e o reconhecimento de nosso trabalho para o fortalecimento do Legislativo, além das fronteiras da Bahia, é gratificante e nos dá mais responsabilidade como vereador e Presidente". Acompanharam o Presidente da Câmara de Gravatá os vereadores Val do Ônibus do PRB e Nego Suíno do PEN...

CORAL DO COLÉGIO MODELO ENCANTA DURANTE SOLENIDADE DA TVE EM JUAZEIRO (BA)

Durante a cerimônia oficial de lançamento do sinal digital da TV Educativa da Bahia (TVE), em Juazeiro nesta segunda-feira (11), no 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação da Polícia Militar (3º BEIC) aconteceu a apresentação do coral do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães.

Na verdade, foi uma atuação agradabilíssima, bastante elogiada pelo Secretário de Educação da Bahia Jerônimo Rodrigues e pelas demais autoridades municipais. O Coral interpretou duas canções: O Cio da Terra de Milton Nascimento e Andar com Fé de Gilberto Gil...

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA EMITE NOTA SOBRE MANIFESTAÇÃO DE ALUNOS DO COLÉGIO MODELO DE JUAZEIRO (BA)

Na manhã desta sexta-feira (01) o Blog GJ Notícias veiculou matéria sobre a manifestação dos alunos do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães (Colégio Modelo) em Juazeiro (BA) que resolveram paralisar as aulas em função da possível nomeação da nova direção sem o crivo da escola (Veja aqui). Em resposta, a assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia enviou a seguinte nota:

Ao Blog do Geraldo José ..

MUDANÇA NA DIREÇÃO DO COLÉGIO MODELO GERA INSATISFAÇÃO DE ALUNOS QUE PROMOVEM MANIFESTAÇÃO EM JUAZEIRO (BA)

Alunos do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães (Colégio Modelo) em Juazeiro (BA) resolveram paralisar as aulas nesta sexta-feira, dia 01 de novembro, em função da possível nomeação da nova direção sem o crivo da escola. Em e-mail ao Blog GJ Notícias eles expressaram esse descontentamento: “Geraldo nós do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães/unidade Juazeiro estamos pedindo SOCORRO, pois está sendo tirado nosso direito de escolhas dos nossos representantes para a gestão do Colégio, por conta de uma indicação política, e nós queremos apenas saber onde está a nossa democracia, pois estamos sendo em pleno século XXI impedidos de exerce-la. O que nós alunos queremos é apenas uma eleição justa e limpa para que possamos escolher de forma democrática, pelo voto, nossos representantes. Outras escolas terão as eleições, por que somente nós não teremos? Fica a pergunta ao nosso secretário de Educação do estado da Bahia. O que estamos fazendo? Indo de acordo com a frase da bandeira nacional "ordem e progresso" ou estamos indo rumo ao retrocesso? Secretario onde está a nossa democracia? Pedimos SOCORRO ao nosso governador Rui Costa”.

Em contato com alguns professores da unidade do Colégio Modelo local foi explicado que a diretora Normeide de Carvalho se aposentou e com isso assumiu a direção o vice-diretor Marcos Souza, porém, como a dedicação deveria ser exclusiva, este abdicou deste direito em razão de também ministrar aulas em Pernambuco. Naturalmente, dado o quadro de vice-diretores deveria assumir a função o vice-diretor George Cabral, mas pelos rumores que chegaram ao colégio a nova direção da NTE estaria indicando uma ex-diretora do Núcleo Territorial da Educação o que desagradou aos alunos, professores e funcionários que elaboraram a manifestação desta sexta...

Bahia 'importará' modelo de cooperativa da agricultura familiar de Alagoas, diz Leão

Considerada um dos melhores exemplos de reforma agrária do país, a Cooperativa Pindorama, no estado de Alagoas, implantará uma modelagem semelhante na região do São Francisco, na Bahia. O convite para a cooperação técnica foi feito pela comitiva do Governo do Estado, composta pelo vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico, e pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, em visita à sede da entidade, no município alagoano de Coruripe, nesta quinta-feira (10). 

"Conhecemos o know how, a habilidade da Pindorama em desenvolver economicamente, de forma cooperada, uma região. Eles produzem mais de 60 itens, entre sucos, balas, coco ralado, chips e óleo de coco, e têm uma usina de açúcar e álcool. Convidamos e eles aceitaram ajudar na implantação de uma cooperativa, com o mesmo exemplo de sucesso, na região do Velho Chico", disse Leão...

