Foram encontrados 68 registros para a palavra: lidice

Senadora chama a atenção para seca no Nordeste e aquecimento global

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) chamou a atenção, nesta segunda-feira (28) para o aumento da emissão de gases no Brasil e para a pior seca que está atingindo o Nordeste do Brasil, que é a pior dos últimos 40 anos. A parlamentar baiana foi uma das que integraram a missão brasileira durante a COP 22, evento das Nações Unidas (ONU), sobre Mudança do Clima realizado no Marrocos e que reuniu representantes de 195 países signatários. 

"O principal objetivo da COP 22 foi regulamentar os detalhes do Acordo de Paris, visando conter as emissões de gases de efeito estufa e, com isso, limitar o aumento da temperatura média global a bem abaixo de 2°C. Para tanto, cada país apresentou metas voluntárias para implementar o acordo em seus próprios territórios, a chamada Contribuição Nacionalmente Determinada", disse...

Lídice critica anúncio e promete lutar por reversão de fechamento de agências do Banco do Brasil na Bahia

A senadora Lídice da Mata criticou o fechamento de 31 agências do Banco do Brasil na Bahia. Em discurso no plenário do Senado, nesta segunda-feira (21), a parlamentar baiana afirmou que o BB não é uma instituição monetária convencional, mas um organismo que tem compromissos e obrigações com o povo brasileiro. 

"O governo está propondo na Bahia retirar agências de lugares que precisam muito de bancos.  Não há porque fazer esse movimento de querer aumentar a lucratividade do BB. Vou lutar para manter essas agências abertas, pois elas contribuem para a economia da Bahia. Sou filha de funcionário do Banco do Brasil e estou assistindo um ato que meu pai sempre temeu", lamentou. ..

Microempresários querem mudanças em renegociação de dívidas

Empresários brasileiros enquadrados no Simples Nacional, que é um regime tributário diferenciado, defendem mudanças na Lei Complementar 123/2006, que trata do parcelamento de dívidas tributárias. Nesta segunda-feira (31), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), recebeu em Salvador, a advogada tributarista Eugenie Tanner, que representa um grupo de empresários do setor varejista, e ela colocou a situação como dramática para os empreendedores. Em conversa com a parlamentar baiana, Tanner informou que muitos deles não conseguem honrar os compromissos dos impostos e recorrem ao parcelamento do débito. 

Uma das mudanças propostas pelos empresários é desvincular o parcelamento das dívidas, que atualmente tem atualização mensal indexada à Taxa Básica de Juros (Selic) e vinculá-lo ao índice Nacional de Preços ao Consumidor. "A Selic funciona cumulativamente como correção montearia e juros. Nosso objetivo é levar a discussão ao Governo Federal para alterar a legislação do Simples com formas e condições que auxiliem na redução da inadimplência fiscal", acrescentou a advogada. A senadora Lídice da Mata disse que levará a discussão ao Governo para propor uma reforma na legislação. ..

Lídice pede que renegociação de dívidas inclua estados do Norte e NE

A senadora Lídice da Mata (PSB) fez um alerta, em plenário, para que o Governo Federal libere um auxílio financeiro para os estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste. De acordo com a parlamentar baiana o modelo atual proposto pela União vai prejudicar as unidades da federação que têm sofrido os efeitos da seca e também da crise econômica.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na terça-feira, 4, requerimento para se realizar uma audiência pública a fim de discutir o projeto de renegociação da dívida dos Estados com a União. O pedido, que passou em votação simbólica (sem o registro de voto dos integrantes do colegiado), foi apresentado nesta terça pelo relator da proposta na CAE, senador Armando Monteiro (PTB-PE). Pelo requerimento, foram convidados um governador ou secretário de cada uma das cinco regiões brasileiras, um representante do Ministério da Fazenda e Raul Velloso, consultor e especialista em contas públicas...

Senadora Lídice comemora vitórias do PSB em importantes colégios eleitorais

A senadora Lídice da Mata comemorou, neste domingo (2), a vitória de candidatos do PSB em municípios da Bahia considerados estratégicos. As viradas de Elmo Vaz, em Irecê, de Jairo Magalhães, em Guanambi, e Gilberto Brito, em Paramirim, foram os grandes destaques.  Na capital baiana, a presidente estadual do PSB ressaltou a reeleição do vereador Silvio Humberto.

“Apesar de fazermos prefeitos em menos municípios, ganhamos maior representatividade com vitórias em colégios eleitorais mais importantes. Foram resultados importantes para o nosso partido e eu tenho certeza que faremos administrações comprometidas com o desenvolvimento das cidades e a inclusão social”, afirmou.  Lídice também destacou que os novos gestores terão amplo apoio junto ao seu mandato e dos deputados Bebeto Galvão (federal), Fabíola Mansur e Marquinho Viana (estaduais)...

Um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos no Brasil, diz relatório de CPI

Foi divulgado nesta quarta-feira (8), o relatório final da CPI do Senado sobre Assassinato de Jovens, que foi presidida pela senadora baiana, Lídice da Mata (PSB). De acordo com o texto, apresentado pelo senador Lindbergh Farias (PT/RJ), um jovem negro é assassinado no Brasil a cada 23 minutos. A taxa de homicídios de jovens negros é quatro vezes maior que a referente a brancos da mesma faixa etária, entre 15 e 29 anos. A cada ano, no Brasil, cerca de 23,1 mil jovens negros são assassinados, segundo constatou o relatório.

A presidente da CPI, Lídice da Mata, afirmou que o relatório aponta três frentes como ações práticas: transparência de dados sobre segurança pública e violência e fim dos autos de resistência (termo utilizado por policiais que alegam estar se defendendo ao matar um suspeito), a unificação das Polícias Militar e Civil e um Plano Nacional de Redução de Homicídios de Jovens...

PSB não apoia nem impeachment, nem governo de Dilma

A Senadora Lídice da Mata é coerente. Filiada a um partido que sempre se compôs e caminhou com o PT; que na Bahia é parte integrante da aliança que elegeu e reelegeu Jaques Wagner e fez de Ruy Costa o sucessor, não é a favor do impeachment da Presidente Dilma, apesar dela (Lídice)  e de seu partido, o PSB, não apoiar o governo.

Ela diz que vê a situação do Brasil “como todo cidadão está vendo”: “O País está em crise. Está em crise econômica, há crise política, que só faz aumentar a gravidade da crise econômica. O ideal é que nós possamos resolver, em um tempo mínimo possível, o tamanho da crise econômica. Mas, eu não posso mentir, não é fácil fazer essa resolução”...

Para Lídice, inflação e desemprego são as principais preocupações na economia

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) disse em entrevista em seu canal de rádio que as votações de medidas provisórias que possibilitaram os cortes de gastos e aprovaram o ajuste fiscal atenuaram a situação econômica do país, num ano em que o PIB deve ser 4% negativo. A parlamentar baiana demonstrou  apreensão  com as perspectivas para 2016 e disse que as duas principais preocupações na economia serão com a inflação, que chegou à casa dos dois dígitos e com o índice de desemprego.

Para Lídice, sob o ponto de vista do Legislativo, 2015 foi um ano ruim, onde o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aproveitou a paralisia do Executivo por conta das denúncias da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal, e "tocou uma pauta extremamente atrasada e reacionária, que tira da população conquistas históricas, a exemplo do PL 4330, que trata da terceirização".  "Foi um ano em que o Congresso se descolou completamente do Planalto, mas de uma forma negativa e não de independência que é o que se espera", avaliou...