Bahia e Pernambuco não adotaram modelo de escolas cívico-militares, diz MEC

O estado de Pernambuco e Bahia ficaram de fora do modelo de militarização das escolas. Na região Nordeste, apenas o Ceará foi contemplado com o nova medida do Ministério da Educação. Abraham Weintraub anunciou, a adesão de 54 escolas de 15 estados mais o Distrito Federal. O orçamento, neste primeiro momento, é de R$ 54 milhões. 

A pasta ainda abrirá um novo período de adesão, desta vez contemplando os municípios, dos dias 4 a 11 de outubro. O objetivo do MEC é de militarizar 216 escolas públicas até 2023. “As pesquisas mostram que mais de 80% das famílias querem que os filhos estudem em uma escola cívico-militar”, disse o ministro...

Prazo para estados aderirem ao modelo de escolas cívico-militares termina nesta sexta, 27

Termina nesta sexta-feira, 27 de setembro, o prazo para os estados manifestarem interesse em aderir, já em 2020, ao modelo de escola cívico-militar proposto pelo governo federal. Serão, ao todo, 54 escolas — duas de cada unidade da Federação (UF) — sob a forma de gestão híbrida entre civis e militares no primeiro ano de programa. O processo de adesão é voluntário e são os estados que definem quais escolas devem fazer parte do programa.

Na edição piloto, em 2020, as instituições de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e em situação de vulnerabilidade social, em comparação com outras escolas do mesmo estado, têm preferência para a adequação. Cabe ao governador enviar ofício ao ministro da Educação com os nomes das instituições de seu estado (ou do Distrito Federal) que vão aderir ao programa. A partir da vontade de cada UF é que o MEC estabelecerá o modelo nos colégios.

“Nós só podemos seguir adiante com a implementação do modelo cívico-militar a partir da adesão dos estados. Primeiro temos que ter conhecimento de quais irão aderir e de suas respectivas escolas indicadas”, explicou o secretário de Educação Básica, Janio Macedo. Nas unidades da federação em que não houver interesse, as tratativas podem ser realizadas diretamente com municípios.

Os colégios devem ter de 500 a 1.000 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e/ou do ensino médio. A comunidade escolar deverá aceitar a mudança. Uma das condições fixadas pelo MEC é que estados e municípios apliquem uma consulta pública para esse fim, afinal a adesão ao programa é voluntária. Essa ação por ser, por exemplo, uma audiência pública ou uma votação. Leia o passo a passo preparado pelo MEC.

A escola cívico-militar é um modelo desenvolvido para melhorar a educação básica do país. Para isso, será construído um ambiente de parcerias e de maior vínculo entre gestores, professores, militares, estudantes e até mesmo pais e responsáveis. “A premissa básica é que o modelo cívico-militar proposto traz mais eficácia para a educação”, ressaltou Macedo.

O modelo de excelência vai abranger as áreas:..

Estados e municípios têm até sexta para aderir a modelo cívico-militar

Estados e municípios têm até sexta-feira (27) para manifestar interesse em aderir ao modelo de cívico-militar proposto pelo governo federal. A gestão híbrida compartilhada com civis e militares será implementada, em 2020, em 54 escolas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as escolas devem manifestar interesse junto à secretaria estadual de Educação. Serão selecionadas duas instituições de cada estado e do Distrito Federal.

Nos estados em que não houver interesse pelo programa, municípios voluntários podem pedir participação por meio de ofício enviado ao MEC, com os nomes das instituições da unidade da federação que pretendem aderir ao programa. Para participar da seleção, os colégios devem ter de 500 a 1 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou do ensino médio...

Semana Nacional de Trânsito tem início com palestras no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães

                       

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), deu início à Semana Nacional de Trânsito nesta quarta-feira (18), levando palestra e apresentações teatrais para os alunos do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. Os estudantes assistiram apresentações teatrais da ‘Trupe Eduke’, que abordou temas como: uso do capacete, respeito ao pedestre, travessia na faixa, o respeito às indicações do semáforo e não beber ao dirigir.

Em seguida teve uma palestra com o gerente de trânsito da CSTT, Marcos Passos, que abordou sobre as principais causas de acidentes de trânsito e suas consequências. “De acordo com as estatísticas, o maior número de vítimas de acidentes de trânsito são jovens de 15 a 29 anos, por isso realizamos a nossa abertura aqui no Colégio Modelo para dialogar diretamente com esse público jovem”, esclareceu Marcos Passos...

"Na crise surgem modelos para fazer mais com menos", diz Rui a prefeitos

Na abertura do 7º Encontro dos Prefeitos da Bahia, na tarde desta sexta-feira (13), o governador Rui Costa reforçou a importância da parceria entre Estado e municípios em momentos de crise. O evento é realizado até o próximo domingo (15), no Vila Galé Mares, em Camaçari, reunindo mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais. 

"Não está fácil manter serviços públicos com a contenção de investimentos do governo federal, com um país que não cresce. É um esforço extraordinário. Mas temos uma geração de prefeitos que tem feito a diferença, tem se esforçado e apostado em soluções inovadoras, como os consórcios. Estou aqui para reforçar o conceito de que na crise surgem ideias novas e novos modelos para fazer mais com menos. Nós vamos continuar apostando nessa parceria do Estado com os municípios", disse Rui. ..

Pacto Pela Vida será modelo para programa de segurança pública do Governo Federal

O governador Paulo Câmara e o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, participam, nesta quinta-feira (29/08), ás 14h, no Palácio do Planalto, em Brasília, da assinatura dos contratos locais do Programa Em Frente Brasil, projeto piloto de enfrentamento à violência do Governo Federal, que promoverá ações integradas em cinco municípios brasileiros: Paulista (PE), Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e São José dos Pinhais (PR). A solenidade contará com a presença do Presidente da República, dos ministros envolvidos, assim como dos demais governadores e prefeitos que participam do projeto, que conta com o modelo do programa pernambucano Pacto Pela Vida (PPV) como principal referência.

Focado em uma série de ações articuladas entre a União, os Estados e Municípios para a redução de crimes violentos, principalmente os homicídios, o Programa Em Frente Brasil começa a ser implementado, amanhã (30/08). No processo de concepção do formato da iniciativa federal, ainda no mês de maio, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, acompanharam uma das reuniões semanais do PPV, que desde 2007, já foi responsável por salvar mais de nove mil vidas em Pernambuco. 

As reuniões do PPV são comandadas pelo próprio governador Paulo Câmara, contando com a participação de secretários de Estado envolvidos nas ações, assim como os chefes e comandante das forças de segurança pública pernambucanas. Outros poderes e entidades da sociedade civil também participam das diferentes câmaras do programa.

EM FRENTE BRASIL - A expectativa do programa federal é colocar em prática um conjunto de ações multidisciplinares e transversais nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura e empreendedorismo, a partir de diagnósticos locais e planos integrados de ação. O trabalho ainda incluirá uma atuação integrada da Força Nacional de Segurança Pública, Polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, dentro de estratégias específicas de policiamento ostensivo, inteligência, investigação criminal e operações integradas, estabelecidas pelo plano integrado criado em conjunto com os estados e municípios participantes.

FORÇA NACIONAL – Na última semana, o Governo Federal autorizou, por meio das portarias de nº 683 e 685, a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em ações de policiamento ostensivo, assim como de polícia judiciária e perícia forense nos cinco municípios que integram o programa. No primeiro caso, as ações terão prazo de 120 dias, enquanto as demais ações terão prazo de 180 dias a contar de 30 de agosto, podendo ser prorrogado.

PAULISTA – As ações de segurança pública que vêm sendo desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, como a criação do 26º BPM, no Litoral Norte, têm sido fundamental para redução da criminalidade na região, incluindo no município de Paulista. Só neste ano, a redução dos crimes contra a vida, na cidade, chegou a 37%. Ao todo, foram 59 homicídios registrados no município, entre janeiro e julho de 2019, contra 94 notificados no mesmo período do ano passado...

Educação em tempo integral: modelo aplicado em Petrolina busca autonomia de alunos

A Prefeitura de Petrolina recebeu na última quarta e quinta-feira (18), a equipe do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), para dar seguimento ao II Ciclo de Acompanhamento das Escolas de Tempo Integral do município, realizado bimestralmente.

No primeiro momento, o Instituto esteve reunido com os gestores das unidades escolares e depois com os alunos no ambiente escolar. Esse segundo ciclo visa fortalecer a qualificação do trabalho aplicado nas Escolas de Tempo Integral. As unidades escolares que receberam a visita técnica do ICE foram a Professor Anézio Leão no bairro Vila Eduardo e a Monsenhor Bernardino na Vila Eulália. ..

Inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos na área de Audiovisual e Música no Colégio Modelo, em Juazeiro

O Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, Juazeiro-BA, oferta vagas para curso de qualificação profissional para Técnico em Produção de Áudio e Vídeo e para Técnico em Instrumento Musical. As inscrições estão abertas até dia 14 de julho pela plataforma da EPTEC - Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Bahia. Acesse o link para inscrição: http://processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br/inscricao

Só poderão participar do processo os estudantes que tenham concluído o ensino médio e suas modalidades de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (federal, estadual, municipal), cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou privada na condição de bolsista integral...

Em visita, presidente do Senado elogia modelo de desenvolvimento de Petrolina

A convite do prefeito Miguel Coelho e do senador Fernando Bezerra, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, desembarcou em Petrolina, nesta quarta-feira (19). O chefe do legislativo acompanhado por três senadores, dois deputados federais, o deputado estadual Antonio Coelho e um vereador recifense veio conhecer o modelo administrativo da cidade sertaneja, além da festa de São João. 

A primeira parada do grupo foi na Prefeitura de Petrolina. No encontro regado a comidas típicas do Nordeste, o prefeito Miguel Coelho apresentou informações econômicas, sociais e culturais da cidade, além de uma série de obras e ações em desenvolvimento no município sertanejo. "É uma honra receber representações tão importantes para o País e uma oportunidade de mostrar porque nossa cidade tem se destacado tanto no Nordeste", avaliou Miguel Coelho...

Secretária de Gestão de Pessoas conhece modelo de educação à distância da SAEB

Em viagem a Salvador, nos dias 21 e 22 de maio, a secretária de Gestão de Pessoas Angelita Carvalho, e o diretor da Escola de Gestão Pública de Juazeiro (EGESP) Anderson Motta, visitaram a Diretoria de Desenvolvimento e Valorização de Pessoas  da Secretaria de Administração da Bahia (SAEB). Os gestores tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do órgão estadual e a competência da DDE no ensino à distância.

Durante a visita técnica, a comitiva conheceu o Sistema de Educação Corporativa do Serviço Público – Sistema UCS, que é constituído por uma rede de escolas de governo e unidades de educação corporativa dos diversos órgãos do poder público estadual. “À frente da EGESP, estamos sempre buscando aprimorar as capacitações que oferecemos. A experiência da SAEB, com o seu ambiente virtual de aprendizagem, é uma referência para que possamos implantar um formato de ensino à distância semelhante para atender os servidores municipais de juazeiro”, conta Anderson Motta...

Modelo de orçamento público da Prefeitura de Petrolina chama atenção de estudantes na Facape

Os números e planilhas que ainda assustam muitas pessoas ganharam um sentido diferente para alguns alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). É que eles puderam conhecer melhor o modelo de orçamento público praticado pela Prefeitura de Petrolina que impacta diretamente na rotina da população.

O assunto foi tema da palestra ministrada na última sexta-feira (13) pela secretária executiva de Planejamento e Gestão, Lílian Costa, que explicou aos alunos como o orçamento público interfere na execução das ações da prefeitura, para entrega de bens e serviços propostos pelas secretarias e órgãos da administração. Na oportunidade, a secretária executiva, que é formada em economia, também apresentou casos de sucesso da prefeitura que foram possíveis graças ao bom planejamento orçamentário...

Setor Eólico é beneficiado com modelo de regularização fundiária na Bahia

Na Bahia, a regularização fundiária garante aos projetos de energia eólica a participação nos leilões de energia e a comercialização no mercado livre. De 2016 a 2018, o Governo do Estado emitiu cerca de 200 títulos de terras e mais de 110 áreas arrecadadas em 16 municípios, o que beneficiou sete empresas que atuam neste segmento. Outros 277 processos estão em tramitação.

As ações são resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a partir das constantes demandas de regularização fundiária solicitadas pelo setor eólico. Entre os municípios onde ocorreram as titulações estão Ibitiara, Ipupiara, Boninal, Novo Horizonte, Gentio do Ouro, Sento Sé, Sobradinho, Juazeiro, Campo Formoso, Caetité, Guanambi, Pindaí, Riacho de Santana, Brotas de Macaubas, Araci e Tucano...

Mais usinas podem ser reabertas pelo modelo apoiado por FBC, diz ministra no NE

Nesta segunda-feira (15), na sua primeira visita a Pernambuco desde que se tornou a ministra da Agricultura, a deputada federal Teresa Cristina se reuniu com entidades agropecuárias no Sindicato Rural de Petrolina. Na ocasião, lembrou da necessidade de mais políticas públicas de incentivo ao cooperativismo rural, como a da reabertura de usinas sucroenergéticas no estado entre 2014 e 2015, que tem gerado renda e emprego até hoje. 

A ministra falava das usinas Pumaty (em Joaquim Nabuco) e Cruangi (Timbaúba), reativadas a partir da iniciativa do senador Fernando Bezerra Coelho (FBC) quando era secretário de Desenvolvimento Econômico na gestão do governador Eduardo Campos. Apoiou entidades canavieiras que formaram cooperativas e têm gerado 8 mil empregos e faturado cerca de R$ 300 milhões por safra. E, na gestão do governador Paulo Câmara, foi implantado um crédito presumido especial para o etanol produzido por estas cooperativas. A gestora lembrou que a partir deste modelo, desde que haja tais políticas e produtores interessados, é possível reabrir mais usinas. Ela citou umas sete em Alagoas, estado onde visitou antes de PE. ..